Árvore de páginas

Produto:

TOTVS Medicina e Segurança do Trabalho

Linha de Produto:

Linha Protheus

Segmento:

Manufatura

Detalhamento

Rotina de Plano de Ação. Esta rotina tem por intuito realizar a manipulação dos dados relativos aos planos de ações cadastrados no sistema. As opções padrões de Alterar, Incluir, Visualizar estão disponíveis no menu, assim como as opções de Pesquisar, Cancelar, Conhecimento, Legenda e Atribuição em Ações Relacionadas.

Da rotina:

Composta por três pastas sendo elas:  Plano de Ação, Responsáveis e Planejamento.

Na primeira pasta são definidos os dados do plano de ação, o campo Plano Ação [TAA_CODPLA] é gerado automaticamente. O preenchimento do campo Nome Plano [TAA_NOME] é obrigatório. Na inclusão do plano o campo Data Impl. [TAA_DTIMPL] vem preenchido com a data atual do sistema, mas é passível de alteração. No campo Centro Custo [TAA_CCUSTO] é possível definir a qual centro de custo da empresa o plano incluído pertence. No campo Inic. Prev. [TAA_DTINPR] é definida a data prevista para o início da execução do plano de ação, seu preenchimento é obrigatório. O campo Term. Prev. [TAA_DTFIPR] define o término previsto do plano de ação, seu preenchimento é obrigatório. No campo Inic. Real [TAA_DTINRE] é possível definir a data de início real do plano, caso já tenha sido iniciado. O campo Term. Real [TAA_DTFIRE] é travado, assim não sendo passível de alteração. O preenchimento do mesmo é feito quando o plano for finalizado, pegando para data de finalização a data do sistema.

No campo O que? [TAA_OQUE] é definido o que será feito, no campo Onde? [TAA_ONDE] é informado o local onde será implementado o plano de ação. No campo Por que? [TAA_PORQUE] é expresso o motivo pelo qual o plano deve ser realizado. Através do campo Como [TAA_COMO] é informada a atitude que o responsável pelo adotará para atingir o objetivo proposto pelo plano de ação. No campo Custo Prev. [TAA_CUSTOP] é estimado o gasto que se terá com o plano de ação. O campo Custo Real [TAA_CUSTOR] serve para definir o real gasto que se teve com o plano de ação. No campo Quant. Atual [TAA_QTDATU] é informado o estado atual da significância dos aspectos e impactos. Ao campo Meta [TAA_META] é atribuído valor final que se quer atingir. No campo Quant. Final [TAA_QDTFIM] é informada a quantidade atingida após a implantação do plano de ação. O campo % Concluído [TAA_PERCEN] serve para indicar o estado do plano de ação, qual a sua porcentagem de conclusão. O campo Observação [TAA_OBS], campo memo para o preenchimento de observações referente ao plano de ação.  

Caso exista a integração entre os módulos de Gestão Ambiental [56] e Controle de Documentos [24], os campos Filial Doc. [TAA_DOCFIL] e Documento [TAA_DOCTO] são exibidos em tela, caso contrário não são apresentados. O campo Filial Doc [TAA_DOCFIL] é preenchido a partir do momento que há o vínculo de um documento ao plano de ação, em Ações Relacionadas\Relacionar Documentos. Para realizar o vínculo do documento é verificado o parâmetro MV_NG2QDO [Integracao do SIGAMDT com o SIGAQDO] caso seu preenchimento esteja com “1= Sim” há a integração entre os módulos de Gestão Ambiental [56] e Controle de Documentos [24].

No campo Tipo de Meta [TAA_TPMETA] é definido se a meta do plano de ação é algo “1= Crescente”, “2= Decrescente” ou “3= N/A”. O campo Status [TAA_STATUS] não é passível de alteração. O mesmo fica como “1= Pendente”, até o plano de ação ser cancelado ou finalizado. O campo Fórmula Meta [TAA_FORMUL] serve para a escolha da fórmula a ser utilizada no cálculo do resultado do objetivo. As fórmulas exibidas na consulta são cadastradas na rotina de Fórmulas [SGAA120]. O campo Meta Inicial [TAA_METINI] define o valor a ser atingido inicialmente. O campo Meta Final [TAA_METFIM] é travado, o mesmo só é passível de alterações quando o campo Tipo da Meta [TAA_TIPMET] estiver preenchido com “3= Entre”. O campo Unidade Meta [TAA_UNIMET] define como serão considerados os campos Meta Inicial e Final. O campo Tipo da Meta, é um combo composto com as opções: maior “1= >”, maior ou igual “2= >=”, entre “3= entre”, menor ou igual “4= <=”, menor “5= <” e igual “6= =”. O campo Form. Fech. [TAA_FORFEC] serve para a escolha da fórmula a ser utilizada no cálculo do fechamento do objetivo. As fórmulas exibidas na consulta são cadastradas na rotina de Fórmulas [SGAA120]. O campo Final Prev. [TAA_DTPRFI] indica se o plano de ação será finalizado na data prevista. O campo Unid. Medida [TAA_UNIMED] define qual será utilizada no plano. Através do campo Ord. Serviço [TAA_ORDEM] é possível vincular a ordem de serviço que foi aberta no sistema de Manutenção de Ativos para a implementação da ação. O campo Filial Func. [TAA_FILFUN] define qual é a filial dos responsáveis a serem inclusos na pasta de Responsáveis. O campo Planejamento [TAA_TIPOPL]  é um combo com as seguintes opções para definição do tipo de planejamento utilizado: “1= CIPA”, “2= SESMT”, “3= CIPA e SESMT”, “4= SGA” e “5= SGA e SESMT”.

Definição das siglas:

  • CIPA: “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores.”
  • SESMT: “é uma equipe de profissionais, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos servidores/trabalhadores. O SESMT está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e é regulamentado pela Norma Regulamentadora - 4 do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.”
  • SGA: Sistema de Gestão Ambiental.

Na segunda pasta (Responsáveis), é possível vincular e definir quais serão as pessoas responsáveis pelo plano de ação incluído. No campo Tipo Resp. [TC9_TIPRES] é definido se o responsável a ser incluído é um Usuário (SGA) ou um Funcionário (MDT). Se escolhido “1= Usuário”, serão trazidos na consulta registros gravados na tabela de Usuários [QAA]. Caso a escolha for “2= Funcionários”, serão  trazidos na consulta registros gravados na tabela de Funcionários [SRA].

Na pasta de Planejamento, é definido o planejamento do plano de ação. O que será feito em determinada data e qual a meta a ser atingida. No campo Data [TCN_DATA] é informado o dia desejado para realizar o que foi definido no campo Descrição [TCN_NOMPLA]. E por final no campo Meta [TCN_META] é definida a meta para aquele dia planejado.

Observação: Os planos exibidos no browse da rotina são definidos através do parâmetro MV_NG3STPL [Indica quais status de Plano de Açãoo deverão ser exibidos no Browse.]. Onde existem as seguintes opções “1= Pendente“,”2= Finalizado”, ”3= Cancelado”. O padrão é exibir os planos de ação com status “1= Pendente”.

Das opções do menu:

  • Alterar: Ao alterar o plano de ação é possível realizar a manutenção dos dados do mesmo, não podendo modificar o seu código [TAA_CODPLA] e sua data de implantação [TAA_DTIMPL]. Em Ações Relacionadas, é possível vincular documentos, através do botão Relacionar Documentos. É possível também finalizar o plano de ação através do botão Finalizar Plano de Ação. Caso haja a tentativa de finalização, é exibida a seguinte mensagem: “Deseja finalizar o plano de ação?” (Sim/Não). Caso resposta positiva, é verificado se o usuário que está finalizando o plano é o mesmo que o incluiu. Se forem divergentes, é exibida a seguinte mensagem: “Usuário diferente do responsável pelo plano. Deseja mesmo finalizar?” (Sim/Não). Se confirmada a ação, é verificado o parâmetro MV_NG3STPL [Indica quais status de Plano de Açãoo deverão ser exibidos no Browse.]. Se este estiver em sua forma padrão o plano de ação deixa de ser exibido em tela.
  • Incluir: Na inclusão o campo Plano Ação [TAA_CODPLA] é gerado automaticamente. É obrigatório o preenchimento dos campos Nome Plano [TAA_NOME], Data Impl. [TAA_DTIMPL], Inic. Prev. [TAA_DTINPR], Term. Prev. [TAA_DTFIPR], Tipo de Meta [TAA_TPMETA] e Planejamento [TAA_TIPOPL]. É obrigatório informar também ao menos um responsável pelo plano de ação.
  • Visualizar: padrão
  • Pesquisar: Realiza a busca do plano de ação desejado ao ser informada a filial, código do mesmo e a data de implantação.
  • Cancelar: Ao cancelar o plano de ação o mesmo tem seu campo Status [TAA_STATUS] alterado para “2= Cancelado”. Após isso é verificado o parâmetro MV_NG3STPL [Indica quais status de Plano de Ação deverão ser exibidos no Browse.]. Se este estiver em sua forma padrão o plano de ação deixa de ser exibido em tela.
  • Conhecimento: Permite o vinculo de arquivos externos ao sistema.
  • Legenda: Exibe quais planos estão nas seguintes situações: Finalizado (azul), Cancelado (amarelo) e Pendente (vermelho).
  • Atribuição: Reúne em uma tela os planos de ação que não possuem responsáveis, permitindo assim que sejam relacionados os mesmos em seus respectivos planos de ação.

 Para a manutenção dos dados é utilizada a tabela de Plano de Ação [TAA] quando referente aos dados do plano. Para a gravação dos dados referentes aos responsáveis é utilizada a tabela Responsáveis pelo Plano Ação [TC9]. Para a manutenção dos dados referente ao planejamento do plano de ação é utilizada a tabela de Plano Ação X Planejamento [TCN].

Inclusão de registro
  1. Em Atualizações \ Cadastros Básicos \ Usuários, incluir um usuário.
  2. Em Atualizações \ Cadastros Básicos \ Usuários, incluir um centro de custo.
  3. Em Atualizações \ Objetivos e Metas \ Variáveis, incluir uma variável.
  4. Em Atualizações \ Objetivos e Metas \ Fórmula, incluir uma fórmula.
  5. Em Atualizações \ Ação  \ Plano de Ação, incluir um plano.
Fluxo macro

Fluxo rotina