Páginas filhas
  • Manual Operacional - Contratos

Manual Operacional da customização - Contratos


O manual a seguir visa detalhar as customizações realizadas neste projeto para atender as necessidades do módulo financeiro do TOTVS RM.


Descrição do processo


Tela para que o usuário defina todos parâmetros para a customização de Contratos.


Detalhamento do processo


Ao acessar TOTVS Educacional | Customização | Parâmetros Contratos o usuário visualiza uma grid com os parâmetros listados para esta customização. São eles:



  • Situação de Matrícula “Matriculado” Contrato PJ: parâmetro que o usuário define qual a situação de matrícula o aluno receberá no processo de vínculo de matrícula ao contrato PJ. Esta parametrização deve ser realizada por coligada e nível de ensino.


  • Situação de Matrícula “Pré Matriculado” Contrato PJ: parâmetro que o usuário define qual a situação de matrícula o aluno receberá inicialmente na realização da matrícula que seja de contrato PJ. Esta parametrização deve ser realizada por coligada e nível de ensino.


  • Serviço (Processo Seletivo): parâmetro que o usuário define qual o serviço deve ser utilizado para a criação das parcelas no processo seletivo oferta online. Esta parametrização deve ser realizada por coligada e nível de ensino.


  • Exibição de Cotas (Criação de Parcelas): parâmetro que o usuário define (marcando o parâmetro) se o campo “Cotas” existente no processo de criação de parcelas do contrato será exibido na tela do processo. Esta parametrização deve ser realizada por coligada e nível de ensino.


  • Nº de dias para vencimento (Processo Seletivo): parâmetro que o usuário informa o número de dias após a inscrição do candidato via processo seletivo que será considerado para gerar a data de vencimento da primeira parcela do contrato. Esta parametrização deve ser realizada por coligada, filial e nível de ensino.


  • Nº de dias entre Início da turma e Vencimento 2ª parcela:  parâmetro que o usuário informa a quantidade de dias entre data de início da turma e vencimento da segunda parcela. A diferença entre essas datas deve ser maior ou igual ao número de dias escolhido. Esta parametrização deve ser realizada por coligada e nível de ensino.


  • Dia Fixo Vencimento (Processo Seletivo): parâmetro que o usuário informa a data de vencimento a ser considerada no processo automático de “Criação de Parcelas do Contrato” para geração da segunda parcela em diante para processos seletivos que não tenham valores de campanha definidos no anexo customizado. Deve ser parametrizado por coligada, filial e nível de ensino. 



Parâmetros de Conta Caixa e Convênio

   

Foi desenvolvida uma nova funcionalidade no sistema que visa parametrizar a conta caixa e convênioEsses dados são usados na geração de lançamento para a primeira parcela criada via processo seletivo. Os dados parametrizados são carregados por filial, portanto caso mude de contexto, verifique se está parametrizado corretamente.


Onde encontrar esta tela? 

Você pode encontrar esta tela na aba de Customização, visualize a opção de Parâmetros de Conta Caixa e Convênio. 


Opção a ser visualizada:


Tela de Parametrização de Conta Caixa e Convênio exibida após selecionar a opção acima:

 


Os campos são validados e não podem estar vazios para salvar, é necessário que os dois campos estejam preenchidos para realizar o cadastro. 


Ao Clicar no botão salvar, caso algum dos campos não esteja preenchido, é exibida a mensagem a seguir:


Caso não queria salvar nenhum registro, clique no botão Excluir.

Descrição do processo


Criação do campo "Tipo Cliente" no cadastro de Contratos.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, menu Financeiro/Contábil | Contratos foi criado o campo “Tipo de Cliente” na aba “ Identificação”.  Este campo é utilizado para armazenar a informação de tipo de cliente retornado pelo sistema corporativo no processo de criação de parcelas do contrato.



Pré-requisitos

  1. O SGE deve estar parametrizado para gerar contrato zerado, sem vínculo de plano de pagamento.

  2. O campo complementar “Contrato PJ” da matrícula no período letivo do aluno deve estar desabilitado.

  3. Os campos abaixo devem estar preenchidos:

    1. Id. Corporativo do Aluno: localizado no campo complementar “Id corporativo do aluno” na tela de cadastro do aluno. (Cadastro de Pessoa Física)

    2. Id. do Serviço: localizado no anexo “Dados do Curso” do cadastro de matriz curricular. (Integração Gestor de Serviços)


Descrição do processo


Ao realizar a matrícula do aluno, o contrato é criado de forma automática (a situação de matrícula utilizada no momento da matrícula deverá estar parametrizada como “exige contrato”), porém com valor zerado (sem vínculo de plano de pagamento). Uma vez realizada a matrícula, o usuário deverá então acessar o menu disponibilizado no menu TOTVS Educacional | Financeiro/Contábil | Contratos |Processos | Criação de Parcelas do Contrato, para criar as parcelas do contrato de pessoa física (aluno) no SGE de acordo com valor retornado por uma consulta ao sistema corporativo FIRJAN. 


Detalhamento do processo


Ao executar o processo de “Criação de Parcelas do Contrato”, o usuário deve informar o dia de vencimento desejado para as parcelas, se necessário configurar o desconto de campanha e clicar em “Consultar”. Neste momento é realizado uma consulta ao WebService do sistema corporativo e os campos "Valor do Contrato", "Qtd. de Parcelas", "Valor da Parcela" e "Tipo de Ciente" são preenchidos automaticamente. 



Dia do Vencimento: opções 5, 10, 15, 20, 25 e 30;

Valor do Contrato: preenchido com valor retornado pelo sistema corporativo. Campo não disponível para edição;

Qtd. de Parcelas: apresenta o número de parcelas de acordo com o valor default. O usuário pode alterar o número de parcelas, desde que o novo número de parcelas seja menor ou igual ao número de parcelas sugerido por default.

Para Cursos Livres (SENAI e SESI nível de ensino “Educação Continuada”), o campo apresenta o número de parcelas de acordo com o número de meses entre a data de início e fim da turma em que o aluno está matriculado. Atenção: o arredondamento da diferença do número de meses é feito para cima.

Para coligada SESI, Nível de ensino “Educação Básica”, o campo apresenta o número de parcelas sugerido conforme retorno da consulta ao sistema corporativo.

Tipo de Cliente: preenchido com valor retornado pelo sistema corporativo. Campo não disponível para edição; 

Valor da Parcela: cálculo realizado do valor do contrato dividido pelo número de parcelas. A parcela é gerada sempre com o valor cheio, isto é, sem desconto. Campo não disponível para edição; 

Serviço: preenchido por default com o serviço “Mensalidade”; 

Tipo Parcela: preenchido por default com o tipo “Parcela do Plano”. Campo não disponível para edição; 

Desconto de Campanha: flag que habilita/desabilita os campos da campanha; 

Campanha: faz a leitura da lista de campanhas da tabela dinâmica CURSOSCAMP. As campanhas devem ser cadastradas no SGE com o mesmo código das campanhas existentes no sistema corporativo. Ao clicar em “Consultar” é enviado o código da campanha ao sistema corporativo, para que retorne o percentual de desconto da campanha e para qual parcela o desconto será aplicado. 

Parcela: caso seja consultado um valor de campanha, o campo é preenchido com o retorno da informação do sistema corporativo para qual parcela deve ser aplicado o desconto da campanha. 

Desconto: caso seja consultado um valor de campanha, o campo é preenchido com o retorno da informação do sistema corporativo do percentual de desconto que deve ser aplicado sobre a Parcela retornada no campo “Parcela”. Quando a parcela for gerada, o tipo de desconto será preenchido = a “Valor”. 

Aplicar Cota: flag que habilita/desabilita os campos da cota;

Parcela: o usuário informa qual a parcela deve receber a modificação no número de cotas após clicar no botão “Aplicar”;

Nº de Cotas: indica o número de cotas para parcela. O número de cotas por default é preenchido com o valor 1.

Cota: o usuário informa o % a ser pago em cada parcela da cota. A customização realiza o cálculo do valor original da parcela (campo “Valor Parcela”) e considera o percentual informado. Ao clicar em “Aplicar” o % definido é considerado para a parcela origem e as demais parcelas originadas daquela cota receberão o valor restante para que a soma dos valores seja igual ao valor total da parcela. Neste momento o campo data de vencimento da(s) parcela(s) da cota ficam disponível para edição.

Obs. Para limpar cotas, o usuário deve deixar o campo data de vencimento sem preencher e desabilitar a flag "Aplicar Cota".


Parcelas


COLUNA Id: Nº da parcela; 

COLUNA Data de Vencimento: 


O dia de vencimento é definido pelo usuário no campo “Dia Vencimento”.


Para coligada SENAI e SESI nível de ensino “Educação Continuada”.

  • A 1° parcela é gerada com a data da assinatura do contrato. As demais parcelas iniciam o vencimento no mês subsequente ao mês de início da turma da matrícula do aluno. A data de vencimento das demais parcelas são calculadas conforme exemplo: 

    • Data de início da turma:10/03/2019

    • Dia de vencimento selecionado: 05 

    • 2° Parcela: 05/04/2019

    • 3° Parcela: 05/05/2019 assim por diante.

  • A diferença entre data de vencimento da 2ª parcela e a data de início da turma deve ser maior ou igual ao número de dias parametrizado em "Nº de dias entre Início da turma e Vencimento 2ª parcela". A validação também é feita para cota (2ª parcela).


Para coligada SESI, Nível de ensino “Educação Básica”, a geração de parcelas segue as seguintes regras:  

  • Para contratos com datas de assinatura no mês/ano anterior ou menor ao mês/ ano de início da vigência do contrato e ((mês/ano da data de início de vigência menor ou igual ao mês/ano da data de início da turma) ou (turma não informada)), a  1°parcela é gerada na data da assinatura do contrato. O mês de vencimento das demais parcelas são a partir do mês/ano da data de vigência do contrato.

  • Para contratos com datas de assinatura no mês/ano que seja igual ao mês/ ano de início da vigência do contrato, a 1°parcela é gerada na  data da assinatura do contrato. O mês de vencimento das demais parcelas são do mês subsequente a data de vigência do contrato.

  • Para contratos com datas de assinatura no mês/ano anterior ou menor ao mês/ ano de início da vigência do contrato e ((mês/ano da data de início de vigência for maior ao mês/ano da data de início da turma) ou (turma não informada)), a 1°parcela é gerada na data da assinatura do contrato. O mês de vencimento das demais parcelas são a partir do mês subsequente a data de vigência do contrato.


Para parcelas que possuem cotas aplicadas, a regra descrita acima não se aplica. A primeira parcela da cota permanecerá com a data de vencimento que originou a parcela. A partir da parcela da segunda cota, o campo data de vencimento fica habilitado com preenchimento obrigatório, para que o usuário defina a data de pagamento da parcela.


COLUNA Desconto: valor de desconto de campanha aplicado sobre a parcela; 

COLUNA Valor Atual: cálculo realizado para parcelas que possuem descontos aplicados:

“Valor da Parcela” - “Desconto”.


Quando o usuário clica em executar são criadas as parcelas, o período contábil do contrato é preenchido de forma automática e o lançamento é gerado automaticamente no Totvs RM Financeiro apenas para primeira parcela do contrato. Os lançamentos das demais parcelas devem ser gerados manualmente pelo usuário através de processo padrão do SGE. O título será gerado no Protheus por integração padrão, sem intervenção da customização.

  • Cursos Livres (SENAI e SESI nível de ensino “Educação Continuada”): período contábil preenchido com a data de início e fim da turma de matrícula do aluno.

  • SESI nível de ensino “Educação Básica”: período contábil preenchido de acordo com as seguintes regras:

    • Para contratos com datas de assinatura no mês/ano anterior ou menor ao mês/ ano de início da vigência do contrato e (( mês/ano da data de início de vigência menor ou igual ao mês/ano da data de início da turma) ou (turma não informada)), a data de contabilização é do mês de janeiro a dezembro do ano da data de início de vigência do contrato. 

    • Para contratos com datas de assinatura no mês/ano anterior ou menor ao mês/ ano de início da vigência do contrato e (( mês/ano da data de início de vigência menor ou igual ao mês/ano da data de início da turma) ou (turma não informada)), a data de contabilização é do mês de janeiro a dezembro do ano da data de início de vigência do contrato.

    • Para contratos com datas de assinatura no mês/ano que seja igual ao mês/ ano de início da vigência do contrato, a data de contabilização é do mês de início de vigência do contrato até o mês de dezembro.

    • Para contratos com datas de assinatura no mês/ano anterior ou menor ao mês/ ano de início da vigência do contrato e ((mês/ano da data de início de vigência for maior ao mês/ano da data de início da turma) ou (turma não informada)), a data de contabilização é do mês de início de vigência do contrato até o mês de dezembro.

Importante

  • O grupo “Cota” é visível na interface apenas se o parâmetro Exibição de Cotas estiver marcado.

  • O responsável financeiro utilizado na geração da parcela deve estar cadastrado no contrato ou no cadastro do aluno, seguindo as regras de cadastro de cliente conforme "Cadastro de Pessoa Física".

  • A parcela é gerada com a data de competência em branco. 

  • O campo “Origem da Parcela” é preenchido como “ Inclusão Manual”.

  • Uma vez criadas as parcelas, caso necessário atualizar/regerar o usuário deve utilizar funcionalidades padrões, sem interferência de customização.

  • A funcionalidade de Plano de Pagamento não deve ser utilizada. A permissão de alteração/ inclusão desse campo se dará pela aba “Acesso a Campos” no cadastro nativo de perfil do SGE. Essa configuração é de responsabilidade do DR.

  • Uma vez contabilizado o contrato, não é possível alterar as datas de competência inicial e final.

  • O processo para criação de parcelas do contrato deve ser executado para um registro de contrato por vez. Visto que, para cada aluno os valores e cotas podem variar.

  • Para matrículas de retorno no mesmo período letivo SENAI, o aluno já vai estar matriculado no Período Letivo, então é necessário incluir a turma e turma/disciplina pelo processo de “matricular aluno nas disciplinas”. O contrato deverá ser criado manualmente sem vínculo de plano de pagamento e criação das parcelas será feita pela execução do processo customizado “Criação de Parcelas do Contrato”.

  • Para matrículas de retorno no mesmo período letivo SESI, a matricula deve ser realizada pela interface de “matricula isolada”. O contrato deverá ser criado manualmente sem vínculo de plano de pagamento e criação das parcelas será feita pela execução do processo customizado “Criação de Parcelas do Contrato”.


Pré-requisitos

Processo seletivo parametrizado para utilizar oferta online de cursos.


Contexto: Coligada SENAI, e SESI nível de ensino “Educação Continuada” - Para os demais é necessário executar o processo “Criação de Parcelas do Contrato” após a execução da matrícula via processo seletivo.


O campo "Classificação" do planejamento de oferta de origem da turma que o candidato selecionou na inscrição, deve estar com o valor igual a “Negócio”. Caso o planejamento seja "Gratuito", não serão geradas as parcelas.


Descrição do processo

Foi criada uma interferência customizada no projeto Processo Seletivo DN ao criar uma matrícula originada do Processo Seletivo. Neste processo, foi adicionado a criação de parcelas do contrato para processos seletivos sem campanha da FIRJAN. 


Detalhamento do processo


Ao finalizar uma inscrição de candidato via processo seletivo, no momento de criar o contrato no processo de matrícula, a customização verifica se o aluno que está realizando a inscrição já existe na base de dados e possui o campo complementar “ID Corporativo” preenchido. Caso afirmativo, o ID corporativo do aluno é enviado ao sistema corporativo para que o sistema retorne o valor do contrato para aquele aluno e o tipo de cliente. Se o aluno que está realizando a inscrição não existir na base de dados e não possuir o campo complementar “ID Corporativo” preenchido, a customização envia nulo para o sistema corporativo que deve retornar o valor maior do contrato e o tipo de cliente.


Valor do contrato: valor retornado pelo sistema corporativo.

Qtd. de parcelas: por default é o número de meses entre a data de início e fim da turma em que o aluno foi matriculado. Atenção: o arredondamento da diferença do número de meses é feito para baixo.

Valor das parcelas: divisão do valor do contrato pelo número de parcelas. 

Período contábil do contrato:  data de início e fim da turma de matrícula do aluno. Uma vez contabilizado o contrato, não é possível alterar as datas de competência inicial e final.

Tipo de cliente: valor retornado pelo sistema corporativo.

Serviço: valor informado no parâmetro customizado "Serviço (Processo Seletivo)".  Obs.: a alteração do serviço a partir da segunda parcela do contrato do aluno deve ser feita internamente pela FIRJAN.

Tipo Parcela: preenchido por default com o tipo “Parcela do Plano”.  

Data de Vencimento: O dia de vencimento é definido pelo usuário no parâmetro customizado “Dia Fixo Vencimento (Processo Seletivo)”.

  •  A data de vencimento da 1ª parcela é calculada conforme o parâmetro customizado “Número de dias para vencimento (Processo Seletivo)”, isto é, data atual da inscrição do candidato mais quantidade de dias úteis informado no parâmetro, desde que, não ultrapasse a data do dia útil que antecede a data de início do curso (turma). Caso isso ocorra, a data de vencimento da 1ª parcela é o dia útil que antecede a data de início do curso. As demais parcelas iniciam o vencimento no mês subsequente ao mês de início da turma da matrícula do aluno. A data de vencimento das demais parcelas são calculadas conforme exemplo: 

    • Data de início da turma: 10/03/2019

    • Dia de vencimento selecionado: 05 

    • 2° Parcela: 05/04/2019

    • 3° Parcela: 05/05/2019 assim por diante.

  • A diferença entre data de vencimento da 2ª parcela e a data de início da turma deve ser maior ou igual ao número de dias parametrizado em "Nº de dias entre Início da turma e Vencimento 2ª parcela". 


Para a primeira parcela do contrato, o lançamento é gerado automaticamente no Totvs RM Financeiro. Os dados de conta caixa e convênio são gerados de acordo com a parametrização customizada na tela Parâmetros de Conta Caixa e Convênio.

Os lançamentos das demais parcelas devem ser gerados manualmente pelo usuário através de processo padrão do SGE. O título será gerado no Protheus por integração padrão, sem intervenção da customização.


O contrato já é criado com valores retornados pela consulta, não sendo necessário executar o processo de “Criação de Parcelas do Contrato”.


Pré-requisitos


Contexto: Coligada SENAI, e SESI nível de ensino “Educação Continuada”.


Descrição do processo


Interferência customizada na alteração do campo Data Início e/ou Data Fim da turma.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta | Turmas foi implementado um processo customizado que é executado automaticamente sempre que um registro de turma é salvo. Quando o usuário clica no botão “Salvar” do registro, a customização verifica se houve alteração no mês/ano dos campos data de início e/ou data fim da turma. Se sim, os períodos contábeis (meses/anos) de todos os contratos de alunos matriculados na turma também são atualizados, de acordo com regras de negócio do TOTVS Educacional.  Se não, o processo não é executado.


Importante: o período contábil do contrato é atualizado de forma automática somente para coligada SENAI e SESI nível de ensino “Educação Continuada”. Para coligada SESI Nível de ensino “Educação Básica” os valores não são atualizados.

Para contratos que já foram contabilizados, o processo não altera as datas de competência inicial/final e exibe, ao salvar as modificações nas datas da turma, uma mensagem informando para quais contratos a atualização não foi possível.



Obs.: O histórico com as datas de alteração do período contábil fica gravado na tabela ZCONTRATOSPERIODOCONTABIL e não está disponível para visualização na interface. 


Descrição do processo


Criação do campo complementar “Contrato PJ” na tela de matrícula no período letivo. 


Detalhamento do processo


O campo complementar “Contrato PJ” na tela de matrícula no período letivo foi incluído, via script, na base de dados no momento da instalação da customização. Cabe a FIRJAN disponibilizar o campo na tela de matrícula do período letivo por meio das configurações de campos complementares disponíveis por Nível de Ensino. O controle de acesso para editar as informações do campo deve ser feito através do perfil do usuário, funcionalidade nativa do SGE.




Toda inclusão e/ou alteração do campo complementar é gravada no anexo de “Histórico de alteração campo contrato PJ”.


Descrição do processo


Criação da interface Histórico de Alteração do campo contrato PJ, em que o usuário visualiza registros do histórico de inclusão e alteração do campo complementar Contrato PJ existente na tela de matrícula do período letivo.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, menu Matrícula e Avaliação | Matrículas | Anexos | Histórico de Alteração do campo contrato PJ, foi criada uma interface que exibe todos os registros de histórico de alterações no campo “Contrato PJ”. Não é possível editar registros nesta visão. 




Descrição do processo


Criação do campo "Contrato PJ" no processo de "Matrícula via Processo Seletivo" para que o usuário indique as matrículas referentes a contratos de Pessoa Jurídica.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta | Processo Seletivo RM | Matricular foi criado na interface de matrícula, na aba “Financeiro”, o campo customizado “Contrato PJ”.  Este campo é utilizado para que o usuário indique as matrículas referentes a contratos de Pessoa Jurídica.  Ao finalizar o processo de matrícula esta informação é gravada no campo complementar “Contrato PJ” na tela de matrícula no período letivo.


Se na execução do processo da matrícula, o campo “Contrato PJ” estiver marcado, a matrícula é finalizada somente quando a situação de matrícula dos alunos é “Pré Matriculado”. Além disso a customização desconsidera a parametrização da situação de matrícula como “Exige Contrato” e a matrícula do aluno é criada sem contrato educacional. 


Importante

  • Só são consideradas as situações de matrícula inicial “Pré Matriculado” que estejam informadas no parâmetro Situação de Matrícula “ Pré Matriculado” Contrato PJ (Parâmetros Contrato).


Descrição do processo


Criação do campo "Contrato PJ" no processo de "Matricular Aluno" para que o usuário indique as matrículas referentes a contratos de Pessoa Jurídica.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, menu Currículo e Oferta | Alunos | Processos | Matricular Aluno(s) foi criado na interface de matrícula, na aba “Lançamentos, contrato e boleto”, o campo customizado “Contrato PJ” para que o usuário indique as matrículas referentes a contratos de Pessoa Jurídica.  Ao finalizar o processo de matrícula esta informação é gravada no campo complementar “Contrato PJ” na tela de matrícula no período letivo.


Se na execução do processo da matrícula, o campo “Contrato PJ” estiver marcado, a matrícula é finalizada somente quando a situação de matrícula e de disciplinas dos alunos seja “Pré Matriculado”. Além disso a customização desconsidera a parametrização da situação de matrícula como “Exige Contrato” e a matrícula do aluno é criada sem contrato educacional. 


Importante

  • Só são consideradas as situações de matrícula inicial “Pré Matriculado” que estejam informadas no parâmetro Situação de Matrícula “ Pré Matriculado” Contrato PJ (Parâmetros Contrato).


Atenção

  • A validação de contrato PJ não é tratada em matrículas realizada através da funcionalidade: Processo seletivo de terceiros, menu Matrícula e Avaliação | Processo Seletivo Terceirizado.

Descrição do processo


Criação do campo "Contrato PJ" no processo de "Rematrícula" para que o usuário indique as matrículas referentes a contratos de Pessoa Jurídica.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, menu Matrícula e Avaliação | Rematrícula foi criado na interface de matrícula, no grupo “Financeiro”, o campo customizado “Contrato PJ” para que o usuário indique as matrículas referentes a contratos de Pessoa Jurídica.  Ao finalizar o processo de rematrícula esta informação é gravada no campo complementar “Contrato PJ” na tela de matrícula no período letivo.


Se na execução do processo de rematrícula, o campo “Contrato PJ” estiver marcado, a rematrícula é finalizada somente quando a situação de matrícula dos alunos é “Pré Matriculado”. Além disso a customização desconsidera a parametrização da situação de matrícula como “Exige Contrato” e a matrícula do aluno é criada sem contrato educacional. 


Importante

  • Só são consideradas as situações de matrícula inicial “Pré Matriculado” que estejam informadas no parâmetro Situação de Matrícula “ Pré Matriculado” Contrato PJ (Parâmetros Contrato).

  • Se na execução do processo de rematrícula o usuário selecionar a opção “Cadastrar contrato Financeiro” e o campo “Contrato PJ” estiver marcado, a customização desconsidera a opção marcada e a matrícula do aluno é criada sem contrato educacional. 


Descrição do processo


Criação do campo "Contrato PJ" na tela de "Matrícula Isolada" para que o usuário indique as matrículas referentes a contratos de Pessoa Jurídica.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, menu Matrícula e Avaliação | Matrícula Isolada foi criado na interface de matrícula na aba “Dados adicionais” o campo customizado “Contrato PJ”. Este campo exibe o campo complementar já existente na tela de matrícula do período letivo. O usuário pode alterar a informação existente, marcando ou desmarcando o campo complementar. Toda alteração do campo complementar, é gravado no anexo de “Histórico de alteração campo contrato PJ”.


Se ao salvar a matrícula isolada, o campo “Contrato PJ” estiver marcado, a matrícula é finalizada somente quando a situação de matrícula do aluno é “Pré Matriculado”. 


Importante

  • Só são consideradas as situações de matrícula inicial “Pré Matriculado” que estejam informadas no parâmetro Situação de Matrícula “ Pré Matriculado” Contrato PJ (Parâmetros Contrato).

  • Para matrículas de retorno no mesmo período letivo SESI, a matrícula deverá ser realizada pela interface de “matricula isolada”. O contrato deverá ser criado manualmente sem vínculo de plano de pagamento e criação das parcelas será feita pela execução do processo customizado “Criação de Parcelas do Contrato”.


Pré-requisitos

  1. O campo complementar “Contrato PJ” da matrícula no período letivo do aluno deve estar habilitado.

  2. Os campos abaixo devem estar preenchidos:

    1. Id. Corporativo do Aluno: localizado no campo complementar “Id corporativo do aluno” na tela de cadastro do aluno. (Cadastro de Pessoa Física)

    2. Id. do Serviço: localizado no anexo “Dados do Curso” do cadastro de matriz curricular. (Integração Gestor de Serviços)


Descrição do processo


Criação do processo “Vincular/Desvincular matrícula a Contratos PJ” para que seja possível realizar vínculos de contratos PJ existentes no sistema corporativo da FIRJAN ás matrículas realizadas no TOTVS Educacional.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, menu Matrícula e Avaliação | Matrículas | Processos | Vincular/Desvincular matrícula a Contratos PJ, foi criado uma interface que permite ao usuário vincular e desvincular os contratos de pessoa jurídica retornados pelo sistema corporativo. Esse processo é pré-requisito para confirmação da matrícula do aluno no período letivo.


Para vincular o contrato a matrícula: o usuário deve selecionar um registro de matrícula e acionar o processo “Vincular/Desvincular matrícula a Contratos PJ”, que exibe na interface os parâmetros de Curso/ Habilitação / Matriz Curricular e Turno necessários para consulta de contratos ao sistema corporativo. Por uma consulta feita via WebService, o sistema corporativo retorna no campo “Contratos PJ” uma lista de contratos disponíveis para vínculo. O usuário deve selecionar o contrato a ser vinculado na matrícula e confirmar a execução do processo. Neste momento o contrato PJ é armazenado e é feito desbloqueio do processo de alteração da situação de matrícula do aluno de “Pré- Matriculado” para “Matriculado”.


Para visualização do contrato vinculado a matrícula: acessar o anexo customizado na interface de Matrícula no Período Letivo | Anexos | Contratos PJ.


Para desvincular o contrato da matrícula: o usuário deve selecionar uma matrícula com contrato vinculado e acionar o processo “Vincular/Desvincular matrícula a Contratos PJ”. Ao confirmar a execução do processo são feitas as seguintes validações:

  • Caso o registro de matrícula esteja com a turma de matrícula em andamento, não é permitido desvincular o contrato.

  • Caso contrário, o vínculo armazenado é excluído e a situação de matrícula do aluno retorna para Pré-Matriculado.


Importante

  • Só são consideradas as situações de matrícula inicial “Pré Matriculado” que estejam informadas no parâmetro Situação de Matrícula “ Pré Matriculado” Contrato PJ (Parâmetros Contrato).

  • A customização utiliza o motivo de alteração de situação de matrícula com a descrição “Vincular/Desvincular contratos PJ”. O cadastro na base é de responsabilidade do usuário.

  • Não é realizada nenhuma tratativa customizada no retorno das informações de contratos PJ do sistema corporativo. 

  • A opção de “Desvincular Contrato PJ” somente é habilitada se selecionado um registro de matrícula com contrato já vinculado.

  • Não é validado e/ou impedido pela customização a alteração da situação de matrícula de “Matriculado” para as demais situações de matrícula existentes.


Descrição do processo


Interferência customizada no processo de alteração da situação de matrícula.


Detalhamento do processo


No processo de alteração de situação de matrícula através do menu Matrícula e Avaliação | Matrículas | Processos | Alterar situação de matrícula foi criado uma validação customizada caso o usuário tente alterar a situação de matrícula do aluno de  “Pré-matriculado” para “Matriculado” para registros de matrícula que possuam o campo complementar "Contrato PJ" preenchido. Neste caso é exibida uma mensagem ao usuário e o processo não é finalizado.


A alteração de situação de matrícula (“Pré-Matriculado” para “Matriculado”) pode ser realizada somente quando existir efetivamente um contrato associado a matrícula do aluno.


Importante

  • A interferência customizada faz a validação somente da alteração de situação de matrícula de contratos PJ de “Pré Matriculado” para “Matriculado”. As alterações para as demais situações de matrícula não são tratadas.

  • Só são consideradas as situações de matrícula inicial “Pré Matriculado” que estejam informadas no parâmetro Situação de Matrícula “ Pré Matriculado” Contrato PJ (Parâmetros Contrato).


Descrição do processo


Tela para que o usuário defina todos parâmetros para a integração com a TECNOTIME.


Detalhamento do processo


Ao acessar TOTVS Educacional | Customização | Parâmetros Tecnotime o usuário visualiza os parâmetros utilizados para integração com a Tecnotime. São eles:



  • Base de Tecnotime: parâmetro que o usuário define qual a base de dados utilizada na integração com a Tecnotime. Esta parametrização deve ser realizada por coligada.


  • Servidor Tecnotime: parâmetro que o usuário define qual o servidor utilizado pra integração. Esta parametrização deve ser realizada por coligada.


  • Usuário para autenticação Tecnotime: parâmetro que o usuário define qual o usuário responsável para autenticação no servidor da Tecnotime. Esta parametrização deve ser realizada por coligada.


  • Senha para autenticação Tecnotime: parâmetro que o usuário define qual a senha para autenticação no servidor da Tecnotime. Esta parametrização deve ser realizada por coligada.


  • Série RPS: parâmetro que o usuário define qual a série fixa utilizada para geração do número do RPS que será enviado na integração com a Tecnotime. Esta parametrização deve ser realizada por coligada e filial.


  • Discriminação do Serviço - RPS: parâmetro que o usuário define qual o texto fixo utilizado para o campo “Discriminação” que será enviado na integração com a Tecnotime. Esta parametrização deve ser realizada por coligada.


  • Natureza da Operação – RPS: parâmetro que o usuário define qual o valor fixo será utilizado para o campo “Natureza da Operação” que será enviado na integração com a Tecnotime. Esta parametrização deve ser realizada por coligada e filial.


Descrição do processo


Processo customizado para exportar Baixas para a Tecnotime.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, menu Customização, foi criado o processo "Exportar Baixas para Tecnotime" que lê os registros referentes a lançamentos financeiros baixados no TOTVS RM Financeiro desde a sua última execução e grava na base de entrada TECNOTIME. O processo também pode ser executado de forma automática de acordo com intervalos de tempo previamente parametrizados.


Ao ser executado, o processo consulta no sistema corporativo as informações do RPS, Informações do Tomador do Serviço e Informações do Serviço, quando necessário. 


A gravação dos dados na base da TECNOTIME é feito somente para filiais cuja a geração de NFe é obrigatória. Para identificar a obrigatoriedade da filial, a customização verifica se o parâmetro “Série RPS” está preenchido. Caso afirmativo, a integração é realizada para filial. Se o parâmetro estiver nulo, não são enviados as informações referente aos lançamentos baixados daquela determinada filial.


Estrutura de dados: Entrada_Rps


Número do RPS: número sequencial controlado pela customização.  

Série do RPS: valor definido no parâmetro "Série RPS". Enviado por Filial.

Tipo:  valor fixo "1" = RPS.

CNPJ: dados do CNPJ da Filial do lançamento.

Data de Emissão: data da baixa do lançamento.

Incentivador Cultural: valor fixo “2” = Não.

Natureza Operação: valor definido no parâmetro "Natureza da Operação".

Regime Especial Tributação: campo enviado vazio.

Optante Simples Nacional: valor fixo “2” = Não.

Status Rps:  envia "1" para lançamento Normal (todos os status diferente de cancelado) ou envia "2" se é um lançamento de Cancelamento (com status de cancelado).

Numero Substituto:  campo enviado vazio.

Serie Substituto: campo enviado vazio.

Tipo Substituto: campo enviado vazio.

Status do Processamento: valor fixo “0” = Aguardando, o que significa que os dados foram enviados a base da TECNOTIME. Para os demais status, o controle é feito diretamente pela TECNOTIME.

Data do Processamento: campo enviado vazio.



Estrutura de dados: Entrada_Tomador


Número do RPS: número sequencial controlado pela customização.  

Série do RPS: valor definido no parâmetro "Série RPS". Enviado por Filial.

Tipo:  valor fixo "1" = RPS.

CNPJ: dados do CNPJ da Filial do lançamento.

Documento: CPF do cliente/fornecedor do lançamento.

E-mail: e-mail do cliente/fornecedor do lançamento.

Inscrição Municipal: campo enviado vazio.

Razão Social: o nome do cliente/fornecedor do lançamento.

Telefone: telefone do cliente/fornecedor do lançamento.

Bairro:  bairro do cliente/fornecedor do lançamento.

CEP: CEP do endereço do cliente/fornecedor do lançamento.

Complemento: complemento do endereço cliente/fornecedor do lançamento. 

Logradouro: campo enviado vazio.

Número: número do endereço cliente/fornecedor do lançamento.

Município: município do endereço cliente/fornecedor do lançamento.

Estadoestado do endereço cliente/fornecedor do lançamento. 



Estrutura de dados: Entrada_Servico


Número do RPS: número sequencial controlado pela customização.  

Série do RPS: valor definido no parâmetro "Série RPS". Enviado por Filial.

Tipo:  valor fixo "1" = RPS.

CNPJ: dados do CNPJ da Filial do lançamento.

Alíquota: valor retornado pelo sistema corporativo.

Base de Cálculo: campo enviado vazio.

CNAE: dados do campo CNAE definido na filial do lançamento.

Código Tributação Municipal: valor retornado pelo sistema corporativo.

Desconto Condicionado: campo enviado vazio.

Desconto Incondicionado:  campo enviado vazio.

Discriminação do Serviço: definido pela FIRJAN no parâmetro "Discriminação do Serviço - RPS".

ISS Retido: o valor fixo “2” = Não.

Tem Lista Serviço: valor retornado pelo sistema corporativo.

Outras Retenções: campo enviado vazio.

Valor Cofins: campo enviado vazio.

Valor Csll: campo enviado vazio.

Valor Deduções: campo enviado vazio.

Valor INSS: campo enviado vazio.

Valor IR: campo enviado vazio.

Valor ISS: campo enviado vazio.

Valor ISS Retido: campo enviado vazio.

Valor Líquido da Nota: valor da baixa do lançamento gerado.

Valor do PIS: campo enviado vazio.

Valor do Serviço: valor do lançamento gerado.


São enviados os dados abaixo para o Sistema Corporativo para o retorno de informações:

  • UF da Filial do lançamento.

  • Código do município da Filial do lançamento.

  • Id do serviço da matriz curricular (Localizado no anexo “Dados do Curso” - do curso de matrícula do aluno que foi gerado o lançamento)

Conforme descrito na customização Parâmetros e LOG, é possível verificar no monitor de Log de todos os registros enviados a base da TECNOTIME e seus respectivos status de integração.


Importante

  • São gravadas somente as tabelas Entrada_RPS, Entrada_Tomador e Entrada_Servico.

  • O processo não prevê a geração do registro de RPS e Nota Fiscal Eletrônica no SGE. O processo apenas envia os dados de lançamentos financeiros baixados no SGE juntamente com dados retornados através da consulta ao sistema corporativo para as tabelas do TECNOTIME.

  • O servidor TECNOTIME deve estar na mesma rede que o servidor SGE.

  • O sistema corporativo deve retornar todas as informações de RPS que não constam no SGE.

  • O controle para acesso as definições de valores nos parâmetros criados para envio de dados a TECNOTIME, deve ser realizada pela FIRJAN através da funcionalidade nativa de permissão a perfil.


Descrição do processo


Criação do anexo “Conta/caixa PDV” na interface de castrado de filial disponível em Backoffice | Gestão Fiscal | Filiais, para identificação das contas/caixas utilizadas para baixar um título (lançamento) no SGE após o envio do sistema PDV


Detalhamento do processo


O usuário deve informar no anexo, a conta/caixa utilizada na baixa de lançamentos no SGE, para títulos que tenham sido pagos na determinada filial no PDV.




Importante

  • O vínculo da conta/caixa no anexo da filial no SGE somente é possível ser realizado sempre 1 para 1 (Filial x Conta/caixa). Caso o usuário tente vincular mais de uma conta/caixa para determinada filial, a customização impede o cadastro exibindo uma mensagem de aviso ao usuário.