Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Atual »

Sintaxe Mínima

@ <nRow>,<nCol> BITMAP RESOURCE <cResName>
@ <nRow>,<nCol> BITMAP FILE <cFileName>

Sintaxe Completa

@ <nRow>, <nCol> BITMAP [ <oBmp> ]
[ NAME,RESNAME,RESOURCE <cResName ]
[ FILE,FILENAME,DISK <cFileName ]
[ NOBORDER ]
[ SIZE <nWidth>,<nHeight> ]
[ OF,WINDOW,DIALOG <oWnd> ]
[ ON CLICK, ON LEFT CLICK <bClick> ]
[ ON RIGHT CLICK <bRClick> ]
[ SCROLL ]
[ ADJUST ]
[ CURSOR <oCursor> ]
[ PIXEL ]
[ WHEN <bWhen>]
[ VALID <bValid> ]

Include

#include "totvs.ch"

Parâmetros

CláusulaTipoObrigatóriaDescrição
<nRow>NSParâmetro obrigatório, indica a linha da tela (em pixels ou coordenadas) onde o componente será exibido. Deve ser usada uma expressão numérica, constante ou variável.
<nCol>NSParâmetro obrigatório, indica a coluna da tela (em pixels ou coordenadas) onde o componente será exibido. Deve ser usada uma expressão numérica, constante ou variável.
BITMAP
SCláusula obrigatória, identifica o comando
<oBmp>ONPodemos especificar um nome de variável AdvPL no qual o objeto do componente tBITMAP() será armazenado. Deve ser utilizado caso seja necessário alterar propriedades do objeto após criado. 
NAME | RESNAME | RESOURCE <cResName> C
Expressão caractere opcional, pode ser constante ou variável, indica o nome do resource (imagem gravada no repositório de objetos) que deve ser exibido no componente. 
FILE | FILENAME | DISK <cFileName>C
Expressão caractere, constante ou variável, deve conter o nome do arquivo no disco – a partir do RootPath do ambiente – a ser mostrado pelo componente. Não é necessário especificar esta informação no construtor, a imagem pode ser carregada posteriormente pelo método Load(). O tipo ou formato da imagem suportada está documentado na classe tBitmap
NOBORDER
NCláusula opcional, permite especificar que não deve ser desenhada uma borda no componente da imagem. 
SIZE <nWidth>,<nHeight>NNPermite opcionalmente definir um tamanho da área a ser ocupada pelo componente na interface, especificando o comprimento e a altura como variáveis ou constantes numéricas. 
OF | WINDOW | DIALOG <oWnd>ONCláusula opcional, quando informada permite especificar o nome de uma variável AdvPL que contenha o objeto ou componente pai de interface (janela ou diálogo, painel, folder) onde o componente deve ser exibido. Caso seja omitida, o componente será criado na janela ou diálogo ativos no momento. 
ON CLICK | ON LEFT CLICK <cbClick>CNExpressão utilizada pelo comando para montar um bloco de código a ser executado caso o usuário realize um clique com o botão esquerdo do mouse sobre a imagem. Não pode ser chamado um CodeBlock, deve ser informada uma função a ser executada de forma literal.  
ON RIGHT CLICK <cbRClick>CNExpressão similar a especificada na cláusula ON CLICK, porém somente será executada caso a imagem receba um clique com o botão direito do mouse.
SCROLL
NQuando informado, indica ao componente que ele está habilitado a habilitar as barras de rolagem lateral e inferior, caso a imagem carregada não caiba no espaço definido para o componente na interface.
ADJUST
NQuando informado, permite ajustar a imagem (stretch) ao espaço reservado ao componente na interface. Dependendo da relação entre o tamanho real da imagem e do espaço definido para o componente, a imagem pode ficar distorcida. 
CURSOR <oCursor>ONCláusula opcional, permite informar um objeto AdvPL do tipo TCursor(), para que seja possível trocar o ponteiro do mouse quando ele estiver sobre a imagem. 
PIXEL 
NCláusula opcional, quando uma delas for especificada, indica que o sistema de coordenadas usado nos parâmetros <nRow> e <nCol> são em pixels (ou pontos) a partir da coordenada superior esquerda (0,0) do componente visual pai em uso no qual o objeto será posicionado. 
WHEN <cbWhen>CNCláusula opcional, permite especificar uma função com retorno booleano, executada a cada troca de foco na interface, para determinar se a imagem atual permite aceitar um evento de clique.
VALID <cbValid>CNCláusula opcional, permite especificar uma função com retorno booleano a ser executada quando o componente – caso habilitado para receber foco – permita a saída do foco do mesmo. 

Classe usada pelo comando

O comando @ .. BITMAP é traduzido em tempo de compilação para utilizar a classe de interface visual do AdvPL TBITMAP() e seu método construtor NEW().

Algumas propriedades adicionais podem ser definidas através da alteração de propriedades do objeto após a sua criação, como por exemplo transparência. Consulte a documentação da classe TBitmap para maiores detalhes.

Referências

Classe TBitmap - Construtores

Exemplo


Exemplo do comando @ ... SAY
#include 'totvs.ch'

User Function TBitmap()
Local oDlg, oBmp
Local cFile := '\system\imagem.png'

DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo TBitmap" FROM 180,180 TO 550,700 PIXEL

// Cria o Objeto tBitMap carregando uma imagem do disco
@ 10,10 BITMAP oBMP FILE (cFile) OF oDlg PIXEL 

ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED

Return



  • Sem rótulos