Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Melhoria - Nova configuração para balanceamento de carga de conexões

Esta build contém uma nova configuração para balanceamento de carga, onde é possivel parametrizar que a configuração de conexões ( CONNECTIONS ) , definida para cada serviço configurado para balanceamento, seja um faro limitante de processos em execução para direcionar novas conexões ao serviço em questão. 

 
Abrangência ERP 10 e 11
Situação Utilização do balanceamento de carga de conexões  no Protheus Server. 
Ocorrência Ao configurar cada servidor (slave) disponível para conexão no serviço de balanceamento, a configuração CONNECTIONS definida para cada serviço servia apenas como fator de distribuição, não sendo um fator limitante no balanceamento. 
Melhoria

A partir da build atual, é possível inserir a configuração BalanceLimit=1 na seção [servernetwork], e deste modo tornar o número de conexões / processos definidos na configuração CONNECTIONS de cada serviço um fator limitante de balanceamento. 

Na prática, sem o uso deste parâmetro, em uma configuração hipotética entre 3 serviços slave do Protheus, cada um configurado com CONNECTIONS=10, onde após a subida do sistema , 42 usuarios entrassem no ERP, conectando com o Serviço Master / Balance do Protheus Server. 

Balance utilizando balancelimit=0 ( default ) : O número total de conexões seria dividido igualmente, e cada serviço do Protheus receberia 14 conexões. 

 

Balance utilizando balancelimit=1 : Os primeiros 30 usuarios seriam distribuídos de forma  uniforme entre os três serviços do Protheus, entrando 10 usuários em cada serviço, e os demais não seriam redirecionados, pois os serviços já atingiram o limite de conexões. 

 

Informações adicionais
  • Não há chamado relacionado. 
  • Melhoria realizada mediante processo de melhoria contínua da ferramenta.
  • Como esta é uma configuração exclusiva do servidor de balanceamento, caso sejam realizadas conexões de SmartClient diretamente para o slave, o limite estipulado de balanceamento não será considerado. 
  • Cada slave reporta ao serviço de balanceamento a quantidade atual de processos em execução, independente da origem do processo ( smartclient, Jobs, etc ), de modo que, independente da origem do processo em execução, uma vez atingido o numero de processos definidos para aquele slave, o balanceador não vai masi repassar novas conexões de smartcliente para aquele serviço.
  • Parar maiores informações sobre a configuração de balanceamento de carga de conexões, consulte a TDN, configuração servernetwork

  • No labels