Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Pré Requisitos da rotina
  3. Exemplo de utilização
  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A rotina de Consolidação Geral - CTBA220 tem como objetivo exportar os dados de um ou mais grupo de empresas para um ou mais outros grupos de empresas. Os grupos de empresas que terão os seus dados exportados são chamadas consolidadas. A que receberá os dados é a consolidante.


Esta rotina, normalmente, é utilizada para ter os dados consolidados de alguns ou todos grupos de empresas, unidades de negócio e filiais seja por motivos fiscais ou gerencias. 


O grupo de empresas consolidante  deve ser exlusivo para esta finalidade. Não se deve utilizar nenhum dos grupo de empresas consolidadas como consolidante.


02. PRÉ REQUISITOS DA ROTINA

Este processo pode ser executado através procedures para obter melhor desempenho. Para isso existem pré requisitos a serem verificados pelo usuário do sistema. Abaixo seguem os pré requisitos. 


  • 02.1  Pré requisitos necessários para execução com ou sem procedures

a. Ter um grupo de empresas EXCLUSIVO para ser a consolidante.


b. Configurar o parâmetro MV_CONSOLD. Este parâmetro deve ser preenchido no grupo de empresas consolidante, ou seja, na empresa em que os dados serão recebidos.  Supondo-se que o grupo de empresa consolidante é  "T4",  a unidade de negócios é "N " e a filial é "PR 01 " o parâmetro deve ser preenchido da forma dessa forma MV_CONSOLD ="T4N PR 01 " . Se houver mais de um grupo de empresas consolidante, preencher separando por "/", MV_CONSOLD ="T4N PR 01 /T5P SP 02".


c. Se solicitada a geração do Saldo Inicial, é obrigatório ter os saldos reprocessados nos grupos empresas consolidadas. Isto pois a geração do saldo inicial é feita lendo as tabelas de saldos diários.


  • 02.2  Pré requisitos para se beneficiar da utilização de procedures dinâmincas

a. O número de colunas das tabelas dos grupos de empresas a serem consolidados devem ser exatamente os mesmos do grupo de empresa consolidante.

Supondo-se, por exemplo, que uma das tabelas consolidadas é a CT1, todas as "CT1's" dos grupos de empresas envolvidos no processo, consolidadas e consolidante, devem ter exatamente o mesmo número de colunas com seus nomes e tipos respectivamente correspondentes.


b. Ter os pacotes de procedures p12_01.sps e p12_03.sps instalados o SGBD.


03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Neste exemplo vamos exportar os dados da tabela CT1 do grupo empresa "T2L MG 01 /T2R PR 02 " para o grupo empresa "T4N PR 01 ".


03.1 - Ir ao módulo Configurador e entrar no grupo empresas consolidante e informar no pâmetro MV_CONSOLD ="T4N PR 01 "

a.  Entrar no grupo empresa consolidante




b. Ir em Cadastros/Parâmetros e ajustar o parâmetro MV_CONSOLD 


03.2 - Ir ao módulo Contabilidade Gerencial

a. Entrar no grupo de empresas consolidante


b.  Ir em Miscelâneas/Processamentos/Consolidação Geral selecionar as tabelas a terem os dados exportados 


c. Informar os parâmetros e confirmar


04. TABELAS UTILIZADAS

As tabelas envolvidas são as de cadastros básicos da Contabilidade Gerencial para efetuar um lançamento contábil, as tabelas envolvidas no processo de Consolidação Geral e as tabelas de Saldos Contabéis ( estes se for solicitada a geração do saldo inicials). São elas,

  • CTG - Calendário Contábil
  • CTO - Moedas Contábeis
  • CTE - Amarração Moedas X Calendário
  • CT1 - Planode Contas
  • CTT - Centro de Custos
  • CTD - Item Contábil
  • CTH - Classe de Valor
  • CT2 - Lançamentos Contábeis
  • CQ1 - Saldos Diários das Contas Contábeis
  • CQ3 - Saldos Diários dos Centros de Custos
  • CQ5 - Saldos Diários dos Ïtens Contábeis
  • CQ7 - Saldos Diários das Classes de Valores