Páginas filhas
  • Check-list Técnico do Ambiente de Integração Datasul x TOTVS MES

Integração Datasul x TOTVS MES 

Para ilustrar como ocorre a integração, segue um check-list demonstrando situações que podem ocorrer durante a implantação e até mesmo após a implantação.

Lembramos que estes são pontos de alerta, e não garantem que a integração seja realizada com sucesso, mas minimizam situações de erros comuns.


Situação no ERPObservação
O ambiente EAI está atualizado?

Chamamos de ambiente EAI, todas as ferramentas e parametrizações que permitam integrar sistemas por intermédio de XMLs padronizados do ERP. Para a correta integração EAI, são necessários: AppServer, Tomcat, WebService.

Para clientes novos do ERP Datasul, o ambiente EAI é montado e parametrizado na implantação do ERP, tornando mais fácil a implantação do TOTVS MES.

Para clientes mais antigos do ERP Datasul, o ambiente EAI pode estar desatualizado. Esta desatualização pode ser  por muitos motivos, no entanto o mais comum é que o cliente não usa nenhuma integração do EAI atualmente, logo não percebe esta desatualização. A desatualização, normalmente não é de programas ou funções, mas sim de mudanças que ocorreram em servidores no próprio cliente, e que não foram repassadas ao ambiente EAI.

O ambiente EAI do ERP Datasul, é a base para que a Integração TOTVS MES seja implantado. Por isto, umas das primeiras validações a ser realizada, é ter o ambiente EAI atualizado e parametrizado.


Ver também documentação: Aplicativos EAI

Existe mais de um ambiente ativo?

Outro cuidado, com relação a integração, é quando o cliente possui mais de um ambiente ativo em seus servidores. É necessário então, atenção especial para que as várias bases que possam existir: testes, homologação, produção, estejam apontando às bases e aos programas corretamente. (Conforme Diagrama 1)

Existe erro no log do AppServer?

O segundo diagrama demonstra outro problema comum, quando ocorre erro no ambiente ERP, e este erro não é apresentado na integração (são erros não gerenciáveis pela aplicação), e fica registrado apenas no log do AppServer.

Estes erros podem ter vários motivos: desde uma variável do tipo numérico recebendo conteúdo caractere, até um erro de compatibilidade de programa e base (CRC).

É importante, nestes casos que não há retorno de parecer no IntegTOTVS, seja investigado o log do AppServer. (Conforme Diagrama 2)

Versões APIs de Client x Server são as mesmas?Um erro, bem comum, quando está tudo funcionando, e depois de uma atualização de programas simplesmente para de funcionar, é quando não é atualizado o AppServer com os novos programas. Isto porque, quando se trabalha com ambientes remotos, há necessidade de atualizar os programas tanto no Client, quanto no Server. (Ver execução de diagnóstico Client X Server)
Como verificar se a Integração TOTVS MES está correta?Não há atualmente um único lugar ou programa que faça esta verificação, no entanto, foi criada uma função nos parâmetros de Produção (CP0106). Esta função não possui todas as validações, mas os erros mais comuns na integração são verificados. (Conforme diagnóstico)
WebService está ativo?Verificar se o WS indicado no ERP Datasul (CP0106) e o WS no PC-Factory(IntegTotvs) está ativo. No ERP Datasul, há um botão de teste WS no próprio CP0106, ao lado da URL, mas também pode ser usado um browse de internet e informar a URL do WS.
Como testar se a mensagem XML está correta?

Quando ocorre erros na integração, seja erro de negócio ou técnico, é possível testar de forma mais prática, sem usar todo o processo de integração. Para isto, pode se usado um serviço SOAP (SoapUI é um exemplo de software). Para testar via SOAP precisa apenas do XML montado, e conhecer o WS do ambiente que receberá a mensagem. O SOAP simula o envio de uma mensagem, e permite, inclusive editar a mensagem, modificando valores e tags. É uma ferramenta muito útil, agilizando pra identificar ou isolar erros nas mensagens. Normalmente, as mensagens já estão validadas quanto ao conteúdo, no entanto, cada integração pode estar tratando uma parametrização diferente.

Exemplo: quando ocorre erro em XML gerado pelo ERP Datasul ao tentar integrar com IntegTotvs, o SOAP será parametrizado com o WS do IntegTotvs e inserido o XML do Datasul. Quando ocorre erro em XML gerado pelo IntegTotvs ao tentar integrar com ERP Datasul, o SOAP será parametrizado com WS do Datasul.

IntegTotvs envia XML, mas não recebe retorno?

Verifique se está sendo enviado ao ambiente correto

Verifique se ocorreu erro no AppServer

Verifique se gerou log de recebimento no ERP Datasul (ver CD7004)


Diagrama 1





Diagrama 2



Após o ambiente estar atualizado, é importante validar se a integração está parametrizada corretamente. 


Diagnóstico Integração TOTVS MES (CP0106)


Para validar a integração é possível utilizar o Diagnóstico (CP0106).

Esse programa tem com objetivo checar as configurações básicas para funcionamento do TOTVS MES, entre as validações estão:

Produto/ERP e Versão:

Mostra a versão do ERP Datasul e do IntegTotvs da PPI.

Estas informações são resgatadas via a mensagem WhoIs, para testar a conexão efetiva ao PC-Factory.


AppServer:

Será efetuado um teste de conexão ao AppServer utilizado na integração. A função do AppServer é realizar a comunicação entre o PC-Factory e o ERP TOTVS.

O AppServer considerado nesta aplicação é aquele cadastrado como padrão no programa btb/btb962aa;

Versões de APIs Client x Server :

Será realizada a comparação entre as versões das principais APIs e Adapters utilizados na integração entre o Client (estação de trabalho que está executando este programa) e o Server (AppServer que fará a integração em si).O objetivo é identificar programas que foram atualizados no client, porém não no server, o que causa problemas de compatibilidade.

Webservice:

Será efetuada uma tentativa de conexão com o Webservice informado no CP0106, aba 5. Esse Webservice será responsável por receber as mensagens vindas do ERP e enviá-las ao PC-Factory;

Parâmetros TOTVS MES:

Validação dos Filtros aplicados no Programa Parâmetros da Produção - CP0106, aba 5, botão 'Parâmetros'. Esses filtros indicam quais entidades, tabelas e registros serão considerados na integração. Caso não forem informados, nenhum dado será enviado, mesmo que todas as demais parametrizações estejam corretas.

De-Para Empresas:

No programa CD7003, é cadastrada a relação entre as empresas do PC-Factory e o TOTVS. Ao realizar a leitura de um código de empresa no XML de integração, o sistema utilizá como base esse cadastro para identificar qual a empresa correspondente no ERP. Caso não exista essa relação, será utilizada a empresa padrão vinculada ao usuário de integração. Para executar o CD7003, é necessário que o banco totvsgen esteja conectado.




Instalação

1. Servidor de Aplicação TOTVS

1.1 Servidor de aplicação Novo Frame (Tomcat)

  • Caso o ambiente esteja configurado para utilizar Datasul for THF (Novo Framework), a URL de acesso ao webservice do MES é diferente, seguindo o padrão http://servidor:porta/totvsmes/public/ws/MESService.wsdl.
  • O usuário de integração não mais será conforme a parametrização do Jboss (descrito no item 1.1) mas sim através de um usuário do sistema através de autenticação direta.
  • O usuário deve possuir o Tipo Acesso como "EAI" no sec/sec000aa.w.
  • Também deverá ser conferido a instalação do pacote totvsmes.war dentro do webapps do servidor de aplicação, conforme imagem abaixo:


1.2 Identificação do Servidor de Aplicação (Tomcat)

Para identificação de qual tipo de servidor de aplicação, temos o parâmetro no arquivo de configuração do PC Factory (pcfactory\pcfintegservice\PcfIntegTotvs.config.ini): <add key="ErpService" value="2" />, onde o valor IGUAL a "2" indica que o servidor de aplicação é o Datasul for THF (Tomcat).
Qualquer outro valor, considerar que é Datasul (Jboss).


A partir da versão 12.1.33 o funcionamento deve ser somente via Tomcat.