Árvore de páginas



Produto:

Microsiga Protheus

Ocorrência:

Analise FCI Método 3 Materiais através de relatórios

Passo a passo:

    Seguindo o fluxo para geração do FCI, para que o sistema identifique a origem do item o mesmo verificará o conteúdo do campo na entrada SD1->D1_CLASSFIS (entradas do período) que será preenchido pelo sistema com o conteúdo do campo de cadastro SB1->B1_ORIGEM+SF4->F4_SITTRIB. Após realizar esta verificação o sistema verificará a estrutura para definição do percentual de importação.

            Desta forma o sistema buscará todas as movimentações automáticas RE1 (MV_FCIMI) por Ordem Produzida (PR0) no período da pré apuração e gerará o conteúdo do campo SD3->D3_VLRVI (Por produção).

            A somatória dos "D3_VLRVI"s de todas as produções do período a ser apurados gerará a média ponderada (SA8 – Pré Apuração FCI, campo A8_VLRVI). Este conteúdo será espelhado no campo da tabela CFD->CFD_VPARIM, para utilização deste valor no cálculo do CI junto ao campo CFD_VSAIIE que é verificado na Operação de saída conforme regra Fiscal, assim o CI será preenchido o CFD_CONIMP.

Importante

Caso tenha produção com CI na apuração inferior a 40% (Origem 5) e no mês seguinte haver produção somente com insumos nacionais, será mantido as informações de CI do mês anterior (Origem 5) visto que não mudou a faixa de CI. Neste cenário os campos A8_VLRVI e CFD_VPARIM não serão um espelho.


Cálculo Entradas


O cálculo base para o preenchimento do campo CFD_VPARIM (Entradas) é: 
(D1_TOTAL + D1_VALFRE + D1_SEGURO) – (D1_VALICM + D1_VALIPI + D1_II) / D1_QUANT 

Cálculo Saídas

O cálculo para base o preenchimento do campo CFD_VSAIIE (Saídas) é: 
(D2_VALBRUT) – (D2_ICMSRET) – (D2_VALICM) – / (D2_VALIPI) / D2_QUANT 


O cálculo para o preenchimento do campo CFD_CONIMP (CI-Conteúdo Importado) é: CFD_VPARIM / CFD_VSAIIE * 100


Relatórios de Gestão de Entradas FCI materiais (Entradas)


O processo de pré apuração do FCI é validado desde o cadastramento do item até a realização da venda, porem devido a regras fiscais, devemos analisar os valores gerados, dividindo-os em Entrada e Saída.

Para gerencia dos dados pré apurados, a totvs disponibiliza os relatórios

Relação FCI Sintético (FCIR001)

Relação FCI Analítica - NF de Entrada (FCIR002)

Relação FCI Analítica – Produção (FCIR003)




Relação FCI Sintético (FCIR001)


Para a Relação FCI Sintético (FCIR001) temos por Objetivo simples conferência da Apuração da Ficha de Conteúdo de Importação (FISA061). Esta rotina oferece duas opções de impressão, considerando que as funcionalidades da apuração possuem uma Pré-Apuração (SA8) e as informações geradas no Arquivo Magnético da FCI (CFD).

 



Lembrando que o mesmo retrata os dados de forma sintética, podendo ser extraído conforme parâmetro “Tipo de Impressão”. Se impresso por Pré apuração, os dados serão apresentados com base nos valores agregados no SA8.

Se impresso por Ficha, os dados serão apresentados com base nos valores agregados nas vendas do item no período (CFD).



Relação FCI Analítica - NF de Entrada (FCIR002)


Para a Relação FCI Analítica - NF de Entrada (FCIR002), temos o objetivo de detalhar no processo de entradas quais os valores referentes a importação, bem como o valor do item importado de forma unitária.



Podemos observar que através desta consulta é possível visualizar como o sistema realiza o cálculo da pré apuração de forma unitária, por item e documento fiscal. Se observarmos os valores fazem referência a Parcela Importada apresentada no FC1R001-Sintético.


Relação FCI Analítica – Produção (FCIR003)


Por fim temos a consulta Relação FCI Analítica – Produção (FCIR003), que envolve diretamente o processo produtivo, requisições dos itens importados. Através desta consulta é possível de se obter os valores referentes aos componentes importados que foram consumidos no processo produtivo, Ordens Produtivas além da Parcela Importada para o item Produzido. A Parcela Importada é apresentada de forma unitária para o item produzido, conforme valores aferidos na pré apuração e apresentadas pela consulta FCI Analítica - NF de Entrada (FCIR002) para os componentes, é também visível o Valor TOTAL Importado.


 



Lembrando que todos os processos validados são referentes ao processo de entrada de componentes importados e produção de item com conteúdo de importação.


Observações: