Árvore de páginas

Objetivo

O módulo de Planejamento da Produção determina as necessidades de componentes e materiais com base a lista de materiais de produtos fabricados e necessidades de produto final e/ou reservas geradas por outros itens de um nível superior. A necessidade de materiais é expressa por quantidades e datas em que o material deve estar disponível.

O módulo Planejamento da Produção faz parte do sistema de MRP-II do aplicativo Manufatura do DATASUL EMS Framework.

 

Características

As principais características do módulo são:

  • Efetuar o planejamento em função de períodos previamente determinados. Um período pode ter uma duração mínima de 1 dia.
  • Considerar no cálculo do planejamento saldos, estoque de segurança, ordens, reservas e pedidos, de acordo com parâmetros informados.
  • Possibilitar considerar qualquer uma das seguintes políticas para tratamento do item: período fixo, lote econômico, ordem (make-to-order), nível superior (routable), configurado e composto.
  • Planejar materiais e peças fabricadas de demanda dependente, considerando a política definida de planejamento e deslocando o prazo de ressuprimento em função de um tempo de ressuprimento de fabricação que pode ser fixo ou proporcional à quantidade fabricada.
  • Efetuar, opcionalmente, a reprogramação de ordens de produção/compras implantadas, tanto antecipando como prorrogando datas, de acordo com as necessidades. Considera para reprogramação parâmetros de horizonte fixo definidos ao nível de plano, item ou relacionamento item-fornecedor para materiais comprados.
  • Permitir determinar lotes mínimos e múltiplo de compra, com indicação de percentuais, quando existir a relação item x fornecedor.
  • Permitir a efetivação de ordens e de reservas planejadas quando solicitada a ativação destas, por usuário.
  • Reportar exceções e alterações recomendadas, considerando quantidades e datas das ordens.
  • Permitir que uma previsão de vendas ou um programa de produção seja informado por um grupo de clientes e/ou pedido.
  • Efetuar planejamento de itens controlados por referência, ou seja, planeja itens que tenham variação de qualidade, marca etc.
  • Permitir consultas recursivas, detalhando o planejamento de um produto, a partir da condição de acabado até a matéria-prima e vice-versa (pegging-requirement).
  • Efetuar o cálculo de carga máquina, gerando posteriormente relatório e consultas para a análise da situação de carga nos diversos recursos produtivos; pode-se verificar a carga do item, grupo de máquina e centro de custo.
  • Permitir tratar o item para utilização no Planejamento, alterando informações do tipo situação, tipo requisição, controle de estoque,classe de reprogramação, tipo de demanda, política etc.

 

Visão Geral

O Planejamento das necessidades de materiais é um sistema de planejamento de prioridades por períodos de tempo que programa materiais para atender a uma carteira de pedidos, um plano de produção ou uma previsão de vendas predeterminados no módulo de planejamento ou recebidos a partir do plano mestre. O planejamento das necessidades de materiais deve ser feito com frequência semanal ou diária, sendo que em qualquer momento pode ser atualizado executando-se um plano em modo "net-change". A meta do planejamento de materiais é ter apenas a quantidade suficiente de peças, subconjuntos ou conjuntos, na hora certa, para atender ao plano de produção/previsão de vendas  e pedidos em carteira.

O Planejamento de materiais pode ser acionado pelo plano mestre, que define um plano de produção ou previsão de vendas corrigida em função de limitações em recursos críticos. O planejamento de materiais neste caso determina então quais os materiais, em que quantidades e quando são necessários para atender ao plano mestre.

 

Panorama Geral do Planejamento

O processo de planejamento de materiais requer informações exatas, e em tempo oportuno, para assegurar a criação de planos de materiais válidos. Teoricamente há três fontes dos dados de entrada (inputs) básicos para estabelecer este plano.

 

Nota:

Deve-se considerar ainda como entrada:

Pedidos em Carteira: Compras e manufatura (o que está sendo produzido/comprado) e Necessidades (reservas) geradas em função de ordens confirmadas.

  • Os componentes de plano e carteira de pedidos e manufatura (reservas) no MRP são usados para calcular objetivos de atendimento sendo que a posição de estoque, ordens de compras, ordens de produção e lista de materiais determinarão um plano de fabricação e compras.

 

Requisitos de um sistema MRP

  • Um plano mestre e/ou uma carteira de pedidos.
  • Itens de estoque, identificados individualmente:
  • A existência de uma lista de materiais para cada item;
  • A posição do estoque de cada item.
  • Parâmetros de planejamento ao nível de itens.

Utilização do Módulo do Planejamento

O módulo pode ser utilizado com base:

  • Pedidos de Clientes.
  • Previsão de Vendas.
  • Programa de Produção.
  • Em qualquer hipótese, o sistema calcula as necessidades de produção para cada nível, gerando reservas para o nível inferior.
  • A cada nível, o sistema calcula o disponível, considerando os saldos das ordens e reservas. Quando o disponível for negativo, o sistema gera novas ordens e as respectivas reservas dos componentes. O processo é repetido para todos os níveis, até calcular as necessidades de matéria-prima.

Fluxograma da rotina diária

A sequência de apresentação do módulo do Planejamento esta de acordo com o fluxograma apresentado a seguir.

Tarefa

Descrição

Manutenção do Plano de Produção/Previsão de Vendas

Processo Preparação das Informações função Manutenção do Plano Produção/Previsão de Vendas.

Cálculo do Planejamento

Processo Cálculo do Planejamento.

Análise do Cálculo do Planejamento

Processo Análise do Cálculo.

Confirmação do Planejamento

Processo Confirmação do Planejamento.

Próximo Processo: Consultas e Relatórios

Processo Consultas .

Processo Relatórios .

Integração com Outros Módulos

O Planejamento da Produção tem integração com os seguintes módulos:

 

MóduloInformaçãoDescrição

MPS

Plano de Produção/Previsão de Vendas

Envia para o Planejamento um plano de produção possível de ser executado ou uma previsão de vendas com o objetivo a ser atendido.

Engenharia

Itens, estruturas de produto e operações de fabricação

O Planejamento acessa  o cadastro de itens e estruturas para o cálculo do disponível. Acessa o cadastro de operações para o planejamento da carga máquina.

Produção

Ordens de produção e reservas em aberto

Envia para o Planejamento as ordens de produção em aberto. O planejamento gera as necessidades de produção e reprogramações dessas ordens.

Compras

Ordens de compra em aberto

Envia para o Planejamento as ordens de compras em aberto. O planejamento gera necessidades de compra e reprogramações de ordens em andamento.

Pedidos

Carteira de pedidos

Envia para o Planejamento a carteira de pedidos.

Estoque

Saldo dos itens

Envia para o Planejamento o saldo dos itens.

CRP

Ordens planejadas

Recebe do Planejamento as ordens planejadas. O CRP verifica a capacidade da produção para atender os itens do plano.