Árvore de páginas

Como funciona o processo de medição automática com aprovador ?

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

P11 - P12

Ocorrência:Como funciona o processo de medição automática (CNTA120 / CNTA260 ) na versão 11 e 12?

Passo a passo:

Na versão 11 era possível realizar a medição automática de um contrato com controle de alçada (mesmo o contrato tendo competências/vencimentos iguais). A rotina realiza a medição de todas as competências/vencimentos e criava os registros pendentes para aprovação do responsável, não gerava nenhuma inconsistência.

Já na versão 12 isso foi corrigido. A validação/regra aplicada agora é a mesma da medição manual, ou seja, caso a medição (seja ela da mesma competência/vencimento ou não) possua controle de alçada, primeiro será necessário fazer a aprovação da medição que esta pendente de aprovação para que as demais medições sejam incluídas automaticamente, apenas lembrando, todas as demais medições que tiverem aprovadores vão ficar bloqueadas e será necessário realizar a aprovação delas pontualmente.

Para deixar o processo flexível e caso o cliente queria fazer a inclusão de todas as medições (como bloqueadas) para que depois elas sejam aprovadas, será necessária a utilização do ponto de entrada:

CN120SEMED – Ponto de entrada para ignorar as medições com status em aberto ou com controle de alçada. Seu retorno deve ser lógico (.T./.F.). Quando verdadeiro, durante a medição automática, caso a segunda competência/vencimento possua aprovador ela será ignorada e feita a medição, deixando a mesma bloqueada para aprovação.

Caso o cliente queria efetuar validações no encerramento da medição automática, será necessário utilizar o ponto de entrada CN120VENC.

Para realizar o processo de medição automática (valido para medição com aprovador ou não) siga os passos abaixo:


- Configurar o tipo de contrato com medição automática (CN1_MEDAUT) igual a SIM. Na configuração do tipo de contrato também pode ser informado o grupo de aprovadores por alçada

(CN1_GRPAPR) e o grupo responsável por nível de alçada (CN1_GRPSIT). Essas informações serão carregadas no cabeçalho do contrato.

- Configurar a rotina CNTA260 no SCHEDULE através do configurador (SIGACFG) para execução automática.


- Possuir contrato vigente com competências/vencimentos gerados:

- Possuir o ponto de entrada CN120SEMED compilado no ambiente com seu retorno igual a verdadeiro (.T.) caso queira ignorar medições abertas/com aprovadores.


Durante a medição automática as medições sem aprovadores serão incluídas e encerradas automaticamente, já as que possuem aprovador serão incluídas porém todas com status bloqueadas e aguardando aprovação.



Observações:

O mesmo processo é valido para contratos de vendas.