Páginas filhas
  • Grupo de Configuração 14 - Orçamentos e Custos_CFCM0059
  • Orçamentos e Custos:
    • Operações para obter a área no orçamento: Indica quais operações serão utilizadas para definir a área a ser utilizada no cálculo do orçamento, para a consulta de Custos por Grupo de Operação de Custeio. Deve-se informar os códigos das operações separados por ponto-e-vírgula.
    • Permite encerrar Período de Produção do Local com Custo Fechado: Indica se é permitido encerrar Período de Produção do Local com data de encerramento no período de Custo já processado. Quando se trabalha com o módulo de beneficiamento e custeio do produto beneficiado / acabado, é necessário configurar para NÃO permitir o encerramento do Período de Produção do Local com o Custo Fechado, isso porque no processamento de Custos são calculados os custos dos produtos in natura e beneficiado / acabado levando em consideração os Locais de Produção encerrados. Por padrão o valor é "Sim".
    • Data da Produção realizada por Terceiro: Indica qual o tipode Data que deve ser considerada a Produção (área) das operações realizadas por Prestadores de Serviços:
      • Data da Operação: Será considerada a data de execução da operação, independente de quando foi captado e realizado o Pagamento de Serviço.
      • Data da Apropriação do Custo: Será considerada a data configurada para Apropriação do Custo (Data de Pagamento ou Último dia da Captação do Pagamento de Serviços). Quando o pagamento não é pela Produção (área), mas a produção é informada, a data da Produção deve estar entre a Data Inicial e Data Final de captação do Pagamento de Serviço do Prestador.
    • Data de Apropriação dos Custos de Pagamento de Serviços: Indica qual o tipo de Data será considerada para Apropriação dos Custos de Pagamento de Serviços.
      • Data de Pagamento: Indica que a Data a ser considerada para Apropriação de Custos do Pagamento de Serviços é a Data de Pagamento.

Exemplo 1:
   Data de execução da Operação: 10/05/2013
   Data do Início da Captação de Pagamento de Serviços: 01/05/2013
   Data do Fim da Captação de Pagamento de Serviços: 15/05/2013
   Data de Pagamento: 20/05/2013
   Nesse exemplo, a apropriação do custo será para o dia 20/05/2013, ou seja, será para o custo do mês 05/2013 que é o mesmo mês da realização da operação. 
Exemplo 2:
   Data de execução da Operação: 20/05/2013
   Data do Início da Captação de Pagamento de Serviços: 16/05/2013
   Data do Fim da Captação de Pagamento de Serviços: 31/05/2013
   Data de Pagamento: 05/06/2013
   Nesse exemplo, a apropriação do custo será para o dia 05/06/2013, ou seja, será para o custo do mês 06/2013 que é diferente do mês da realização da operação. A contabilização também deverá ser para o mês 06/2013.
Exemplo 3:  Operação paga em horas máquina com produção (área) apontada para obter custo/ha.
   Data de execução da Operação: 20/05/2013
   Data do Início da Captação de Pagamento de Serviços: 16/05/2013
   Data do Fim da Captação de Pagamento de Serviços: 31/05/2013
   Data de Pagamento: 05/06/2013
   Nesse exemplo, se configurado para a "Data da Produção realizada por Terceiro" ser pela "Data da Apropriação do Custo", a apropriação do custo e da produção serão para o custo do mês 06/2013, que é diferente do mês da realização da    operação.

      • Último dia da Captação do Pagamento de Serviços: Indica que a Data a ser considerada para Apropriação de Custos do Pagamento de Serviços é o Último dia da Captação do Pagamento de Serviços.

Exemplo 1:
   Data de execução da Operação: 10/05/2013
   Data do Início da Captação de Pagamento de Serviços: 01/05/2013
   Data do Fim da Captação de Pagamento de Serviços: 15/05/2013
   Data de Pagamento: 20/05/2013
   Nesse exemplo, a apropriação do custo será para o dia 15/05/2013, ou seja, será para o custo do mês 05/2013 que é o mesmo mês da realização da operação. 
Exemplo 2:
   Data de execução da Operação: 20/05/2013
   Data do Início da Captação de Pagamento de Serviços: 16/05/2013
   Data do Fim da Captação de Pagamento de Serviços: 31/05/2013
   Data de Pagamento: 05/06/2013
   Nesse exemplo, a apropriação do custo será para o dia 31/05/2013, ou seja, será para o custo do mês 05/2013 que é o mesmo mês da realização da operação. É recomendável que seja realizada a provisão do pagamento para que os        valores de custos do mês 05/2013 estejam de acordo com a contabilidade.

    • Calcular custo do produto colhido/in natura: Indica se é calculado o custo do produto colhido/in natura. Quando se trabalha com o módulo de beneficiamento e custeio do produto beneficiado / acabado, é necessário configurar para SIM. Por padrão o valor é "Não".
      Quando configurado que Calcula o custo do produto colhido/in natura, o sistema realiza as seguintes validações:
      • Ordem de Colheita: Não é permitido alterar o Detalhe (Local / Variedade / Área / Estimativa) se possuir produto Colhido para a Ordem de Colheita em mês/ano que já possui Custo Processado.
      • Encerramento do Período de Produção: Não é permitido encerrar o período de produção se não possuir Recebimento da Matéria Prima do Local de Produção para o mês/ano da Data de Encerramento.
      • Cadastro do Local de Produção: Se já possuir Processamento de Custo ref. Recebimento de Matéria Prima para o Local de Produção, não será permitido alterar:
        • Área Produtiva do Local de Produção
        • Variedade Plantada
        • Variedades (guia)
    • Processar Receitas no Processamento de Custos: Indica se o Processamento das Receitas dos Locais de Produção será executado no Processamento de Custo. Quando configurado "Sim" o Processamento das Receitas será executado no Processamento de Custos para o mês/ano do custo que está sendo processado. Quando configurado "Sim" somente é permitido processar a Receita dos Locais de Produção no período em que o Custo ainda não foi processado.
    • Calcular custo ao nível de Local de Produção e Conta: Indica se será calculado o custo ao nível de Local de Produção e Conta. Se SIM, a configuração (Grupo de Configuração: Contabilização de Retorno ao ERP, e Configuração: Contabilizar retorno de Custo ao ERP) também deve estar configurada SIM. Essa configuração se faz necessária para a emissão do Demonstrativo de Resultado do Exercício por Local de Produção na visão Centro de Custo de Origem para Custo Rateado para o Local de Produção.
    • Limpar tabela de Captação de Entrada de Custo ao executar Captação: (Sim/Não) – Indica se ao executar a captação de entrada de custos serão excluídos os registros da tabela de captação de Entada de Custo para os registros com data menor ao primeiro dia do mês a ser captado. Após configurar para "Sim", a primeira captação de custos poderá ficar lenta.
    • Gerar Produção para Operações de Estria de acordo com o Produto produzido: (Sim/Não) – Identifica se na Captação de Entrada de Custos deverá considerar a Produção das Operações de Estria de acordo com o Produto produzido. A produção deve ter sido gerada através da "Geração de Produção", que fica em Apontamentos > Beneficiamento > Geração de Produção. A unidade de medida considerada para a produção da operação é de acordo com a unidade de medida do produto produzido.
      • Sim: Indica que na Captação do Processamento de Custo será gerada a Produção para Operações de Estria de acordo com o Produto produzido.
      • Não: Indica que na Captação do Processamento de Custo NÃO será gerada a Produção para Operações de Estria de acordo com o Produto produzido.
    • Utiliza Peso da Cultura para Rateio a Locais: Indica se utiliza Peso da Cultura para Rateio a Locais.
      • Sim: Indica que será utilizado Peso da Cultura para Rateio a Locais, quando configurado será obrigatório Peso da Cultura, caso contrário será gerado log de ocorrência no Processamento de Custo.
      • Não: Indica que Não será utilizado Peso da Cultura para Rateio a Locais.
    • Conta de Custo para Combustível: Código da Conta Contábil de Combustível. Deve ser informada a Conta quando estiver configurado que utiliza Rateio de Custo de Equipamento por Consumo Médio de Combustível.
    • Rateio de Custo de Equipamento por Consumo Médio de Combustível:
      • Não considerar: Indica que não será utilizado Consumo Médio de Combustível no rateio de Custo dos Equipamentos.
      • Considerar para todas as Contas de Custo: Indica que será utilizado Consumo Médio de Combustível para todas as Contas para o rateio de Custo dos Equipamentos. Quando possuir mais de um Consumo Médio cadastrado para os mesmos critérios, será considerado uma média para o rateio de Custo dos Equipamentos.
      • Considerar para a Conta de Custo de Combustível: Indica que será utilizado Consumo Médio de Combustível somente para a Conta Contábil de Combustível para o rateio de Custo dos Equipamentos. Quando possuir mais de um Consumo Médio cadastrado para os mesmos critérios, será considerado uma média para o rateio de Custo dos Equipamentos.
    • Utiliza Custo Acumulado:
      • Sim: Indica que serão considerados os custos acumulados dos meses anteriores para os Locais de Produção que foram utilizados no Rateio a Locais de Produção.
      • Não: Não serão considerados os custos acumulados.
        Observação: O parâmetro só será considerado caso o parâmetro "Calcular custo ao nível de Local de Produção e Conta" estiver com o valor "Sim"
    • Cálculo Produto in Natura pela Baixa da Ordem de Produção:
      • Sim: Indica que a Produção a ser recuperada para o calculo do produto in natura terá como origem os insumos consumidos.
      • Não: Indica que a Produção a ser recuperada para o calculo do produto in natura terá com origem a baixa de insumos.
    • Valor máximo para Conciliação de Custo: Permite ao usuário determinar o valor máximo para Conciliação de Custo. Por padrão o valor é 0 (zero).
    • Cálculo dos Índices Econômicos: Parâmetro que indica como serão gerados os valores das demais moedas no Processamento de Custo.
      • Calculado pelo PIMS: indica que os valores dos índices econômicos serão gerados pelo PIMS (Cadastro de Índice Econômico: Tabelas > Orçamentos / Custos > Índice Econômico)
      • Originados do ERP: indica que os valores dos Índices Econômicos serão recebidos do ERP