No Lançamento Fiscal de Entrada, Pasta Outros tributos, informar este tributo com seus respectivos valores e código de receita correspondente.
Ao Encerrar o Período de Apuração, o sistema irá somar os valores do imposto do Tipo IRRF PJ, informado na Pasta Outros Impostos dos Lançamentos Fiscais de Entrada. Lançamentos Cancelados e Estornados não serão considerados. O Saldo Credor do Período anterior, se existir, será considerado na apuração do imposto. Também serão selecionados na apuração e geração do DARF Lançamentos Fiscais de entrada que contenham o tributo IRRFPJ com o código de receita 8045.
Ao Gerar as Guias de Pagamento o sistema seleciona os Lançamentos Fiscais de Entrada, com o destaque do Imposto, não cancelados ou estornados.
No momento de geração das Guias o sistema irá gerar a DARF agrupa pelo código oficial da receita informado no cadastro de Código de Receita em Cadastros | Tabelas Auxiliares | Código da Receita.
As Guias podem ser integradas ao TOTVS Gestão Financeira.
Na tela de geração da DIRF existe a opção "Busca IRRF PJ lançado no Sistema de Gestão Fiscal" se desejar selecionar os Lançamentos Fiscais de Entrada com o destaque deste imposto. A apuração do Tributo e geração do DARF obedecerá a seguinte regra:

  • Será verificado o parâmetro de geração do IRRF-PJ do TOTVS Gestão Financeira.
  • Data de Emissão: Os Lançamentos Fiscais serão selecionados por sua data de emissão
  • Data de Vencimento: Os Lançamentos Fiscais serão selecionados pela data de vencimento gravada na pasta Dados Financeiros. Não é necessário que o mesmo esteja integrado ao financeiro.
  • Qualquer valor diferente dos acima citados: Os Lançamentos Fiscais serão selecionados pela Data do Documento (DALAF.DATALF)