Árvore de páginas

Processo BPM Fluig de Aprovação de Aproveitamento de Estudos

Neste documento estão detalhadas as seguintes informações do Processo BPM:

1)    Objetivo

2)    Benefícios

3)    Ambiente de Negócio

4)    Como Utilizar

5)    Instalação do TDS (TOTVS Developer Studio) e instalação do plugin do Fluig para o TDS.

6)    Considerações 

1. Objetivo

Processo BPM de liberação de Solicitação de Aproveitamento de Estudo é uma solução desenvolvida sobre a plataforma Fluig e integrada nativamente com ERP RM para que o aluno através do Fluig, consiga iniciar um processo de solicitação de aproveitamento de estudos. Os usuários pertencentes ao grupo de coordenadores irão validar os dados da solicitação e definir a situação de matrícula das disciplinas informadas pelo aluno.

2. Benefícios

Os principais benefícios na utilização deste processo BPM são:

  • Rastreabilidade;
  • Governança;

3. Ambiente de Negócio

3.1 Segmento:

Educacional

3.2 Áreas de Negócios:

Educacional

4. Como Utilizar

Acessando o menu de processos pelo Fluig, o aluno conseguirá iniciar a solicitação de aproveitamento de estudos. O usuário deverá informar os dados da solicitação, inclusive todas as disciplinas que deseja aproveitar, além de anexar os documentos pertinentes. 

Após enviado a solicitação, será criado uma parcela extra baseado no serviço parametrizado dentro do Fluig (para mais informações, vide o tópico informações técnicas abaixo). Automaticamente será gerado o lançamento desta parcela. 

Durante o envio de cada etapa será verificado se o aluno efetuou o pagamento deste lançamento, caso não tenha pago, o usuário será avisado com a mensagem “Aluno não está autorizado a realizar esta solicitação” e o processo não será avançado. 

Na etapa seguinte a abertura da solicitação, a secretaria avalia os dados da solicitação, os documentos anexados e faz o relacionamento das disciplinas que o aluno informou (disciplinas de origem) com as disciplinas da instituição (aproveitamento de estudos), caso a solicitação seja válida a secretaria envia para o coordenador validar, caso a solicitação esteja com erros poderá retornar para o aluno ou cancelar. 

Uma vez a solicitação estiver com o coordenador, o mesmo irá validar a documentação e o relacionamento feito. O coordenador terá a opção de aprovar a solicitação, retornar para a secretaria, retornar para o aluno ou cancelar. 

Caso seja aprovado, será registrado os dados da solicitação nas tabelas de aproveitamento de estudos e disciplinas de origem.

O contexto de coligada, filial e nível de ensino serão definidos baseado na matriz aplicada selecionada pelo aluno. Este modelo de solicitação gera cobrança ao solicitante, o valor desta cobrança é o mesmo do serviço parametrizado no Workflow. A cada avanço de etapa será verificado se o aluno pagou o lançamento criado pela solicitação. O vínculo da solicitação e do lançamento é armazenado na tabela SPARCELAWORKFLOW.

O contrato que será incluído a parcela será o primeiro a ser encontrado daquele período letivo ou o contrato que estiver com a opção “Utilizar contrato em solicitações do aluno pelo portal”.


5. Instalação do TDS (TOTVS Developer Studio) e instalação do plugin do Fluig para o TDS.

Para utilização da solicitação se faz necessário a instalação do TDS (TOTVS Developer Studio) e instalação do plugin do Fluig para o TDS. Após configurado o TDS, é necessário a criação do serviço que fará o vínculo do Fluig com o RM, este serviço deverá ter o nome “Educacional”. 

 

 

Uma vez importado o pacote da solicitação pelo TDS, as atividades existentes no workflow deverão ser configuradas de acordo com a necessidade da instituição. O método de atribuição das atividades foi disponibilizado por papel, ou seja, ao ser concluída uma atividade será enviada para um pool de um papel que deverá ser cadastrado previamente no Fluig. 

Por exemplo, somente os usuários do Fluig com o papel de Aluno poderão iniciar a solicitação. 

Este modelo de solicitação gera cobrança para o solicitante, portanto, antes de exportar os artefatos para o Fluig é necessário parametrizar o serviço financeiro que será utilizado para cobrança. Deverá informar o código do registro cadastrado no TOTVS Educacional. Esta parametrização é feita no TDS, na guia de propriedades do Workflow, aba Extensão.

 

 

Após esta configuração, deverá ser exportado para o servidor do Fluig todos os custom datasets, formulários e o workflow. A exportação do formulário ‘educacional_aproveitamentoestudo’ é obrigatório ser informando a opção “Armazenar em”, com o valor “Numa única tabela (para pequenas quantidades de registros)”. Isso é necessário pois este formulário utiliza a função de “Pai/Filho” do FLUIG, onde é recomendável o uso desta opção. 

Caso não seja informado esta opção, os dados do formulário não serão salvos corretamente gerando erros na integração entre os sistemas.

 

 

É importante salientar que qualquer alteração no designer do Workflow poderá afetar os índices das atividades, portanto deverá ser verificado e alterado caso necessário os valores dos índices no script associado ao Workflow para o seu devido funcionamento.

 

 O pacote de instalação da solicitação possuí a estrutura:

 

Datasets

 

rm_consulta_aluno retorna os dados dos alunos registrados no RM.
rm_consulta_disciplinaaproveitamento retorna as disciplinas relacionadas ao aproveitamento de estudo.
rm_consulta_inadimplenciaaluno retorna se o aluno se encontra inadimplente.
rm_consulta_instituicao retorna os dados relacionados a instituição.
rm_consulta_habilitacaoaluno retorna os dados das habilitações dos alunos no RM
rm_consulta_parameducacional retorna os parâmetros do TOTVS Educacional. 
rm_consulta_perlet retorna os dados do período letivo.
rm_consulta_situacao retorna as situações disponíveis de matrícula.
rm_inclui_aproveitamentoestudo 

salva os dados da solicitação no RM, tabela SHISTDISCFAC.

rm_inclui_disciplinaorigem salva os dados da solicitação no RM, dados da disciplina de origem associado ao aproveitamento de estudo, tabela SHISTDISCFACEXT.
rm_inclui_parcelaextra ao criar a solicitação será incluído uma parcela extra, vinculada ao contrato do aluno e gerado o lançamento da mesma (SPARCELA, SLAN, FLAN, FBOLETO).
forms 
educacional_aproveitamentoestudo formulário para preenchimento dos dados da solicitação.

workflow- diagrams

 
educacional_aproveitamentoestudo.processs workflow de definição das atividades e comportamento da solicitação.
scripts 
educacional_aproveitamentoestudo.beforeStateEntry.js validações para cada atividade existente no workflow.

Tabelas Utilizadas

SHISTDISCFAC

Funções Envolvidas

Aluno > Curso / Habilitação > Aproveitamento de estudos

 

Tabelas Utilizadas

SHISTDISCFACEXT

Funções Envolvidas

Aluno > Curso / Habilitação > Aproveitamento de estudos > Disciplinas de origem

 


6.Considerações 

Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store. 

Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.  

Para mais informações sobre a integração Fluig x RM consulte: http://tdn.totvs.com/display/public/rm/Fluig+-+Framework.


 

  • Sem rótulos