Para a geração do SPED FCONT é necessário identificar e classificar os lançamentos de expurgo e os lançamentos de ajustes (lançamentos fiscais). Antes, porém, é preciso criar o campo complementar de lançamento SPEDFCONT.
 
Para executar este processo, selecione os lançamentos/partidas, em seguida classifique-os respectivamente com:
 
X - Informar somente os lançamentos da escrituração comercial que devem ser desconsiderados para apuração do resultado em conformidade com a Lei no 6.404/76, vigente em 31.12.2007. Os lançamentos devem conter as mesmas informações da escrituração contábil, ou seja, inclusive o indicador de débito e crédito do registro I250. O FCONT se encarregará de fazer o expurgo.
 
F - Informar somente os lançamentos contábeis não efetuados na escrituração comercial que devem ser considerados para apuração do resultado em conformidade com a Lei no 6.404/76, vigente em 31.12.2007.
 
TR - Lançamento de transferência da diferença entre saldos fiscais e societários no caso de implantação de um novo plano de contas. Neste caso considera-se que o saldo societário da conta contábil do plano de contas extinto foi transferido por meio de um lançamento contábil para a nova(s) conta(s) contábil(eis). Este lançamento tipo TR refere-se apenas a transferência da parcela do saldo fiscal que não foi transferida pelo lançamento contábil, ou seja, transfere-se apenas a diferença entre o saldo fiscal e societário. Para efetuar esta transferência deve ser utilizado apenas um lançamento por conta contábil / centro de custo / conta referencial para cada grupo conta contábil / centro de custo extinto.
 
TF - Transferência de saldo fiscal para uma conta referencial devido à extinção da conta referencial de origem.
 
TS - Transferência de saldo societário para uma conta referencial devido à extinção da conta referencial de origem.
 
EF - Lançamento de encerramento fiscal para ajuste do saldo fiscal sobre o saldo societário.
 
IF - Lançamento para alteração do saldo inicial fiscal, quando a forma de tributação do período anterior não for por Lucro Real.
 
IS - Lançamento para alteração do saldo inicial societário, quando a forma de tributação do período anterior não for por Lucro Real.

Para facilitar o entendimento, siga os seguintes passos:

1° Passo:
Acessar o menu "Lançamentos | Manutenção de Lançamentos"

2° Passo:
Filtrar os lançamentos desejados que serão enviados para o arquivo do SPED FCONT

3º Passo:
Selecionar os lançamentos que terão o campo complementar classificado como por exemplo "X" - expurgo 

4º Passo:
Acessar o menu "Processos | Atualização do Campo Complementar SPEDFCONT"

5° Passo:
Informar que os lançamentos terão o campo complementar atualizados com a informação "X"

6° Passo:
Executar o processo

Observação Repita os passos anteriores para classificar também os lançamentos de ajustes informando a sua respectiva classificação.