CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Parametrizações do Processo
    1. Cadastro de Tipo de Nota
    2. Cadastro de Natureza de Operação
    3.  Cadastro de Código de Tributação do ICMS
  3. Exemplo de Utilização


01. VISÃO GERAL

O processo tem como objetivo permitir a entrada de notas de uso e consumo que possuem itens com CFOP´s e CST´s diferentes. 

Para tanto, é necessário aplicar a versão 123.0.0.0 -  SP 5.00.22 - Totvs Varejo Homecenter  (Linha Gemco).


02. PARAMETRIZAÇÃO DO PROCESSO

a. Cadastro de Tipo de Nota

Acesso: Cadastros // Tipo de Nota //


Nas versões anteriores o campo CTF do ICMS era tratado como obrigatório, quando o campo Tributo para ICMS eram definidos como "ISENTO" ou "OUTROS" e opcional quando definido como "TRIBUTADO".

À partir dessa versão, quando selecionada a opção Entrada no campo Operações e Tributo para ICMS for igual a “OUTROS” ou “ISENTO”, não haverá validação de obrigatoriedade do campo CTF do ICMS, conforme abaixo:



Com isso, ao realizar a entrada de uma nota fiscal com diferentes CTF´s de ICMS (TRIBUTADO/ ISENTO / OUTROS), serão considerados conforme configuração dos produtos e não da natureza de operação.

b. Cadastro de Natureza de Operação 

Acesso: Cadastros // Fiscal // Cadastros Gerais Fiscal // 

Para gravação da Nota Fiscal com CFOP Diferenciado, será utilizado o campo Nat. Oper. do cadastro de Tipo de Nota, relacionado à operação e utilizará o CFOP informado no campo Nat. Oper. Subst. para operações internas, e Nat. Oper. Subst. Interestadual para operações interestaduais: 


cCadastro de Código de Tributação do ICMS 

Acesso: Cadastros // Fiscal // Cadastros Gerais Fiscal // aba Tributação ICMS //

Para que o sistema realize a operação com CFOP´s diferentes, é necessário que esteja marcado o campo CFOP Substituição no Cadastro de Código de Tributação do ICMS:


03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Neste exemplo realizaremos a entrada de Nota Fiscal de USO / CONSUMO onde a parametrização do cadastro do Tipo de Nota possui o campo Tributo para ICMS = TRIBUTADO e o campo CTF do ICMS não preenchido:


Utilizaremos dois itens com tributações diferentes:


  1. Item com tributação de ICMS normal (CST 00)



2. Item com tributação de ICMS ST (CST 60):



Flag de CFOP Substituição marcada no Cadastro de Código de Tributação do ICMS:



Após a parametrização, será realizada a entrada da Nota Fiscal onde os itens serão gravados com CFOP´s e CTF´s diferentes: