Neste Menu você poderá cadastrar algumas informações que serão utilizadas no gerenciamento do sistema.

Clique no sub menu desejado e tenha o passo a passo de cada cadastro disponível dentro dele. 

01. Atributos 

Em Administração > Atributos você poderá adicionar um atributo, ou seja uma característica nova para uma das entidades disponíveis para receber essa informação.

Para cadastrar um atributo clique no botão "+Novo" no canto superior direito da tela.


Inclua as informações de Código, Nome, Entidade e Valor Padrão.


Após clicar em Salvar, o novo atributo irá refletir na entidade selecionada no cadastro.

Exemplo: Após cadastrar o Atributo_1 de nome Tipo na entidade Pedido então essa informação começará a refletir em todos os pedidos conforme a imagem abaixo.


O campo valor do atributo automaticamente puxa o valor adicionado no cadastro do atributo porém ele é um campo livre e, caso necessário, você pode alterar essa informação no pedido.

Esse cadastro pode ser utilizado de maneira informativa na entidade cadastrada e através da utilização dos filtros em outras telas.


02. Classificações 

Em Administração > Classificação você poderá adicionar um classificação, ou seja categorizar com opções pré-definidas uma das entidades disponíveis para receber essa informação.

Para cadastrar uma classificação clique no botão "+Novo" no canto superior direito da tela.


Primeiro informe o Código, Nome e Entidade


Depois, preencha os valores possíveis que poderão refletir no cadastro do veículo. 

Clique no ícone  "+" da tabela de Valores Possíveis e preecha a linha do valor padrão, ou seja o valor que irá refletir automaticamente no cadastro do veículo. 

Clique novamente no ícone  "+" caso você deseje ter outro valor para essa classificação que poderá ser alterado no cadastro do veículo. 


Após clicar em Salvar, a nova classificação irá refletir na entidade selecionada no cadastro.

Exemplo: Após cadastrar a Classificação_1 de nome Frota na entidade Veículo, então essa informação começará a refletir em todos os veículos conforme a imagem abaixo.


O campo valor da classificação automaticamente puxa o valor adicionado como padrão no cadastro porém, caso você tenha cadastrado outro valor, você pode alterar essa informação na entidade.

Ao adicionar mais de um valor na classificação cadastrada, você terá a possibilidade de, na entidade, editar qual valor você deseja utilizar para cada veículo. 

Exemplo: Ao adicionar os valores Frota Própria e Frota Terceira na Classificação Frota, ao cadastrar ou editar um veículo, você poderá classificar se esse veículo é próprio ou terceiro.


Esse cadastro pode ser utilizado de maneira informativa na entidade cadastrada e através da utilização dos filtros em outras telas.


03. Origens permitidas por usuário 

Nesta tela você poderá configurar quais origens estarão disponíveis para um determinado usuário.



  1. Usuário responsável - No campo Usuário responsável indique para qual usuário você deseja configurar as origens. 
  2. Clique em "Pesquisar".
  3. Usuário - Selecione a(s) origem(s) desejada(s) e utilize a seta → para move-la(s) entre as colunas Permitidas e Bloqueadas.
  4. Clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela.


Após essa configuração, apenas as origens permitidas para esse usuário estarão disponíveis para serem utilizadas no campo Origem do cadastro de pedidos.

04. Usuários 

Em Administração > usuários você poderá gerenciar e criar novos usuários que, ao serem cadastrados, terão acesso o seu ambiente do TRE.


Para cadastrar um usuário clique no botão "+Novo" no canto superior direito da tela e preencha os dados E-mail, Perfil, Senha e Confirmar senha.

No campo Perfil você irá configurar o tipo de acesso que o usuário terá no sistema. Mais informações sobre essa configuração está disponível no material Permissões de entidades. 


Após finalizar o cadastro da localidade, clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela. 


05. Usuário (Cesta) padrão por origem 

Neste página você poderá configurar os pedidos de quais origens estarão disponíveis para utilização do usuário selecionado. 



  1. Usuário responsável - No campo Usuário responsável indique para qual usuário você deseja configurar as origens. 
  2. Clique em "Pesquisar".
  3. Usuário - Selecione a(s) origem(s) desejada(s) e utilize a seta → para move-la(s) entre as colunas Disponíveis e Atribuídas.
  4. Clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela.


Quando você atribui uma origem para o usuário, os pedidos criados com essa origem ficarão disponíveis na tela de Análise para serem roteirizados. 

Os pedidos das origens que ficarem na coluna "Disponíveis" estarão visíveis para o usuário responsável selecionado apenas na tela de Seleção. Para que esse usuário consiga utilizar o pedido, o mesmo deverá ser movido para o seu usuário. 

06. LGPD 

No sub menu de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) você poderá cadastrar os dados que terão a LGPD aplicada, executar a ofuscação ou anonimização desses dados e consultar os logs dessas ações. 

Os primeiros menus de Entidade, Atributos, Classificações, Parâmetros Genéricos e Consulta SQL são para os cadastros dos dados que terão a LGPD aplicada. O menu Log é para consulta, e os menus de Ofuscação por perfil e Anonimização são para executar as ações da LGPD. 

a. Cadastro dos dados que poderão ter a LGPD aplicada

Na tela de Entidade, clique no botão "+ Cadastro" no canto superior direito para cadastrar uma informação que poderá ter a LGPD aplicada.




  1. Selecione a entidade 
  2. Escolha o campo que terá a LGPD aplicada
  3. Identifique se essa informação é Pessoal, Sensível e/ou Anonimizável. 
    1. Pessoal - quando selecionado, poderá ser feita a ofuscação do dado e permite o usuário selecionar a opção de anonimizável que permitirá a ação de anonimização do dado.
    2. Sensível - também é possível ofuscar o dado. A diferença entre pessoal é sensível é apenas informativa. Para finalizar no sistema que o dado além de pessoal, é sensível. 
    3. Anonimizável - permite que o dado seja anonimizado.
  4. Inclua uma justificativa para o cadastro dessa entidade na LGPD.
  5. Após finalizar o cadastro da localidade, clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela. 


Exemplo:

  1. Se em um cadastro você seleciona que o dado é pessoal, ele poderá ser ofuscado.
  2. Se você cadastra o dado como pessoal e sensível, ele poderá ser ofuscado.
  3. Se você cadastra o dado como pessoal, sensível e anonimizável, ele poderá ser ofuscado e anonimizado. 
  4. Se você cadastra o dado como pessoal e anonimizado, ele poderá ser anonimizado. 


Repita os passos de cadastros para as telas de Atributos, Classificações, Parâmetros Genéricos e Consulta SQL. 

Após realizado os cadastros, esses campos de suas respectivas entidades estarão disponíveis para serem ofuscados e/ou anonimizados posteriormente, se necessário. 

b. Log

A tela de Log é uma tela de consulta. Após realizada a ofuscação ou anonimização do dado, você poderá visualizar os logs, exportar os resultados ou exportar as definições.

  • Utilize os filtros para visualizar o(s) dado(s) desejados e clique em "pesquisar"
  • Você irá visualizar algumas informações como data e hora da ação realizada, o usuário que realizou a ação, a entidade e campo onde a LGPD foi aplicada, o tipo de ação realizada, dentre outras informações. 


  • Para exportar os resultados, clique no botão "exportar resultados". A tabela será exportada em Excel. 


  • Também é possível exportar as definições cadastradas, para isso clique no botão "exportar definições". A tabela será exportada em Excel. 



c. Ofuscação por Perfil

Na tela de ofuscação por perfil você irá selecionar uma das entidades cadastradas anteriormente na LGPD para realizar a pesquisa e posteriormente a ação de ofuscar o dado. 

Conforme a LGPD, na ofuscação o dado ainda existe no banco de dados, porém ele é "mascarado" no sistema para que a informação não seja visualizada. 

  • Selecione a entidade desejada para realizar a ofuscação. Dentre as informações cadastradas anteriormente, apenas os dados de Consulta SQL (relatórios) não poderão ser ofuscados.
  • Caso você deseje uma pesquisa mais filtrada, poderá utilizar a seleção do campo para trazer apenas um campo para o resultado da pesquisa. 


  • Para realizar ação de ofuscação, na coluna perfil, identifique para qual perfil essa informação será ofuscada. 
  • Clique no ícone de salvar na última coluna da tabela.

  • Após salvar esta ação, os usuários com o perfil R2 não conseguirão visualizar a informação ofuscada em outras telas.
  • Também é possível exportar o resultado apresentado em tela para o Excel, para isso clique no botão "Exportar resultados".


Exemplo de ofuscação:

Na imagem acima ofuscamos a informação de classificação do pedido. Então, ao entrar no pedido (cadastro > pedido), na aba de classificações, o valor da classificação aparece ofuscado no sistema. Ou seja, não é possível visualizar esse dado. Isso ocorrerá em todos os campos que conterem essa informação. 


Exemplo de ofuscação para consultas SQL:

Em Administração > Consultas SQL você poderá cadastrar um campo de um relatório, para que futuramente possamos ofuscá-lo.

Para cadastrar um campo de um relatório clique no botão "+Novo" no canto superior direito da tela.


Selecione o relatório desejado e inclua as informações de Campo, Tipo do dado (Pessoal e/ou Sensível) e Justificativa.

  1. Selecione o relatório 
  2. Escolha o campo que terá a LGPD aplicada (o nome do campo tem que ser exatamente igual ao que é apresentado na coluna da tela do relatório selecionado)
  3. Identifique se essa informação é Pessoal, Sensível e/ou Anonimizável. 
    1. Pessoal - quando selecionado, poderá ser feita a ofuscação do dado e permite o usuário selecionar a opção de anonimizável que permitirá a ação de anonimização do dado.
    2. Sensível - também é possível ofuscar o dado. A diferença entre pessoal é sensível é apenas informativa. Para finalizar no sistema que o dado além de pessoal, é sensível. 
  4. Inclua uma justificativa para o cadastro dessa entidade na LGPD.
  5. Após finalizar clique no botão "Salvar" no canto inferior esquerdo da tela. 



Após feito o cadastro acima, em Administração > Ofuscação por Perfil você poderá cadastrar o perfil que terá a ofuscação da coluna.


Após salvar o perfil que será ofuscado, quando consultarmos o relatório ele deverá aparecer a ofuscção na coluna cadastrada.

d. Anonimização

Na tela de anonimização você irá selecionar uma das entidades cadastradas anteriormente na LGPD para realizar a pesquisa e posteriormente a ação de anonimizar o dado.

Segundo a LGPD, a anonimização inativa o dado ou exclui ele totalmente do banco de dados. 

  • Selecione a entidade desejada para realizar a anonimização. 
  • Caso você deseje uma pesquisa mais filtrada, poderá utilizar a seleção do campo e valor na pesquisa.

  • Para realizar a anonimização do dado, clique no ícone da lixeira localizado na última coluna da tabela.
  • Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela, caso deseje seguir com a anonimização clique OK.

  • Após realizada a anonimização do dado, o mesmo não estará mais disponível no sistema. 


Exemplo de anonimização:

Na imagem acima anonimizamos um dado do pedido e ao realizar essa ação o pedido teste_29112023 foi excluído do sistema. 

Ao entrar na tela Cadastro > Pedido e pesquisar pelo pedido anonimizado, o mesmo não será mais encontrado no sistema.


Para visualizar o log da anonimização e exportar a informação, acesse Administração > Log e utilize os filtros para a pesquisa.