Árvore de páginas

Documentação | Endereços | Telefones |  Contatos | Contas Bancárias | Dados do Banco


Antes de cadastrar os bancos, é preciso entender a estrutura de dados que nossos sistemas possuem sobre o cadastro de bancos, agências bancárias, contas correntes/caixa, formas de pagamento e cobrança e, finalmente, a correlação entre as contas/caixas e as formas de pagamento e cobrança.

O primeiro cadastro a ser feito é o cadastro de bancos. A tela de cadastro de bancos é uma das telas do Pessoa. As informações específicas são apenas o número do banco (conforme sistema bancário nacional) e a máscara do número da agência, representada por '9' (nove) para números e 'a' (vogal minúscula) para letras.

 Exemplos de Bancos:

 ♦ Bradesco – 237 / Máscara das Agências: 9999-9.

 ♦ Itaú – 341 / Máscara das Agências: 9999-a.

Após cadastrá-los, faça o cadastro das agências bancárias, associando-as ao banco ao qual elas pertencem. A tela de cadastro de agências também é uma das telas do Pessoa. As informações específicas desta tela são: o número da agência, se é agência da capital ou do interior (diferenciam no horário de funcionamento) e a máscara do número de suas contas correntes, que é representada por '9' (nove) para números e 'a' (vogal minúscula) para letras.

Exemplos de Agências:

♦ Centro – Número 1234-5 – Agência ligada ao Banco Bradesco.

♦ Tijuca – Número 4321-A – Agência ligada ao Banco Itaú.

♦ Barra – Número 1122-B – Agência ligada ao Banco Itaú.

Depois de cadastrar os bancos e as agências, os próximos cadastros deverão ser feitos nos sistemas CAR, CAP ou CFINAN. A correlação entre formas de pagamento e contas bancárias/caixas deverá ser feita no Contas a Pagar. As formas de cobrança e contas bancárias/caixas deverão se relacionadas no Contas a Receber.

Observações:

Apesar da mensagem Obrigatório preencher número do documento, o sistema aceita o cadastro de um banco, mesmo que não seja preenchido o número do CNPJ do banco e mesmo que o parâmetro Obriga número de documento no cadastro do pessoa, no sistema GlobalCM, esteja marcado.

Os bancos e as agências são entidades diferentes. Lembre-se que você pode cadastrar várias agências para um mesmo banco.

Muitas vezes, você terá que cadastrar uma agência com o mesmo CNPJ do banco. Devido a isso, o sistema exibirá a mensagem Já existe registro com esta chave. Neste caso, não aproveite os dados, ou seja, cancele o cadastro, para que seja criada uma nova entidade, referente ao cadastro da agência bancária. Para que você possa “cancelar” o aproveitamento de dados, usando o mesmo número de CNPJ, você deverá desabilitar o parâmetro Não permite duplicidade de documentos no cadastro do pessoa.

Atenção: Se você “aproveitar” os dados do cadastro de banco para o cadastro da agência, o sistema tratará banco e agência como se fossem a mesma entidade, ou seja, terão o mesmo nome, razão social, endereço, etc. Qualquer alteração feita em um dos cadastros refletirá no outro e vice-versa.

Preencha os seguintes campos:

  • CNPJ
    Informe o número do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - do banco. O sistema verifica se este CNPJ já foi indicado em algum cadastro de Pessoa. Se já houver registro com esse CNPJ, o sistema exibirá a mensagem: “Este CNPJ já existe no cadastro”.
    Você poderá optar por duas opções:
    1) Aproveitar os dados – Ok. O botão Inserir será substituído pelo botão Alterar e você poderá alterar alguma informação cadastrada ou inserir alguma nova informação.
    2) Não aproveitar os dados – Cancelar. Você estará inserindo um segundo registro de Pessoa, com o mesmo número de CNPJ. Isto será possível se o parâmetro Permite duplicidade de documentos no Pessoa estiver habilitado.
  • Nome Fantasia
    Digite o nome comercial pelo qual o banco é conhecido. Da mesma maneira que o CNPJ, o nome também poderá servir para “buscar” o registro com a mesma chave.
  • E-mail
    Informe o endereço eletrônico do banco, se houver.
  • Home Page
    Digite o endereço da página do banco na Internet, se houver.
  • Razão Social
    Informe o nome completo (oficial) do banco. Da mesma maneira que o CNPJ, a razão social também servirá para “buscar” o registro, se ele já existir.
  • Grupo
    Escolha, por meio da lista, o grupo ao qual o banco está ligado. O preenchimento deste campo não é obrigatório. Se quiser utilizar Grupos Econômicos, cadastre-os nessa mesma tela, antes de incluir os fornecedores. Exemplo: Grupo Roberto Marinho – Empresas ligadas a este grupo, como: rede Globo, rádio Globo, rádio 98, jornais O Globo e Extra, dentre outras.