Árvore de páginas

Mensagens de vendas varejo podem ser representadas por Cupom Fiscal (quando tratar-se de mercadorias) e RPS – Recibo Provisório de Serviços (quando tratar-se de serviços), serão originadas no sistema Bematech, Bematech PDV para cupons fiscais e Bematech VHFpara RPS. O sistema Protheus receberá as informações e gerará as informações de backoffice, como as informações fiscais devem refletir exatamente o que consta no cupom fiscal, não será realizado nenhum cáluculo de imposto, serão mantidas as informações integradas.

 

Ao receber a venda, o sistema Protheus irá gravar os dados de cabeçalho, itens (produtos e serviços) e parcelas para a gravação dos arquivos SL1, SL2 e SL4, respectivamente, na sequencia, os dados no backoffice (Fiscal, Estoque e Financeiro) serão gerados através da rotina LJGRVBATCH, previamente configurada conforme a seção Demais Configurações.

 

Uma mesma mensagem de vendas conterá apenas informações de serviços (RPS) ou produtos (Cupom Fiscal), nunca deverá trafegar um XML com informações de ambos os tipos.

 

A única alteração que será possível efetuar em uma venda já integrada é o código de reserva do hóspede, outras alterações não serão permitidas. Se isto for necessário, deve-se efetuar o cancelamento da mesma no sistema Bematech e após, reenviar a venda, isto se deve ao processo de geração de informações do backoffice através do LjGrvBatch, uma vez gerado, não pode ser revertido, somente cancelando-se e reenviando a venda, então o processo será todo refeito.

 

Se for utilizado o tipo de venda NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), deve-se configurar a estação de trabalho para esta modalidade, neste caso, não é utilizado impressora fiscal (ECF), o envio do cupom para a Sefaz será efetuado pelo sistema Bematch e a chave de transmissão será eas a recebernviada para armazenamento no sistema Protheus, o processo de geração do backoffice através do LjGrvBatch permance o mesmo.

 

No momento que a venda for integrada ao Protheus, estará com o status em aberto (L1_SITUA = RX), após o processamento do LjGrvBatch, se a geração dos arquivos BackOffice deram certos, o status da venda mudará para finalizada (L1_SITUA = OK), se houverem erros, o status será alterado para erro (L1_SITUA = ER). Neste último caso, deve-se verificar o motivo do erro pelos logs gerados pelo Protheus e efetuar a correção, após alterar manualmente o campo L1_SITUA para o valor RX, desta forma, será reprocessada.

 

Deve-se preencher o parâmetro MV_LJFORHT para que sejam adicionados as formas de pagamento que não irão gerar financeiro. Por padrão, este parâmetro vem alimentado com as informações CQ|AF. As Formas de Pagamento deverão constar na tabela SX5-24 do sistema Protheus e deverão ser adicionas separadas pelo caractere “|”, exemplo:

Se desejar que a Forma de Pagamento BOL (Boleto) não gere títulos financeiros, o parâmetro MV_LJFORHT ficará CQ|AF|BOL. Deve-se também adicionar a forma de pagamamento CI (consumo interno) nesse parâmetro.

 

Para que as informações fiscais (ICMS e ISS) sejam geradas, será necessário configurar geração de Livros Fiscais no cadastro de TES (F4_LFICM e F4_LFISS).

 

Não será necessário envio de valores relacionados a troco, devem ser informados os valores reais a serem recebido.

 

Cupom Fiscal

 

Hóspede com Reserva       

A inclusão das Vendas referentes ao consumo de quarto do hóspede com reserva, será um cupom fiscal com a forma de pagamento Crédito ao Quarto (novo código CQ na tabela 24 – SX5),  movimentarão estoque (configurar no cadastro da TES do sistem Protheus), mas não gerarão títulos no financeiro pois o acerto será efetuado no fechamento da reserva (check-out). Caso cliente opte em pagar o consumo com outra forma de pagamento, estes cupons fiscais gerados também serão enviados ao sistema Protheus com suas devidas formas de pagamento, movimentarão estoque e gerarão financeiro.

 

Passante

Caracteriza-se como passante o cliente que não possui reserva e fará consumos no hotel. A integração das vendas referentes a esses consumos deverão ser enviadas ao Protheus cupom a cupom, indicando um cliente padrão, que por sua vez deve já ter sido previamente configurado nos parâmetros MV_CLIPAD e MV_LOJAPAD do backoffice e configurado  tais valores no Bematech. Esses movimentos deverão gerar títulos no financeiro do Protheus.

 

Se o cliente passante desejar Cpf na nota, a informação deverá ser enviada na integração e será armazenada no sistema Protheus.

 

Para integrações de Cupom Fiscal será obrigatório o envio da informação do PDV que efetuou a venda.

 

RPS

 

Check-out

 

Após a realização do check-out no sistema Bematech (VHF), este enviará ao sistema Protheus a integração do Recibo Provisório de Serviços (RPS), o XML dessa integração será no mesmo layout do cupom fiscal, diferenciando apenas os produtos, que agora serão serviços.

 

Nesta integração, produtos são caracterizados como serviços através de seu tipo (B1_TIPO), sendo eles: (SV, MO, GE, GG).

 

A transmissão ao SEFAZ de um RPS integrado será realizada pelo Protheus, manualmente, após a integração do mesmo ou automaticamente através do AutoNFSE. Para maiores informações sobre o AutoNFSE, ver o link que segue: http://tdn.totvs.com.br/display/PROT/TUODTH_DT_Auto_NFS-e.

 

A série do RPS deve estar configurada para ter o mesmo tamanho em ambos os sistemas envolvidos, conforme necessidade do cliente.

 

Quando houver adiantamento na conta do cliente que está realizando o check-out,  serão informadas na integração do RPS, uma forma de pagamento do tipo RA (novo código na tabela 24 – SX5) para cada movimento de adiantamento que será utilizado no pagamento da fatura em questão, em cada forma de pagamento RA, deverá obrigatoriamente ser informado o código do adiantamento integrado para compensação no Protheus.

 

Ao receber uma forma de pagamento do tipo RA, o Protheus irá gerar um título do tipo R$ e compensará o RA com esse título, atualizando assim o saldo do adiantamento.

 

Os acréscimos relacionados a RPS deverão ser enviados ao sistema Protheus pela tag IncreaseValue, desta forma, os valores serão acrescentados ao valor total da venda.

 

Para integrações de RPS será obrigatório enviar a Série do Documento que será gerado.

 

Caso sejam necessários o envio de informações adicionais de hotelaria, como hóspede principal, demais hóspedes, grupo etc, esses deverão ser informados pelo sistema CMNet na integração e serão gravados na tabela MH3 do Protheus.

 

Se forem necessários o envio de informações de pensões, como tipo de pensão, valor de pensão, café da manhã etc, deverão ser informados pelo sistema CMNet na integração e serão gravados na tabela MH4 do Protheus.

 

Vendas com cartão

 

As vendas realizadas com cartão (débito ou crédito) podem ocorrer de duas formas diferentes: Através de TEF ou através de uma transação manual.

 

Quando a venda é ffeita com TEF, serão informados no RPS, obrigatoriamente, os campos característicos do TEF, que são: NSU, , Data, Hora. Além desses campos, também haverá na mensagem o código da administradora financeira relacionada ao cartão em questão. Com essas informações, o Protheus irá gerar um título financeiro do tipo CC ou CD (crédito ou débito), em nome da administradora informada.

 

Para definição do valor cobrado pela administradora do cartão, o Protheus irá utilizar a taxa de cobrança configurada no cadastro de administradora financeira do backoffice. Essa taxa será deduzida do valor líquido do título gerado no financeiro, ficando o valor real (E1_VLREAL) o valor total com a taxa. Para isso, é necessário que antes seja configurado o parâmetro MV_LJGERTX para não gerar contas a pagar com a taxa gerada, conforme especificado na seção Parâmetros Gerais.

 

A data de vencimento do título será definida pelo Bematech e já enviada corretamente ao Protheus.

 

Caso seja uma venda parcelada com cartão, será enviada cada parcela sendo uma forma de pagamento separada na mensagem de vendas. Cada uma dessas formas terá uma data de vencimento distinta, definida pelo Bematech.

 

Para as vendas com cartão manual, sem TEF, se aplicam as mesmas regras acima com exceção dos campos característicos do TEF (NSU, Data, Hora). Para esse caso, haverá no Bematech um campo para inserção manual da NSU, pois essa informação é obrigatória para posterior conciliação dos movimentos do cartão.

 

Importante: Para a correta transmissão dos RPS para geração de NFS-e, deve-se atentar as regras de cada prefeitura no que diz respeito a aglutinação de serviços similires na nota e utilizar o parâmetro MV_ITEMAG configurado corretamente.

 

Importante: Para personalização da descrição de serviço que sairá na nota a ser transmitida para a prefeitura, pode-se utilizar a rotina de personalização de descrição de serviços no módulo de faturamento do Protheus (SigaFAT > Atualizações > NFS-e e NF-e > NFS-e > Personalização > Descrição NFS-e, FATA910). Através dela, pode-se inserir informações especificas de hotelaria na descrição do serviço, como numero da reserva, nome dos hóspedes, nome do grupo de reserva, etc. Para isso, deve utilizar a tabela MH3 do Protheus, que contem os dados de reserva do RPS.

 

Informações da integração com mensagem única

 

Identificador da Mensagem: RetailSales

Versão: 1.001

Módulo Protheus: SigaLoja – Controle de Lojas

Módulo Bematech: PDV/VHF

Tipo de Envio: Assíncrono

Tags utilizadas

Protheus

Bematech

Tabela

Campo

Tabela

Campo

BusinessContent

CompanyId

cEmpAnt

 

 

BranchId

SL1

L1_FILIAL

 

 

InternalId

XXF

XXF_INTVAL

 

 

ComissionPercent

SL1

L1_COMIS

 

 

CustomerInternalId

XXF

XXF_INTVAL

 

 

TotalPrice

SL1

L1_VLRTOT

 

 

DiscountValue

SL1

L1_DESCONT

 

 

NetPrice

SL1

L1_VLRLIQ

 

 

CashValue

SL1

L1_DINHEIR

 

 

ChecksValue

SL1

L1_CHEQUES

 

 

CardsValue

SL1

L1_CARTAO

 

 

DebitValue

SL1

L1_VLRDEBI

 

 

CovenantValue

SL1

L1_CONVENI

 

 

VouchersValue

SL1

L1_VALES

 

 

FinancedValue

SL1

L1_FINANC

 

 

OthersValue

SL1

L1_OUTROS

 

 

InputValue

SL1

L1_ENTRADA

 

 

IssueDataDocument

SL1

L1_EMISSAO

 

 

IssueTime

SL1

L1_HORA

 

 

DocumentId

SL1

L1_DOC

 

 

SerieId

SL1

L1_SERIE

 

 

GrossPrice

SL1

L1_VALBRUT

 

 

CommodityPrice

SL1

L1_VALMERC

 

 

DiscountPercent

SL1

L1_DESCNF

 

 

OperatorInternalId

XXF

XXF_INTVAL

 

 

OperatorId

SL1

L1_OPERADO

 

 

IcmsValue

SL1

L1_VALICM

 

 

IssValue

SL1

L1_VALISS

 

 

CurrencyRate

SL1

L1_TXMOEDA

 

 

Change

SL1

L1_TROCO1

 

 

StationInternalId

XXF

XXF_INTVAL

 

 

StationId

 

 

 

 

DiscountPaymentTerm

SL1

L1_DESCFIN

 

 

IcmsRetained

SL1

L1_ICMSRET

 

 

CreditValue

SL1

L1_CREDITO

 

 

KindOfDocument

SL1

L1_ESPECIE

 

 

Md5

 

 

 

 

PisValue

SL1

L1_VALPIS

 

 

CofinsValue

SL1

L1_VALCOFI

 

 

EletronicInvoiceComplement

 

 

 

 

PersonalIdentification

SL1

L1_CGCCLI

 

 

KeyAcessNfe

SL1

L1_KEYNFCE

 

 

IncreaseValue

SL1

L1_DESPESA

 

 

ListOfSaleItem

ItemCode

SL2

L2_PRODUTO

 

 

ItemOrder

SL2

L2_ITEM

 

 

Quantity

SL2

L2_QUANT

 

 

UnitPrice

SL2

L2_VRUNIT

 

 

ItemPrice

SL2

L2_VLRITEM

 

 

DiscountPercentage

SL2

L2_DESC

 

 

DiscountAmout

SL2

L2_VALDESC

 

 

OperationCode

SL2

L2_CF

 

 

ItemIcms

SL2

L2_VALICM

 

 

ItemIss

SL2

L2_VALISS

 

 

IcmsBase

SL2

L2_BASEICM

 

 

Increase

SL2

L2_VALACRS

 

 

ItemAliquot

SB1

B1_PICM

 

 

ItemAliquotPis

SB1

B1_PPIS

 

 

ItemAliquotCofins

SB1

B1_PCOFINS

 

 

ItemPis

SL2

L2_VALPIS

 

 

ItemCofins

SL2

L2_VALCOFI

 

 

Lodging

 

 

 

 

 

 

ListOfSaleCondition

 

 

CurrentAccount

SL4

L4_CONTAHT

 

 

DateOfPayment

SL4

L4_DATA

 

 

PaymentValue

SL4

L4_VALOR

 

 

PaymentMethodInternalId

XXF

XXF_INTVAL

 

 

PaymentMethodId

SL4

L4_FORMA

 

 

FinancialManagerInternalId

XXF

XXF_INTVAL

 

 

FinancialManagerId

SL4

L4_ADMINIS

 

 

CardNumber

SL4

L4_NUMCART

 

 

SerieCheck

SL4

L4_SERCHQ

 

 

AgencyCheck

SL4

L4_AGENCIA

 

 

AccountCheck

SL4

L4_CONTA

 

 

DocumentOfIdentification

SL4

L4_RG

 

 

PhoneNumber

SL4

L4_TELEFON

 

 

EftDate

SL4

L4_DATATEF

 

 

EftTime

SL4

L4_HORATEF

 

 

EftDocument

SL4

L4_DOCTEF

 

 

EftAutorization

SL4

L4_AUTORIZ

 

 

EftCancellationDate

SL4

L4_DTCANC

 

 

EftCancellationTime

SL4

L4_HORCANC

 

 

EftCancellationDocument

SL4

L4_DOCCANC

 

 

EftInstitute

SL4

L4_INSTITU

 

 

UniqueSerialNumber

SL4

L4_NSUTEF

 

 

EftParcel

SL4

L4_PARCTEF

 

 

ReturnContent \ ListOfInternalId \ InternalId

Name

-

-

 

 

Origin

XXF

XXF_EXTVAL

 

 

Destination

XXF

XXF_INTVAL