Árvore de páginas


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

O projeto do novo cadastro de Tabela de Frete é iniciativa TOTVS cujo objetivo é reescrever o antigo cadastro (Tabela de Frete - TMSA010) para um padrão de arquitetura de software chamada MVC (Model-View-Controller).

Definição da Regra de Negócio

Utilizamos o padrão de desenvolvimento MVC (Model-View-Controller) no novo cadastro de Tabela de Frete visando ganho de produtividade no desenvolvimento de regras de negócios padrões do produto.

Sobre a rotina

O objetivo da rotina de Tabela de Frete se mantem, e as alterações/melhorias da rotina serão destacadas no decorrer desta documentação, sendo assim:

A rotina permite cadastrar tabelas para o cálculo do valor do frete por região origem/destino, ou seja, são informados os valores a serem cobrados na geração de documentos de transporte, podendo sofrer variações e ajustes por clientes.

As tabelas de frete são elaboradas mediante uma configuração específica, através do recurso de Configuração da Tabela de Frete, no qual são estabelecidos os componentes do frete que comporão a estrutura de preços. A partir dessa configuração, é possível definir faixas para cada componente na tabela de frete, incluindo intervalos e valores a serem aplicados para cada faixa.

Para agilizar o cadastramento de uma tabela de frete, é possível associá-la a uma tabela de tarifas, em que os valores e faixas a serem cobrados estão previamente definidos, o que facilita o controle de alterações e a criação de "n" tabelas de frete com origens e destinos diferentes, porém com taxas idênticas. É possível ainda determinar os valores dos componentes que não foram previamente cadastrados na tabela de tarifas.

IMPORTANTE!

Se o parâmetro MV_CONTHIS estiver preenchido com .T. (True), o Sistema não permite alterar as Tabelas de Frete quando utilizadas na geração de documentos, no ajuste de tabelas, nas cotações de frete, AWB, Notas Fiscais de Serviço, entre outras.

Localização

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

TMSA010B

Inclusão/Alteração/Exclusão

TMS > Atualizações > Comercial> Nova Tabela de Frete

Reescrita Tabela de Frete para MVC.

O menu padrão do sistema não foi substituído.

02. ALTERAÇÕES

As tabelas Protheus relacionadas à Tabela de Frete foram reorganizadas para que fosse possível a elaboração da nova rotina de Tabela de Frete.

As tabelas Protheus relacionadas a rotina anterior Tabela de Frete (TMSA010) seriam:

Configuração Tabela de Frete:
DTL Configuração da Tab. Frete  
DVE Itens Config. Tabela de Frete
Tabela de Frete:
DT0 Tabela de Frete               
Complemento Tabela de Frete
DTK Complemento de Tabela de Frete
Itens para Componente Peso Subfaixa:
DT1 Itens de Tabela de Frete
DW1 Subitens de Tabela de Frete 
DY1 Excedente subfaixa tab. frete 
Base Componente Taxa de Difícil Acesso
DVY Base Componente TDA 
Base Percentual Total por Componente - TRT Base Total Componente
DJS Base Calc % Componente Frete       


Para a nova rotina de Tabela de Frete (TMSA010B) :


Além das tabelas anteriores citadas, para que a nova rotina de Tabela de Frete fosse adequada e funcional ao modelo MVC, houve necessidade da criação da tabela DNJ - Componentes Tab Frete, onde em seu índice foram inseridos origem e destino, esta alteração estrutural permite na nova rotina que existam mais de 99 componentes para o cadastro da tabela frete. Desta forma, o uso da tabela DNJ requer que os componentes sejam relacionados à origem e destino.

Na rotina anterior de Tabela de Frete (TMSA010) existe uma limitação quando há necessidade de cadastro neste cenário - com o uso da Nova Tabela de Frete (TMSA010B) não há limitação. Para melhor entendimento será demonstrado no item 03. desta documentação o comparativo de telas para melhor exemplificação.

(seleção) Vantagem

O cadastro com possibilidade de inclusão de origem e destino por componente exponencia a quantidade de registros na DNJ  - Componentes Tab. Frete.

03. COMPARATIVO TELAS - FOLDERS / GRID

       

Rotina Anterior
Tabela de Frete (TMSA010)  Componentes em Folders (Pastas)

Clique para ampliar.

Nova Rotina 
Tabela de Frete (TMSA010B) Componentes Dispostos em Grid (Linhas)

Clique para ampliar.





04. OPÇÃO COMPATIBILIZAÇÃO DE TABELAS

Para que Tabelas de Frete anteriormente criadas na rotina TMSA010 - Tabela de Frete possam ser visualizadas/alteradas na nova rotina TMSA010B - Nova Tabela de Frete, foi disponibilizada no Botão Outras Ações > Compatibiliza Tabelas.


Ao utilizar esta opção o sistema ajusta/cria a tabela  DNJ - Componentes Tab Frete, para tabelas pré-existentes.

Caso ocorra tentativa de visualização ou alteração de tabela criada via rotina anterior TMSA010 - Tabela de Frete via rotina TMSA010B - Nova Tabela de Frete, será apresentado o Help abaixo:


05. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Cadastrar a Tabela de Frete

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Comercial > Nova Tabela de Frete.

  2. Clique em Incluir.
  3.  Na sequência é apresentada a tela que permite selecionar a configuração da Tabela de Frete.



  4.  Os itens apresentados nesta tela foram configurados anteriormente na rotina Configuração da Tabela de Frete (TMSA130).

  5.  Selecione a configuração da Tabela de Frete clicando sobre o item desejado e confirme.

  6.  Em seguida, é apresentada a tela Tabela de Frete - Incluir.

  7.  Informe os campos:

    1. Código da Região Origem e Código da Região Destino: são utilizados para o cálculo do frete, indicando os trechos de possíveis viagens e seus respectivos valores de frete. É obrigatório que esta região seja previamente definida como região de origem/destino no cadastro Complemento de Região (TMSA380).

    2.  Código da Tabela de Tarifa: permite vincular uma Tabela de Tarifas à Tabela de Frete. Assim, os valores dos componentes de frete serão preenchidos automaticamente.

    3.  Produto: utilizado para cadastrar uma tabela específica para este produto. Caso não seja informado, indica que os valores desta tabela são aplicados para todos os produtos.


  8.  Na sessão 'Componentes de Frete', serão listados os componentes assim que forem digitadas as informação de Origem e Destino:



  9. Diferente da rotina anterior Tabela de Frete (TMSA010), para realizar a configuração definindo: as faixas, valores e/ou intervalos para o cálculo do frete de cada componente será necessário clicar/posicionar primeiro no componente a ser configurado e na sequencia selecionar a aba Faixa, Subfaixa (caso o componente seja definido como subfaixa e seguido as regras pré-existentes) e Outros, conforme exemplo abaixo:
    1. No exemplo abaixo, existe um componente sem subfaixa (02), onde a aba de subfaixa está travada para digitação;
    2. E um componente com subfaixa (18), onde a aba subfaixa é liberada para cadastros relacionados a está configuração.


  10. Devem ser observados porém, o preenchimento dos campos: Até, Fator Peso, Valor, Fração e Componente Tarifa.
  11.  Na seção Complemento Tabela de Frete e Complemento de Subfaixa , informe os dados complementares à Tabela de Frete (Mínimo de Excesso e Valor Mínimo).

  12.  Para cada componente é possível configurar:

    1.  Mínimo de Excesso: informação utilizada para o cálculo do frete.

    2.  Valor Mínimo: valor a ser cobrado por componente pelo serviço realizado.

  13.  Confira os dados e confirme.

  14.  Os componentes apresentados com asterisco (ex.: TLS* - Taxa de liberação da SEFAZ (Secretaria da Fazenda)) representam as tarifas pertencentes a região superior da estrutura de regiões.

    Importante

    Existe o conceito onde podemos definir que um determinado nível superior pode ser considerado “BASE PARA TAXA” isso significa dizer que todas as regiões inferiores, para efeito de calculo de frete serão representadas pela região base pra taxa.

    Exemplo de cenário: A transportadora tem negociado com seu cliente uma tabela de frete por estado onde não importa a cidade de destino, a tabela de frete seria origem = SP0000 e destino = MG0000. Nesse caso poderíamos ter uma única tabela de frete onde todas
    as cidades que estiverem abaixo desses estados seriam atendidas por esta tabela de frete uma vez que os estados envolvidos seriam considerados BASE PARA TAXA.

Compatibilizar Tabelas de Frete  

A opção de compatibilização permite/possibilita que tabelas criadas anteriormente na rotina de Tabela de Frete (TMSA010) sejam utilizadas na rotina de Nova Tabela de Frete.

Conforme descrito do item 4.0 desta documentação.

06. TELA TABELA DE FRETE

Outras Ações / Ações Relacionadas

AçãoDescrição
IncluirPermite acessar a tela Tabela de Frete - Incluir, na qual pode ser cadastrada uma nova Tabela de Frete.
AlterarPermite acessar a tela Tabela de Frete - Alterar, na qual pode ser efetuada a alteração das informações da Tabela de Frete.Na manutenção será permitido informar os valores de excedente para cada faixa de componente configurado com subfaixa na Tabela de Frete.
VisualizarPermite acessar a tela Tabela de Frete - Visualizar, na qual são apresentadas as informações correspondentes a Tabela de Frete selecionada.
Outras Ações > ExcluirPermite excluir uma Tabela de Frete cadastrada no Sistema. Na exclusão da Tabela de Frete também são excluídos todos os valores de excedentes por subfaixa.
Outras Ações > CompatibilizaPermite/possibilita que tabelas criadas anteriormente na rotina de Tabela de Frete sejam utilizadas na rotina de Nova Tabela de Frete.

07. TELA TABELA DE FRETE - INCLUIR

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Tabela de Frete > Cód. Reg. Ori.

Código da região origem da Tabela de Frete, sendo que este código será considerado para o cálculo dos valores de frete. 

Esta informação em  conjunto com a região de destino específica os trechos de possíveis viagens e seus respectivos valores de frete.

É obrigatório que esta região esteja definida como região de origem no cadastro de Complemento de Região (TMSA380).

Tabela de Frete > Cód. Reg. Des.

Código da região destino da Tabela de Frete, sendo que este código será considerado para o cálculo dos valores de frete. 

Esta informação, em conjunto com a região de origem, específica os trechos de possíveis viagens e seus respectivos valores de frete.

É obrigatório que esta região esteja definida como região de destino no cadastro de Complemento de Região (TMSA380).

Tabela de Frete > Tab. Tarifa

Código da Tabela de Tarifas.

Se este campo for informado, os componentes da Tabela serão preenchidos automaticamente com os dados dos componentes da Tabela de Tarifas informada.

Componente de Frete > Até (Peso Mercadoria) / (Valor Mercadoria)

Valor limite para o componente especificado na aba, para consideração do cálculo do frete.

O cadastro pode ser dividido em "n" linhas em cada folder (aba), possibilitando a aplicação do conceito de faixas de cálculo.

Se o componente for calculado sobre o peso, a descrição da coluna será até (Peso). Neste caso, refere-se sempre ao peso real.

É necessária a análise do limites para que  nenhum cálculo do frete, deixe de encontrar a faixa correspondente.

Se isto ocorrer, o valor não será calculado pela rotina de Cálculo de CTRC e será emitido um aviso pelo sistema. Por isso, o ideal é cadastrar na última faixa um valor excepcionalmente grande com o número 9 (exemplo 9999999999999999), para que sempre seja encontrada uma faixa.

Componente de Frete > Valor

Valor da faixa, que determina o valor monetário a ser cobrado para esta faixa do componente do frete, no momento do cálculo de frete.

Componente de Frete > Fração

Fração corresponde ao valor a ser cobrado pela faixa informada no campo Valor.

Se este campo estiver preenchido com 0 (zero), caracteriza que qualquer valor, até o limite da faixa, será cobrado igual.

Exemplo:

  • Em um componente que seja calculado por peso e no campo Até esteja informado 10, significa que até 10 quilos será cobrado o valor definido no campo Valor.
  • Se a coluna fração estiver preenchida com 1, significa que a cada um quilo até 10 quilos (limite da faixa) será cobrado o valor definido no campo Valor.

08. TABELAS UTILIZADAS

  • DT0 - Tabela de Frete.
  • DT1 - Itens da Tabela de Frete.
  • DNJ - Componentes Tabela Frete.
  • DNL - Controle de numeração de docs.

09. ASSUNTOS RELACIONADOS