Índice

 

Falando de acesso via Desktop SSO...

O Desktop SSO é um componente não obrigatório na arquitetura do fluig Identity e que pode ser habilitado pelo administrador do contexto. Ele é responsável pelo Single Sign On (SSO), o que permite aos usuários que já estejam autenticados no Windows da estação de trabalho acessar o fluig Identity sem informar as credenciais (e-mail e senha) manualmente.

A validação das credenciais do Windows no fluig Identity é realizada através de um script ASP, que é gerado pelo próprio fluig Identity e deve ser hospedado em um servidor IIS (Internet Information Service). O script consulta as credenciais no Active Directory, recupera o e-mail associado ao usuário e o valida no fluig Identity.

Se as credenciais forem legítimas, o usuário obterá acesso ao fluig Identity sem a necessidade de informá-las manualmente. Caso as credenciais não sejam válidas, será apresentada ao usuário a página de login do fluig Identity, onde ele deverá informar o e-mail e senha para ter acesso às aplicações.

Para maior segurança, é possível cadastrar intervalos de IPs, que restringem a permissão para utilização do recurso de SSO. Isto permite, por exemplo, que usuários internos da empresa tenham a experiência SSO habilitada, enquanto usuários externos à rede corporativa serão obrigados a entrar com credenciais manualmente para ter acesso ao fluig Identity e seus aplicativos.

Os procedimentos de instalação e configuração do Desktop SSO estão disponíveis no Portal do Desenvolvedor.

 

 

Caminho Básico

 

01. Definir se o acesso ao fluig Identity via Desktop SSO será permitido.

02. Acionar Configuração do Desktop SSO.

03. Acionar .

04. Informar um endereço IP permitido.

Além de informar um endereço IP específico, é possível informar um intervalo de IPs.

Por exemplo: 192.168.4.[0-10]. Essa expressão indica que todos os endereços IP entre 192.168.4.0 e 192.168.4.10 serão permitidos.

05. Acionar (mais) localizado do lado direito de um endereço IP cadastrado para incluir mais um endereço IP à lista.

06. Acionar (menos) localizado do lado direito de um endereço IP cadastrado para retirá-lo da lista de endereços IP permitidos.

07. Informar a URL do script de autenticação.

Esta URL é o endereço do servidor IIS para acesso ao script de autenticação. Por exemplo: https://acme.com/remote_auth.asp.

08. Acionar Salvar.

Ao salvar as configurações, o script de autenticação SSO será disponibilizado para download.

09. Acionar Baixar.

É obrigatório preencher o campo URL do Script de Autenticação para que o script seja gerado corretamente e disponibilizado para download.