Páginas filhas
  • BANCO DE HORAS – RHU7107 – Qual a finalidade deste cadastro?

Neste programa é cadastrada a tabela de relacionamento entre ocorrências do ponto eletrônico e banco de horas, ou seja, são informadas as ocorrências que serão transferidas do ponto eletrônico para o banco de horas do funcionário pelo programa RHU1977 (Lançamentos Automáticos do Banco de Horas).

Por exemplo, foram importadas as batidas do ponto efetuadas pelos funcionários, após foi executada a rotina de geração do movimento de apontadoria de freqüência, onde foram geradas ocorrências de horas extras, faltas e atrasos. Supondo, que a empresa deseje enviar ou trocar estas ocorrências geradas no ponto eletrônico automaticamente por outra ocorrência no banco de horas, será necessário efetuar este cadastro.

Principais campos:

Ocorrência: Neste campo, deve-se informar um código numérico que identifica a ocorrência de débito ou crédito que foi definida para o ponto eletrônico. Esta ocorrência do ponto eletrônico deverá estar previamente cadastrada no RHU1031 (Ocorrências Apontadoria de Freqüência) e não poderá estar informada no RHU7104 (Ocorrências Banco de Horas).

Exemplo de ocorrências de ponto eletrônico: Faltas, atrasos, horas extras, atestados, dentre outras ocorrências.

Tipo Dia: Neste campo, deve-se informar o código de cada um dos diferentes tipos de dias que terá a transferência das ocorrências do ponto eletrônico para o banco de horas. Este tipo de dia deve estar previamente cadastrado no programa RHU1033 (Cadastro de Tipos de Dias para Apontadoria).

Exemplos de tipos de dias: Dias úteis, Sábado, Domingo, Feriado, Revezamento diário, 1ª Folga Revezamento, 2ª Folga Revezamento, dentre outros.

Os tipos de dias Revezamento diário, 1ª Folga Revezamento, 2ª Folga Revezamento só devem ser cadastrados se a empresa tiver escalas de revezamento.

Escala: Neste campo, deve-se informar o código da escala de trabalho para cadastro da do relacionamento entre ocorrências do ponto eletrônico e banco de horas. Este código da escala representa um conjunto de horários que é associado aos funcionários e deve estar previamente cadastrado no programa RHU1060 (Cadastro de Escalas de Trabalho).

Não é obrigatório o preenchimento deste campo. Somente será necessário quando houver alguma exceção nas regras de cômputo de horas para o banco de horas de alguma escala. Caso a escala não seja preenchida, a regra valerá para todas as escalas.

Turno: Nesse campo, é exibido o código do turno de trabalho que representa esta escala. Este código é um valor numérico, limitado a 3 posições (podendo ser informado até 999) e normalmente associado a uma descrição que possa identificar o horário que representa a escala. Por exemplo, para uma escala normal de trabalho, em que o horário foi definido entre as 08:00 as18:00 horas por dia na semana, pode ter sido definido um turno como sendo ADMINISTRATIVO.  O turno é previamente cadastrado no programa rhu1030 – Turnos de Trabalho.

Tipo: Neste campo, é exibido o tipo da escala que foi feita a montagem dos horários de trabalho. As opções disponíveis para este campo são:

N= Normal;

R= Revezamento;

F= Revezamento com folga no feriado.

Fazer cópia/troca ocorrência: Este campo indica se a ocorrência do ponto será copiada ou trocada para uma nova ocorrência no banco de horas.

Exemplo de ocorrências de banco de horas: Crédito horas, débito horas, crédito dia, débito dia, saldo credor, saldo devedor, dentre outras ocorrências.