Árvore de páginas

Documento: CPC 09: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

Objetivo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as principais ferramentas que auxiliam a operação da norma contábil CPC 09  - Demonstração do Valor Adicionado.

Resumo da Norma Contábil

O objetivo deste Pronunciamento Técnico é estabelecer critérios para elaboração e divulgação da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), a qual representa um dos elementos componentes do Balanço Social e tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição, durante determinado período.

A elaboração deve levar em conta o Pronunciamento Conceitual Básico deste CPC Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis; e os dados, em grande maioria, são obtidos principalmente a partir da Demonstração do Resultado do Exercício.

Aplicação no Sistema

O Demonstrativo de Valor Adicionado (DVA) é atendido pelo relatório CTBR570 em função das parametrizações previamente realizadas no cadastro da visão gerencial utilizada para emissão do DVA.

Atualmente as sintaxes disponíveis para utilização na configuração de uma visão gerencial são:

Saldo: Retorna um saldo para a entidade gerencial com base em um valor especificado ou no resultado da execução de uma expressão ADVPL.

Fator: Retorna um fator de multiplicação para a entidade gerencial com base em um valor especificado ou no resultado da execução de uma expressão ADVPL.

Entidade: Retorna os saldos de uma entidade gerencial previamente definida na mesma visão gerencial em uso pelo processamento corrente.

Ftentidade: Retorna os saldos de uma entidade gerencial previamente definida na mesma visão gerencial em uso pelo processamento corrente, só que aplicando um fator de multiplicação estabelecido na expressão.

Movimento: Retorna o saldo para uma entidade gerencial com base nas movimentações contábeis selecionadas em função das entidades partida e contra-partida especificadas.

Visão: Retorna o saldo referente ao resultado do processamento de outra visão gerencial, que não a utilizada no processo corrente. É necessário que uma entidade da visão gerencial referenciada esteja marcada como Total da Visão.

Variação: Retorna a variação entre o saldo atual e o saldo anterior da entidade gerencial corrente.

Funcionalidades Relacionadas

  • Demonstrativo de Valor Adicionado (CTBR570)
  • Visão gerencial contábil (CTBA160)
  • Sintaxes específicas para uso na visão gerencial

Links Relacionados

Visão Gerencial - Uso de fórmulas

Visão Gerencial - Modos de exibição da Visão Gerencial

Visão Gerencial - Impresão de balanços em diversos tipos de saldo

Pronunciamento CPC 09 ( Acesso 26/08/2020 )