Neste item, é realizado o cálculo de depreciação dos bens cadastrados com controle total no CAF, pelo período de tempo estipulado e pela taxa de depreciação do grupo, ao qual o bem está associado (caso não tenha sofrido reavaliação). Os custos serão rateados pelos centros definidos nos conjuntos.
Este cálculo será feito pelo período, definido na guia Cálculos dos parâmetros do sistema.
A depreciação realiza o fechamento do período para o CAF, portanto todas as movimentações devem ser registradas antes de se realizar a depreciação do período. Se houver mais alguma movimentação a ser realizada no período já depreciado, devem ser executados o estorno da depreciação, a execução da movimentação e, em seguida, a nova depreciação.
Para realizar a depreciação, clique no botão Calendário do campo Data do Fechamento, para indicar a data que será considerada no cálculo da depreciação dos bens, cujo controle é total.
Clique no botão Processar, para efetivar o fechamento do período.
O CAF trabalha com depreciações pró-rata, isto é, calcula a depreciação por dia quando ocorre uma movimentação com um bem dentro do período calculado. Por exemplo, se um bem foi adquirido em 1º de Fevereiro, o cálculo ocorrerá da seguinte forma:
((20% a.a. / 365,25 dias) * 28 dias) - 1,533319644%
R$ 3.460,00 * 1,533319644 = R$ 53,05
Nos meses subsequentes, ele calculará a taxa de depreciação à razão de 1/12, isso se não ocorrer nenhuma movimentação (transferência, reavaliação etc.) com o bem, quando o sistema calculará uma cota de depreciação antes da movimentação e a complementação no fechamento. Esta forma permite uma melhor distribuição das despesas com depreciação ao longo da vida útil do bem para a empresa.
Caso haja mais alguma movimentação a ser realizada no período já fechado, deve ser executado o estorno do fechamento, executa-se a movimentação e, em seguida, executa-se novamente o fechamento.