Árvore de páginas

A Ordem de Produção é o documento que inicia o processo de fabricação do produto, relacionando todos os componentes e as etapas de fabricação determinadas pela sua estrutura. Além disso é essencial na geração das requisições dos materiais.

O Sistema administra as OPs desde a geração, até seu término. A ordem de produção pode ser incluída:


  • Manualmente
  • OPs por Pedidos de Venda
  • Pela geração de OPs por ponto de pedido
  • Pelo MRP (projeção de estoque)


Podemos identificar as OPs incluídas manualmente e as geradas automaticamente, por seus códigos.

As OPs são referenciadas nas atualizações e consultas pela seguinte composição de código.

Em que:

Na composição de código 13456.01.001


  • 13456 é o número da OP;
  • 01 é o número do item da OP;
  • 001 é o número sequencial atribuído pelo Sistema, que identifica a relação de nível entre a OP principal e as OPs filhas.


As atualizações das OPs são efetuadas pela informação das movimentações internas (baixa). Uma OP é encerrada, quando o Sistema detecta uma movimentação do Tipo Produção para o valor total da OP ou quando a soma de movimentações do Tipo Produção totaliza a quantidade original da OP.

O custeio de uma OP é calculado pela soma dos custos dos componentes por nível, até o nível do produto pai.

Podemos visualizar o andamento do processo de execução das OPs pela opção Gráfico na janela de manutenção de Ordens de Produção.

Quando uma ordem de produção é incluída, o Sistema verifica automaticamente tudo o que é necessário para que esta produção possa ser executada e efetua o empenho de todos os materiais necessários, conforme determinado em sua estrutura.



O parâmetro MV_EMPPRJ permite determinar se, na inclusão de uma OP, o Sistema considera os valores de empenhos do projeto, campo Emp. Projeto, na composição dos saldos disponíveis em estoque para verificar a necessidade da geração das OPs intermediárias e solicitações de compra (SCs).

Se o parâmetro não for criado, o Sistema considera os empenhos do projeto no cálculo das necessidades para a geração das OPs intermediárias e SCs.

Integração com Chão de Fábrica

Com a integração, os dados das Ordens de Produção (PCP) são replicadas para o cadastro de Ordens de Produção do SFC. Para que as OPS sejam enviadas para o SFC é necessário que os produtos incluídos possuam roteiro de operações e TM padrão cadastrado (MV_TMPAD).

Veja também



Consulte os cadastros envolvidos neste processo, veja os tópicos: