Árvore de páginas

O Cadastro de Vendedores é necessário para realizar o cálculo e controle das comissões sobre as vendas dos produtos de uma empresa, em que pode criar um critério próprio de identificação para cada vendedor, possibilitando a divisão de vendedores por região ou por promoção de um produto.

Todos os impostos que incidem sobre a comissão são controlados pelo sistema e serão informados em campos específicos.

Para empresas que utilizam o dispositivo de Handheld, existem campos em que podem ser informadas as mensagens para os vendedores e para a empresa.



Pré - Requisitos

No Configurador, configure os seguintes parâmetros:

  • MV_TPCOMIS: O cálculo da comissão pode estar on-line ou batch. Esta definição é feita por meio deste parâmetro, selecionando: O = On-line e B = Batch.
  • MV_COMIDEV: Este parâmetro indica se as notas fiscais de entrada, referentes à devolução de venda, devem ou não sair com os valores negativos no relatório de Comissão de Vendas. Seu conteúdo padrão é .T. = Sim.


Observação:

Esta rotina dispõe da funcionalidade de integração com Sistema RM - Nucleus. As informações podem ser consultadas no item Integração Protheus X RM do Controle de Lojas e Front Loja.



Procedimentos

Para incluir vendedores:

1. Em Vendedores, selecione a opção Incluir.

É apresentada a tela de inclusão, subdividida em pastas:

2. Preencha os dados de acordo com orientação do help de campo.

3. Este cadastro possui preenchimento auto-explicativo, no entanto devem ser observados os Principais Campos/Controles.

4. Confira os dados e confirme a inclusão.



Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados

Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

  • Controle de Acesso

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

  • Log de Auditoria

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.



Veja também