Árvore de páginas

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Permissão de Menu para Exportação
  3. Listagem
  4. Detalhes
  5. Importação
  6. Reexportação A200

01. VISÃO GERAL

Um usuário pode ter contrato com a Operadora "A" e ser atendido pela Operadora "B" em outra cidade, havendo a necessidade da Operadora "B" repassar esse atendimento e seu valor para a Operadora "A". O processo de tráfego dessas informações passa pelo PTU A100 e PTU A200, ambos da Unimed do Brasil.

O intuito dessa documentação é demonstrar esse processo no TOTVS Saúde - Planos.

02. PERMISSÃO DE MENU PARA EXPORTAÇÃO 

Este menu somente estará disponível no Totvs Planos quando houver permissão para o programa hgp.centralPtuBeneficiaryRepass. Esta parametrização é realizada através do "Programa Produto Datasul - bas_prog_dtsul". 

Também é possível importar o menu men_hgp.d do produto, na versão ou superior o qual contempla a funcionalidade dessa documentação.

03. LISTAGEM

Ao abrir a guia "Importação" será apresentada a listagem de lotes de importação do A100, apresentados em ordem decrescente pela data da carga.

Na tela principal existe o campo de pesquisa simples, onde pode-se buscar pelo número de inscrição do contratante. Na busca avançada é possível pesquisar por Inscrição do Contratante, Lote, Situação, Data Inicial e Final da Carga do arquivo:

Na tela principal também é possível exportar os dados da listagem clicando no botão  .

04. DETALHES  

Clicando sobre o número do lote é possível visualizar os detalhes da importação realizada.

Na tela de detalhes, no topo da página, são exibidos os dados do lote, sendo eles Contratante, Tipo de Importação, usuário de carga e importação, quantidade de beneficiários importados e rejeitados, nome e caminho do arquivo, situação da importação, data da carga e data da importação: 

Abaixo é apresentada a listagem de beneficiários do arquivo:


E por último são apresentadas as inconsistências, caso tenham ocorrido no processo: 

05. IMPORTAÇÃO  

Para realizar a importação de um arquivo A100 é necessário preencher o nome do arquivo que se localiza dentro do diretório parametrizado do contratante no Manutenção Parâmetros Importação Contratantes (HVP0110L), e o contratante. Também é possível selecionar algumas opções referente a importação de doenças pré-existentes dos beneficiários.

  • Importar doenças pré-existentes dos beneficiários: se ativo, importa os CIDs e condições de saúde disponíveis no arquivo (R108).
  • Associa CIDs automaticamente: estará disponível somente se o parâmetro importar doenças pré-existentes dos beneficiários estiver ativo. Se ativo, cria a associação CID x Condição de Saúde (default mencionado abaixo), caso ainda não exista.
  • Controlar CPT a nível de procedimento: estará disponível somente se o parâmetro importar doenças pré-existentes dos beneficiários estiver ativo. Se ativo, indica ao sistema que a carência parcial temporária do beneficiário será por procedimento.
  • Condição de saúde: informar um código de condição de saúde a ser utilizado como padrão na importação dos beneficiários, para CIDs sem condições de saúde. Os códigos estão disponíveis na "Manutenção Cadastro Condições de Saúde";


A importação pode ser realizada clicando no botão Nova Importação - A100

Nesta tela é possível selecionar os dados para realizar a importação do arquivo A100, e o respectivo servidor RPW no qual será executado.

Seleção dos filtros

Seleção do servidor RPW

Após a execução do pedido, o arquivo será importado do diretório parametrizado e será gerado o arquivo A200 de retorno também em um diretório parametrizado. ambos diretórios parametrizados para o contratante no Manutenção Parâmetros Importação Contratantes (HVP0110L).

Agora os erros durante a importação são gravados em uma tabela, sendo apresentados em tela na parte de Inconsistências no detalhamento do lote.

06. REEXPORTAÇÃO A200

O processo de Reexportação permite realizar uma reexportação do A200 em situações de perda de arquivo ou liberação dos beneficiários importados para enviar o arquivo de confirmação a operadora origem.

A Reexportação do A200 pode ser executada tanto na Listagem quanto nos Detalhes do Lote, através do ícone e do botão de Reexportar Retorno (A200), respectivamente.


Ao selecionar a reexportação, um pedido RPW será gerado e o arquivo será criado no diretório de retorno parametrizado para o contratante.