Através deste item, faça o cadastro do MVA (Margem de Valor Agregado) de compras por faixa de datas.
No sistema Almoxarifado, é possível cadastrar um imposto e calcular o valor automaticamente. Porém, para calcular o imposto, é necessário saber as variáveis que compõem o cálculo deste imposto. Uma destas variáveis é o percentual do MVA.
Como o ICMS ST (SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA) é um imposto pago antecipadamente pelo fornecedor da mercadoria, o governo arbitra uma margem de lucro para o consumidor final. Esta margem de lucro é exatamente o MVA.
Exemplos de produtos que possuem ICMS ST: Sorvete, Cerveja, Refrigerantes, etc. Estes produtos quando vendidos no PDV são isentos, visto que o ICMS já foi pago no recebimento da mercadoria de forma antecipada, já prevendo uma margem de lucro.
Clique no botão Inserir e preencha os seguintes campos:
- Faixa de Datas
Clique no Calendário e informe o período a ser considerado no cadastro.
- Código NCM
Informe o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto. Este código deve ser informado obrigatoriamente para os produtos na Nota Fiscal Eletrônica.
Obs.: Com a composição de 8 dígitos fixada pelo poder público, este código tem por objetivo melhorar e facilitar o crescimento do comércio internacional de Uruguai, Paraguai, Brasil e Argentina.
A tabela oficial do código NCM pode ser obtida no endereço http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1095
- Grupo
Clique na seta à direita e selecione o grupo a ser considerado no cadastro.
- MVA (%) para Compra
Indique o percentual de MVA interno e interestadual.
- Código Artigo
Clique no botão Selecionar e informe o código do artigo a ser cadastrado.
- Estado
Clique na seta à direita do campo e selecione o estado que será considerado no cadastro.