Árvore de páginas

Objetivos

Apoiar a gestão do processo de calibração das empresas, controlando os equipamentos de medição utilizados nos processos produtivos e também os instrumentos de calibração utilizados pela empresa.

Controlar a frequência de calibrações ou ensaios de equipamentos Orientativos, Calibráveis, Ensaio, Estudo R/R ou Não Calibráveis.

Gerenciar Ensaios, Estudos de R/R, Calibrações Internas e Externas.

Gerenciar certificados e laudos Internos e Externos.

Validar apontamentos de calibração, estudos de R/R  ou ensaios.

Viabilizar a certificação ISO9000, QS9000, TS9000 e NBR17025.

Gerar históricos de procedimentos e de apontamentos de Calibração, Estudos de R/R ou Ensaios.

Gerar Consultas e Relatórios.

Implementar conceitos de Repetibilidade e Reprodutibilidade (Introduzir conceito básico de MSA).

Estar integrado com o Datasul EMS, releases 2.04 e 2.06.


Características

As principais características do módulo são:

  • Integração dos custos, material e mão de obra com o EMS. O próprio módulo padrão de MI possui as funcionalidades de controle dos custos, material e mão de obra para a OM. O sistema apenas acrescenta dois relatórios complementares direcionados à calibração.
  • Integração com ferramentas Microsoft Office para a geração de relatórios e gráficos. A integração ocorre pela utilização do Excel para a digitação do registro da calibração, certificado da calibração e consequente impressão destas duas informações. Como os processos de calibração são muito dinâmicos, o que acaba gerando muitos layouts de registro e de certificados, a impressão ocorrerá a partir do Excel. Por isso, não há um programa de impressão de fichas ou de certificados de calibração.
  • Rastreabilidade de equipamentos de medição, instrumentos de calibração e técnicos. O módulo de calibração controla a procedência dos instrumentos e padrões, bem como gera históricos dos apontamentos, resultados e registros da calibração.
  • Visualização de equipamentos e instrumentos por família ou TAG. O próprio módulo padrão de MI possui estas funcionalidades de controle e apresentação de equipamentos por família ou TAG.
  • Apoio à gestão de documentos dos registros de qualidade. O sistema contempla o cadastro de procedimentos e métodos padrões, onde o procedimento pode ter revisões, responsável, status (ativo e inativo), texto para a documentação da revisão e datas de ativação e desativação.
  • Apoio à avaliação dos laboratórios e seus técnicos. É possível o cadastro de qualificações padrões para os laboratório e técnicos existentes. Neste caso, pode-se verificar quais são as habilitações do técnico e do laboratório.
  • Apoio à avaliação de instrumentos de calibração. Pela utilização da rotina de controle de certificados (internos e externos) e a avaliação de critérios de verificação, confrontando os valores admissíveis do critério com os resultados da calibração.


Visão Geral

O módulo de Calibração e Ensaios faz parte do sistema de Manutenção do aplicativo de Manufatura do DATASUL EMS Framework, estando dividido em dois grandes processos:


Funções:

Controle de qualificações, laboratórios, métodos de calibração.

Pela manutenção do cadastro de laboratórios, métodos e técnicos, onde estão associadas a eles qualificações padrões.

Controle de equipamentos de medição, instrumentos de calibração e padrões.

Com a manutenção do cadastro de uma extensão do equipamento do MI para a calibração, pode-se definir as informações específicas do equipamento para a calibração. Estão inclusas aqui, informações se o equipamento é um padrão ou não, ou ainda se o mesmo é calibrável, orientativo, para estudos de R/R ou apenas para ensaios.

Controle dos planos de calibração de equipamentos e instrumentos.

O módulo padrão de MI controla a frequência das calibrações, estudos de R/R ou ensaios do equipamento.

Controle dos certificados de calibração dos equipamentos e instrumentos.

O módulo de calibração controla os certificados internos (planilha Excel), tanto para ensaios, estudos de R/R, como para calibrações e possibilita a guarda de certificados de calibração externa em arquivos Excel, PPT, DOC, LST ou TXT.


Cálculos:

Conformidade.

Incerteza de medição.

Desvio Padrão: Em função da grande variabilidade das tecnologias e dos processos de cálculo de conformidade, incerteza de medição e de desvio padrão, o sistema disponibiliza no modelo de planilha uma pasta com fórmulas padrões de incerteza e desvio padrão. Neste caso, os cálculos de conformidade e adaptação das fórmulas sugeridas são feitas pelo próprio cliente.

Correção de Frequência: A correção da frequência é determinada manualmente pelo usuário após a análise de tendências dos resultados das calibrações. O sistema disponibiliza consulta do histórico do equipamento, um gráfico para a análise de resultados de erro, incerteza e variáveis pré-definidas.


Integração com Outros Módulos



MóduloIntegração

Estoque

  • Efetua a validação para que não sejam requisitados materiais para ordens de calibração que não estejam liberadas pelo módulo de Calibração.
  • Efetua a valorização dos movimentos de material e mão de obra efetuados para a ordem de calibração (Preço Médio).

Custos

  • Efetua a validação para que não sejam encerradas, reabertas ou reportadas as ordens de calibração que não estejam liberadas no módulo de Calibração.

Recebimento

  • Efetua a validação para que não sejam recebidas notas fiscais de material ou serviços executados para ordens de calibração que não estejam liberadas pelo módulo de Calibração.

Controle da Qualidade

  • No módulo de Calibração pode-se associar um roteiro ou ficha de CQ a um apontamento de calibração, ensaio ou estudo de R/R.

Produção

  • No módulo de Calibração pode-se associar uma ordem de produção a um apontamento de calibração, ensaio ou estudo de R/R.
  • Quando cria-se uma ordem de calibração é gerada uma ordem de produção correspondente utilizada para apropriações de material e mão de obra.

Manutenção Industrial

  • Nesse módulo é feito todo o controle de liberação da ordem de calibração, sendo que a liberação da ordem de calibração sempre é feita pelo módulo de Calibração.
  • Pode-se requisitar materiais para a ordem através das rotinas de MI.
  • O módulo de MI é pré-requisito para o funcionamento do módulo de Calibração.
  • Inúmeras consultas e relatórios de MI são reutilizados no módulo de Calibração.
  • O apontamento de calibração é uma extensão da ordem de manutenção.
  • Quando é criada uma nova ordem de manutenção (manual ou automática) que tem o seu tipo de manutenção parametrizado com "classe" igual a Calibração, automaticamente é gerado para esta ordem, um apontamento na calibração com mesmo número.

Planejamento da Manutenção

  • Nesse módulo é feito todo o controle de liberação da ordem de calibração, sendo que a liberação da ordem de calibração sempre é feita pelo módulo de Calibração.
  • Quando é confirmada uma ordem planejada que tem o seu tipo de manutenção parametrizado com "classe" igual a Calibração, é gerado automaticamente para esta ordem, um apontamento na calibração com mesmo número.

Programação de Mão de Obra

  • Quando é agendado um serviço para um técnico, se a ordem tiver o seu tipo de manutenção parametrizado com "classe" igual a Calibração, o técnico poderá ser associado como o executor do apontamento na calibração.

Compras

  • Para uma ordem de manutenção do tipo Calibração, pode-se gerar uma ordem de compra para o fornecimento de material ou de serviço de um laboratório terceiro.




  • Sem rótulos