Árvore de páginas

Erros Ocorridos na Importação do Arquivo – GIA SP

Quando da importação do programa podem surgir diversas mensagens de erro, as quais são relacionadas abaixo, assim como o procedimento para corrigir as mesmas.

 

Abaixo são descritas as mensagens mais comuns, as quais podem ocorrer durante a importação do arquivo para o programa da Secretaria.

  1. Sr.(a) usuário(a), entre em contato com a empresa responsável pela geração do arquivo Pré-formatado é informe a mensagem abaixo:

  • Tabela 03.Registro10, Campo – CFOP x q14 inválido, posição 3 x 114 linha número 47.

Esse erro ocorre quando exista, na sua base de dados, uma natureza de operação incorreta para a unidade de federação do emitente.

Exemplo:
Para documentos fiscais, cuja natureza de operação seja Interestadual (Natureza interestadual sempre inicia com 2 para entradas e com 6 para saídas) a Unidade de Federação do emitente não pode SP. Caso o endereço do emitente for SP a natureza deve ser estadual.

Para realizar a correção será necessário editar o arquivo, verificar a linha do erro, identificar o documento fiscal, corrigir a unidade de federação do emitente ou eliminar o documento e implantá-lo novamente com a natureza de operação correta, a qual no exemplo deveria ser 1.62. As alterações ou eliminações devem ser executadas por intermédio do programa Manutenção de Documentos Fiscais (OF0305). Para verificar as informações dos documentos é possível utilizar os livros de entrada ou saída, quando necessário.

 

  1. Sr.(a) usuário(a), entre em contato com a empresa responsável pela geração do arquivo Pré-formatado e informe a mensagem abaixo:

  • Tabela 03. Registro10, Campo – CFOP inconsistente ou CFOP de grupo Inválido.

O validador da GIA-SP apresenta o erro informando porque não reconhece esses CFOPS.

Com relação a esta situação esclarecemos que não temos como ajuda-los, pois analisamos o ajuste sinief nr. 7 e verificamos que alguns CFOPS utilizados pelos contribuintes não constam cadastrados na lista como CFOPS do ajuste sinief.

Assim acreditamos que o analisador da GIA não possua internamente este CFOP cadastrado.

Nesse caso sugerimos entrarem em contato com o suporte GIA e informe ao atendente de suporte que o erro refere-se o CFOP (informar o CFOP apresentado na mensagem ) que existe em seu livro de ICMS mas que o analisador não reconhece.

Acreditamos que o analisador da GIA deve ser adaptado para aceitar este CFOP no momento da validação.

Caso o suporte GIA oriente a informar outro CFOP os senhores devem alterar os documentos fiscais no programa Manutenção de Documentos de Documentos Fiscais (OF0305).

  1. Sr.(a) usuário(a), entre em contato com a empresa responsável pela geração do arquivo Pré-formatado e informe a mensagem abaixo:

  • Tabela 03.Registro10, Campo – Imposto Inconsistente, Posição 99, linha nº 99.

Deseja continuar Sim/não?

Essa mensagem faz referência a um documento que possui base de calculo, no entanto sem valor do imposto. O usuário pode continuar a importação e alterar o documento diretamente no programa da GIA ou retornar ao sistema, corrigir o documento e em seguida gerar a GIA novamente.

 

  1. Sr.(a) usuário(a), entre em contato com a empresa responsável pela geração do arquivo Pré-formatado e informe a mensagem abaixo:

  • Tabela 03 Registro10, Campo –Valor contábil Inconsistente, Posição 99, linha nº 99.

Deseja continuar Sim/não?

Essa mensagem faz referência a documentos que foram lançados em sua base com um valor contábil a maior que a base de cálculo. Esse procedimento ocorre caso existam em sua base operações do tipo entrega futura, faturamento antecipado ou faturamento em consignação mercantil.

O usuário pode continuar a importação e alterar o documento diretamente no programa da GIA, ou caso seja a situação de faturamento de entrega futura ou consignação mercantil deve continuar a importação, pois o procedimento não está errado, sendo somente um alerta para que os valores sejam conferidos com o livro de apuração de ICMS, após a importação dos dados.

 

  1. Sr.(a) usuário(a), entre em contato com a empresa responsável pela geração do arquivo Pré-formatado e informe a mensagem abaixo:

  • Tabela 05.Registro18, Campo –Município Destino, inconsistente Posição 46, linha nº16.

Esse erro refere-se ao registro do tipo 18 ZFM/ALC. O sistema não aceita um documento fiscal com código do município inválido. Para esse erro deve-se consultar a tabela 12 - Relação de municípios válidos e corrigir o código do município por intermédio programa Cidades Zona Franca (FT0313). Em seguida deve-se gerar a GIA novamente.

Observar que nem sempre as vendas para os municípios cadastrados na tabela 12 são isentos (entram no beneficio das áreas de livre comércio). Portanto quando for efetuada uma venda para qualquer desses municípios com imposto o sistema não irá criticar essa nota no momento da importação, mas ao consistir a GIA o mesmo ficará com status de inconsistências, porém após clicar duas vezes sobre a inconsistência o mesmo passa pela verificação como OK.

 

A mensagem nesse caso será a seguinte:

  • Retorne à opção ZFM/ALC para detalhar os valores restantes (R$valor correspondente).

Caso faça referência à operação não sujeita ao regime de benefícios da ZFM/ALC, clique duas vezes sobre a sigla do Estado para prosseguir.

Outra situação é a relacionada ao não fechamento das colunas, ao consistir a GIA, ocorreram as seguintes críticas:

O Valor Contábil não é igual à soma dos valores de: Base de Cálculo, Isentas e Não Tributadas, Outras, Imposto Retido por Substituição Tributária e Outros Impostos.

Retorne à tela de Lançamento de CFOP para corrigir a inconsistência.

Caso essa situação esteja correta, clique duas vezes sobre o CFOP correspondente para prosseguir.

Esse erro ocorre quando temos um documento tributado de ICMS, porém com alíquota ou imposto igual a zeros.