Identificação

Essa janela permite você cadastrar e editar os dados de identificação dos objetos de manutenção que podem ser gerenciados pelo sistema, tais como automóveis, telefones celulares, condicionadores de ar, circuitos de comunicação, pneus, entre outros.

 Identificador do Objeto de Manutenção: Código alfanumérico que identifica cada objeto de manutenção dentro do sistema. 
Imagem relacionadaAtenção! Para cada Tipo de Objeto de Manutenção pode-se definir um nome diferente para este identificador. 
Exemplo: No caso de veículos, o 1º identificador poderia ser o chassi. Telefones celulares utilizariam como identificador o ESN e condicionadores de ar o Número de Série. Já os Pneus poderia ser marca de fogo, uma marca impressa.

 Identificador do Objeto de Manutenção: Código alfanumérico auxiliar que identifica um objeto de manutenção dentro do sistema.
Imagem relacionadaAtenção! Para cada Tipo de Objeto de Manutenção pode-se definir um nome diferente para este identificador. 
Exemplo: Nos Veículos o segundo identificador poderia ser a sua placa. Telefones celulares utilizariam como identificador o MSN e condicionadores de ar a sua etiqueta de patrimônio.
Imagem relacionadaDica: O 2º Identificador poderá ser obrigatório se habilitado em Opções | Parâmetros | Tipos de Objetos de Manutenção | edição do Tipo de Objeto de Manutenção, campo "2º Identificador do Objeto Obrigatório?".

Cód. do Tipo de Objeto de Manutenção: Identifica qual é o tipo deste objeto de manutenção. O tipo de objeto de manutenção é cadastrado em Opções | Parâmetros | Sistema | Tipos de Objetos de Manutenção.
Imagem relacionadaAtenção! Este campo só ficará disponível para edição caso a opção Permite Múltiplos Tipos de objetos de Manutenção estiver marcada, em Opções | Parâmetros | Sistema | Pasta Nomes de Campos e Tabelas.
Fabricante: Aqui você define o fabricante do seu Tipo de Objeto de Manutenção. Só serão apresentados os fabricantes relacionados ao tipo de objeto de manutenção selecionado.

Cód. Modelo: Código do modelo do objeto de manutenção do sistema. São exibidos para seleção somente os modelos do fabricante selecionado.

Cód. Sub-Modelo: Código do sub-modelo do objeto de manutenção do sistema. São exibidos para seleção somente os sub-modelos do modelo selecionado.

Estado de Conservação: Selecione o estado de conservação do objeto de manutenção, conforme situações de estados, cadastrados internamente no aplicativo. O estado de conservação indicará a condição em que se encontra do objeto.
Caso seja feita alguma reforma para o objeto então o estado passará a ser "REFORMADO". Se a reforma for excluída, este campo passará automaticamente para o status "USADO". Uma reforma ocorre quando um objeto de manutenção passa por uma Ordem de Serviço de reforma.
Exemplo: Novo - Objeto nunca foi usado. Usado - Objeto que já está sendo utilizado. Reformado - Objeto que já sofreu processo de reforma. Danificado - Não está apto para ser utilizado, proibindo a agregação a qualquer objeto. Sucateado - Objeto considerado impróprio. Todo Objeto que for sucateado deverá ser informado o motivo de sucateamento.
Observação: Objetos sucateados não podem ser alterados, agregados, mandado para estoque, gerar Ordem de Serviço.
Situação do Objeto de Manutenção: Ao clicar nesse botão é exibida a situação do Objeto, exemplo, são situações do Objeto de Manutenção:

  • Agregado
  • Normal
  • Em Estoque
  • Em Terceiros
  • Oficina
  • Transferido (é informado o local para onde ele foi transferido).

Data de Venda: É utilizado normalmente em movimentos de ordem de serviço com garantia.

Data de Fabricação: Data de fabricação do objeto de manutenção.

Ano de Fabricação: Campo preenchido automático pelo sistema, a partir do preenchimento do campo 'Data de Fabricação'.

Ano do Modelo: Digite o ano do projeto do modelo.

Valor de Aquisição: Informa o preço de compra do objeto de manutenção.

Status: Especifica a localização e a situação do objeto no qual a empresa efetuará a manutenção.

Centro de custo: Esse campo é evitável, a não ser que o objeto de manutenção esteja vinculado a um bem do RM Bonum. Neste caso, o Centro de Custo deve ser o mesmo que está cadastrado para o bem no Bonum e o campo deve ficar indisponível para edição no Officina. Se o vínculo for desfeito, o Centro de Custo, no Officina, receberá o valor nulo.
Observação: Ao cadastrar uma Ordem de Serviço o centro de custo será preenchido com o centro de custo do Objeto de Manutenção, desde que não haja default para o centro de custo do Tipo de Movimento e centro de custo default para o cliente/Fornecedor, ou seja, a busca do centro de custo para a Ordem de Serviço terá a seguinte ordem

  1. Centro de Custo do Cliente/Fornecedor
  2. Centro de Custo do Tipo de Movimento
  3. Centro de Custo do Objeto de Manutenção

Data de Criação: Data de Inclusão do Objeto de Manutenção no Sistema.

Código Cliente/Fornecedor: Código alfanumérico que identifica cada cliente/fornecedor dentro do sistema. Clicando no ícone 'Visualizar Localização do Objeto' você encontra o local onde se encontra o objeto de manutenção.
Observação: O local de instalação é inserido no cadastro de Cliente/Fornecedor, anexo Locais de Instalação, e é preciso Instalar o Objeto de Manutenção, disponível em Operações | Instalação de Objeto de Manutenção.

Quantidade de Reforma: Este campo pode ser preenchido manualmente, porém pode não ser a realidade do objeto. Este campo será incrementado a cada processo de reforma que ele passar.
Os campos abaixo aparecem apenas quando os objetos são agregados:

  • Identificador do Objeto Raiz: Identificador que estiver no nível mais alto.
  • Identificador do Objeto Pai: Identificador do Objeto pai, ou seja, onde este agregado está de fato apenso.

Exemplo: Objeto 1 Objeto 2 (Agregado do Objeto 1) Objeto 3 (Agregado do Objeto 2)
Tomando como referência o Objeto 3, o identificador do objeto Pai será o identificador do Objeto 2 e o identificador do Objeto Raiz será o identificador do Objeto 1. Se o caso for uma agregação simples (um objeto agregado a outro), o identificador do objeto pai e do objeto raiz serão os mesmos.