Árvore de páginas

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Permissão de Menu para Exportação
  3. Listagem
  4. Detalhes
  5. Exportação
  6. Reexportação
  7. Importação Retorno (A200)

01. VISÃO GERAL

Um usuário pode ter contrato com a Operadora "A" e ser atendido pela Operadora "B" em outra cidade, havendo a necessidade da Operadora "B" repassar esse atendimento e seu valor para a Operadora "A". O processo de tráfego dessas informações passa pelo PTU A100 e PTU A200, ambos da Unimed do Brasil.

O intuito dessa documentação é demonstrar esse processo no TOTVS Saúde - Planos.

02. PERMISSÃO DE MENU PARA EXPORTAÇÃO 

Este menu somente estará disponível no Totvs Planos quando houver permissão para o programa hgp.centralPtuBeneficiaryRepass. Esta parametrização é realizada através do "Programa Produto Datasul - bas_prog_dtsul". 

Também é possível importar o menu men_hgp.d do produto, na versão ou superior o qual contempla a funcionalidade dessa documentação.

03. LISTAGEM

A listagem trará os dados das últimas exportações pendentes de envio do A200 (Retorno), ordenando por "Data de Exportação", "Unidade" e "Número do Lote".



  • Através desta tela é possível realizar uma Nova Exportação de A100Exportar em CSV a listagem de lotes conforme o filtro utilizado, através dos botões na parte superior direita da tela.
  • Os registros podem ser filtrados pela Unidade dos lotes através do campo de Pesquisa Rápida. Para outros filtros pode ser acessada a Busca Avançada.
  • Ao clicar no número do lote é possível acessar os Detalhes do Lote. 
  • Cada lote possui uma coluna de Ações onde é possível Reexportar o Lote através do ícone , e realizar a Importação do Arquivo de Retorno (A200) através do ícone .


04. DETALHES

Ao abrir os detalhes de um Lote, serão apresentados os seguintes dados: 

  • dados relacionados ao Lote: Unidade Destino, Número do Lote, Tipo do Lote, Situação, Usuário da Exportação, Data da Exportação, Nome do Arquivo, Quantidade de Beneficiários e Seleção Utilizada.
  • dados relacionados aos Beneficiários: Modalidade, Proposta, Contratante, Nome, CPF, Situação, Tipo de Movimento, Unidade Destino, Data de Intercâmbio, Data de Saída e Unidade de Atendimento.
  • dados relacionados as Inconsistências durante a exportação: Tipo, Código, Descrição, Complemento e Chave.
  • dados relacionados aos Arquivos de Retorno: Sequência, Arquivo, Situação, Usuário e Data.



Ao clicar no número da proposta, dados do contratante ou nome do beneficiário, abrirá a respectiva tela de detalhar da informação. (Manutenção de Contrato, Manutenção de Contratante e Manutenção de Beneficiário, respectivamente)

Também é possível exportar as informações dos Beneficiários em um arquivo CSV, para verificação dos dados, através do botão Exportar na lista de Beneficiários.

05. EXPORTAÇÃO

Ao realizar a exportação será gerado um arquivo com os dados de repasse dos beneficiários de determinada unidade, podendo ser movimentos periódicos, cadastro de ativos ou cadastro completo. Exportando a movimentação periódica pode-se selecionar o tipo de movimento, sendo eles inclusão, alteração, exclusão ou todos eles. 


A exportação pode ser realizada clicando no botão Nova Exportação - A100 na tela de listagem.

Nesta tela, é possível selecionar os dados para geração do lote a ser exportado e o respectivo servidor RPW no qual será executado. No campo "Tipo de Movimento", existem as seguintes opções:

  • Periódico Geral: Será gerado um único pedido RPW para as movimentações periódicas de Inclusão, Alteração e Exclusão. Caso seja selecionada mais de uma unidade, será gerado um pedido por unidade. 
  • Periódico por Movimentação: Será gerado um pedido RPW para cada tipo de movimento (Inclusão, Alteração e Exclusão) e por unidade, caso selecionada mais de uma unidade. 
  • Cadastro de Ativos: Será gerado um pedido por unidade selecionada, exportando todos os seus registros ativos.
  • Cadastro Completo: Será gerado um pedido por unidade selecionada, exportando todos os seus registros ativo e excluídos. 


Seleção dos filtros

Seleção do servidor RPW

Após a execução do pedido, os arquivos serão criados no diretório parametrizado para as exportações do A100. 

06. REEXPORTAÇÃO

O processo de Reexportação permite reexportar o lote já exportado anteriormente, mantendo os mesmo beneficiários do lote no arquivo a ser gerado.

A Reexportação do A100 pode ser executada tanto na Listagem quanto nos Detalhes do Lote, através do ícone e do botão de Reexportar Lote, respectivamente.


Ícone na listagem

Botão nos Detalhes do Lote


Ao selecionar a reexportação, um pedido RPW será gerado e o arquivo será criado no diretório parametrizado para as exportações do A100. 

07. IMPORTAÇÃO RETORNO (A200)

O processo de Importação de Retorno permite importar o arquivo A200 de retorno do A100 para que os registros corretos não seja mais enviados e os com erro voltem a ficar pendentes de envio.

A Importação do A200 de retorno pode ser executada tanto na Listagem quanto nos Detalhes do Lote, através do ícone e do botão de Importar Retorno, respectivamente. Estas ações serão desabilitadas conforme a situação do lote. Somente será possível reexportar o lote caso a situação do mesmo seja "Exportação Concluída" ou "Concluído com Avisos". Já a importação do arquivo de retorno não será possível somente se o lote estiver com a situação "Exportação com Erros" e nenhum beneficiário tenha sido exportado parcialmente.


Ícone na listagem

Botão nos Detalhes do Lote


Ao selecionar a Importação de Retorno, será aberta uma tela para informação do nome  do arquivo localizado no diretório parametrizado para importações, e do servidor RPW que será gerado o pedido RPW que irá processar a importação do arquivo.