Introdução

Para atender às demandas de mercado, o sistema permite que a contabilização da baixa seja realizada posteriormente oferecendo uma opção rápida e segura para o processo.

Para que esta contabilização seja realizada corretamente é essencial que a coligada esteja parametrizada para utilizar uma Tabela Default para Evento, pois é neste local que o sistema irá obter os dados necessários para a contabilização.

Desenvolvimento/Procedimento

Ao Baixar Lançamentos que sejam do “Tipo Contábil” igual a Baixa Contábil ou Contábil informando dados somente uma vez, é possível definir que a Contabilização de Baixa destes títulos será informada posteriormente. Para isso, basta marcar a opção Contabilizar Posteriormente que será apresentada na janela de Confirmação de Baixa, como no exemplo abaixo:

A opção de Contabilizar Posteriormente será ainda apresentada na janela dos seguintes processos:

  • Retorno de Cobrança Registrada
  • Retorno de Cobrança Não Registrada
  • Retorno de Cobrança CNAB240
  • Retorno de Pagamento
  • Retorno de Pagamento CNAB240

Observações:

Ao realizar a Baixa de Lançamentos marcando tal opção, o Tipo Contábil dos Lançamentos envolvidos será alterado para “Contábil com Baixa a contabilizar” ou “Baixa a contabilizar”, de acordo com o Tipo Contábil anterior dos Lançamentos. O sistema fará consistência desta informação e só efetuará a contabilização se o Tipo Contábil dos Lançamentos selecionados for os citados acima.

Para Contabilizar os Lançamentos Baixados, selecione o(s) lançamento(s), acesse o Assistente de Implantação de Processos / Contabilidade / Contabilizar Lançamentos Baixados. O sistema efetuará a contabilização de baixa dos lançamentos selecionados usando o Evento Contábil associado à tabela Default para Evento.

Informações Adicionais

A opção Contabilizar Posteriormente só será visualizada se o parâmetro “Usar Contabilização de Mútuo” estiver desmarcado no Assistente de Implantação de Processos do sistema / Integração contábil / Etapa Contabilização do Extrato de Caixa).

Caso não haja amarração do evento contábil a contabilização não será efetuada. Esta amarração deve ser feita conforme parâmetros da contabilidade, no Assistente de Implantação de Processos (menu Opções > Parâmetros > TOTVS Gestão Financeira > Integração Contábil > Contab. Financeiro > Opção: Tabela Default para Evento).


  • Sem rótulos