Páginas filhas
  • Assistente de Cópia por Referência - Reporta Insumo MNT

O processo de “Reporte de Insumo” faz parte da integração entre o “BackOffice - Linha RM” e o “SigaMNT - Manutenção de Ativos” e tem como objetivo reportar(“entregar”) ao SigaMNT os produtos (“insumos”) que foram solicitados ao BackOfficeRM para atender a uma ou mais ordens de serviço abertas no SigaMNT.

O objetivo do processo de Reporte de Insumos, chamado no BackOfficeRM de “Assistente de Cópia por Referência - Reporta Insumo MNT” é simplificar o processo de integração que inicia de uma ou mais ordens de serviço gerada a partir do SigaMNT. Cada uma destas ordens pode contar com uma solicitação de armazém ou de compra e cada solicitação demanda um ou mais produtos necessários à manutenção do ativo, podendo ter vários desdobramentos dentro do BackOfficeRM como algumas das possibilidades citadas abaixo:

  • Reportar o produto que existe em estoque.
  • Comprar o produto e reportar.
  • Comprar o produto através de cotação e finalizado o processo de compra e reportar.
  • Comprar de um único fornecedor para atender a várias solicitações.

O BackOfficeRM é capaz de atender a diversos desenhos de processo e no fim reportar os produtos ao SigaMNT.

O Reporte de insumos ocorre na geração de movimentos de "Baixa de Estoque" (chamados nesse documento de Movimentos de Reporte de Insumos) parte final do processo (Ordem > Solicitação -> Baixa de Estoque) e conta com as mesmas informações das solicitações, evitando na “Baixa de Estoque” o retrabalho de digitação, além de efetuar o vínculo entre os movimentos  (Ordem <> Solicitação <-> Baixa de Estoque) o que permite a rastreabilidade em cada etapa do processo.

As premissas que compõem esse processo estão descritas abaixo, assim como as parametrizações necessárias para efetuá-lo. Além disso, esse processo pode ser realizado de várias formas, cada uma delas descritas nos tópicos subsequentes a esse. 

    A execução correta desse processo pressupõe que algumas premissas estejam cumpridas antes de ser possível realiza-lo de forma plena. São elas:

    • Esse processo faz parte da Integração do RM como SigaMNT. Portanto, pressupõe que o sistema esteja configurado para essa integração. 
    • Além disso esse processo será gerado a partir de movimentos que podem ser rastreados até um Movimento de Ordem de Serviço gerado a partir da Integração do SigaMNT. Para mais informações sobre o processo de Integração com o SigaMNT verificar AQUI.
    • Os movimentos de Reporte de Insumo são movimentos do tipo 1.2.XX

    Outras parametrizações e condições estarão descritas nesse documento. 

    O Tipo de Movimento escolhido e configurado para realizar a “Baixa de Materiais => Reporte de Insumo ao SigaMNT” deve ter configurações específicas para que o processo chamado “Assistente de Cópia por Referência - Reporta Insumo MNT” esteja visível e disponível para uso. Uma vez configurado, os movimentos gerados a partir desse Tipo de Movimento terão acesso ao processo de reportar insumo.

    • Nos parâmetros do Tipo de Movimento -> Etapa Mov - Outros Dados, marcar a opção Usar Cópia de Movimentos por Referência e selecionar o Movimento de Referência 32 - Reporta Insumo MNT;

    • Nos parâmetros do Tipo de Movimento -> Etapa Manutenção, o parâmetro Integrado com SigaMNT deve estar marcado;

           

    • Nos parâmetros do Tipo de Movimento -> Etapa Integração Mensagem Única, o parâmetro Mensagem de Integração deve estar selecionado como Baixa de Estoque;

           

    Para realizar o Reporte de Insumo a partir de uma cópia por referência é necessário realizar os seguintes passos:

    Acessar a visão de movimentos de um Tipo de Movimento que esteja parametrizado conforme indicado na página Parametrização deste documento. Nessa visão, será exibido o processo Assistente de Cópia por Referência -  Reporta Insumo Mnt.

    Após clicar no Processo Assistente de Cópia por Referência - Reporta Insumo MNT e clicar em Avançar,. a tela abaixo deverá ser exibida. Clique no botão Novo para selecionar os movimentos desejados para cópia. 

    Nesta tela o usuário poderá incluir movimentos de Nota Fiscal para efetuar o Reporte de insumo, para isto ele deverá clicar no botão Incluir, aplicar o filtro que lhe for mais conveniente e selecionar os movimentos desejados. Conforme mostrado abaixo.

    Após incluir todos os movimentos desejados, e avançar, será apresentada uma tela contendo todos os itens das Notas Ficais selecionadas, conforme exemplificado abaixo.


    Campo Descrição
    Identificador SA/SC Identificador do movimento de SA/SC associado a OS.
    Nseq Numero sequencial do item no movimento de origem daquele item, podendo ser por ex. o  movimento da SA/SC ou Nota Fiscal.
    Nº do Movimento Número de movimento de origem daquele item, podendo ser por ex. o número de movimento da SA/SC ou Nota Fiscal.
    Tipo Tipo do movimento de origem daquele item, podendo ser por ex. o tipo do movimento da SA/SC ou Nota Fiscal.
    Código Produto Código do Produto.
    Descrição Descrição do Produto.
    Reportar

    Campo editável, onde é informada a quantidade daquele item que estará sendo reportada naquele movimento de Reporte de Insumo.

    Preenchimento automático pelo sistema:

    Se ∑ das "SA/SC Qtde Pendente" agrupado por item <= NF Qtde Restante

    Então "Reportar" = "SA/SC Qtde Pendente" e "NF Qtde Restante" = "NF Qtde Restante" - ∑ "SA/SC Qtde Pendente" agrupado por item

    Se ∑ das "SA/SC Qtde Pendente" agrupado por item > NF Qtde Restante

    Então Reportar = 0

    (Nesse caso o usuário precisará informar quanto deve ser reportado para cada SA/SC porque o sistema não consegue identificar qual quantidade é correspondente a cada SA/SC, já que a quantidade da nota é menor que as quantidades solicitadas).

    Importante: Se na Nota Fiscal for utilizado uma unidade de medida diferente da unidade da SA/SC o sistema irá converter a Quantidade da Nota de acordo com o fator de conversão da unidade.

    Preço Unitário Preço unitário do item. Obs: Se a unidade da nota for diferente da unidade da SA, o Preço unitário será dividido pelo fator de conversão da unidade de medida.
    Cód. Reduzido Código reduzido do Produto.
    Num. Fabricante Número do Fabricante do Produto.
    Cód. Auxiliar Código Auxiliar do Produto.
    NF Qtde Restante Quantidade disponível na Nota Fiscal que ainda não foi baixado e/ou não foi preenchido no Reportar de algum item. Quantidade dinâmica atualizada automaticamente ao alterar a coluna Reportar. ("NF Qtde Restante" = "NF Qtde Original" - "NF Qtde Já Reportada" - "Reportar").
    Identificador OS

    Campo editável, onde é informado o identificador da Ordem de Serviço associada.

    Caso o item não possua vínculo com uma OS e exista mais de uma OS associada as NF, este campo virá vazio e será necessário que o usuário selecione uma das Ordens de Serviços através do Lookup. Caso só exista uma OS associada ou seja um item que já possui esse vínculo, este campo virá preenchido automaticamente.

    Nº do Movimento OS Número do movimento da Ordem de Serviço associada.
    Identificador NF Identificador da Nota Fiscal.
    NF Qtde Original Quantidade original da Nota Fiscal (Quantidade agrupada em itens repetidos). Se a unidade utilizada na Nota Fiscal for diferente da unidade da SA/SC o sistema irá converter a quantidade da nota de acordo com o fator de conversão da unidade.
    SA/SC Qtde Original Quantidade reportada originalmente na SA/SC, caso o item não possua vínculo com uma SA/SC será apresentado o valor 0.
    SA/SC Qtde Pendente Quantidade Original solicitado na SA/SC menos a Quantidade já reportada para esta SA/SC.
    NF Qtde Já Reportada Quantidade daquele item associado a Nota Fiscal que já foi reportada (Já foi realizado baixa). Se a unidade utilizada na Nota Fiscal for diferente da unidade da SA/SC o sistema irá converter a quantidade da nota de acordo com o fator de conversão da unidade.

    Dica

    Os campos dessa tela podem ser configurado por usuário. É possível alterar a posição dos campos e/ou ocultar campos que o usuário não tenha interesse em visualizar no processo.


    A vinculação de itens avulsos, isto é, itens sem vínculo com uma ordem de serviço, poderá ser feita nesta tela.

    Se existir apenas uma OS (Ordem de Serviço) relacionada as NFs selecionadas, os campos Identificador OS e Nº do Movimento OS já virão preenchidos com a informação padrão desta OS, caso contrário, eles não serão carregados,  trazendo os campos vazios e o usuário deverá efetuar a seleção da OS através do uso do lookup no Identificador OS. 

    -- Neste lookup, para os itens que já possuem vínculo com SA/SC, será exibida apenas a OS de origem como opção.
    -- Para os itens sem vínculo com OS serão exibidas todas as OS associadas as NFs selecionadas, conforme mostrado abaixo.

    Ao selecionar a OS, os campos de Nº de movimento e Identificador serão preenchidos com a informação correspondente.

    Após revisão e o preenchimento das informações necessárias, selecione os itens que serão reportados e clique em avançar. Será apresentada uma tela contendo o resumo do que será realizado.


    Após a Execução desse processo o Movimento de Destino será aberto para conferência e ajustes. Ao se salvar esse Movimento, o sistema irá realizar o Reporte do Insumo para o SigaMNT.

    É possível gerar o Movimento de Reporte de Insumo a partir do processo de Faturamento. O Processo seguirá o fluxo padrão do processo de faturamento com as seguintes considerações:

    • O Tipo de Movimento de Destino desse faturamento deve estar parametrizado conforme descrito na página Parametrização desse documento.
    • O Movimento de Origem desse faturamento deve possui uma rastreabilidade até o movimento de Ordem de Serviço gerado a partir do Siga MNT. Você pode encontrar mais informações sobre o processo de geração de Ordem de Serviço AQUI ( na página, localize a opção Ordem de Serviço).

    Uma vez que essas premissas forem atendidas, o sistema irá realizar o Reporte do Insumo para o SigaMNT no momento em que o Movimento de Destino for salvo no processo de Faturamento. 

    Para mais informações sobre o processo de Faturamento, verifique AQUI

    O processo de Reporte de Insumo Automático tem a simplicidade de ser chamado no faturamento sem a limitação de reportar uma única ordem de manutenção. Assim o processo chama o assistente de cópia por referência com todos os seus recursos e aplica aceleradores que te levam direto a tela final apenas para visualizar e aprovar o que vai ser reportado.

    As notas fiscais são relacionadas de forma automática e, ao finalizar o processo, a geração dos movimentos ocorre sem a necessidade de abertura de tela e interação do usuário tornando todo o processo ágil e seguro. Como em todo o processo os registros gerados podem ser consultados e ter seu log de execução verificado.

    Para habilitar essa forma de trabalho é necessário uma configuração adicional conforme explicado abaixo:

    Parametrização

    Parametrizado um Tipo de Movimento para realização da "Baixa de Estoque" junto ao SigaMNT, este será listado no lookup de seleção Tipo de Movimento para Reporte de Insumo Automático. Esse tipo de movimento listado deve estar configurado conforme citado na página PARAMETRIZAÇÃO.

    Importante

    • Essa configuração deve ser aplicada no movimento de recebimento de materiais (exemplo Compra NF), que ao ser salvo já dispara os processos de reporte automático.
    • Só é permitido para o reporte automático (movimento que representa a baixa)  movimentos do tipo 1.2.x


    Processo

    Durante o faturamento, após salvar o Movimento onde foi configurado o Tipo de Movimento para Reporte de Insumo Automático o sistema irá abrir a tela abaixo. Essa tela é similar à tela apresentada  no item Reporte de Insumo a Partir da Cópia por Referência, porém já será exibida na visão de Itens, já que os movimentos selecionados serão os da Origem desse Faturamento. 

    Campo Descrição
    Identificador SA/SC Identificador do movimento de SA/SC associado a OS.
    Nseq Numero sequencial do item no movimento de origem daquele item, podendo ser por ex. o  movimento da SA/SC ou Nota Fiscal.
    Nº do Movimento Número de movimento de origem daquele item, podendo ser por ex. o número de movimento da SA/SC ou Nota Fiscal.
    Tipo Tipo do movimento de origem daquele item, podendo ser por ex. o tipo do movimento da SA/SC ou Nota Fiscal.
    Código Produto Código do Produto.
    Descrição Descrição do Produto.
    Reportar

    Campo editável, onde é informada a quantidade daquele item que estará sendo reportada naquele movimento de Reporte de Insumo.

    Preenchimento automático pelo sistema:

    Se ∑ das "SA/SC Qtde Pendente" agrupado por item <= NF Qtde Restante

    Então "Reportar" = "SA/SC Qtde Pendente" e "NF Qtde Restante" = "NF Qtde Restante" - ∑ "SA/SC Qtde Pendente" agrupado por item

    Se ∑ das "SA/SC Qtde Pendente" agrupado por item > NF Qtde Restante

    Então Reportar = 0

    (Nesse caso o usuário precisará informar quanto deve ser reportado para cada SA/SC porque o sistema não consegue identificar qual quantidade é correspondente a cada SA/SC, já que a quantidade da nota é menor que as quantidades solicitadas).

    Importante: Se na Nota Fiscal for utilizado uma unidade de medida diferente da unidade da SA/SC o sistema irá converter a Quantidade da Nota de acordo com o fator de conversão da unidade.

    Preço Unitário Preço unitário do item. Obs: Se a unidade da nota for diferente da unidade da SA, o Preço unitário será dividido pelo fator de conversão da unidade de medida.
    Cód. Reduzido Código reduzido do Produto.
    Num. Fabricante Número do Fabricante do Produto.
    Cód. Auxiliar Código Auxiliar do Produto.
    NF Qtde Restante Quantidade disponível na Nota Fiscal que ainda não foi baixado e/ou não foi preenchido no Reportar de algum item. Quantidade dinâmica atualizada automaticamente ao alterar a coluna Reportar. ("NF Qtde Restante" = "NF Qtde Original" - "NF Qtde Já Reportada" - "Reportar").
    Identificador OS

    Campo editável, onde é informado o identificador da Ordem de Serviço associada.

    Caso o item não possua vínculo com uma OS e exista mais de uma OS associada as NF, este campo virá vazio e será necessário que o usuário selecione uma das Ordens de Serviços através do Lookup. Caso só exista uma OS associada ou seja um item que já possui esse vínculo, este campo virá preenchido automaticamente.

    Nº do Movimento OS Número do movimento da Ordem de Serviço associada.
    Identificador NF Identificador da Nota Fiscal.
    NF Qtde Original Quantidade original da Nota Fiscal (Quantidade agrupada em itens repetidos). Se a unidade utilizada na Nota Fiscal for diferente da unidade da SA/SC o sistema irá converter a quantidade da nota de acordo com o fator de conversão da unidade.
    SA/SC Qtde Original Quantidade reportada originalmente na SA/SC, caso o item não possua vínculo com uma SA/SC será apresentado o valor 0.
    SA/SC Qtde Pendente Quantidade Original solicitado na SA/SC menos a Quantidade já reportada para esta SA/SC.
    NF Qtde Já Reportada Quantidade daquele item associado a Nota Fiscal que já foi reportada (Já foi realizado baixa). Se a unidade utilizada na Nota Fiscal for diferente da unidade da SA/SC o sistema irá converter a quantidade da nota de acordo com o fator de conversão da unidade.


    Após a execução desse processo, os sistema gerará automaticamente um Movimento do Tipo de Movimento selecionado no parâmetro  Tipo de Movimento para Reporte de Insumo Automático e fará o Reporte do Insumo automaticamente para o SigaMNT. 

    Dicas Importantes

    • Para o Reporte Automático, quando um mesmo insumo tem como origem duas ou mais Ordens de Compra, movimento anterior ao parametrizado como demonstrado acima, incluídos de forma "avulsa", no movimento de NOTA este poderá ser agrupado, porém, avançado o processo para a interface do "Assistente de Cópia por Referência - Reporta Insumo MNT", esse item não será desmembrado como aqueles que possuem a OS como origem.
      1. Para esse movimento de Ordem de Compra, o parâmetro "Etapa 50 - Compra/Venda - Outros Dados → Não agrupar quantidades de itens iguais" deve estar desmarcado.
    • Para esse mesmo movimento de Ordem de Compra, anterior à NOTA para reporte automático, o campo "Etapa 49 - Compra/Venda - Características → Exibição Após o Faturamento", não devem estar selecionadas as opções abaixo listadas, ou, a execução em background do envio da StockTurnOver, assim como o Log de execução, não apresentarão ganhos no tempo de espera para o usuário.
      1. Exibir Diálogo do Movimento Gerado.
      2. Exibir Diálogo do Movimento Gerado e Retornar ao Tipo de Movimento de Origem.
    • O Tipo de Movimento selecionado no parâmetro  Tipo de Movimento para Reporte de Insumo Automático deve estar configurado de forma a ser possível ser salvo de forma automática, com defaults e opções que não dependam da intervenção do usuário. Caso o sistema encontre alguma inconsistência na geração desse movimento, o mesmo não será gerado e o processo terá que ser feito através dá Cópia por Referência conforme descrito na página REPORTE DE INSUMO A PARTIR DA CÓPIA POR REFERÊNCIA