Páginas filhas
  • Pesagem - Integrado a Balanças_COLM0007


Objetivo: Registrar a recepção da Matéria Prima. Para realizar a pesagem é necessário possuir balança cadastrada e com acesso liberado à maquina que for acessar. A pesagem pode ser com leitura de peso automática ou manual, dependendo da configuração da balança.
Exemplo com casas decimais:


Exemplo sem casas decimais:


Exemplo com Parâmetro de Importação de Cargas habilitado:


Dados
Campos Obrigatórios:

  • Controle de Colheita: Informar se possui Controle de Colheita ou não. Se possuir Controle de Colheita será obrigatório informar a Ordem de Colheita (a Ordem de Colheita poderá ser obtida ao informar o "Nº Id. da Carga") e os campos Ocupação, Ano Agrícola, Período de Produção, Fazenda, Setor, Talhão, Variedade e Proprietário ficarão desabilitados. Se não possuir Controle de Colheita, os campos Ordem de Colheita, Fazenda, Setor e Talhão ficarão desabilitados, sendo obrigatório informar Ocupação, Ano Agrícola, Período de Produção, Variedade e Proprietário. Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Nº. da Ordem Colheita:Se possuir Controle de Colheita, o usuário deve digitar a Ordem de Colheita referente à pesagem, através da Ordem de Colheita é possível obter a origem da colheita (talhão). Ao informar a Ordem de Colheita o sistema já carrega automaticamente os campos Equipe, Unidade Receptora, Ano Agrícola, Período de Produção, Fazenda, Setor, Talhão, Variedade e Proprietário. O número da Ordem de Colheita pode ser obtido ao informar o "Nº de Id. da Carga", desde que possua Registro de Colheita para a carga informada.Não é permitido informar Ordem de Colheita encerrada.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Data de Movimento: o sistema já carrega automaticamente a Data de Movimento, porém o usuário pode informar uma data que esteja entre a Data da Primeira Pesagem e a Data da Segunda Pesagem. Se possuir Controle de Colheita, a Data de Movimento não poderá ser menor que a data da Ordem de Colheita informada.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Data da Primeira Pesagem: o sistema já carrega automaticamente com a Data Atual (no momento da primeira pesagem), podendo o usuário alterar essa data. Esse campo somente fica habilitado no momento da Primeira Pesagem. A Data da Primeira Pesagem não pode ser maior que a Data da Segunda Pesagem. Se possuir Controle de Colheita, a Data da Primeira Pesagem e da Data da Sugunda Pesagem não poderão ser menores que a data da Ordem de Colheita informada.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Hora da Primeira Pesagem: o sistema já carrega automaticamente com a Hora Atual (no momento da primeira pesagem), podendo o usuário alterar essa hora. Esse campo somente fica habilitado no momento da Primeira Pesagem.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Ocupação: Cultura/Ocupação referente à Pesagem. Quando possuir Controle de Colheita esse campo será carregado automaticamente não permitindo o usuário alterar, caso contrário será necessário o usuário informar.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Ano Agrícola: Ano Agrícola informado na Ordem de Colheita. Não permite o usuário alterar.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente. Quando não configurado "Utiliza Ano Agrícola" na Configuração do Local de Produção, o campo Ano Agrícola fica invisível.
  • Período de Produção: Período de Produção informado na Ordem de Colheita. Não permite o usuário alterar.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Período de Produção:Quando possuir Controle de Colheita o Período de Produçãoserá obtido da Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o usuário necessita informar o Período de Produção.
  • Fazenda: Fazenda informada na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Fazenda ficará desabilitado.
  • Setor:Setor informado na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Setor ficará desabilitado. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível.
  • Talhão:Talhão informado na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Talhão ficará desabilitado.
  • Variedade:Variedade do Talhão informado na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Variedade deverá ser informado pelo usuário.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Proprietário:Proprietário da Fazenda informada na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Proprietário deverá ser informado pelo usuário.
  • Caminhão: Caminhão utilizado para fazer o transporte da colheita. Se configurado que "não" permite informar Caminhão não cadastrado, o equipamento informado deve estar previamente cadastrado. Se configurado que permite informar Caminhão não cadastrado, permitir informar o equipamento não cadastrado e será emitida a mensagem "Não cadastrado" na descrição do campo Caminhão. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Balança: Balança utilizada para realizar o registro da pesagem. Se a balança for "Automática", o sistema não irá permitir digitar o peso, a leitura do peso será feita de maneira automática de acordo com as configurações da balança. Somente estarão disponíveis para realizar o registro da pesagem da matéria prima, as balanças configuradas com:
    • Acesso para a máquina (endereço de IP cadastrado) e com tipo de pesagem "Manual". A balança sem nenhum IP de máquina configurado, indica que a balança pode ser utilizada por qualquer máquina;
    • Direito de acesso para o Grupo de Usuário e/ou Usuário. A balança sem nenhum Grupo de Usuário e/ou Usuário configurado, indica que a balança pode ser utilizada por qualquer Usuário.
  • "Ler Peso": O botão "Ler Peso" efetua a leitura de peso somente para balança automática, de acordo com as configurações da balança. Botão desabilitado quando o tipo de pesagem da balança for "Manual".
  • 1ª Pesagem (Kg): Peso da primeira pesagem em quilos. Se a balança for automática esse campo fica desabilitado permitindo seu preenchimento somente clicando no botão "Ler Peso". Se a balança for manual será permitido digitação do peso.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Peso Líquido (Kg): Campo calculado, contém a diferença entre o peso da primeira pesagem e o peso da segunda pesagem.


Campos Obrigatórios Condicionais:

  • Nota Fiscal: Campo habilitado e obrigatório quando configurado na Cultura/Ocupação "Informar o número da Nota Fiscal, Série e Tipo da Nota Fiscal na Manutenção da Pesagem, Pesagem e Registro de Colheita" o usuário deve informar o número da Nota Fiscal ou poderá ser recuperada do Registro de Colheita quando informar o "Número do Id. Carga", caso contrário o campo não será obrigatório. Quando o número da Nota Fiscal possuir valor o mesmo não será atualizado ou reatualizado quando informar o "Número do ID. Carga". (Tamanho do Campo: 9 Caracteres).
  • Série: Campo habilitado e obrigatório quando configurado na Cultura/Ocupação "Informar o número da Nota Fiscal, Série e Tipo da Nota Fiscal na Manutenção da Pesagem, Pesagem e Registro de Colheita" o usuário deve informar a Séria da Nota Fiscal ou poderá ser recuperada do Registro de Colheita quando informar o "Número do Id. Carga", caso contrário o campo não será obrigatório. Quando a Série possuir valor o mesmo não será atualizado ou reatualizado quando informar o "Número do ID. Carga". (Tamanho do Campo: 3 Caracteres).
  • Tipo: Campo habilitado e obrigatório quando configurado na Cultura/Ocupação "Informar o número da Nota Fiscal, Série e Tipo da Nota na Manutenção da Pesagem, Pesagem e Registro de Colheita" o usuário deve selecionar o Tipo da Nota Fiscal (Remessa ou Venda) ou poderá ser recuperada do Registro de Colheita quando informar o "Número do Id. Carga", caso contrário o campo não será obrigatório. Quando o Tipo da Nota Fiscal possuir valor o mesmo não será atualizado ou reatualizado quando informar o "Número do ID. Carga".
  • Unidade Receptora: Unidade que está fazendo a recepção da Matéria Prima, o sistema já carrega automaticamente com a Unidade Receptora da Ordem de Colheita. Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente. A Unidade Receptora será obrigatória, quando configurado "Obrigar a informar Unidade Receptora", no cadastro de Cultura/Ocupação, na guia "Configurações" na seção "Recepção de Matéria Prima", caso contrário não será obrigatório informar a Unidade Receptora. A Unidade Receptora deve estar ativa. Para "Finalizar" o boletim de pesagem é obrigatório informar a Unidade Receptora. Quando informada, a Unidade Receptora deve estar previamente cadastrada para a Unidade Administrativa corrente. Para pagamento de Transporte de Matéria Prima por Distância a Unidade Receptora deve ser informada.
  • Equipe: Equipe de colheita, o sistema carrega automaticamente com a Equipe da Ordem de Colheita, podendo o usuário alterar. A Equipe será obrigatória quando configurado "Obrigar a informar Equipe" no cadastro de Cultura/Ocupação, na guia "Configurações" na seção "Recepção de Matéria Prima", caso contrário não será obrigatório informar a Equipe. Quando informada, a Equipe deve estar previamente cadastrada para a Unidade Administrativa corrente.
  • Lote: Obrigatório caso o produto informado está configurado que possui controle por lote. Ao  "Finalizar" o boletim de pesagem será enviado a data de validade do lote de acordo com os dias informados no produto e a data de movimento. Exemplo: Se no cadastro de Insumo o campo 'Quantidade de dias para data de validade do Lote' estiver configurado com 90 dias e foi efetuado um Apontamento de Pesagem no dia 17/12/2018 na Finalização dos Boletins será gerada a data de validade no dia 17/03/2019 (17/12/2018 + 90 dias), se informar 0 (zero) ou nulo não será gerado a data de validade.


Demais Campos:

  • Número Documento: Número do documento utilizado na viagem (se aplicável). Pode ser número da NF, número de Guia de Trânsito Livre ou qualquer outro número de controle.
  • Data da Segunda Pesagem: o sistema já carrega automaticamente com a Data Atual (no momento da segunda pesagem), podendo o usuário alterar essa data. Esse campo somente fica habilitado e obrigatório no momento da Segunda Pesagem. A data da Segunda Pesagem não pode ser menor que a Data da Primeira Pesagem.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Hora da Segunda Pesagem: o sistema já carrega automaticamente com a Hora Atual (no momento da segunda pesagem), podendo o usuário alterar essa hora. Esse campo somente fica habilitado e obrigatório no momento da Segunda Pesagem.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Nº Id. da Carga: Número de identificação da Carga, no caso de algodão é conhecido como "número do fardão". Esse campo será obrigatório quando configurado na Ocupação. Se possuir Registro de Colheita para o "Nº de Id. da Carga" informado o sistema irá carregar automaticamente os campos Ordem de Colheita, Ocupação, Ano Agrícola, Período de Produção, Fazenda, Setor, Talhão, Variedade e Proprietário, não permitindo a alteração desses campos. O "Nº de Id. da Carga" deve ser único (não pode se repetir).Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Produto: Produto do [Talhão] que está sendo colhido. Recupera o Produto de Matéria Prima da Ordem de Colheita, caso não encontre produto na Ordem de Colheita, recupera da Variedade, caso não encontre produto na Variedade, recupera o produto da Ocupação, se possuir mais de um Produto associado a Ocupação o usuário deve informar um dos produtos da Ocupação. Quando recuperar o Produto, desabilita o campo. (Tamanho do Campo: 10 Caracteres).
  • Motorista: Motorista do caminhão que fez o transporte.
  • Colhedora: Colhedora utilizada na colheita.
  • Operador: Operador da Colhedora utilizada na colheita.
  • 2ª Pesagem (Kg): Peso da segunda pesagem em quilos. Se a balança for automática esse campo fica desabilitado permitindo seu preenchimento somente clicando no botão "Ler Peso". Se a balança for manual será permitido digitação do peso (somente no momento da segunda pesagem).Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
  • Total Descontos (Kg): Campo calculado com o Total de Kg descontados. Para se obter os descontos é necessário ter realizado a análise da matéria prima e que a matéria prima tenha descontos de acordo com a tabela de descontos. Quando configurado na Cultura/Ocupação "Arredondamento do desconto na Pesagem":
    • Sem arredondamento com decimais: Mantém o valor calculado. No exemplo o resultado é 688,88 de desconto.
    • Inteiro mais próximo: Arredonda para o inteiro mais próximo. No exemplo o resultado é 689 de desconto.
    • Inteiro superior: Arredonda para o inteiro superior. No exemplo o resultado é 689 de desconto.
    • Inteiro inferior: Arredonda para o inteiro inferior. No exemplo o resultado é 688 de desconto.
    • Inteiro: Trunca o resultado para o valor inteiro. No exemplo o resultado é 688 de desconto.
  • % Descontos: Campo calculado com % total de descontos. Para se obter os descontos é necessário ter realizado a análise da matéria prima e que a matéria prima tenha descontos de acordo com a tabela de descontos.
  • Líquido (Kg): Campo calculado com o Peso Líquido Descontado. Peso Líquido – Peso dos Descontos. Quando configurado na Cultura/Ocupação "Arredondamento do desconto na Pesagem":
    • Sem arredondamento com decimais: Mantém o valor calculado.
    • Inteiro mais próximo: Arredonda para o inteiro mais próximo.
    • Inteiro superior: Arredonda para o inteiro superior.
    • Inteiro inferior: Arredonda para o inteiro inferior.
    • Inteiro: Trunca o resultado para o valor inteiro.
  • Botão Ticket de Pesagem: Botão de impressão do ticket de Pesagem referente ao registro posicionado.
  • Número de Pesagem Externa: Número da Pesagem realizada em sistema externo. (Tamanho do campo: 20 caracteres).



Demais Funcionalidades:

  • Quando alterar a Ordem de Colheita, a Variedade ou a Ocupação, recuperar novamente o Produto Matéria Prima, pela Ordem de Colheita, caso não encontre recuperar pela Variedade, caso não encontre, recuperar a partir da Ocupação, caso encontre mais de um produto o usuário pode informar um produto desde que associado a Ocupação. Quando recuperar o Produto desabilitar o campo.
  • Finalizar: Finaliza a Pesagem realizando a entrada da Matéria Prima no estoque do ERP.


Regras para Finalizar e integrar a Pesagem:

  • Somente é permitido Finalizar se o Peso Líquido, Primeira Pesagem e Segunda Pesagem forem maior que 0 (zero).
  • Se estiver configurado que "Todas as Pesagens são Analisadas" para a Cultura/Ocupação a qual pertence à Pesagem, somente será permitido Finalizar desde que possua Análise para a Pesagem, caso contrário será emitida a mensagem "É obrigatório realizar Análise de Matéria Prima para a Pesagem".
  • Somente é permitido "Finalizar" se a Unidade Receptora estiver informada.
  • Somente será integrado com o ERP se a Unidade Receptora estiver configurada para integrar com o Estoque.


Regras para identificar qual o produto utilizado para integrar com o estoque:

  • Primeiro verifica se há produto Matéria Prima informado na Pesagem, se existir será esse o produto utilizado para integrar com o estoque.
  • Se não possuir produto Matéria Prima informado na Pesagem, o sistema utilizará o produto Matéria Prima da Ordem de Colheita (quando informada), se existir será esse o produto utilizado para integrar com o estoque.
  • Se não possuir produto Matéria Prima configurado na ordem de Colheita, o sistema utilizará o produto Matéria Prima configurado para a Variedade, se existir será esse o produto utilizado para integrar com o estoque.
  • Se não possuir produto Matéria Prima configurado para a Variedade o sistema utilizará o produto Matéria Prima configurado para a Cultura/Ocupação, quando possuir apenas um produto Matéria Prima configurado.
  • Se não existir produto configurado para a Pesagem, nem para Ordem de Colheita, nem para Variedade, nem para a Cultura/Ocupação ou a Cultura/Ocupação possuir mais de uma produto associado e a Unidade Receptora estiver configurada para integrar com o estoque, o sistema emitirá a mensagem "Não há produto Matéria Prima configurado para essa Pesagem ou Ordem de Colheita ou Variedade ou Cultura/Ocupação ou mais de um Produto associado à Cultura/Ocupação, pesagem não Finalizada!" e não irá integrar com estoque.

Regras para identificar a quantidade a ser integrada:

  • É verificada se a Unidade de Medida do Produto é "Kg-Quilo", se for, a quantidade integrada será o peso Líquido Final (já aplicado os descontos das análises). A unidade de medida "Kg-Quilo" deve estar configurada em (Administração > Configurações Gerais – Grupo de Configuração "Unidade de Medida"). Se não possuir a unidade de medida configurada como "Kg-Quilo" o sistema irá emitir a mensagem "Unidade de Medida Quilo não configurada. Pesagem não Finalizada!".
  • Se a Unidade de Medida do produto for diferente de "Kg-Quilo", o sistema irá buscar o Conversor de Unidade de Medida (Tabelas > Básicos > Conversor para Unidade de Medida) que converterá "Quilo" para a Unidade de Medida do Produto. Será aplicado o fator do conversor de Unidade de Medida para converter os Quilos para a quantidade a ser integrada com o ERP. Se não possuir conversor de unidade de medida que converta Quilo para a Unidade de Medida do Produto, será emitida a mensagem "Não há Conversor de Unidade de Medida de Quilo para a Unidade de Medida do Produto Matéria Prima. Pesagem não Finalizada!".

Regras para identificar o Valor do produto:

  • Na integração será enviado o custo do produto baseado no parâmetro "Valor do produto acabado para entrada em estoque - ERP". Esse custo será temporário, pois no processamento de custo no final do mês será calculado o novo custo a ser enviado. Na integração após o cálculo de custo, será estornado o valor enviado anteriormente e será enviado o novo valor calculado pelo custo.

Regras para identificar a Ordem de Produção e enviar para Entrada em Estoque:

  • Se o parâmetro “Pesagem - Envio de Ordem de Produção para entrada em Estoque”, para o grupo "Recepção de Matéria Prima", estiver marcado na cultura/ocupação e a pesagem possui local de produção informado:
    • Recupera o produto e o período de produção associado a Pesagem.
    • Com o produto, recupera o centro de custo de contrapartida para entrada em Estoque do produto para a unidade administrativa corrente.
    • Com o centro de custo e período de produção, recupera o número da ordem de produção da guia "Ordem de Produção" do cadastro de centro de custo.
    • Caso não encontre produto associado a pesagem ou não possuir ordem de produção associada ao centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto, recupera o código do [talhão] físico a partir do Local de Produção.
    • Caso encontre o código do [talhão] físico, verifica se possui empresa e filial associadas, caso possua utiliza a empresa e filial definida.
    • Caso não encontre [talhão] físico associado ao [talhão] ou o [talhão] físico não possui empresa e filial associadas, utiliza empresa e filial associadas a [Fazenda].
    • Com a empresa e filial recuperadas, busca a ordem de produção associado ao período de produção da pesagem.
  • Caso não encontre ordem de produção definida para o período de produto e centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto ou para a empresa e filial do período de produção e o parâmetro “Pesagem - Envio de Ordem de Produção para baixa de Estoque”, para o grupo "Recepção de Matéria Prima", estiver definido com "S" na cultura/ocupação, não permitir finalizar a pesagem e gerar uma mensagem avisando o usuário que não foi encontrada ordem de produção definida para o centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto ou para empresa e filial do local de produção, caso não esteja configurado permitir finalizar a pesagem.
  • Caso a Pesagem não possua local de produção apontada, e o parâmetro "Pesagem - Envio de Ordem de Produção para Entrada em Estoque" do grupo "Recepção de Matéria Prima" estiver definido como "S", recuperar o número da ordem de produção associado ao período de produção e o centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto na guia ordem de produção do cadastro de centro de custo, caso não encontre ordem de produção, não permitir finalizar a pesagem e gerar uma mensagem ao usuário que não foi encontrada ordem de produção associado ao período de produção e centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto, caso o parâmetro estiver com "N', permitir finalizar a pesagem.
  • Caso os campos Nota Fiscal, Série e Tipo da Nota fiscal não forem obrigatórios, ao incluir ou editar uma pesagem, o cursor não passará pelos campos.

Importar Cargas:

  • Se o Parâmetro "Habilitar importação de cargas na tela de pesagem." do Grupo 8 estiver marcado como sim, irá habilitar a opção de Importar Cargas.
  • Para acessar a tela de importação clique no link "Importar Dados" no canto superior direito da tela de Pesagem.
  • Tela da Importação de Cargas:
  • Para realizar a importação dos dados, primeiramente deve se utilizar no Menu Administração > Importação dos Dados do Excel, e enviar o arquivo APPESAGEMMP_EXT_TMP.
  • Em seguida ir para o Menu Tabelas > Básico > De/Para Para Importação de Cargas e configurar o de/para.
  • Na tela de Importação de Cargas selecionar pelo filtro o período que será feita a consulta para a importação.
  • Botão Validar: Valida as informações encontradas.
  • Importar Dados: Envia os dados validados que estão na tabela temporária para a tabela oficial.

Realizar a Análise de Matéria Prima:

  • Para adicionar a possibilidade de realizar a análise de matéria prima na tela de Pesagem, habilite o parâmetro "Habilita realizar o apontamento de análise de matéria prima na tela de pesagem de colheita" em Administração > Configurações por Unidade, Grupo de Configuração "16".
  • Após o parâmetro habilitado, a tela de Pesagem irá exibir a opção "Realizar o apontamento de análise de matéria prima", que irá recuperar a grid de Analise com as características e descontos vinculados a Ocupação (Previamente cadastrada) e Unidade Receptora (Previamente cadastrada).
  • Para realizar a Análise é necessário adicionar um valor de pesagem maior que zero, os descontos serão carregados para cada valor de análise adicionado.
  • Observação: Quando a Cultura/ Ocupação estiver com a opção "Todas as Pesagens são Analisadas" habilitada, a Pesagem obrigatoriamente só será salva após a Análise de Matéria Prima ser preenchida.


Regras para utilizar Alfanuméricos no campo Número Ordem de Colheita:

  • Habilitar o parâmetro no menu Administração > Configurações por Unidade, no grupo 6, alterar valor do parâmetro "Habilita informar número da Ordem de Colheita manual e alfanumérico" para [Sim] 


Demais validações:

  • Não é permitido manipular um apontamento que já tenha sido processado pelo Processamento de Pagamento de Serviços. Para realizar esta operação, deverá ser regredida a Data de Pagamento do Período de Pagamento do Contrato do Prestador que realizou o serviço.
  • Ao salvar é verificado se "Necessita de Contrato de Venda da Produção para produto Matéria Prima", configurado para a Cultura/Ocupação. Se estiver configurado que necessita de Contrato e a pesagem possui Controle de Colheita, será localizado o Contrato vigente de acordo com a Data de Movimento para o Local de Produção da Ordem de Colheita. Se não existir contrato é emitida a mensagem "Não há Contrato de Venda da Produção vigente nessa Data de Movimento para o Local de Produção e Produto." e não será permitida a gravação. Se possuir contrato vigente será verificado se há algum Produto informado no contrato. Se não existir nenhum produto informado no contrato será permitida a gravação. Se existir algum produto no contrato é verificado se o produto ao qual se refere na pesagem está no contrato e caso não exista não será permitida a gravação emitindo a mensagem "Não há Contrato de Venda da Produção vigente nessa Data de Movimento para o Local de Produção e Produto.".
  • Permitir informar o Produto Matéria Prima, quando informar a Ordem de Colheita ou quando informar o Ocupação. Caso tente informar ou selecionar um Produto antes de informar a Ordem de Colheita ou o Ocupação, gerar mensagem pop-up "Ordem de Colheita ou Ocupação é Requerida".
  • Não é permitido salvar um apontamento cujo o local de produção ocorreu a mudança de cultura.


Regras para identificar qual o produto utilizado para recuperar o contrato:

  • Primeiro verifica se há produto Matéria Prima informado na Pesagem, se existir será esse o produto utilizado para integrar com o estoque.
  • Se não possuir produto Matéria Prima informado na Pesagem, o sistema utilizará o produto Matéria Prima da Ordem de Colheita (quando informada), se existir será esse o produto utilizado para integrar com o estoque.
  • Se não possuir produto Matéria Prima configurado na ordem de Colheita, o sistema utilizará o produto Matéria Prima configurado para a Variedade, se existir será esse o produto utilizado para integrar com o estoque.
  • Se não possuir produto Matéria Prima configurado para a Variedade o sistema utilizará o produto Matéria Prima configurado para a Cultura/Ocupação, quando possuir apenas um produto Matéria Prima configurado.


Fluxo da validação:

Observações:

  • A primeira pesagem pode ser tanto a Tara como o Peso Bruto.
  • O ticket de Pesagem será impresso na gravação da pesagem (de acordo com a configuração de Impressão de Pesagem)


Exemplo com decimais:


Exemplo sem decimais:


Ticket de Pesagem


Impressão Personalizada

Objetivo: Impressão personalizada a partir de relatório (layout) criado no T-Reports e associado ao Indicador do tipo de resultado T-Reports e que está associado a Entidade "Pesagem".

Demais Funcionalidades:

  • Os relatórios associados a Pesagem ficarão disponíveis para impressão juntamente com a opção de  Ticket de Pesagem.
  • Os campos Número do Boletim e Unidade Administrativa serão preenchidos automaticamente se associados aos filtros da Entidade.
  • Se algum relatório for configurado como Impressão Padrão o botão Imprimir não exibira a lista com os outros relatórios relacionados a Entidade.