Páginas filhas
  • Manual Operacional da Customização - Integração SGE x SALESFORCE (SESI - SENAI)

Manual Operacional da Customização


Projeto: Integrações com Salesforce/Perseus

Nome do cliente: FIEC


Objetivo

O objetivo dessa documentação é detalhar a integração do SGE com Salesforce.


Público Alvo
Este manual é destinado aos colaboradores selecionados como usuários-chave da área Educacional do SESI e SENAI (DR-FIEC)


Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.



Após serem liberados nas permissões de perfil dos usuários teremos acesso as customizações no módulo Educacional através do caminho:

Módulo Educacional | Educacional | Aba Customização.

Detalhamento do processo

A interface customizada estará disponível em:

TOTVS Educacional | Customizações | Integração SALESFORCE | Parâmetros


A partir dela, o usuário poderá configurar os seguintes parâmetros:

Dados de Conexão – WS, deve ser informado os dados:

  • Endereço WebService: informar o endereço de acesso ao WebService disponibilizado pelo Perseus.
  • Usuário: informar o Usuário de acesso ao WebService disponibilizado pelo Perseus.
  • Senha: informar a senha de acesso ao WebService disponibilizado pelo Perseus.


Durante o refinamento do escopo, foi identificado que seria necessário utilizar o Webservice do Perseus ao invés do Webservice do SALESFORCE, fazendo a comunicação de dados do SGE com Perseus. Desta forma, o Perseus será responsável em realizar o envio de dados para o SALESFORCE.


Bolsa Adicional: será utilizado para conceder descontos, que poderão ser aplicados em campanhas promocionais, aplicadas pelo vendedor no ato da venda no SALESFORCE.


Bolsa Institucional: será utilizado para conceder descontos para os trabalhadores da Indústria, que irá variar de acordo com as empresas,  aplicadas pelo vendedor no ato da venda no SALESFORCE.

Serviço para pagamento com boleto:  Neste parâmetro deverá ser associado apenas um registro, o “Mensalidade – Boleto”

Serviço para pagamento com cartão de crédito: Neste parâmetro deverá ser associado apenas um registro, o “Mensalidade – Cartão Crédito”.

Serviço para pagamento com cartão de débito: Neste parâmetro deverá ser associado apenas um registro, o “Mensalidade – Cartão Débito”.

Serviço para pagamento com dinheiro: Neste parâmetro deverá ser associado apenas um registro, o “Mensalidade - Dinheiro”.

Status de Matrícula – Inativar Contrato Cancelado: Usuário define o código da Situação de Matrícula que será utilizada para cancelar um contrato no Salesforce.

Status de Matrícula – Inativar Contrato Suspenso: Usuário define o código da Situação de Matrícula que será utilizada para suspender um contrato no Salesforce. 

Status de Matrícula Inicial - Importação SalesforceUsuário define o código da Situação de Matrícula que será utilizada para matricular o aluno no SGE pelo processo de Importação de Matrícula. 

Modalidades de Curso - Técnicas e EJA:  usuário deverá informar a(s) Modalidade(s) de Curso(s) cadastro nativo (SMODALIDADECURSO). Para todos os cursos que estiverem vinculados às modalidades informadas neste parâmetro, no envio da Matriz Curricular /Plano de Curso a customização irá enviar para o SALESFORCE a modalidade "Técnico". Para as modalidades que não estiverem parametrizadas, será enviado "Curta e Média duração". Essa classificação é utilizada no SALESFORCE para agrupamento dos planos de pagamento. A FIEC poderá incluir novas modalidades de acordo com a necessidade.

Inicialmente serão as modalidades dos Cursos Técnicos SENAI e futuramente, a FIEC deseja incluir as modalidades do SESI.

Essa parametrização será realizada por coligada e Nível de Ensino. 

Criação de API para inclusão e Atualização de serviço CRM no SGE

Inclui ou altera um Serviço originado do CRM no cadastro customizado de Serviços do SGE, vinculando o serviço criado aos cursos informados.

Documentação técnica da API está disponível aqui.

Ao executar a chamada do webservice, se for inclusão de um serviço novo, o método irá:

  • Incluir o Serviço CRM no SGE (cadastro customizado).
  • Preencher todos os dados do serviço informados: 
    • Código do Serviço/Produto
    • Descrição do Serviço/Produto
    • Código do produto do Protheus (obrigatório), 
    • Código da Natureza Financeira do Protheus
    • Item Contábil
    • Conta Contábil
    • Status
  • Vincular o Serviço CRM no anexo customizado de Dados Adicionais do Curso na Matriz Curricular. 

Ao executar a chamada do webservice, se for atualização de um serviço existente será permitido alterar o status do serviço identificado no SGE através do código.

Importante:

  • Só será possível alterar o status do serviço no CRM, a ativação/inativação não irá ocorrer no SGE.
  • O código do produto Protheus é obrigatório para inclusão do Serviço no SGE. Caso a natureza financeira não seja enviada, será necessário cadastrá-las manualmente através da interface no SGE. 
  • O campo conta contábil não está disponível para inclusão via API (apenas pela interface). 
  • Os cadastros de Produtos e Natureza Financeira do CRM precisam estar equivalentes aos cadastros do Protheus/SGE, com os mesmos códigos, para que seja possível efetuar o de-para entre os cadastros/sistemas. Tais cadastros são enviados do SGE para o Protheus, no momento do envio do Pedido de Venda (integração Protheus), exatamente como foram importados do CRM.
  • A API só deve ser acionada para envio de serviços relacionados à mensalidades/cursos. Demais serviços já deverão estar disponíveis no SGE, como por exemplo: segunda via de histórico, taxa de material escolar, multa rescisória, dentre outros.
  • Quando o serviço do CRM for atualizado com status inativo, não serão atualizadas as matrizes curriculares dos cursos relacionados, já que se fossem inativadas, não seriam permitidas novas matrículas para as turmas já existentes. 


Caso seja necessário ativar um Serviço/Produto novamente no CRM, o  webservice do SGE irá receber o status ativo e alterar o status no cadastro do serviço CRM. Feito isso, poderão ser criadas novas turmas de oferta no SGE.

Criação de interface Serviço CRM

Armazenar as informações referentes ao serviço do CRM, que serão importadas para o SGE. Tais informações serão utilizadas no envio do pedido de venda do SGE para o Protheus.

A interface está disponível em:

TOTVS Educacional | Customizações | Integração SALESFORCE | Serviço CRM


A interface será exibida conforme abaixo:

Com exceção da Conta Contábil, todos os campos poderão ser preenchidos através da API de Inclusão/Alteração de Serviço CRM.

Importante:

Os campos Código e Descrição do Serviço CRM serão bloqueados para edição/exclusão através dessa interface, os demais campos deverão ficar liberados para edição.

Anexo:

Armazenar o vínculo do serviço CRM ao cadastro da matriz curricular curso no SGE. Cada matriz terá um único serviço, que por sua vez, poderá estar vinculado a mais de um curso no SGE.

Importante:

Este anexo poderá ser preenchido pela API ou manualmente através da interface. Será possível também alterar ou desvincular o serviço do curso , desde que não existam alunos matriculados nas turmas do curso. 

O anexo está disponível em:

TOTVS Educacional | Currículo e Oferta| Matrizes curriculares | Anexos | Dados Adicionais do Curso

O  vínculo do serviço é necessário para definição do serviço que será utilizado para geração de títulos no Protheus, carregando assim as informações do Produto, Natureza Financeira e Conta Contábil para os títulos gerados no Protheus. O serviço CRM só será importado para o SGE se possuir produto Protheus informado.


Caso um serviço se torne inativo após associação ao curso, o vínculo não será desfeito automaticamente. No entanto, não poderão ser feitos novos vínculos a um serviço inativo. 


Pré-requisitos

Para ofertar o Curso e exportá-lo para o Perseus, em resumo, serão necessários os seguintes passos:

  1. Cadastrar o Curso no SGE
  2. Cadastrar a Matriz Aplicada do Curso (oferta do curso por turno e filial)
  3. Exportar o Curso/Matriz para Perseus
  4. Cadastrar serviço no CRM referente ao Curso no Protheus.
  5. Desbloquear o produto do Protheus referente ao serviço CRM. 
  6. Importar os Serviços do CRM/Perseus para o cadastro customizado de serviços CRM do SGE e o vínculo com o Curso.
    1. A importação também preencherá a Natureza financeira, Código do produto Protheus e Prefixo, desde que sejam enviadas no serviço. São dados necessários para integração com Protheus


Detalhamento do processo

Exportar a criação e atualização dos Cursos e das Matrizes Aplicadas do SGE para o Perseus, contendo todas as informações necessárias para que o Perseus efetue a criação do Curso no SALESFORCE. A interface customizada estará disponível em: 

TOTVS Educacional | Customizações | Integração SALESFORCE | Exportação de Cursos



Esse processo poderá ser executado manualmente ou agendado conforme demanda da FIEC, e será responsável por realizar a exportação dos dados de cursos do SGE para o Perseus, que posteriormente será responsável por enviá-los ao SALESFORCE. 


Toda estrutura de oferta criada para o curso/matriz curricular que estiver definido como Gratuito este não será considerado para o envio ao Perseus. Será enviado para integração apenas  o curso/matriz curricular que estiver  definido como  Não Gratuito e será integrado no Perseus.

Importante:

No SGE as matrizes aplicadas possuem a informação do turno. O CRM não precisa de informações de turno para definir os preços dos cursos. No entanto, para realizar a precificação da matriz ou turma por turno no CRM, será necessário realizar o cadastro de Matriz Aplicada vinculada ao Curso no SGE, para cada turno e unidade/filial. O cadastro deverá ser feito no caminho TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | Anexos | Matriz Aplicada.

Pré-requisitos

Bloquear a criação de turmas no SGE, para as matrizes aplicadas de cursos Não Gratuito quando não houver vínculo do serviço CRM no Curso ou quando o serviço vinculado estiver inativo no cadastro customizado  do Serviço CRM no SGE.

Detalhamento do processo

Uma turma pode ser cadastrada através das interfaces nativas do SGE, que estará disponível em dois locais diferentes sendo eles:

TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas e Turmas/Disciplinas

Ou através do assistente para criação de turmas e turmas/disciplinas, em:

TOTVS Educacional | Atividades Acadêmicas | Assistentes | Cadastro de turma e turma/disciplina. 


Quando o usuário for realizar a inclusão de uma turma referente a um curso Não Gratuito no SGE (anexo Dados Adicionais do Curso), a customização deverá validar se existe serviço CRM vinculado a Matriz Curricular e seu status estiver ativo. O vínculo é verificado através do anexo customizado detalhado no (Anexo de Dados Adicionais do Curso - CRM/SALESFORCE). 

Caso o vínculo esteja correto, será possível cadastrar novas turmas. Caso contrário, não será permitido realizar a criação da turma e será exibido uma mensagem de alerta conforme exemplo:

Mensagem:

Não foi possível criar o registro da Turma, pois o Serviço CRM não está vinculado ao Curso/Matriz Aplicada selecionado. Verifique o cadastro do serviço no anexo do curso.

O mesmo serviço CRM poderá estar vinculado a várias Matriz Curricular do SGE. Caso o serviço CRM esteja inativo, a criação das turmas de todas as matrizes aplicadas vinculadas a este serviço serão bloqueadas.

Pré-requisitos

É necessário que o Curso e Matriz Aplicada estejam associados à uma Turma, para serem exportados.

Detalhamento do processo

Exportar a criação e atualização das Turmas do SGE para o Perseus, contendo todas as informações necessárias para que o Perseus efetue a criação das Turmas (produtos) no SALESFORCE. A interface customizada estará disponível em: 

TOTVS Educacional | Customizações | Integração SALESFORCE | Exportação de Turmas

Esse processo poderá ser executado manualmente ou agendado conforme demanda da FIEC, e será responsável por realizar a exportação dos dados de cursos do SGE para o Perseus, que posteriormente será responsável por enviá-los ao SALESFORCE. 


Importante:

O processo customizado irá enviar apenas o cadastro de Turma (sem disciplinas).

A Turma será enviada como Ativa, porém existem alguns critérios que desativam as turmas. Nestes casos, precisamos enviar os registros dessas turmas com status Inativo na integração, conforme critérios abaixo:

  • Quando a Data início do período de matrícula da turma não estiver sido atingida - Período de matrícula ainda não iniciado (período definido no cadastro da Turma/Disciplina  STURMADISC.DTINICIOMATPRES).
  • Quando a Data final do período de matrícula da turma for atingida - Turma encerrada para matrícula (período definido no cadastro da Turma/Disciplina STURMADISC.DTFIMMATPRES).
  • Quando a capacidade máxima da turma for atingida - Turma cheia.

Serão exportadas apenas turmas que possuem turmas/disciplinas com o mesmo período de matrícula definido. Caso a turma possua mais de uma turma/disciplina com períodos diferentes, a turma não será exportada e será registrada a ocorrência no monitor de log.  

Através dos critérios acima, o SALESFORCE poderá controlar a oferta das Turmas (Produto), bloqueando a oferta de vendas, se necessário.

Os registros de turmas serão exportados (inclusão e alteração) até que a data final da turma, seja atingida. Após esse período, a turma não será mais enviada para este processo.

Pré-requisitos

Parametrizar Situação de Matrícula Inicial, que será utilizado no momento da importação de matrícula do SALESFORCE para o SGE. 

Ex: Pré-Matriculado


Detalhamento do processo

Após receber os dados de venda do Salesforce, será executada a funcionalidade nativa do TOTVS Educacional (SGE), para efetuar a criação do registro de matrícula do aluno, sendo validadas todas as regras de negócio padrão do SGE.

Será executada as seguintes operações:

  • Cadastrar Dados Básicos do Aluno
  • Cadastrar Dados Básicos do Responsável Financeiro
  • Preencher Dados de Matrícula
      • Curso/Habilitação,  Matrícula no Período letivo, Matrícula nas Disciplinas 
      • Gerar Contrato e parcelas
      • Incluir bolsa/desconto
      • Vincular o Responsável financeiro no cadastro no contrato
      • Retornar dados do contrato gerado no anexo de Dados Complementares


Ao final da importação o Serviço deverá retornar as seguintes informações: Código XNUMPRO (gerado pelo SGE), Código da Filial, Status do Contrato (Vigente - na inclusão), Data de início e Duração do contrato em meses (serão calculados pelo SGE e estarão gravados no anexo de dados complementares do contrato).

Dados Aluno:


Dados Responsável Financeiro:

O Código identificador do Cliente/Fornecedor  Salesforce/Protheus, será composto de acordo com seguinte formato: 

9 primeiros dígitos do CPF ou 8 primeiros  primeiros dígitos do CNPJ +  código da loja 

Exemplo: 0101251250001

Dados Matrícula Curso/Habilitação (SENAI):


Dados Matrícula Período Letivo( SESI /SENAI):


Dados Matrícula em Disciplinas (SESI/SENAI):

O aluno terá opção de selecionar quantas disciplinas irá cursar no semestre ou se irá cursar todas as disciplinas da grade. O Salesforce irá enviar estes dados para o SGE realizar a matrícula nas disciplinas. Caso não seja enviada nenhuma disciplina a customização irá matricular o aluno em todas as disciplinas da turma no período letivo enviado. 


O Contrato será gerado automaticamente para todas as matrículas importadas, desde que a situação de matrícula seja definida como inicial (Pré-Matriculado, por exemplo), esteja parametrizada para gerar contrato (parametrização nativa). 

Dados Contrato:

O contrato será gerado sem plano de pagamento, já que deverá respeitar as parcelas e valores negociados no SALESFORCE. 

Dados Bolsa/Desconto (se informado na venda):

A bolsa/desconto concedida para o aluno no ato da venda realizada pelo SALESFORCE deverá ser incluída no contrato do aluno, de acordo com o tipo de desconto enviado pelo SALESFORCE, Adicional ou Institucional. 

Dados das parcelas do contrato: 

As parcelas serão geradas de acordo com as informações enviadas pelo SALESFORCE . o SGE receberá o valor total e a quantidade de parcelas, e irá incluir no contrato as parcelas calculadas com base nas informações. Todas as parcelas serão geradas com o mesmo valor.

A data primeira parcela (Matrícula) será gerada com o dia fixo informado e as demais parcelas, serão geradas com dia fixo do vencimento que será utilizado na geração da segunda parcela do mês subsequente do início  da turma, até atingir a quantidade de parcelas.

Exemplo:
Data primeiro vencimento: 17/01/2022
Dia de vencimento: 10
Quantidade de parcelas: 3
Parcela 1 - 17/01/2022 (Parcela Matrícula)

Parcela 2 - 10/02/2022 (Mensalidades)

Parcela 3 - 10/03/2022 (Mensalidades)


O SGE irá gerar apenas as parcelas do contrato. Somente após a geração das parcelas é que a integração SGE x Protheus será acionada. Os lançamentos financeiros/títulos serão gerados pelo Protheus e devolvidos para o SGE.

Parcelas do Contrato e da operadora de cartão

De acordo com a regra atual da FIEC, o pagamento com cartão de crédito (balcão) pode ser feito para a primeira parcela ou para o curso todo. Não é permitido pagar mais de uma parcela no cartão, se não for o valor total.
API foi ajustada para receber este campo. Segue desenho e detalhamento para orientar o preenchimento dos campos de parcelamento e geração dos pedidos de venda Protheus.

  • QuantidadeParc: Quantidade de parcelas do Contrato negociadas com o cliente, que indicará a geração de Pedidos gerenciais (mensalidades / parcelas do Contrato SGE) - Não utilizado para E-commerce e pagamento com Crédito e Não e-commerce e primeira parcela com cartão.
  • ParcelasCartaoParcelaUm: Quantidade de parcelas referente ao parcelamento no cartão de crédito, para pagamento da primeira parcela ou parcela única (valor total do curso).  Essa informação será enviada na forma de pagamento do pedido gerencial.

O processo de Integração Protheus seguira seu escopo a partir da criação do contrato pelo SalesForce com as definições de  quantidade de parcelas e a forma de pagamento da primeira parcela.


Dados vinculo do Responsável Financeiro:

O Responsável será vinculado ao contrato do aluno. Não será feito vínculo deste responsável no cadastro do aluno.


Detalhamento do processo

As matrículas efetuadas na Loja deverão ser enviadas para o SALESFORCE, que será o responsável pelo envio das informações para o SGE. As informações serão enviadas pelo serviço de Importação de Vendas/Matrículas. Para que as informações de pagamento efetuado na loja sejam enviadas para o SGE e posteriormente para o Protheus, o serviço de importação de matrículas do SGE deverá ser ajustado para receber tais informações.

Ao receber a venda da Loja Virtual o SALESFORCE deverá consumir o Serviço disponibilizado pelo SGE enviando, além dos dados do pagamento, todos os dados obrigatórios para a criação do registro de matrícula do aluno, sendo validadas todas as regras de negócio do SGE.

Todos os dados referentes ao pagamento serão armazenados no SGE no Anexo de Dados Complementares do Contrato, no momento da criação da matrícula/contrato no SGE.

Tais informações ficarão disponíveis para serem enviadas ao Protheus e para cálculo de multa rescisória (detalhado no escopo de integração do Protheus).

Pré-requisitos

Alterar a situação de matrícula do aluno no período letivo para uma das situações parametrizadas na aba Status de Matrícula – Inativar Contrato, para que o contrato do aluno seja Cancelado ou Suspenso no SALESFORCE. 

Detalhamento do processo

Exportar do SGE para o SALESFORCE os dados de cancelamento ou suspensão de contrato e atualização de vagas na turma, sempre que a situação de matrícula do aluno no período letivo for alterada para um status parametrizado (que exige alteração contratual e libere a vaga do aluno na turma).

O usuário deverá efetuar o processo de Alteração de situação de matrícula, por meio do menu: 

Secretaria | Matrícula | Matrícula no Período Letivo, em seguida, Processo | Alterar situação da matrícula.



Selecione a matricula do aluno no Período Letivo. Clique em Processos –Alterar situação de matrícula.


A customização acionará os métodos do Webservice SALESFORCE, sempre quando a situação de  matrícula do aluno for alterada, para envio dos dados correspondentes.

A exportação de Cancelamento do Contrato Financeiro,  ocorrerá se atender às seguintes regras: 

  • A integração do cancelamento do contrato irá ocorrer apenas no momento que a situação de matrícula do aluno for um valor existente nos parâmetros que indicam Inativação de Contrato (aba Status de Matrícula – Inativar Contrato) independente se o contrato/venda se originou no SGE ou no SALESFORCE.
  • O registro do contrato do aluno no SGE deverá estar com status de Cancelado.


Após o usuário alterar a situação do aluno no SGE para Cancelado, a turma liberará a vaga na turma do SGE atualizando o campo Alunos Matriculados na turma.

Exemplo 1:

Quantidade de Alunos matriculados antes da alteração de situação de matrícula = 2

Exemplo 2:

Quantidade de Alunos matriculados após alteração de situação de matrícula = 1

Para os casos de alunos que estão Pré-Matriculados e desistiram do curso ou não realizaram  o pagamento do boleto de matrícula dentro do prazo estipulado pela FIEC, o usuário terá que alterar a situação do aluno no SGE para Cancelado, para que ele libere a vaga na turma do SGE (atualiza o campo Alunos Matriculados na turma). Existem dois caminhos para executar este processo sendo eles:

  • Para alunos que realizaram a contratação do curso através da funcionalidade do Processo Seletivo, estará disponível em: TOTVS Educacional | Sistema Indústria|Processo Seletivo| Cancelamento de pré-matrícula (Customização do Departamento Nacional).
  • Já para as contratações de alunos que foram realizadas diretamente via secretaria (balcão) sem ser através do Processo Seletivo, estará disponível em: TOTVS Educacional| Matricula e Avaliação| Menu Mais…| Confirmação de matrícula por pagamento (recurso nativo no RM).

A atualização das vagas da turma ocorrerá sempre que o status de matrícula do período letivo for alterado para um dos valores parametrizados (Cancelamento ou Suspensão).

Importante:

O cancelamento do contrato será realizado apenas no SGE e o status integrado no SALESFORCE, não está contemplado cancelamento diretamente no SALESFORCE

O caminho para execução deste processo está disponível em:

TOTVS Educacional| Matricula e Avaliação| Menu Mais…| Confirmação de matrícula por pagamento (recurso nativo no RM).


Pré-requisitos

É necessário que o Contrato seja gerado automaticamente para todas as matrículas importadas do SALESFORCE para o SGE.

Detalhamento do processo

Armazenar as informações referente a compra realizada pelo E Commerce e  cálculo de multa rescisória e crédito do aluno, caso existam para aquele contrato. A interface customizada estará disponível em: 

TOTVS Educacional | Financeiro/Contábil | Contratos| Anexos | Dados Complementares do Contrato.

image2022-6-1_14-30-10.png

Os dados serão preenchidos automaticamente pela customização através do processo de importação de Vendas/Matrículas do SALESFORCE para o SGE, detalhado no Processo de Importação de Vendas - Matrículas SALESFORCE.

A interface irá exibir os seguintes campos:

  • ID Oportunidade Venda: ID da oportunidade de venda gerado pelo SalesForce
  • Data Venda: data da realização da venda
  • Pedido Fiscal: Número do Pedido Fiscal gerado no Protheus
  • Recebe boleto por e-mail: indica se o aluno irá receber o boleto por email. Este campo poderá ser alterado manualmente pelo usuário, diretamente no SGE.
  • Código XNUMPRO: código de rastreamento do contrato. O formato do XNUMPRO é SGE+(Cód Coligada)+F(Cód Filial)+C(Num Contrato). Ex: SGE3F20C123
  • Forma de pagto da Primeira parcela: indica a forma de pagamento da primeira parcela
  • Forma de pagto das demais parcelas: indica a forma de pagamento das demais parcelas
  • Quantidade de parcelas do contrato: Indica a quantidade de parcelas (mensalidades) do contrato.
  • Número de parcelas pgto cartão (1ª parcela): Indica a quantidade de parcelamento quando o pagamento da primeira parcela for em cartão. 
  • Duração: indica a duração do curso em meses.


Além das informações de Dados da baixa com Cartão, sendo elas:

  • E commerce:  Sim ou Não, enviado pelo Salesforce no processo de importação de matrícula. 
  • Adquirente do Cartão: Nome da adquirente, informado pela Loja e enviado pelo Salesforce no processo de importação de matrícula.
  • NSU: Número do NSU do pagamento, informado pela Loja e enviado pelo Salesforce no processo de importação de matrícula.
  • Meio de pagamento: Débito ou Crédito, informado pela Loja e enviado pelo Salesforce no processo de importação de matrícula.
  • Bandeira: Nome da bandeira do cartão: Visa, Mastercard etc, informado pela Loja e enviado pelo Salesforce no processo de importação de matrícula.
  • Quantidade de parcelas: Quantidade de parcelas do pagamento com cartão, informado pela Loja e enviado pelo Salesforce no processo de importação de matrícula.
  • Valor total da Venda do cartão: Valor pago no cartão de crédito ou débito, informado pela Loja e enviado pelo Salesforce no processo de importação de matrícula.


Importante:

No SGE, um mesmo contrato, quando possuir taxa extra, poderá ter mais de um XNUMPRO. Sempre teremos um número relacionado ao contrato principal e outro relacionado às taxas. No envio do cancelamento de contrato, conforme detalhado no parte 2, é necessário enviar o número do XNUMPRO do contrato. Neste caso, será enviado o XNUMPRO original do contrato e não serão enviados os números XNUMPRO das taxas extras, já que eles não existirão no Salesforce.

Pré-requisitos

Não se aplica

Detalhamento do processo

Nesta interface o usuário poderá consultar os Logs das operações de exportação executadas pela integração do TOTVS Educacional com Perseus/Salesforce.

Os históricos das exportações de dados para o Perseus serão registrados e poderão ser visualizadas no menu:

TOTVS Educacional | Customizações | Integração SALESFORCE |Monitor de Log

Será apresentada ao usuário uma visão com a relação de registros importados e exportados.

  • Id Log: Identificador sequencial de Log.
  • Campos Chave: Descrição dos campos utilizados para gerar o registro integrado.
  • Valores Chave: Chave primária do registro integrado.
  • Status: Situação da Integração (Sucesso ou Erro).
  • Funcionalidade: Tipo de Processo que está sendo feito (Por exemplo: Exportação de Curso).
  • Módulo: Tipo da integração que está sendo feita.
  • Data de Criação: Data de Criação do registro.
  • Data da última alteração: Data da última alteração do registro


Ao acessar o anexo de um registro será possível o usuário visualizar todos os registros relacionados ao cadastro integrado selecionando a opção Item de Log. Estarão disponíveis os seguintes campos:

Protótipo:

  • Id. Item Log: Identificador sequencial do item de log.
  • Id. Log: Identificador sequencial de log.
  • Mensagem: Mensagem com o status da integração do item.
  • Status:  Situação da integração do item selecionado.
  • Dados Enviados: Relação dos dados enviados para integração.
  • Dados Recebidos: Relação dos dados recebidos.
  • Data de Criação:  Data de criação do registro. 
  • Data da última Alteração: Data da última alteração do registro.


No log os registros são agrupados pelas seguintes funcionalidades:

1 - Importação Serviço CRM
2 - Exportação de Curso
3 - Exportação da Matriz Aplicada
4 - Exportação da Disciplina
5 - Exportação da Turma
6 - Exportação de Cancelamento de Matrícula
7 - Importação Responsável Financeiro
8 - Importação Aluno
9 - Importação Matrícula

10- Gerar Contrato
11 - Atualização Quantidade Matrículas

Pré-requisitos

Não se aplica

Detalhamento do processo

Este processo possibilita ao usuário programar o reenvio de registros processados com erro que não foram exportados corretamente para o Perseus/Salesforce.

A funcionalidade está disponível na tela de Monitor de Logs:

Processos | Reenvio de Registros.


Será permitido o usuário selecionar apenas um registro quando o mesmo estiver com o status de (Cancelado, Erro ou Pendente) e poderá ser executado manualmente. Ou caso o usuário não selecione nenhum registro na visão do Monitor de Logs, ele poderá executar ou agendar o reenvio, o processo processará novamente todos os registros com os status Erro ou Pendente.

Ao ser acionado o processo customizado de reenvio de dados a customização tentará realizar novamente o envio das informações ao Protheus, caso consiga o status do registro passará para Sucesso.

O processo de reenvio automático será executado até atingir o número máximo de tentativas parametrizado no Req.01 deste documento. Caso o parâmetro esteja vazio a customização não realizará nenhuma tentativa de reenvio automaticamente. 

Caso seja atingido o número máximo de tentativas de reenvio e em nenhuma das tentativas tenha retornado sucesso, a customização passará o status do registro para Cancelado, sendo o registro não integrado com o Perseus/Salesforce.  

Dependendo do erro ocorrido, o usuário precisará acessar o Monitor de log e analisar os logs, corrigir os registros (caso necessário) e então acionar o processo de reenvio. 

O reenvio será realizado conforme regras definidas nos requisitos originais de cada funcionalidade de exportação. O reenvio será realizado conforme regras definidas nos requisitos originais de cada funcionalidade de exportação..