Árvore de páginas

Objetivo

Este procedimento permite efetuar a aquisição (implantação) de bens imobilizados ou não, possibilitando obter os controles financeiro e físico dos bens e de suas incorporações.

Visão Geral

Aquisição é o ato de imobilizar um bem patrimonial, vinculando-o a classificadores físicos (fornecedor, marca e outros) e a financeiros (conta patrimonial, grupo de cálculo).

O Processo de Aquisição registra os bens adquiridos de forma a enquadrá-los no ambiente patrimonial conforme sua origem, espécie, classificação, utilização e exigências legais ou organizacionais de controle financeiro, viabilizando o acompanhamento de sua movimentação sob os enfoques físico e financeiro.

As aquisições podem ser implementadas das seguintes formas:

-  No caso do usuário possuir o Módulo de Recebimento, uma vez efetuada a entrada das notas fiscais, as informações existentes quanto a estabelecimento, valor, marca, modelo, descrição e data de aquisição do bem, poderão ser acessadas e capturadas automaticamente a partir da Aquisição, dispensando assim, no momento da inclusão do bem patrimonial, a digitação das referidas informações;

- Se o cliente usuário não possuir a integração com o Módulo Recebimento, pode-se ainda no módulo Ativo Fixo, precisamente no Procedimento Manutenção Documento de Entrada, efetuar a entrada das notas fiscais, onde suas informações podem ser acessadas e capturadas automaticamente a partir da Aquisição, dispensando a digitação das referidas informações no momento da inclusão do bem;

- Pode-se ainda, implementar as informações a partir do próprio procedimento Aquisição de Bens Patrimoniais, porém devendo ser informados todos os dados, sem a obtenção automática das informações existentes na nota fiscal.

O valor original do bem e o valor das despesas financeiras são implementados separadamente, possibilitando visualizar o custo do bem sem as despesas adicionais.

A conversão do valor do bem é executada automaticamente para as finalidades econômicas selecionadas, tendo como base para a conversão o indicador econômico informado.

Quando da aquisição de mais de um bem da mesma espécie pertencentes a uma Nota Fiscal, no momento da inclusão pode-se fazer primeiramente a aquisição de um dos bens e a seguir copiar as informações deste bem para os demais, evitando que sejam digitados item a item.

Pode-se implementar um bem patrimonial, somente para controlá-lo fisicamente, bastando informar uma conta selecionada somente para controle físico.

Exemplo:

Como bens recebidos em doação, ou mesmo no período de carência do Leasing.