Árvore de páginas

Objetivo

O módulo de Administração dos Preços de Venda tem como objetivo formar os preços de vendas dos itens a partir dos custos industriais, administrar as vendas efetuadas e proporcionar a análise da rentabilidade destas.

O módulo de Administração dos Preços de Venda faz parte do sistema de Administração de Vendas do aplicativo Distribuição do DATASUL EMS Framework.

Características

As principais características do módulo são:

  • Possibilitar a formação de preços de venda, utilizando como base os custos calculados pelo Módulo de Custos. Os preços podem ser calculados sobre:

o        Custo Médio Batch (Mensal/Diário);

o        Custo Online;

o        Custo Padrão;

o        Preço Base;

o        Preço Reposição;

o        Preço Última Entrada.

  • Permitir a criação de diversos cenários de markup, de forma a produzir diferentes preços.
  • Abertura de Preços por:

o        Estabelecimento;

o        Canal de Vendas;

o        Grupo de Clientes;

o        Clientes;

o        Região;

o        Condição de Pagamento;

o        Família;

o        Produto/Item;

o        Referência;

o        Quantidade;

o        Data Início de Validade do Preço;

o        Tipo de Frete (CIF/FOB).

  • Formatar saídas de Listas de Preços, conforme a necessidade do usuário, de acordo com o cenário escolhido.
  • Efetuar a avaliação e análise do pedido, conforme as seguintes características:

o        Controle de Preço Mínimo;

o        Aprovação/Reprovação do Pedido (Batch/Online);

o        Rentabilidade do Pedido.

  • Efetuar simulações de preços, de acordo com os seguintes critérios:

o        Individuais por Item/Produto;

o        Sobre a Carteira de pedidos;

o        Sobre o histórico de preço praticado;

  • Efetuar a análise pós-venda dos itens:

o        Rentabilidade de Pedidos;

o        Rentabilidade dos Preços Praticados (Faturamento);

o        Rentabilidade de Vendas por Produto;

o        Rentabilidade de Vendas por Cliente;

o        Rentabilidade de Vendas por Representante.

Visão Geral

A política de preços começa pela decisão de como os preços, uma das armas da empresa, devem ser usados em conjunto com a estratégia geral, devendo sempre ser ajustada a várias situações competitivas.

Em linhas gerais, a política de preços deve procurar seguir os itens abaixo:

a)       Os preços devem objetivar a maximização do lucro para toda a linha de produtos, isto é, devem estimular uma combinação lucrativa de vendas;

b)       Os preços devem ser adaptados e individualizados de modo a se ajustarem às diversas situações competitivas encontradas pelos diversos produtos;

c)       Os preços devem ser estabelecidos para promover o bem-estar da organização a longo prazo, a fim de desencorajar competidores a entrarem no mercado;

d)       A política de preços deve ser suficientemente flexível para fazer face às mudanças das condições econômicas.

Assim, decidir o quanto atribuir de preço aos bens e serviços no mercado envolve uma série de variáveis. Entretanto, a decisão estratégica dos preços, além das considerações e objetivos mercadológicos, deve orientar-se pela: Maximização dos Lucros, Retorno do Investimento e Preços com Base nos Custos da Organização.

Desta forma, o Módulo de Administração dos Preços de Vendas auxilia a organização a construir cenários para analisar todas estas informações necessárias na tomada de decisão.

A seguir é apresentado o fluxo dos processos que envolvem o módulo de Administração do Preço de Vendas.

O módulo de Administração dos Preços de Venda tem as seguintes funcionalidades:

Formação de Markup

Este módulo permite ao usuário compor diversos markups para a utilização na formação de preços. Desta forma, pode-se definir diversos cenários para composição de preços, de acordo com a região, microrregião, tipo de mercado entre outros.

Fórmulas

Possibilita a definição de fórmulas de cálculo do preço de venda de um determinado item, proporcionando flexibilidade no que tange a definição da composição dos preços de venda.

A partir desta funcionalidade, os usuários poderão utilizar constantes, variáveis e diversos recursos de operações matemáticas para chegar no preço dos produtos de forma simples e maleável.

Estratégias de Preço

Permite ao usuário definir limites mínimos e máximos para prática de um determinado preço para os itens, de acordo com o período de vida do mesmo no mercado.

Simulações

Poderão ser feitas simulações de preços para os itens antes da composição das listas de preços até que se chegue a combinação adequada do binômio lucro desejado x preço que o mercado paga.

Também poderão ser feitas simulações para avaliar o impacto a ser causado numa eventual troca de tabelas de preços.

Preço Mínimo

A ferramenta permite manter preços mínimos para cada item da tabela de preços. O preço mínimo será o próprio preço de venda, subtraído do valor de desconto determinado pelo percentual de desconto cadastrado para o item x markup. A tabela de preços poderá ter pré-definidos os preços com frete CIF e FOB para os itens que compõem esta. Para isto, é importante destacar que FOB (Free on Board): corresponde ao preço do item da tabela selecionada, sem acrescer o valor do frete ao preço, e CIF (Cost Insurance Freight): preço do item da tabela selecionada, acrescendo o valor do frete ao preço.

Emissão de Listas de Preços

Permitir ao usuário, a partir de formatos pré-definidos, a emissão de listas de preços, obedecendo a quebras por região, microrregião, canal de venda, entre outros.

Preços Automáticos

A ferramenta está integrada ao módulo de Pedidos, Faturamento e Cotações de Vendas, fornecendo desta forma, preços automáticos para os itens dos documentos, obedecendo a regras por condição de pagamento, cliente, canal de vendas, quantidade do item, data de validade, frete CIF/FOB, entre outros.

Consistência do Preço Mínimo

Além da possibilidade de trazer o preço automaticamente, o sistema poderá reprovar um pedido de venda, cujos preços praticados sejam inferiores ao mínimo permitido. 

Análises de Rentabilidade

Após a realização das vendas, o sistema permite a emissão de análises da rentabilidade por clientes, representantes e produtos e ainda a rentabilidade dos pedidos de venda e do faturamento (realizado). Nestas saídas é permitido analisar fatores como Custos Reais ou Padrões, Receita Operacional Bruta, Receita Operacional Líquida, Despesas Comerciais e Administrativas, LAIR, Lucro Líquido, entre outros fatores.

 

Integração com Outros Módulos

A figura a seguir apresenta a integração do módulo de Administração dos Preços de Venda com os demais, demonstrando em detalhes o fluxo de informações envolvidas.

MóduloInformaçãoDescrição

Custos

Informações de Custos

O módulo de Custos fornece ao módulo de Administração dos Preços os custos industriais dos itens, para que sejam considerados nas fórmulas de cálculo do preço de venda.

Descontos e Bonificações

Envia

Na análise da rentabilidade de um pedido de venda, poderão ser desconsiderados os seus pedidos de bonificação. Desta forma, avalia-se a rentabilidade apenas do que efetivamente deverá proporcionar alguma receita para a empresa.

Pedidos

Envia/Recebe

Para o módulo de pedidos, o módulo de Administração de preços fornece as listas de preços, a determinação da melhor tabela de preços para o pedido ou para seus itens, de acordo com as características destes, e ainda subsídios para a avaliação de preços mínimos e rentabilidade.

Cotações de Vendas

Recebe

Para Cotação de Pedido de Venda, o módulo Administração de Preços fornece a lista de preços e condições de determinar qual a melhor tabela de preços a ser utilizada, de acordo com as características do pedido de cotação.

Faturamento

Recebe

Para o Faturamento de Pedidos, o módulo de Administração de Preços fornece a lista de preços e condições de determinar qual a melhor tabela de preços a ser utilizada, de acordo com as características do pedido de venda.