Árvore de páginas

RATEIO DE CUSTOS

Questão:

Como deverá ser calculado o custo de produção de um produto? Deverá ser composto pelos custos indiretos, que não fazem parte da ordem de produção?



Resposta:

Para identificar o custo de fabricação ou custo de produção é necessário identificar os gastos com Matéria-Prima, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação.

Na matéria-prima inclui o preço dos materiais utilizados, como também frete, seguros e impostos quando não recuperáveis.

Como parte da mão de obra direta, inclui os salários dos funcionários envolvidos na produção, uniformes, equipamentos de segurança e tudo que está diretamente ligada a produção do produto.

No custo indireto de fabricação, temos a composição com os demais custos como energia elétrica gasta na produção, manutenção dos maquinários como também a depreciação dessas máquinas.

No CPC16 temos o tratamento contábil para o estoque, onde transcrevemos:


Custos de transformação

12. Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados. Os custos indiretos de produção fixos são aqueles que permanecem relativamente constantes independentemente do volume de produção, tais como a depreciação e a manutenção de edifícios e instalações fabris, máquinas, equipamentos e ativos de direito de uso utilizados no processo de produção e o custo de gestão e de administração da fábrica. Os custos indiretos de produção variáveis são aqueles que variam diretamente, ou quase diretamente, com o volume de produção, tais como materiais indiretos e certos tipos de mão de obra indireta. (Alterado pela Revisão CPC 13)


Como podemos observar os custos indiretos também devem compor o custo de produção, e devido não ser algo aplicado diretamente na fabricação de cada produto, é necessário estabelecer regras para efetuar os devidos cálculos que serão atribuídos aos produtos, que seria através de critérios de rateio ou estimativas desses valores, para a composição do custo, considerando as horas demandadas para cada produto produzido.

Desta forma fica claro que os custos indiretos fazem parte do custo de produção, através de rateio dos custos.



Chamado/Ticket:

PSCONSEG-5445



Fonte:http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/243_CPC_16_R1_rev%2013.pdf