Árvore de páginas

Bilhete

É uma linha ou conjunto de linhas que traz as informações da operação telefônica. Esses bilhetes são gerados pelo PABX (bilhetes de tarifação, status UH, frigobar, entre outros) ou pelo PMS1 da CMNet (bilhetes de check-in, check-out, mudança de UH etc.).

Nem todo bilhete é tarifado, mas todo o processo de tarifação se baseia na interpretação das informações do bilhete, que são transmitidas por meio de bilhetagem, transferência de ligações e horários das ligações.

Bilhetagem

É a medição do registro de ligações. Algumas centrais podem ser configuradas para bilhetar somente ligações maiores que 30 segundos. Nestes casos, quando ocorre uma ligação de 45 segundos, é computado apenas 15 segundos, ou seja, a diferença. Outras centrais começam a bilhetar a partir do uso do telefone.

Transferência de Ligações

Caracteriza-se pela transferência entre ramais. No caso de uma ligação transferida (iniciada num ramal e concluída em outro), algumas centrais geram um único bilhete, indicando como responsável o ramal de origem. Outras centrais indicam como responsável o ramal de destino, outras geram dois bilhetes (ramal de origem e destino) e, ainda, outras não geram bilhete.

Horário das Ligações

É o horário no qual a ligação começou ou terminou. A duração da ligação pode vir expressa em minutos e segundos, segundos, décimo de segundos ou sexto de segundo.

Comunicação com o PABX

A comunicação entre o PABX e o sistema ocorre de algumas formas:

- Comunicação Serial - somente tarifação

Utiliza-se o sistema TelRSWin para capturar e gravar no banco de dados os bilhetes gerados pelo PABX.

- Comunicação Serial - com facilidade hoteleira

Utiliza-se o sistema Transtelwin para capturar e gravar no banco de dados os bilhetes gerados pelo PABX e enviar os bilhetes de facilidade hoteleira.

- Comunicação TCP/IP

Utiliza-se o sistema SisInterface para capturar e gravar no banco de dados os bilhetes gerados pelo PABX e enviar os bilhetes de facilidade hoteleira.

- Acesso Direto ao Banco

O PABX grava diretamente na tabela BILHETE do banco de dados Oracle.

- Comunicação via Arquivo

Utiliza-se o sistema SisInterface para capturar e gravar no banco de dados os bilhetes gerados pelo PABX.

TelRSWin

Captura os bilhetes gerados pelo PABX, que são recebidos via serial, e os grava na tabela Bilhete. Este sistema deverá ficar carregado na máquina que se conecta (via cabo serial) com a central telefônica.

Transtelwin

Captura os bilhetes gerados pelo PABX, que são recebidos via serial, e os grava na tabela Bilhete. Envia ao PABX os bilhetes de facilidade hoteleira gravados na tabela Envia. Este sistema deverá ficar carregado na máquina que se conecta (via cabo serial) com a central telefônica.

Tarifador

Lê os bilhetes capturados pelo PMS e faz a tarifação dos dados. No caso de ligações de ramais que não são administrativos, o sistema lança na conta indicada no cadastro de Ramal . O Tarifador pode ser instalado em qualquer estação de trabalho, porque ele lê as informações da tabela Bilhete é feita do banco de dados.

Localidades

São utilizadas para o cálculo da tarifação. O sistema considera os grupos de localidades , as cidades , os estados , os países e os tipos de chamada (fixo, celular ou internacional) cadastrados.

Meios de Tarifação

As ligações podem ser tarifadas por duas formas:

1. Pelo cadastro de Grupo de Localidade associado ao cadastro de Localidade, pois todo Grupo de Localidade tem definido o Grupo de Tarifação onde são definidos os valores;

2. Pelo cadastro de Degraus Tarifários. É calculada a distância entre as chamadas de origem e destino, por meio da análise da longitude e latitude indicada no cadastro de cada localidade. A partir da distância e do tipo de chamada (fixo, celular ou internacional), o sistema identificará em qual degrau tarifário a distância será enquadrada.

Origem = localidade onde está o hotel (indicada no campo Localidade na guia Geral dos Parâmetros do Sistema).

Destino = localidade chamada (identificada por meio do prefixo).

Grupos de Localidades

São utilizados para que as ligações (DDI+DDD+Número discado) sejam tarifadas do mesmo modo, sem que precisem ser avaliadas pelo  Degrau Tarifário adequado. Após a identificação da ligação, o sistema é conduzido ao cadastro de Grupo de Tarifação .

Obs.: O grupo de localidade é prioritário na tarifação de DDD e obrigatório na tarifação de DDI.

Degrau Tarifário

Forma utilizada para cálculo de tarifação das ligações que não estão compreendidas em um grupo de localidade. Identificada a ligação, o sistema é conduzido ao cadastro de Grupo de Tarifação .

Grupo de Tarifação

Onde é estabelecido o ritmo da tarifação (tipo de duração). Este ritmo define como serão "quebrados" os valores indicados sempre por minuto nesta mesma tela. Os grupos de tarifação baseados em pulsos fogem a esta regra, pois o ritmo do "pulso" será definido na Regra de Tarifação .

Obs.: Os parâmetros definidos no cadastro de Grupo de Tarifação são tratados prioritariamente.

Regra de Tarifação

Determina-se os horários e os dias da semana que serão aplicadas as tarifas normais, reduzidas, super-reduzida e diferenciada. Além disso, se ajusta, percentualmente, para mais ou menos as ligações cuja duração ultrapasse um determinado tempo expresso em segundos.

Para grupos de tarifação com tipo de duração definido como pulso, se indica o ritmo do pulso e se haverá cobrança de um pulso no atendimento no cadastro de Regra de Tarifação.

Números Especiais

Servem para tarifar ou apenas registrar ligações para números diferenciados como 0800, 0300 etc. Quando o sistema detecta que para o prefixo chamado existe um número especial, a tarifação será feita a partir do grupo de tarifação indicado no cadastro de Números Especiais .

Obs.: O número especial é prioritário na sequência lógica da tarifação.

Exemplo da Telefonia

Interpretação dos Bilhetes – Número discado

Ligação para a CMNet: 55 21 21 2123 9100, sendo DDI 55, operadora 21, DDD 21 e o número chamado 21239100.

Número Discado sem Operadora

Inicialmente, o número discado possui 12 dígitos (552121239100). Para tarifação por aproximação, o mínimo utilizado será a metade, ou seja, 6 dígitos. Os quatro últimos são dispensados, sendo interpretado o bilhete 55212123. O sistema, então, verifica se existe algum número especial cadastrado como 55212123 no cadastro de Números Especiais .

Se o bilhete 55212123 não estiver cadastrado como número especial, o sistema procurará o prefixo 55212123. Se encontrar este prefixo no cadastro de Localidade, será identificada a localidade chamada. Caso não exista este prefixo no cadastro de Localidade, o sistema verificará se o campo Tarifar Localidade por Aproximação está marcado na guia Geral dos Parâmetros do Sistema. Se este campo não estiver marcado, a ligação não será tarifada pelo motivo de localidade não cadastrada.

Se o sistema estiver parametrizado para Tarifar Localidade por Aproximação, o sistema procurará por algum prefixo que possua 5521212 e identificará a localidade pertencente a este prefixo. Se, mais uma vez, não for identificada a localidade pelo prefixo, procurará pelo prefixo 552121.

A partir deste momento, se não for localizado o prefixo 552121, a ligação será "Não Tarifada" pelo motivo de "Localidade Não Cadastrada", independente da marcação do campo Tarifar Localidade por Aproximação.

Número Discado com Operadora

O sistema procurará pela operadora nos cadastros de Grupo de Localidade ou de Degrau Tarifário. Se for encontrada, o sistema chegará ao Grupo de Tarifação que será utilizado para tarifar a ligação com esta operadora.

Caso não seja encontrada a operadora nos cadastros citados acima ou o bilhete a ser tratado não estiver parametrizado para tarifar por operadora, o sistema utilizará o Grupo de Tarifação relacionado à operadora padrão indicada na guia Geral dos Parâmetros do Sistema.

1 PMS - Sistema que faz a interação com o PABX (TelRSWin, TranstelWin e SisInterface).


  • Sem rótulos