Árvore de páginas

Documento: CPC 22: Informações por Segmento (IFRS 8)

Objetivo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as principais ferramentas que auxiliam a operação da norma contábil CPC 22 - Informações por Segmento, equivalente a norma contábil internacional IFRS 8.

Resumo da Norma Contábil

Este Pronunciamento Técnico aplica-se às demonstrações contábeis separadas, individuais ou consolidadas da entidade:

a) cujos instrumentos de dívida ou patrimonial sejam negociados em mercado de capitais (bolsa de valores nacional ou estrangeira ou mercado de balcão, incluindo mercados locais e regionais);

b) que tenha depositado, ou esteja em vias de depositar, suas demonstrações contábeis à Comissão de Valores Mobiliários ou a outra organização reguladora, com a finalidade de emitir qualquer categoria de instrumento em mercado de capitais.

O Pronunciamento especifica como a entidade deve divulgar informações sobre seus segmentos operacionais nas demonstrações contábeis anuais, lembrando que o Pronunciamento Técnico CPC 21 - Demonstração Intermediária exige que a entidade divulgue informações sobre seus segmentos operacionais em demonstrações intermediárias. Também define os requisitos das respectivas divulgações sobre produtos e serviços, áreas geográficas e principais clientes.

Aplicação no Sistema

Para atendimento do IFRS 8 – Demonstrativos por segmentos foi disponibilizada no módulo Contabilidade Gerencial a possibilidade de criação de mais 05 entidades contábeis em adição as entidades já existentes: conta contábil, centro de custo, item contábil e classe de valor.

Estas entidades devem ser utilizadas para melhorar o detalhamento das informações dos lançamentos contábeis, permitindo a análise dos saldos pelas visões necessárias ao atendimento da IFRS 8.

 Como o conceito base do módulo Contabilidade Gerencial é a utilização de entidades apenas para informações que necessitam de controle de saldos, caso seja necessário a criação de informações complementares no lançamento contábil, a fim de que sejam demonstradas em relatórios de movimentações, ou seja, que não controlem saldos, deverá ser utilizado o recurso de atividades complementares a débito e a crédito.


Funcionalidades Relacionadas


  • Wizard de Configuração de Entidades Contábeis (CTBWIZENT)
  • Consultas / Razões / Entidade (CTBC403)
  • Relatórios / Balancete / Entidades (CTBR051)
  • Relatórios / Razões / Entidades (CTBR403)
  • Configuração de Entidades Contábeis (CTBA005/CTBA800)
  • Amarração de Entidades Contábeis (CTBA810)

Links Relacionados

Pronunciamento CPC 22 ( Acesso 26/08/2020 )