Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização

01. VISÃO GERAL

Quando um produto componente é parametrizado com rastro por lote e controle de potência de lote, os comportamentos possíveis referentes a esse conceito são: 

  • Se não informar potência do lote na estrutura (PCPA200 - SG1), ao gerar uma Ordem de Produção (OP), e empenhar o componente, se não for selecionado o lote do componente no momento do empenho, o sistema vai empenhar a quantidade original, de acordo com a quantidade necessária informada na estrutura (multiplicada pela quantidade da OP). Ao efetuar o Apontamento da Produção Mod2 (MATA681), será efetuada a requisição do componente da quantidade original mais o percentual de potência do lote requisitado.
  • Se não informar potência do lote na estrutura (PCPA200 - SG1), ao gerar uma OP e empenhar o componente, se for selecionado o lote do componente no momento do empenho, independente do lote ter ou não percentual de potência informado, o sistema vai empenhar a quantidade original, de acordo com a quantidade necessária informada na estrutura (multiplicada pela quantidade da OP). Ao efetuar o Apontamento da Produção Mod2 (MATA681), será efetuada a requisição do componente de acordo com a quantidade empenhada.
  • Se informar potência do lote na estrutura (PCPA200 - SG1), menor do que 100%, ao gerar uma OP e empenhar o componente, será empenhada a quantidade proporcional de acordo com o percentual da potência informado na estrutura. Ex.: Se a quantidade do componente na estrutura for igual a 1 Kg, a potência do lote na estrutura igual a 20% e a OP for de 10 Kg, o sistema vai empenhar 2 Kg do produto componente, se não for informado o lote ou o lote não tiver potência informada. Se for informado o lote e este possuir potência de 90%, o sistema vai entender que, se somente 90% do lote é aproveitado, precisa considerar 10% a mais, mas que, nesse caso, ele vai aplicar esse percentual sobre a quantidade já calculada de acordo com a potência da estrutura, ou seja, 2 Kg + 10% = 2,22 Kg.
  • Se informar potência do lote na estrutura (PCPA200 - SG1) igual a 100%, ao gerar uma OP e empenhar o componente, se for informado lote e o lote possuir potência informada, será empenhada a quantidade de acordo com a potência do lote. Ex.: Se a quantidade do componente na estrutura for igual a 1 Kg, a potência do lote na estrutura igual a 100%, a OP de 10 Kg e a potência do lote do componente for 50%, o sistema vai empenhar o dobro, que nesse caso será 20 Kg. 


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Se informar potência do lote na estrutura (PCPA200 - SG1) igual a 100%, ao gerar uma OP, empenhar o componente com lote e o lote possuir potência informada, será empenhada e requisitada a quantidade de acordo com a potência do lote.


MATA010-Produtos

Cadastrado um produto PA:


Cadastrado um produto MP com rastro por lote e controle de potência:


PCPA200-Estrutura

Cadastrada estrutura do PA, informando o MP como componente, quantidade igual a 1 e potência 100%:


MATA220 – Saldos Iniciais

Incluído saldo de estoque para o produto MP, informando lote e potência 50%:


PCPA124- Processo Produtivo

Cadastro roteiro para o produto PA:


MATA650-Ordens de Produção

Parametrizado para alterar empenhos e sugerir o lote a empenhar:


Incluída uma OP, de quantidade igual a 10 peças, para o produto PA:


Ao gerar o empenho, a quantidade a empenhar será calculada com base no percentual da potência do lote. No caso do produto MP, como a quantidade da estrutura é 1 peça, a OP é de 10 peças e a potência do lote de 50%, foi calculada a quantidade a empenhar de 20 peças:


MATA681 – Produção PCP Mod2

Efetuado apontamento da OP do produto PA:


MATA250 – Produções

Ao efetuar consulta das movimentações da OP apontada é possível observar que foram requisitadas as 20 peças do componente MP, conforme previsto: