Páginas filhas
  • DI_Integracao_Calculo_Automatico_de_Frete_GFE_x_Datasul_11

Integração Cálculo Automático de Frete GFE x Datasul 11

Contexto de negócio

1. Modelo de integração

Para a sincronização de cadastros e movimentos originados no ERP, são associadas APPCs (Application Partner Program Call) às rotinas do Datasul 11, cujas principais ações (inclusão, alteração, eliminação, cancelamento, etc.) serão replicadas para a base de dados do TOTVS GFE.

Especificamente nos casos da integração de Notas Fiscais de Saída e Notas Fiscais de Entrada, os dados integrados diretamente na base de dados do TOTVS GFE passarão por uma validação de consistência, aplicada pela rotina Agent Releaser, mantida em execução por intermédio do Scheduler na instalação do TOTVS GFE (GFEX101SCH).

Dentro do programa de liberação do documento de cargas será verificado se o tipo do documento de cargas está configurado para realizar o cálculo automático. Em caso positivo, o próprio SIGAGFE criará o Romaneio e realizará o cálculo do frete, sempre baseado nos dados do documento de carga integrado.


Sistemas Envolvidos

  • SIGAGFE – Parâmetros do Módulo/Cálculo automático do Frete.
  • Datasul – Módulo de Faturamento e Recebimento.


Integração

Nesta implementação, será disponibilizado ao sistema SIGAGFE, para realização do cálculo automático, as informações de Tipo de veículo, Classificação de fretes e Tipo de operação.

Esta integração é complementada pelo requisito de cálculo automático para frete entradas, no qual foi disponibilizada a opção no cadastro de tipo de documento de carga, que indica ao sistema que o cálculo do frete é realizado automaticamente após a inclusão dos Documentos de Carga, sem necessidade de intervenção dos usuários.

Esta especificação visa também eliminar uma diferença funcional entre o sistema atual (TOTVSGFE) e sua versão anterior (Datasul TMS 4.01) no qual a funcionalidade a ser implementada já estava disponível.


Escopo

A partir desta melhoria, os dados de Tipo de Veículo, Classificação de Frete e Tipo de Operação serão enviados ao SIGAGFE para que o embarque, criado pela rotina de cálculo automático de frete, seja criado com estas informações e, assim, utilizado no cálculo do frete.

Alterações no SIGAGFE:

Criados novos campos na tabela de documento de cargas do SIGAGFE para armazenar os campos anteriormente informados e se utilizar destes na criação do romaneio (farão parte do cabeçalho do romaneio):

Campo Descrição 
GW1_ROMTVTipo de veículo do Romaneio
GW1_ROMCFClassificação de frete do Romaneio
GW1_ROMTOTipo de operação do Romaneio

Na integração do documento de carga proveniente de nota fiscal do Datasul, ao ser liberado o documento pela rotina padrão e, verificado que o tipo do documento de carga gera cálculo automático, o sistema cria o romaneio de cargas com os respectivos campos sendo alimentados pelos campos criados na tabela GW1:

  • GWN_CDCLFR = GW1_ROMCF
  • GWN_CDTPOP = GW1_ROMTO
  • GWN_CDTPVC = GW1_ROMTV

Alterações no Datasul:

Informações de fretes na nota fiscal de entrada- CDAPI801:

Descontinuar o programa CDAPI801 e repassar o fonte para o corpo do programa CD0434.W

Manutenção de Documentos de Entrada – RE1001A:

Substituída a Label do botão ‘Fretes’ por ‘Dados GFE’.

Alterado o programa chamado por este botão para o CDP\CD0434.W.

CD0434:

A tela de digitação dos dados de frete foi alterada para melhorar organização dos campos e também a usabilidade.

No agrupamento, com o título Romaneio, estão os campos Tipo veículo, Class. Frete, Tipo Operação e Carregamento, com preenchimento opcional pelo usuário.
Com exceção do campo Carregamento, todos os demais campos serão gravados em posições da tab-generica (utilização = ‘documest’).

O botão Redespachante, que acionava a tela (CDF001) para informações de redespachantes e cidades, foi retirado, sendo incluíso na própria tela como um Browser com o título Itinerário, onde o usuário pode efetuar as inclusões de redespachantes e cidades de redespacho.


No Browser, a primeira linha é preenchida automaticamente com os dados do transportador já informados pelo usuário na aba Transp do RE1001a.
Na sequência 1, os dados do transportador ficam desabilitados. O campo de cidade fica habilitado, mas sugerido com a cidade do destino (cidade do estabelecimento).

Em cada um dos trechos é indicado se o frete é pago pelo embarcador por intermédio da marcação do campo Pago, também se tem um tipo de veículo diferente do romaneio, quando informado o respectivo campo.
Estas marcações são enviadas na integração dos trechos do documento de carga.

A inclusão de redespachos no browser é condicionada ao parâmetro do programa CD0089 e, quando não habilitada permissão para múltiplos redespachos, é permitida a inclusão de somente uma sequência de redespachante.

Nos programas de Manutenção de Pedidos de Compra (CC0300A), Consulta de Ped. Compra (CC0509) e Ordem de Compra (OC0201A), foram substituídas as API’s atuais que criam o botão Redespachos para que a label deste botão seja “Dados GFE”.
Também foi alterado o programa chamado pelo botão para a cdp\cd0434.w.

Nos programas de Manutenção de Pedidos de Venda (PD4000), Manutenção de Notas Fiscais de Saída (FT4003) e Cálculo de Embarques (FT4001), o programa CDF003, executado pelo botão Informações para Cálculo de Frete, os formatos dos campos de Classificação de Fretes e Tipo de Operação para o formato Caractere para aceitar dados Alfanuméricos.

A partir deste desenvolvimento, as informações de Tipo de Veículo, Classificação de Frete e Tipo de Operação serão enviadas como parte do Documento de Carga (GW1_ROMTV, GW1_ROMCF e GW1_ROMTO).
Na liberação do documento de carga no GFE, as informações destes campos serão transferidos para o cabeçalho do Romaneio de cargas.


Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

1. Datasul

A funcionalidade está disponível a partir da Release 11.5.10 do Datasul 11.

2. Protheus

A funcionalidade está disponível a partir da Release 11.8 do Protheus SIGAGFE.
No programa de manutenção de tipos de documentos de cargas, no campo Cálculo Frete, selecione a opção 2=Automático.


Instalação/Atualização

1. Datasul

Atualizar pacote de expedição Datasul 11.5.10.

2. Protheus

  • Aplicação do update Totvs GFE;
  • Execução do compatibilizador GFE11i24.


Controle de Versão

O grupo TOTVS representado por suas marcas irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.


Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.


Transações/Entidades/Mensagens únicas

Fluxograma:

 


Como fazer

Os passos para viabilizar a integração são:

  • Criando a nota fiscal de saída no FT4003:
    - No Datasul, criar uma nota fiscal de saída, informando os dados de Classificação, tipo de operação e tipo de veículo no botão Informações para Cálculo de Frete;
    - Realizar a integração da nota fiscal com o GFE (se não for automatizado);
    - No GFE, alterar cadastro de tipo de documentos de carga para gerar cálculo automático;
    - Liberar o documento de carga no monitor de documento de cargas (se não for automatizado);
    - Será criado um Romaneio com os dados informados no Datasul (Classificação, Tipo de Operação e Tipo de Veículo) e executado o cálculo do Romaneio.
  • Faturamento por embarque no FT4001:
    - No Datasul, criar pedidos de vendas no programa PD4000. Informar os dados para o GFE no botão Informações para Cálculo de Frete;
    - Criar o Embarque no programa EQ0506, vinculando os pedidos;
    - Calcular o embarque no programa FT4001;
    - Realizar a integração da nota fiscal com o GFE (se não for automatizado);
    - No GFE, alterar cadastro de tipo de documentos de carga para gerar cálculo automático;
    - Liberar o documento de carga no monitor de documento de cargas (se não for automatizado);
    - Será criado um Romaneio com os dados informados no Datasul (Classificação, Tipo de Operação e Tipo de Veículo), todos os documentos de carga originados do embarque do Datasul serão vinculados (quando liberados) e o cálculo do Romaneio será executado automaticamente.
  • Faturamento por pedidos no FT4002:
    - No Datasul, criar pedidos de vendas no programa PD4000. Informar os dados para o GFE no botão Informações para Cálculo de Frete;
    - Calcular os pedidos por intermédio do programa FT4002
    - Realizar a integração da nota fiscal com o GFE (se não for automatizado);
    - No GFE, alterar cadastro de tipo de documentos de carga para gerar cálculo automático;
    - Liberar o documento de carga no monitor de documento de cargas (se não for automatizado);
    - Será criado um Romaneio com os dados informados no Datasul (Classificação, tipo de operação e tipo de veículo), com o documento de carga vinculado e executado o cálculo do Romaneio automaticamente.
  • Criando nota fiscal de entrada (RE1001):
    - No Datasul, criar um documento de entrada, informando os dados para o GFE no botão Dados GFE;
    - Realizar a integração da nota fiscal com o GFE (se não for automatizado);
    - No GFE, alterar cadastro de tipo de documentos de carga para gerar cálculo automático;
    - Liberar o documento de carga no monitor de documento de cargas (se não for automatizado);
    - Será criado um Romaneio com os dados informados no Datasul (Classificação, tipo de operação e tipo de veículo), e executado o cálculo do Romaneio.
    - Se for informado um numero de carregamento no botão Dados GFE do RE1001, os todos os documentos de entrada gerados no mesmo dia e com este número de carregamento serão vinculados em um mesmo Romaneio.

 

Checklist de suporte da aplicação

Checklist de Verificações:

  • Verificar, no cadastro de tipo de documentos de carga, se o campo Calculo Frete está gravado como Automático;
  • Verificar se o documento de carga foi liberado pela rotina de liberação ou se continua bloqueada no monitor de documentos de carga;
  • Verificar se os dados de Frete (Classificação, tipo de veículo e de operação) estão registrados na consulta da nota fiscal do faturamento (FT0904) ou no documento de entrada (RE0701);
  • Se o documento de carga tiver origem no Recebimento e foi vinculado em um Romaneio já existente, verificar se o carregamento já foi utilizado em outro documento de entrada no mesmo dia.