Árvore de páginas

Esta rotina tem como objetivo a alocação das operações de cada ordem de produção nos recursos disponíveis, considerando os dados informados nos cadastros de Calendários, Bloqueios de Recursos, Exceções aos Calendários e Ferramentas.

A partir das ordens de produção e do cadastro de Operações, o Sistema aloca nos Recursos e nas Ferramentas disponíveis, as operações considerando a duração de cada uma.

A partir dos cadastros de Operações e Recursos e da carteira de ordem de produção a serem executadas, realiza a programação da fábrica, dentro dos seguintes princípios:

  • As OPs de produtos semi-acabados têm suas datas-fim recalculadas de modo a terminarem na data-início das OPs de seus dependentes.
  • A critério do usuário todas as ordens de produção podem ser alocadas pela data fim, encontrando assim a data início das OPs.
  • No caso de sobrecarga, as datas-fim comprometerão a Previsão de Vendas. Para resolver essa questão, é necessária a intervenção manual (usuário), aumentando o número de máquinas alternativas, readequando a disponibilidade do calendário (regime de horas extras) ou reduzindo os tempos das operações (aumento da produtividade).
  • O gráfico gantt do carga máquina tem uma limitação onde está preparado para trabalhar somente com o parâmetro MV_PRECISA padrão, de conteúdo 4, com alocações de 15 minutos. Dessa forma, para quem trabalha com o parâmetro MV_PRECISA diferente do padrão, sugerimos a exportação do cálculo ao MSProject, que está disponível no produto padrão ou a geração de um relatório de conferência a partir da tabela SH8. 


Importante:

Quando um componente tiver mais que um roteiro de operações, sempre será utilizado o roteiro cadastrado como Padrão no Cadastro de Produtos.

Na alocação do Carga Máquina pela data fim, a otimização das alocações é direcionada para a data de entrega, enquanto na alocação do Carga Máquina pela data início, a otimização das alocações é direcionada para a data base. Por este motivo, as duas formas de alocação têm resultados distintos.

(informação) O CARGA MÁQUINA (MATA690) NÃO ESTÁ HABILITADO PARA O MODELO WEBAPP. 


O Sistema possibilita a alocação considerando ou não as ferramentas (parâmetro definido antes do processamento). Consulte o help da rotina "Operações" para saber como configurar a alocação das ferramentas a serem consideradas pelo sistema no processamento de carga máquina.


Importante:

Caso o Sistema esteja integrado com o TOTVS APS (Solução da Datasul), o recurso MRP, será substituído pelo Software Auxiliar, isto é, serão executados fora do Protheus. Ainda com a existência da integração, essas rotinas permanecerão ativas e inalteradas. No caso dos sistemas que não possuem o recurso de integração TOTVS APS, as rotinas terão a mesma funcionalidade.




Procedimentos:

Para realizar a carga máquina:

1. Na janela de Manutenção de Carga Máquina, leia a descrição da rotina, e clique em Parâmetros.
O Sistema apresenta a tela para configuração dos parâmetros.

2. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
3. Confira a parametrização e clique em OK.
4. Clique em Alocar, para que o Sistema faça os cálculos de Alocação da Carga Máquina.
Caso a estação possua o MS Project - (Software gerenciador de projetos Microsoft®) instalado, será solicitada a forma de saída do gráfico.

5. Selecione Ms Project 2000 ou Protheus, para indicar a forma de saída do gráfico.
6. Confira os dados e confirme.


Dica:

O calendário no Ms Project® aceitará apenas cinco turnos. Assim, os calendários com mais de cinco períodos de funcionamento em um único dia terão os demais períodos desconsiderados.

As exceções de calendário obedecem ao mesmo critério do Protheus, podendo valer para um recurso, um centro de custo ou todos os recursos. Os bloqueios de recursos possuem funcionamento idêntico.



Dica

O parâmetro Saída do Gráfico, pode ter os seguintes valores:

1 - Protheus

2 - Não

3-Project (se existir): Se não for encontrato o Project, será exibido o grâfico no Protheus.

4-Protheus Simpl.: Sem detalhamento dos intervalos, considerando apenas data/hora inicio e fim visando diminuir o tempo de processamento. Nessa opção, serão apresentadaos apenas os recursos com alocação.



1. Como o Sistema calcula o CRP

O CRP consiste em alocar as ordens de produção existentes nas devidas máquinas (recursos) disponíveis, baseadas no cadastro de operações dos produtos e no calendário de cada uma delas. Isto significa que o Protheus é um Sistema de Carga Finita de Máquinas.

A partir do momento que uma máquina está alocada para produzir uma determinada OP, o padrão do Sistema assume que ela não poderá ser utilizada para outras operações de outras OPs.

A alocação de ordens de produção na carga de máquinas é realizada sempre priorizando a data de entrega das ordens de produção; tenta-se a alocação das ordens em sequência pela data de entrega.


Importante:

O MRP gera as ordens objetivando suas entregas de acordo com as necessidades calculadas, e o CRP carga máquina manterá a mesma priorização.

Neste aspecto, é importante ressaltar a importância do primeiro parâmetro da rotina de carga: Tipo de alocação.

Existem dois tipos de alocação:  Pelo Início ou Pelo Fim.


Importante:

Em ambos os casos, a sequência de alocação mantém-se pela data de entrega.

A alocação pelo fim, a mais utilizada por empresas que trabalham em regime de produção sob encomenda, tem por objetivo respeitar a data de entrega negociada com o cliente no Pedido de Vendas, ou na data prevista da Previsão de Vendas. Com isso o Sistema faz a alocação do recurso de trás para frente, ou seja, da última operação necessária para fabricar o produto, fixando esta na data de entrega negociada, até a primeira, obtendo assim a informação de quando a produção deve ser iniciada. Caso a alocação para atender a data de entrega não seja possível, a ordem não é alocada. 

       O parâmetro "Desalocar Op parc. Alocadas?" 
       Se informado Sim e havendo operações não alocadas por falta de recurso disponível as demais operações da mesma OP serão desalocadas.
      (aviso)  O parâmetro só funciona  em conjunto do parâmetro "Tipo de Alocação ?" = Pelo Fim.

Na alocação pelo início, ocorre exatamente o contrário (recomendada para produção para estoque). Parte de uma data base e aloca as operações a partir da primeira operação, até chegar à última. Nesta caso, o Sistema indicará o término da fabricação de um determinado produto. As ordens e operações vão sendo alocadas a partir da data de início da carga de máquinas (podendo inclusive serem entregues depois da data de entrega planejada, caso as horas extrapolem a capacidade).



Importante:

Aqui deve haver interferência do planejador, pois o Carga Máquina não irá resolver o "estouro".

Na tabela abaixo, seguem exemplos de alocação de uma ordem de produção de fabricação do produto “PA01”, com data de entrega prevista para 08/12/xx, que possui a seguinte estrutura:

O seu roteiro de operações é o seguinte:

Produto

Operação

Máquinas (Recurso)

Tempo Total

PI01

01 - Cortar

C01 - Corte

1 dia

PI01

02 - Lixar

L01 - Lixadeira

2 dias

 

PI02

01 - Montar

B01 - Bancada 1

1 dia

PI02

02 - Pintar

R01 - Recurso 1

2 dias

PI02

03 - Envernizar

R02 - Recurso 2

2 dias

 

PA01

01 - Montar Produto

B02 - Bancada 2

1 dia

PA01

02 - Embalar o Produto

B01 - Bancada 1

1 dia

Considerando esta tabela de operações e simulando a alocação da carga de máquinas da empresa, com alocação pelo fim, será apresentada a seguinte situação:

 

Data

02/12/xx

03/12/xx

04/12/xx

05/12/xx

06/12/xx

07/12/xx

08/12/xx

R

E

C

U

R

S

O

S

Corte

 

 

Cortar

 

 

 

 

 

 

Lixadeira

 

 

Lixar

 

 

 

 

Bancada

 

Montar

 

 

 

 

 

Embalar

Recurso 1

 

 

Pintar

 

 

 

 

Recurso 2

 

 

 

 

Envernizar

 

 

Bancada 2

 

 

 

 

 

 

Montar

 

 

OP Produto  PI 01

 

OP Produto PI 02

 

OP Produto PA 01


2. Cálculo Parcial do CRP

O programa também permite o cálculo parcial, posicionando-se sobre uma atividade, e selecionando uma das opções:

  • Alterar Data Prevista de Entrega.
  • Alterar Prioridade.
  • Recalcular Carga Máquina.

Ao “Alterar Data Prevista de Entrega” de uma atividade, e logo depois “Recalcular Carga Máquina”, o cenário é executado parcialmente, e o carga máquina é capaz de realizar o novo planejamento considerando as horas executadas. Isto é possível por meio da configuração do parâmetro “considera saldo” que nas opções “operação” e “saldo por tempo” abate os apontamentos de horas já realizados nas operações.


Importante:

Quando a relação entre a ordem Pai e suas Filhas for diferente da 1ª Variação, faz com que o cálculo do Carga Máquina perca o critério de sequência, que relaciona a ordem pai com suas filhas. Para este caso, o recálculo não conseguirá alterar a previsão das outras ordens (filhas), sendo necessário alterar a demanda Original (Previsão de Vendas, Pedidos) e executar o cálculo do MRP para acertar as novas demandas.

No exemplo de alocação dado acima, no qual PA01, em que originalmente a data de término da alocação é de 08/12/XX, se for antecipada para 05/12/XX por “Alterar Data Prevista de Entrega”, ficaria:


1ª Variação - Sequência


Produto

Ordem

Item

Sequência

PA01

00015

01

001

PI01

00015

01

002

PI02

00015

01

003

 

Data

29/11/xx

30/11/xx

01/12/xx

02/12/xx

03/12/xx

04/12/xx

05/12/xx

R

E

C

U

R

S

O

S

Corte

 

 

Cortar

 

 

 

 

 

 

Lixadeira

 

 

Lixar

 

 

 

 

Bancada

 

Montar

 

 

 

 

 

Embalar

Recurso 1

 

 

Pintar

 

 

 

 

Recurso 2

 

 

 

 

Envernizar

 

 

Bancada 2

 

 

 

 

 

 

Montar

 

 

OP 0001501002 Produto  PI 01

 

OP 0001501003 Produto PI 02

 

OP 0001501001 Produto PA 01


2ª Variação - Item


Produto

Ordem

Item

Sequência

PA01

00015

01

001

PI01

00015

02

001

PI02

00015

03

001

 

Data

02/12/xx

03/12/xx

04/12/xx

05/12/xx

06/12/xx

07/12/xx

08/12/xx

R

E

C

U

R

S

O

S

Corte

 

 

Cortar

 

 

 

 

 

 

Lixadeira

 

 

Lixar

 

 

 

 

Bancada

 

Montar

 

 

Embalar

 

 

 

Recurso 1

 

 

Pintar

 

 

 

 

Recurso 2

 

 

 

 

Envernizar

 

 

Bancada 2

 

 

 

Montar

 

 

 

 

 

OP 0001502001 Produto  PI 01

 

OP 0001503001 Produto PI 02

 

OP 0001501001 Produto PA 01


3ª Variação - Ordem

Produto

Ordem

Item

Sequência

PA01

00015

01

001

PI01

00016

01

001

PI02

00017

01

001

 

Data

02/12/xx

03/12/xx

04/12/xx

05/12/xx

06/12/xx

07/12/xx

08/12/xx

R

E

C

U

R

S

O

S

Corte

 

 

Cortar

 

 

 

 

 

 

Lixadeira

 

 

Lixar

 

 

 

 

Bancada

 

Montar

 

 

Embalar

 

 

 

Recurso 1

 

 

Pintar

 

 

 

 

Recurso 2

 

 

 

 

Envernizar

 

 

Bancada 2

 

 

 

Montar

 

 

 

 

 

OP 0001601001 Produto  PI 01

 

OP 0001701001 Produto PI 02

 

OP 0001501001 Produto PA 01

O comportamento da 2ª e 3ª Variação é igual; não consegue relacionar as ordens, ficando assim inconsistente, a montagem de PA01, antes da conclusão da pintura.


2.1. Cálculo dos Insumos

Por tratar-se de uma rotina do tipo CRP o Carga Máquina parte do princípio de que a compra dos insumos necessários foi planejada e será executada conforme planejamento MRP; o foco do processo de carga é apenas cálculo da capacidade, uma vez que o processo MRP preocupou-se com o planejamento de compras.

Em resumo, a rotina de carga máquina não trata a questão de indisponibilidade de insumos, o que foge ao foco de uma rotina CRP.


Parâmetros

  • MV_DIRPCP
  • MV_PCPATOR
  • MV_PRECISA
  • MV_PROCPCP
  • MV_SEQCARG
  • MV_TPHR
  • MV_USANPRC

Conteúdos Relacionados:

O Sistema disponibiliza ainda para consulta de Alocação da Carga Máquina os relatórios: