Páginas filhas
  • Validação Financeira - SUP3670

Validação Financeira - SUP3670 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Estas informações devem ser definidas em conjunto com a área de controladoria da empresa.

Validação Financeira - SUP3670 

Objetivo da tela:

Estabelecer os critérios definidos pela empresa para a flexibilização no uso das rotinas de análise de divergências entre nota fiscal e pedido de compra.

Possibilitar o ajuste automático de arredondamento dos valores para o fechamento fiscal da nota fiscal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

auditoRia

Permite consultar auditoria do programa atual.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Consiste divergência preço

Indica se o sistema efetuará a consistência do preço unitário da nota fiscal contra o preço unitário da ordem de compra.

Nota:

O sistema levará em consideração a tolerância para divergência informada nos parâmetros do sistema de suprimentos. Neste caso, não será emitida a comunicação de divergência para o comprador responsável pela compra.

Bloqueia pagamento

Indica se o valor da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre o preço unitário  informado na nota fiscal e o preço unitário registrado na ordem de compra.

Nota:

Neste caso o valor total da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento.

Para efetuar a liberação da nota fiscal para pagamento, deverá ser utilizada a função "Libera Aviso de Recebimento  p/pagamento" disponível no sistema, para cada item da nota fiscal que estiver com divergência de preço.

Valores aceitos NF (maior)

Valor máximo (em números absolutos) aceitável para divergência de preço (para maior) entre o preço unitário da nota fiscal e o preço unitário da ordem de compra.

Nota:

Neste caso não será emitida a comunicação de divergência para o comprador responsável pela compra.

Valores aceitos NF (menor)

Valor máximo (em números absolutos) aceitável para divergência de preço (para menor) entre o preço unitário da nota fiscal e o preço unitário da ordem de compra.

Nota:

Neste caso não será emitida a comunicação de divergência para o comprador responsável pela compra.

Valores aceitos frete (maior)Valor máximo (em números absolutos) aceitável para divergência de frete (para maior).
Valores aceitos frete (menor)Valor máximo (em números absolutos) aceitável para divergência de frete (para menor).
Consiste frete de venda

Indica se o frete de venda deve ou não ser consistido.

Nota:

Por padrão esse campo é apresentado marcado, indicando que consiste o frete de venda. Nesse caso, será tolerância zero, e o valor tem que bater exatamente o valor do frete de vendas com as notas de saída.

Valor aceitável frete venda

Valor máximo aceitável entre o valor do conhecimento de frete e a somatória do valor do frete das notas fiscais de faturamento.

Consiste divergência condição pagamento

Indica se o sistema efetuará a consistência da condição de pagamento da nota fiscal contra a condição de pagamento do pedido de compra.
Bloqueia pagamento (Consiste divergência condição pagamento)

Indica se o valor da nota fiscal deverá ficar bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre condição de pagamento da nota fiscal contra a condição de pagamento do pedido de compra.

Nota:

Neste caso o valor total da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento.

Para efetuar a liberação da nota fiscal para pagamento deverá ser utilizada a função "Libera Aviso de Recebimento p/pagamento"  disponível no sistema, para cada item da nota fiscal que possuir divergência de condição de pagamento.

Consiste divergência modo embarque

Indica se o sistema efetuará a consistência da modalidade de embarque da nota fiscal contra a modalidade de embarque do pedido de compra.

Nota:

Definimos "modalidade de embarque" como sendo a negociação efetuada entre comprador x fornecedor quanto a definição de quem pagará os custos de transporte. (Ex. CIF, FOB).

Bloqueia pagamento (Consiste divergência modo embarque)

Indica se o valor da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre modalidade de embarque da nota fiscal contra modalidade de embarque do pedido de compra.

Nota:

Neste caso o valor total da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento.

Para efetuar a liberação da nota fiscal para pagamento deverá ser utilizada a função "Libera Aviso de Recebimento p/pagamento" disponível no sistema, para cada item da nota fiscal que estiver com divergência de modalidade de embarque.

Consiste data entrada

Indica se será efetuada consistência entre a data da emissão da nota fiscal e a data da entrada na empresa.

Nota:

Será utilizado o seguinte critério para efetuar esta consistência:

  • Data da emissão da nota fiscal + o tempo de transporte associado ao fornecedor (conforme informações complementares do fornecedor) + a quantidade de dias de tolerância definida nos parâmetros do sistema de suprimentos, não pode ser maior do que a data da entrada da nota fiscal.

S - Consiste data de emissão x entrada;

N - Não consiste data de emissão x entrada;

P - Somente será consistida data de emissão x entrada se a nota fiscal não possuir pedido de compra vinculado ou se a data de emissão do pedido de compra vinculado a nota for menor anterior a data de emissão da nota.

Bloqueia pagamento (Consiste data entrada)

Indica se o valor da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre a data da emissão da nota fiscal e a data da entrada na empresa.

Nota:

Neste caso o valor total da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento.

Para efetuar a liberação da nota fiscal para pagamento deverá ser utilizada a função "Libera Aviso de Recebimento  p/pagamento" disponível no sistema, para cada item da nota fiscal.

Percentual bloqueio pagamento divergência preço total O.C. x N.F.

Valor máximo (em percentual) aceitável para divergência de preço total (para maior) entre o preço total da nota fiscal e o preço total da ordem de compra.

Nota:

Caso a diferença de preço seja maior que o percentual parametrizado, não será permitida liberação para pagamento do AR em questão através do SUP6210 (Recebimento de Materiais - Divergências com Compras - Tomada Providências - Tomada Providências On-Line)e SUP0890 (Recebimento de Materiais - Divergências com Compras - Liberação Aviso Recebimento para Pagamento).

Tolerância (Consiste data entrada)

Quantidade de dias de tolerância a ser utilizada na consistência entre a data de emissão da nota fiscal e a data da entrada da mercadoria na empresa.

Quantidade dias antecipação vencimento duplicata

Quantidade de dias de tolerância para pagamento antes da data prevista do pagamento da duplicata, a ser considerada na consistência dos vencimentos das duplicatas.

Quantidade dias após vencimento duplicata

Quantidade de dias de tolerância para pagamento após a data prevista do pagamento da duplicata, a ser considerado na consistência dos vencimentos das duplicatas.

Consiste divergência transportadora

Indica se o sistema efetuará a consistência de transportadora do conhecimento de frete contra o do pedido de compra.

Nota:

Será necessário existir relacionamento do frete com a nota fiscal.

Permite tolerância valores totais NF

Indica se será permitido trabalhar com tolerância na consistência de totais informados da nota fiscal com os calculados. Totais que permitem trabalhar com tolerância como: total NF, total ICMS e total IPI. O sistema permite informar tolerância em percentual e/ou valor absoluto. Dos dois será usado o menor.

Percentual NF/IMP

Percentual de tolerância permitido na consistência dos campos totais NF, IPI e ICMS.

Valor NF

Valor de tolerância permitido na consistência do campo total da nota fiscal.

Valor imp.

Valor de tolerância permitido na consistência do campo total IPI e ICMS.

Código Moeda

Código da moeda dos valores de tolerância total NF,IPI e ICMS.

Valor tolerância ICMS frete

Valor de tolerância entre a diferença de valor de ICMS no frete do valor calculado para o declarado.

Desenvolvido parâmetro pois no caso do rateio entre itens do valor de ICMS no frete, quando o frete possui valor com casas decimais e na NF possuem itens com quantidades quebradas, no rateio o resultado é a diferença de centavos da soma nos itens para o valor real no frete.

Esse valor é jogado no valor declarado para que seja possível verificar diferença, por exemplo, no caso de ter entrado com uma incidência errada na nota fiscal e resultar em uma diferença enorme para o frete.

Pode-se então parametrizar um valor de tolerância para que não seja necessário assumir o erro de diferença do valor de ICMS digitado para o calculado do frete dentro dos limites aqui informados, para mais ou menos por item, não exibirá erro de consistência.

Bloqueia entrada

Indica se deverá ser bloqueada a entrada da nota fiscal, caso seja encontrada alguma divergência entre o preço unitário do item na nota fiscal e o preço unitário do item na ordem de compra.

Se o parâmetro "Considera IPI" estiver como "S", para verificação da divergência de preço no momento da entrada da nota, o IPI será calculado sem considerar descontos e despesas acessórias.

Percentual tolerância parcela NF

Percentual de tolerância nas parcelas da Nota Fiscal.

Nota:

Na geração da divergência entre o valor da parcela da Nota Fiscal calculado conforme condição de pagamento da Nota, e o valor informado nos vencimentos, irá verificar se existe percentual de tolerância informado maior que zero.Caso exista, somente gerará divergência se a diferença estiver fora do percentual de tolerância informado, a maior ou menor.

Exemplo:

Se a parcela calculada pela condição de pagamento era de 203,50 e houver um percentual de tolerância cadastrado de 1(%), irá permitir que o valor informado da parcela varie entre 201,465 até 205,535, se for um valor fora desta faixa gerará uma divergência de valor da  duplicata.