Páginas filhas
  • Ordens de Serviço e Fechamento

Ordens de Serviço e Fechamento

Visão Geral do Programa

Controlar os serviços efetuados pelos postos autorizados e efetuar o pagamento a estes.

Controle dos Serviços Efetuados

  • Os postos autorizados recebem aparelhos para conserto e após avaliação do problema efetuam pedidos de peças para troca. Os pedidos são feitos por telefone ou fax, e na empresa o programa que deverá ser utilizado é o VDP3842 - Digitação de Pedidos.
  • As peças utilizadas no conserto de aparelhos na garantia não são cobradas dos postos autorizados, por isso, o pedido deve utilizar uma natureza de operação com controle parametrizada como remessa terceiro. No Logix isso será controlado utilizando o conceito de item em terceiro. Na natureza de operação, também deve estar parametrizado que a operação estoque deve baixar estoque no envio da nota fiscal de remessa (VDP0050 - Cadastros e Tabelas - Obrigações Fiscais - Natureza da Operação).
  • No registro do pedido, o posto autorizado deverá informar para o conserto de que ordem de serviço e aparelho a peça solicitada será destinada (VDP3842).
  • Na emissão da nota fiscal do envio da peça, é registrado em um controle de conta-corrente do posto autorizado o envio da mesma, pois a peça correspondente danificada deverá ser devolvida posteriormente.
  • Periodicamente os postos autorizados enviam as ordens de serviço concluídas para a empresa, a fim de efetuarem a cobrança dos serviços de mão-de-obra (Esse envio pode ser em papel ou em arquivo).
  • As OSs são digitadas/importadas (ATE0006/ATE0013/ATE0022) e o sistema efetua uma série de consistências (se houve duplicidade, aparelhos atendidos fora da garantia). Para esses casos é informado um motivo de rejeição e o valor da mão-de-obra não é pago. Quando peças para essa ordem de serviço forem solicitadas, ao informar o seu número o sistema preenche automaticamente (baseado nas informações dos pedidos) o posto autorizado, aparelho e peças solicitadas. Após a digitação/importação das ordens de serviço, é emitido um pré-extrato do movimento do posto autorizado para primeira conferência (ATE0515).

Pagamento

  • No final de cada mês, é efetuado um fechamento dos movimentos digitados naquele período de cada posto autorizado (ATE0035).
  • Pelas ordens de serviço atendidas no conserto de aparelhos em garantia, o posto autorizado tem o direito a receber um valor da empresa referente ao serviço de mão-de-obra.
  • Alguns lançamentos complementares podem ser efetuados se necessário, como por exemplo, ajuda de custo para despesas de cópias, sedex e outros, que podem ser acrescidos ou descontados do valor da mão-de-obra (ATE0034).
  • Para cada posto autorizado, o sistema aponta, baseado no controle (conta corrente) de peças, a existência de alguma peça não devolvida. Se existir, o usuário tem a flexibilidade de faturar essa peça contra o posto autorizado. Para o faturamento da peça deve-se gerar um pedido de venda no comercial, baixar o controle de item em terceiro e atualizar o conta corrente de peças não devolvidas do posto.
  • Após o fechamento dos movimentos do posto autorizado, é emitido um extrato final (ATE0515) contendo todos os atendimentos efetuados, indicando se a O.S. será paga ou não, os lançamentos complementares e se houve faturamento de peças.
  • Esse extrato é enviado ao posto autorizado, que deve retornar uma nota fiscal de serviço no valor do extrato para que a empresa efetue o pagamento. Nesse momento a ordem de serviço é liquidada (ATE0036).