Árvore de páginas

Entende-se como um grupo de produto, o conjunto de itens que são do mesmo tipo ou têm aplicações semelhantes. São as famílias de produtos.

O preenchimento deste subitem, está diretamente relacionado ao parâmetro Definição, dos grupos de produtos. Esta classificação pode ser hierárquica, ou seja, pode ter vários níveis.

Veja um exemplo, utilizando a definição 99.99.99:

 

Código

Descrição

Tipo

01

Vinhos

Sintético (primeiro nível)

01.01

Vinhos Brancos

Sintético (segundo nível)

01.01.01

Vinhos Brancos Portugueses

Analítico

01.01.02

Vinhos Brancos Italianos

Analítico

01.02

Vinhos Tintos

Sintético (segundo nível)

01.02.01

Vinhos Tintos Portugueses

Analítico

01.02.02

Vinhos Tintos Italianos

Analítico

Observe que o grupo Vinhos (01) se divide em dois grupos: Vinhos Brancos (01.01) e Vinhos Tintos (01.02).

O grupo Vinhos Brancos (01.01) de divide em Vinhos Brancos Portugueses (01.01.01) e Vinhos Brancos Italianos (01.01.02).

No exemplo acima, há três níveis de grupos. Ao cadastrar qualquer produto, o sistema solicitará a indicação do grupo de produtos (analítico), ao qual o produto pertence.

Sugere-se que um dos níveis seja "espelho" das contas contábeis, de modo a facilitar a conciliação entre os módulos.

O cadastro de grupo de produtos é único para todas as empresas. Logo, você deve confeccioná-lo, imaginando sua utilização por todas as empresas.

Ao alterar este cadastro em uma empresa, o efeito será o mesmo para todas as demais empresas.

Atenção: Os campos Tipo de Desembolso e Grupo do Ativo Fixo deverão ser preenchidos em cada empresa.

Preencha os seguintes campos:

  • Código
    Digite a numeração do grupo de produto que você deseja inserir. Lembre-se que esta numeração deve seguir o mesmo padrão da listagem de grupos de produtos já cadastrados, exibidos no quadro à esquerda. Observe também, que um grupo de produtos pode se dividir em vários subgrupos.
  • Descrição
    Digite o nome do grupo ou subgrupo de produto.
  • Faixa de Código de Produtos
    Indique a faixa de código de produtos: Início e Fim para cada grupo de produto. Quando for inserido um novo item, o código será gerado automaticamente.
    Obs.: Para ocorrer a geração automática do código, é preciso que o campo Gera Código de Produtos Automaticamente da Guia - Geral , dos Parâmetros do Sistema, esteja marcado.
  • Sintético/Analítico
    Campo preenchido automaticamente, com sintético ou analítico. Será considerado sintético, o grupo de produtos cujo código não ocupar, totalmente, a estrutura definida nos parâmetros para grupos de produto e analítico, o grupo de produtos cujo código ocupar, totalmente, esta estrutura.
    É recomendável acatar a sugestão do sistema, pois possuir grupos considerados “analíticos” em diferentes níveis, pode confundir o usuário.
  • Natureza do Estoque
    Clique na seta à direita do campo, para selecionar a natureza do estoque que será associada ao grupo de produtos. Esta informação será utilizada na geração do SINTEGRA, disponível no sistema Livros Fiscais.
  • Tipo do Estoque
    Clique na seta à direita do campo, para selecionar o tipo de estoque. Ex.: Subproduto, outros insumos, etc.
  • Grupo Fixo
    Indique o grupo fixo para este grupo de produtos, através da seta à direita do campo.
  • Código do Grupo para o DIC
    Digite o código que será disponibilizado para o sistema Livros Fiscais, como informação obrigatória para a composição da geração do Arquivo Estadual DIC-SE, do Registro tipo 75, opção Código do Produto Relevante.

 

Guia - Principal

  • Tipo de Desembolso
    Clique na seta à direita do campo, para selecionar o tipo de desembolso que estará associado ao grupo de produto. Ao lançar um recebimento de mercadoria, o sistema utilizará, para fazer o lançamento no Contas a Pagar, o(s) tipo(s) de desembolso(s) que estiverem associados aos grupos dos produtos, relacionados aos produtos da nota fiscal.
    Vale ressaltar que é possível alterar o tipo de desembolso, no momento do recebimento da mercadoria.
  • Grupo do Ativo Fixo
    Clique na seta à direita do campo, para selecionar o grupo do ativo fixo que você deseja associar ao grupo de produtos.
    Ao lançar um recebimento de mercadoria no Almoxarifado, você poderá dizer que o destino da mercadoria é ativo fixo. Neste caso, o sistema cadastrará, automaticamente, o bem no sistema CAF, correlacionando-o ao grupo de ativo fixo, que tiver sido aqui indicado.
  • Comprador
    Indique o comprador default (padrão) para todos os itens que pertencerem ao grupo. Quando for feita uma SCI com produtos deste grupo, ela já será atribuída, automaticamente, ao comprador aqui indicado.
  • Percentual para acréscimo na requisição
    Informe o percentual máximo de acréscimo da quantidade atendida (tela atendimento requisição cadastrada) em relação à quantidade requisitada, por grupo de produto.
  • Percentual aceito para diferença de valor no Recebimento de Mercadoria com OC
    Se você indicar zero neste campo, o sistema não aceitará recebimento de mercadoria com OC para este grupo de produto, cujo valor esteja diferente do determinado na ordem de compra. Se você preenchê-lo, o sistema aceitará a variação do valor, dentro do percentual indicado.
  • Percentual aceito para diferença de quantidade no Recebimento de Mercadoria com OC
    Se você indicar zero neste campo, o sistema não aceitará recebimento de mercadoria com OC para este grupo de produto, cuja quantidade esteja diferente do determinado na ordem de compra. Se você preenchê-lo, o sistema aceitará a variação da quantidade, dentro do percentual indicado.
  • Percentual aceito para diferença de valor na OC / Cotação referente à última compra
    Se você indicar zero neste campo, o sistema não aceitará OC/Cotação referente à última compra para este grupo de produto, cujo valor esteja diferente do determinado na ordem de compra. 
    Se você preenchê-lo, o sistema aceitará a variação do valor, dentro do percentual indicado.
  • Não permitir variação do valor unitário no Recebimento de Mercadoria
    Utilize este campo para que seja vetada qualquer variação de valor no recebimento de mercadoria, em relação à ordem de compra.
  • Percentual aceito para diferença de valor na OC/Cotação referente à última compra 
    Se você indicar zero neste campo, o sistema não aceitará OC/Cotação referente a última compra para este grupo de produto, cujo valor esteja diferente do determinado na ordem de compra. Se você preenchê-lo, o sistema aceitará a variação do valor, dentro do percentual indicado.
  • Gerar OC automática de contrato a partir da SCI
    Marque este campo, caso queira gerar a ordem de compra (OC) de forma automática a partir da SCI. Lembre-se que a geração da OC só ocorrerá de forma automática se o comprador estiver indicado no grupo de produto ou no contrato do produto.

Utilize a guia CFOP, para selecionar os códigos de CFOP que serão exibidos sob forma de lista, no momento do recebimento de uma mercadoria, pertencente ao respectivo grupo.

No cadastro de insumos, você também pode indicar um código padrão de CFOP para o artigo. A indicação do CFOP neste cadastro tem prioridade sobre o indicado no cadastro do grupo.

Ex.: Se você tiver indicado no cadastro de determinado artigo, o CFOP padrão: XX.12 (XX - origem da nota) e no cadastro do grupo de produtos, onde este artigo está inserido, estiverem selecionados :1407, 2120 e 2122, no momento do recebimento deste artigo, o sistema trará no campo CFOP XX.12 (XX será substituído pela origem da nota), apesar do campo sugerir: 1407, 2120 e 2122.

Nesta situação hipotética de incompatibilidade, se você não substituir o código XX.12 por um dos códigos da lista deste exemplo (1407,2120 e 2122), ao final do processo, o sistema exibirá a mensagem "Código Fiscal Inválido", impedindo a conclusão da operação.