Árvore de páginas

Demonstrativo Contábil de Ordens de Serviço - CS0403

Visão Geral do Programa

Possibilita a emissão do Demonstrativo Contábil de Ordens de Serviço, com classificação por contas, apresentando todos os lançamentos de débito e crédito da ordem no período aberto.

Ao analisar as ordens de serviço e os lançamentos contábeis efetuados, é possível verificar as que ainda não foram valorizadas, uma vez que estas apresentam saldo (diferença entre débito e crédito), após a respectiva valorização dos movimentos.

Demonstrativo Contábil OS – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Estabelecer limites de seleção para a emissão do demonstrativo.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Conta da Ordem

Inserir a conta inicial e final da faixa de contas contábeis para listagem do relatório “Demonstrativo Contábil de Ordens de Serviço”.

Centro de Custo

Inserir o centro de custo inicial e final da faixa de centro de custo para listagem do relatório “Demonstrativo Contábil de Ordens de Serviço”.

Demonstrativo Contábil OS – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Estabelecer parâmetros que definirão a forma de apresentação dos dados do relatório.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Moeda

Selecionar a moeda em que deve ser emitido o “Demonstrativo Contábil de Ordens de Serviço”.

Ordens Finalizadas

Quando assinalado, são consideradas na geração do relatório as ordens de serviço com situação de finalizada.

Ordens Terminadas

Quando assinalado, são consideradas na geração do relatório as ordens de serviço com situação de terminada.

Imprime Narrativas

Quando assinalado, a narrativa da ordem de serviço é listada no relatório gerado.

Preço Item

Selecionar a opção que representa o tipo de preço à ser utilizado para valorizar os lançamentos de material, mão de obra e GGF no demonstrativo contábil. As opções disponíveis são:

  • Batch;
  • On-line.

Demonstrativo Contábil OS – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Estabelecer detalhes sobre o destino da impressão e a forma de execução do relatório.

Nota:

Após a definição da seleção, parâmetros e formas de impressão, utilizar o botão “Executar” para disparar a geração e posterior impressão do Demonstrativo Contábil de Ordens de Serviço.

Considerações Gerais

  • São listados os débitos, créditos e saldos inicial e final de material, mão de obra e GGF de cada ordem de serviço, bem como, o total de saldos da conta e um total geral destes movimentos.
  • Na ocorrência de inconsistência no saldo, o sistema emite uma mensagem da situação da ordem, referente ao problema encontrado.
  • O período considerado pelo Estoque para os lançamentos é o último calculado do período em aberto.
  • O “Demonstrativo Contábil de Ordens de Serviço” deve ser rodado antes do fechamento do Estoque, sendo recomendável o seu arquivamento para fins legais; normalmente é emitido após a valorização dos movimentos em questão. Para maiores detalhes sobre o fluxo à ser seguido para a realização do fechamento do estoque, acesse Fechamento Mensal do Estoque.

Acertos de Valores para as Ordens de Serviço:

Para realizar acertos de valores em ordens de serviço, alguns procedimentos importantes devem ser levados em consideração:

  • Emitir o relatório Resumo de Ordens de Serviço (CS0503), somente para as ordens de serviço que apresentam saldo.
  • Analisar atentamente as ordens de serviço que apresentam saldo e identificar em que período não foi efetuado o movimento.
  • Reabrir os períodos necessários para a realização dos movimentos que estão faltando ou corrigir movimentos já existentes.

Nota:

  • Mais informações sobre o Processo Fechamento mensal do Estoque: Função Reabertura de Períodos (CE0413).
  • A execução destes procedimentos garante que o acerto será feito dentro do período correto.
  • Se a preferência for não realizar acerto dentro dos períodos, existe a opção do programa de “Transações Diversas”, que permite fazer movimentos de acertos para as ordens que possuírem saldo em aberto.
  • A introdução de valores via “Transações Diversas” constitui-se em uma prática extrema e somente deve ser executada quando existir uma diferença a débito ou a crédito para ordem e não se deseja reabrir os períodos para acerto dos movimentos.
  • Após a realização da reabertura e posterior fechamento dos períodos, o sistema recalcula os valores.

Comparativo entre os Valores do Demonstrativo e Outros Resultados

Ao efetuar um comparativo entre o “Demonstrativo Contábil das Ordens de Serviço”, o total de produtos em processo do “Registros do Inventário” e o saldo final da contabilidade, é possível encontrar diferenças de valores entre eles, dependendo do momento em que estes são emitidos.

Os relatórios poderão apresentar valores diferentes em relação ao valor efetivamente contabilizado em função da possibilidade de haver movimentos efetuados diretamente para a conta contábil de ordens em andamento, sem envolver a ordem de produção.

Nota:

  • Os relatórios “Demonstrativo Contábil das Ordens de Serviço” e “Registro de Inventário” devem ser iguais, se respeitados o que foi mencionado acima.
  • O valor contabilizado deverá ser igual a diferença entre o débito e o crédito do Diário Auxiliar do Estoque. Se todos os movimentos feitos para a conta da ordem envolver o número da ordem de produção, então o valor contabilizado deverá ser igual a diferença entre o saldo final e inicial do “Demonstrativo de Custos”. Quando a empresa trabalhar com mais de uma conta para a ordem de produção, deverá ser respeitado o devido rateio para tal verificação.
  • Em relação ao “Registro de Inventário“, este deve ser emitido após o fechamento do Estoque e antes do cálculo do preço médio do período seguinte.
  • Já o “Demonstrativo de Custos” deve ser emitido após o cálculo do preço médio do período em questão.