Árvore de páginas

Manutenção de Portadores - CD0901

Visão Geral do Programa

Nessa função são definidas as informações referentes ao cadastro de portadores a serem utilizadas na organização.

A partir do Release 2.04 do EMS, foram implementados novos layouts de cobrança escritural para os bancos: Mercantil S.A. e Santander S.A.

A partir da release TOTVS 12.1.12 do Produto Datasul está liberado a função Portador Financeiro do Emitente que permite a utilização do Portador do Cliente ou Fornecedor Financeiro no lugar do Portador do Cliente ou Fornecedor do Industrial nos módulos do Industrial. Mas detalhes estão disponíveis no documento Portador Financeiro do Emitente.

Atualização Manutenção Portadores - CD0901

Objetivo da tela:

Permitir a implementação e atualização de informações cadastrais e parâmetros de portadores a serem utilizados pelos módulos do Datasul EMS.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Portador

Inserir um código de identificação do portador no sistema.

Importante:

Quando for um portador bancário sugere-se utilizar o mesmo código do FEBRABAN para facilitar a identificação.

Modalidade

Selecionar uma das opções disponíveis, determinando qual a carteira de cobrança para o portador que está sendo implementado. Ver informações no conceito Modalidade.

Nome

Inserir a descrição do nome do portador. É a razão social do portador cadastrado.

Importante:

Quando for um portador bancário, sugere-se utilizar o mesmo nome da entidade bancária para facilitar a identificação.

Atualização Manutenção Portadores – Pasta Cadastro

Objetivo da tela:

Permitir a implementação e atualização de informações cadastrais a serem utilizados pelos módulos do Datasul EMS.

Importante:

Os campos Banco, Agência, Conta Corrente, Estab e Conta Contábil não são habilitados quando o portador em questão é determinado como Não Bancário.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Bloqueto

Ver informações na descrição da tela Atualização Manutenção Portadores – Bloqueto.

Outras Inform

Ver informações na descrição da tela Atualização Manutenção Portadores – Outras Inform.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Moeda

Inserir o código que represente a moeda na qual serão efetuadas transações com o portador que está sendo implementado.

Importante:

No caso de um portador utilizar mais de uma moeda, deve-se implementar um portador de código diferente para cada moeda.

Banco

Inserir o código do banco a ser relacionado ao portador que está sendo implementado.


Agência

Inserir o código de agência a ser relacionada ao portador que está sendo implementado. A agência inserida deve pertencer ao banco antes informado.

Conta Corrente

Inserir o código da conta corrente a ser relacionada ao portador que está sendo implementado. A conta corrente deve pertencer à agência e ao banco. Toda transação efetuada nesse portador gerará movimentações na conta contábil de saldo cadastrada na conta corrente.

Emite Bloqueto

Assinalar a opção que define se os bloquetos de cobrança de títulos enviados para o portador, que está sendo implementado serão emitidos pelo banco ou pela própria Empresa. Quando assinalada a opção que determina que os bloquetos de cobrança devem ser emitidos pela empresa, é habilitado o botão Bloqueto no qual são determinados os parâmetros para a emissão dos mesmos. Veja mais informações na descrição da tela Informações Bloqueto por Banco.

Importante:

Para que seja possível determinar informações do bloqueto, quando definido que este deve ser emitido pela empresa, é necessário inserir na pasta Escrit, o código FEBRABAN relacionado ao portador em questão.

Permite atualização do título no ACR sem impressão do boleto
  • Quando o campo estiver marcado, não valida, permitindo atualizar o título no ACR sem a impressão do boleto, pelo programa FT0603.
  • Quando desmarcado, fará a validação, apresentando a mensagem 55712 - Boletos da nota não foram impressos, na geração do programa FT0603.

Estab

Inserir o código do estabelecimento no qual o portador que está sendo implementado deve ser movimentado.

Conta Contábil

Inserir o código da conta contábil conforme o plano de contas definido pela empresa.

Prazo Liber Título

Inserir a quantidade de dias do prazo de liberação, do valor do título. Nesse campo, é determinado o float bancário que é a quantidade de dias em que o valor do título cobrado é liberado pelo portador e disponibilizado na conta corrente da empresa cedente. Essa informação é utilizada na geração do Fluxo de Caixa.

Fluxo AP

Quando assinalado, indica que os títulos do módulo de Contas a Pagar devem ser considerados para o Fluxo de Caixa Gerencial.

Fluxo CR

Quando assinalado, indica que os títulos do módulo de Contas a Receber devem ser considerados para o Fluxo de Caixa Gerencial.

Atualização Manutenção Portadores – Pasta Portador

Objetivo da tela:

Permitir inserir as informações do portador.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Nome Abreviado

Inserir nome abreviado para identificação do portador que está sendo implementado.

E-mail

Inserir código do e-mail principal do portador que está sendo implementado. 

Home page

Inserir endereço da home page do portador em questão. 

Telefone – Ramal

Inserir o número do telefone principal do portador que está sendo implementado. 

Telefax – Ramal

Inserir número do telefax do portador que está sendo implementado. 

Emis Ocorrência

Assinalar uma das opções disponíveis, determinando qual a forma de comunicação a ser utilizada na emissão de ocorrência com o portador em questão.

Atualização Manutenção Portadores – Saldo Inicial

Objetivo da tela:

Permitir as informações de data e saldo inicial, caso o portador que está sendo implementado, for de modalidade Carteira, Cheque ou Nota Promissória. Essas informações servem para o controle da movimentação destes portadores.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Dt Saldo Inicial

Inserir a data inicial do saldo para portadores não bancários.

Vl Saldo Inicial

Inserir o saldo inicial para portadores não bancários.

Importante:

Para portadores bancários as informações de data inicial e saldo inicial são cadastradas no Cadastro de Contas Correntes (CD1103).

Atualização Manutenção Portadores – Cob. Escrit

Objetivo da tela:

Permitir inserir informações sobre os bancos relacionados ao portador.

Importante:

As informações complementares demonstram campos específicos de alguns bancos e carteiras. São ativados somente quando informada a carteira ou o banco a que se relacionam.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Vendor

Veja mais informações na descrição da tela Atualização Manutenção Portadores – Vendor.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Sistema Bancário

Inserir o código do banco na Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Exemplo:
Banco do Brasil – 001

Intervalo(27..46) Header

Inserir informações a serem registradas no intervalo (27 a 46), no header de arquivos de remessa de cobrança escritural, para o portador em questão. Estas são informações do layout definido pelo banco para transações via cobrança escritural. Normalmente, são informações de número de agência e conta corrente, mas deve ser analisado o que pede o layout do banco do portador em questão. 

Intervalo(18..37) Detalhe

Inserir informações a serem registradas no intervalo (18 a 37), no detalhe de arquivos de remessa de cobrança escritural, para o portador em questão. Estas são informações do layout definido pelo banco para transações via cobrança escritural. Normalmente, são informações de número de agência e conta corrente, mas deve ser analisado o que pede o layout do banco do portador em questão.

Código Carteira

Selecionar uma das opções disponíveis, determinando a carteira de cobrança a ser utilizada na remessa de títulos, para cobrança escritural, para o portador em questão. As carteiras de cobrança apresentadas dependem do código do FEBRABAN inserido para o portador em questão, visto que cada banco possui códigos diferentes para suas carteiras de cobrança.

Espécie Escritural

Selecionar uma das opções disponíveis, determinando a espécie de documento a ser informada, quando da remessa de arquivos para cobrança escritural, no portador em questão.

Parceiro EDI

Inserir código do parceiro EDI. Esta informação é utilizada quando a empresa utilizar a cobrança ou o pagamento escritural, identificando o provedor responsável por emitir e receber os arquivos.

Prazo Min Envio CR

Inserir quantidade de dias, determinando o prazo mínimo que o portador aceita receber títulos para cobrança. Esse prazo mínimo é a faixa de datas entre o envio do título para cobrança e o seu vencimento.

Prazo Max Envio CR

Inserir quantidade de dias, determinando o prazo máximo que o portador aceita receber títulos para cobrança. Esse prazo máximo é a faixa de datas entre o envio do título para cobrança e o seu vencimento.

% Participação

Inserir o número/valor que determina o percentual de participação do portador quando efetuada a destinação de títulos para cobrança, no módulo de Contas a Receber. Este percentual é somente considerado quando executada a destinação de títulos em que o campo Considerar Carteira, pasta Parâmetros, tela Destinação de Títulos, função Destinação Automática, processo Destinação de Títulos, Manual de Referência de Contas a Receber, está assinalado.

Prox Remessa CR

Inserir número para a próxima remessa de movimentos de cobrança escritural. Este número é utilizado para o controle da seqüência e quantidade de arquivos enviados ao portador.

Informa Dt Crédito Retorno

Quando assinalado, determina que, quando efetuada a atualização de arquivo de retorno de cobrança escritural, deve-se informar a data a ser utilizada como data crédito. Quando não assinalado, determina que deve ser assumida a data registrada no próprio arquivo de retorno.

Usa Interchange

Quando assinalado, determina que, na utilização de cobrança ou pagamento escritural, é utilizada a Interchange na transferência dos arquivos.

Exige Aceite

Quando assinalado, determina que, para os títulos enviados ao banco para cobrança, devem ser exigidos aceite dos mesmos. Trata-se de uma garantia de que o cliente realmente recebeu o título a ser pago, eliminando a possibilidade de ser alegado extravio ou não recebimento.

Nr Carteira

Inserir número da carteira de cobrança relacionada ao portador em questão. Este campo é somente habilitado quando da implementação de portador específico. Caso não esteja habilitado, significa que, para o portador que está sendo implementado, não é necessária esta informação.

Variação

Inserir o código da variação de cobrança para o portador em questão. Este campo é somente habilitado quando da implementação de portador específico. Caso não esteja habilitado, significa que, para o portador que está sendo implementado, não é necessária esta informação.

Usuário Cobrança

Inserir o código que identifica o usuário de cobrança para o portador que está sendo implementado. Este campo é somente habilitado quando da implementação de portador específico. Caso não esteja habilitado, significa que, para o portador que está sendo implementado, não é necessária esta informação.

Caractere Final Arquivo

Determinar se os arquivos para o Banco do Brasil S.A. sejam gerados com ou sem o caractere final de arquivo.

Importante:

Somente é possível determinar esse parâmetro para o Banco do Brasil S.A.

Caso esse campo não seja assinalado, as informações serão geradas como anteriormente.

Faixa Numérica Inicial

Inserir o número que identifica a faixa numérica inicial para o portador em questão. Este campo é somente habilitado quando da implementação de portador específico. Caso não esteja habilitado, significa que, para o portador que está sendo implementado, não é necessária esta informação.

Contrato

Inserir o número do contrato definido com o portador em questão. Este campo é somente habilitado quando da implementação de portador específico. Caso não esteja habilitado, significa que, para o portador que está sendo implementado, não é necessária esta informação.

Número Convênio

Inserir o número do convênio firmado com o portador em questão. Este campo é somente habilitado quando da implementação de portador específico. Caso não esteja habilitado, significa que, para o portador que está sendo implementado, não é necessária esta informação.

Atualização Manutenção Portadores – Pag. Escrit

Objetivo da tela:

Permitir inserir informações sobre o pagamento escritural.

Importante:

As informações dessa pasta servem apenas como padrão para o envio de movimentos para Pagamento Escritural. Dessa forma, quando da geração do arquivo de envio, essas informações são sugeridas conforme o portador determinado, sendo permitida a alteração naquele momento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Configura

Ao acionar esse botão é apresentada a tela na qual é possível configurar o nome do arquivo de envio para pagamento escritural.

Veja mais informações na descrição da tela Atualização Manutenção Portadores – Configura.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Envia documentos em atraso para pagamento escritural?

Para que seja possível enviar títulos vencidos para pagamento escritural, é necessário que esse campo esteja assinalado.

Convênio

Inserir o código do convênio entre a empresa e o banco, para utilização do processo de pagamento escritural.

Importante:

Atualmente a informação deste campo é somente solicitada pelo Banco do Brasil, e desta forma, este campo é somente habilitado quando inserido código FEBRABAN 001 na pasta Cob Escrit.

Seqüência

Esse campo controla a seqüência de envio de arquivos de pagamento escritural. Desta forma a cada arquivo gerado, o valor deste campo é automaticamente acrescido de uma unidade.

Importante:

Esse campo é habilitado para utilização em todos os portadores, sendo que alguns realmente controlam esta seqüência e outros não. Sugere-se verificar com os bancos a necessidade desta informação ou não.

Identif. Empresa

Inserir um código que identifica a empresa que está enviando o arquivo de pagamento escritural.

Importante:

Atualmente a informação deste campo é somente solicitada pelo Banco Bradesco e desta forma, este campo é somente habilitado quando inserido código FEBRABAN 237 na pasta Cob Escrit.

Conta Complementar

Inserir um código que identifica a conta complementar relacionada à utilização do processo de pagamento escritural.

Importante:

Atualmente a informação deste campo é somente solicitada pelo Banco Bradesco e desta forma, este campo é somente habilitado quando inserido código FEBRABAN 237 na pasta Cob Escrit.

Agência Convênio

Nesse campo é necessário inserir o código da agência relacionada ao convênio do processo de pagamento escritural entre a empresa e o banco.

Importante:

Atualmente a informação deste campo é somente solicitada pelo Banco Boston e desta forma, este campo é somente habilitado quando inserido código FEBRABAN 479 na pasta Cob Escrit.

Conta Convênio

Inserir o código da Conta do Convênio entre o banco e a empresa, para utilização do processo de pagamento escritural.

Importante:

Atualmente a informação deste campo é somente solicitada pelo Banco Boston e desta forma, este campo é somente habilitado quando inserido código FEBRABAN 479 na pasta Cob Escrit.

Documento Autorizado?

Determina a possibilidade ou não de incluir, no arquivo de envio de movimentos para pagamento escritural, títulos não autorizados. Assim, quando assinalado determina que é possível enviar títulos não autorizados.

Importante:

Atualmente a informação desse campo é somente solicitada pelo Banco Boston e desta forma, este campo é somente habilitado quando inserido código FEBRABAN 479 na pasta Cob Escrit.

Tipo Conta Corrente

Inserir o código que identifica o tipo de Conta da Empresa, para utilização no processo de pagamento escritural.

Importante:

Atualmente a informação desse campo é somente solicitada pelo Banco Bandeirantes e desta forma, este campo é somente habilitado quando inserido código FEBRABAN 230 na pasta Cob Escrit.

Agência Cheque

Inserir o código que identifica a agência Cheque relacionada a movimentos do processo de pagamento escritural.

Importante:

Atualmente a informação deste campo é somente solicitada pelo Banco Bandeirantes e desta forma, este campo é somente habilitado quando inserido código FEBRABAN 230 na pasta Cob Escrit.

Configura nome do arquivo?

Ao selecionar esse campo, as configurações do nome do arquivo de envio de pagamento escriturais poderão ser informadas manualmente. Após a seleção desse campo, é habilitado o botão Configura.

Importante:

Caso não seja selecionado esse campo será assumido o nome padrão do EMS2 “P999DDMM” para envio do arquivo de pagamento escritural.

Atualização Manutenção Portadores – Configura

Objetivo da tela:

Permitir inserir as informações do arquivo de envio do pagamento escritural.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Pasta

Ao acionar esse botão é apresentada a tela de um browse, onde deverá ser definido o diretório no qual será gerado o arquivo de envio do pagamento escritural.

Escolha do nome do arquivo

Ao acionar esse botão, é apresentada a tela na qual é implementada a personalização do nome do arquivo de envio do pagamento escritural.

Veja mais informações na descrição da tela Atualização Manutenção Portadores – Escolha.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Nome Diretório

Inserir o nome e o diretório no qual será gerado o arquivo de envio do pagamento escritural.

Nome Prefixo Arquivo

Apresenta o prefixo do arquivo determinado na tela Personalizar Arquivo.

Importante:

O número máximo de caracteres permitido para a composição do prefixo do arquivo, é de 8 (oito).

Extensão Nome Arquivo

Apresenta a extensão do nome do arquivo a ser gerado para o envio do pagamento escritural.

Formato Exemplo

Apresenta o formado do arquivo, determinado na no campo Diretório + Prefixo Arquivo + Nome Arquivo.

Próxima Seq Port

Inserir a próxima seqüência a ser gerada para o portador, caso não for utilizada a variável “seq” (Seqüência por Portador) na tela Personalizar Arquivo. Após a geração do arquivo de envio, esse campo será atualizado automaticamente.

Primeira Seq Dia

Inserir a primeira seqüência possível para o dia, isto é, quando a última data não for igual à data de geração em questão.

Próxima Seq Dia

Inserir a próxima seqüência gerada para a data informada no campo “Dt Ult Seq Dia”. Após a geração do arquico de envio (função Envio Movimentos p/ Banco), esse campo será atualizado automaticamente.

Dt Ult Seq Dia

Atualiza automaticamente a última data de geração do arquivo de envio.

Atualização Manutenção Portadores – Escolha

Objetivo da tela:

Permitir implementar as informações que irão determinar o nome do arquivo de envio, para pagamento escritural.

Atualização Manutenção Portadores – Bloqueto

Objetivo da tela:

Permitir inserir as informações de códigos solicitados.

Antes de acionar este botão, é necessário que já se tenha informado o código do FEBRABAN para o portador que está sendo implementado. Esse código é inserido na pasta Escritural, da tela Atualização Manutenção Portadores. Dessa forma, a tela apresentada pelo acionamento do botão Bloqueto, depende do código FEBRABAN, sendo que podem ser solicitadas diferentes informações dependendo deste código.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Carteira

Inserir o código da carteira a ser considerada para os bloquetos a serem emitidos pela empresa.

Nosso Número

Inserir o número que determina o formato a ser utilizado para a informação “Nosso Número” relacionado a cada bloqueto emitido.

Nr Último Bloqueto

Exibe automaticamente o mesmo número inserido no campo anterior, sendo que este é utilizado para determinar o número do próximo bloqueto a ser emitido pela empresa. Desta forma, a cada nova emissão de bloqueto, o número deste campo é automaticamente alterado, informando o último utilizado.

Alterar todos os portadores com mesmo código FEBRABAN.

Quando assinalado, determina que todos os portadores, implementados com o mesmo código FEBRABAN do portador em questão, devem respeitar a seqüência da numeração aqui determinada.

Atualização Manutenção Portadores – Outras Inform

Objetivo da tela:

Permitir determinar as informações relacionadas à geração de Avisos de Débito com origens em movimentos de diferenças.

É possível determinar se os avisos de débitos devem ser gerados para o cliente ou para o portador, para isso, são necessárias as determinações de vários parâmetros a serem considerados, sendo que alguns deles estão localizados nessa tela.

Importante:

A informação dos campos Valores Mínimos Cliente Juros, Valores Mínimos Cliente Descontos, Valores Mínimos Cliente Abatimentos e Valores Mínimos Cliente Descontos somente serão verificadas se nessa tela foi determinada que a geração do aviso de débito deve ser efetuada para o cliente e os campos Valores Mínimos Portador Juros, Valores Mínimos Portador Descontos, Valores Mínimos Portador Abatimentos e Valores Mínimos Portador Descontos somente serão verificadas se nessa tela foi determinada que a geração do aviso de débito deve ser efetuada para o portador.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Código do Cliente

Inserir o código que identifique o cliente previamente implementado, representando o portador em questão. Dessa forma, quando gerado um aviso de débito para o portador, é para este cliente que o AD é gerado.

Geração do AD para

Assinalar a opção que define para quem deve ser gerado os avisos de débito. As opções são:

  • Cliente: quando assinalado, indica que os avisos de débitos com origens em movimentos de diferenças ocorridos deste portador são gerados automaticamente para os clientes relacionados.
  • Portador: quando assinalado, indica que os avisos de débito devem ser gerados para o portador em questão, utilizando o código de cliente inserido no campo Código do Cliente desta tela.

Dias Carência

Desconto

Inserir a quantidade de dias de carência para movimentos de desconto concedidos. Dessa forma, somente devem ser gerados avisos de débito, quando concedido abatimento em datas superiores a determinada mais a quantidade de carência.

Dias Carência

Atraso Crédito

Inserir a quantidade de dias de carência para atrasos no repasse do crédito. Dessa forma, somente devem ser gerados avisos de débito, quando o repasse do crédito ocorrer após a quantidade de dias aqui determinada.

Dias Carência

Juros

Inserir a quantidade de dias de carência para movimentos de juros. Dessa forma, somente devem ser gerados avisos de débito, quando liquidado título pelo valor original, após o vencimento mais a quantidade de dias aqui determinada.

Gera Movimento de Diferença

Quando assinalado, determina que devem ser gerados avisos de débito com origem nos movimentos de diferença.

Valores Mínimos Cliente

Juros

Determinar o valor mínimo de Juros a ser considerado na composição da geração de avisos de débito.

Valores Mínimos Cliente

Descontos

É determinado nesse campo o valor mínimo da diferença gerada pela concessão de desconto a ser utilizado na composição da geração de avisos de débito.

Valores Mínimos Cliente

Abatimentos

Determinar o valor mínimo da diferença gerada pela concessão de abatimentos a ser utilizado na composição da geração de avisos de débito.

Valores Mínimos Cliente

Desp. Cartório

Determinar o valor mínimo de despesa de cartório a ser considerado na composição da geração de avisos de débito.

Valores Mínimos Portador

Juros

Determinar o valor mínimo de juros a ser considerado na composição da geração de avisos de débito.

Valores Mínimos Portador

Descontos

Determinar o valor mínimo da diferença gerada pela concessão de desconto a ser utilizado na composição da geração de avisos de débito.

Valores Mínimos Portador

Abatimentos

Determinar o valor mínimo da diferença gerada pela concessão de abatimentos a ser utilizado na composição da geração de avisos de débito.

Valores Mínimos Portador

Atraso Crédito

Determinar o valor mínimo da diferença gerada pelo a concessão de abatimentos a ser utilizado na composição da geração de avisos de débito.

Atualização Manutenção Portadores – Vendor

Objetivo da tela:

Permitir inserir informações a serem utilizados na cobrança escritural para títulos de negociações do Vendor.

Esse botão somente é habilitado quando a modalidade do portador, que está sendo implementado, for obrigatoriamente Vendor e quando o código do FEBRABAN, informado para o portador, pertencer a uma entidade financeira que dispõe de cobrança escritural para a negociação Vendor.

Importante:

Essa tela apresenta campos específicos de alguns bancos, identificados pelo seu código no sistema bancário. Estes são ativados somente quando informado o código a que se relacionam.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Portador

Exibe código do portador, já implementado, com o código de FEBRABAN em questão.

Modalidade

Exibe código de modalidade do portador principal, já implementado, com o código de FEBRABAN inserido.

Nome

Exibe descrição do nome do portador, já implementado, com o código do FEBRABAN em questão.

Sistema Bancário

Exibe código do FEBRABAN inserido para o portador que está sendo implementado.

Código da empresa

Inserir código da empresa relacionada ao portador de modalidade vendor que está sendo implementado.

Intervalo (36 a 55) header

Inserir informações a serem registradas no intervalo (36 a 55), no header de arquivos de remessa de títulos, para cobrança na modalidade Vendor, para o portador em questão. Estas informações são do layout, definido pelo banco, para transações via cobrança escritural.

Legenda

Inserir informações da legenda para arquivos de cobrança escritural, do portador da modalidade Vendor em questão.

Convênio Vendor

Inserir código do convênio Vendor para o portador em questão.

Nr Prg Operacional

Inserir o número do programa operacional para arquivos de cobrança escritural, para o portador da modalidade Vendor que está sendo implementado.

Atualização Manutenção Portadores – Vendor – Sistema Bancário 1

Objetivo da tela:

Permitir selecionar entre o Layout COP641 e o Layout CBR641.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

COP641

Quando assinalado, determina a seleção do layout COP641.

CBR641

Quando assinalado, determina a seleção do layout CBR641.


Conteúdos Relacionados:

Modalidade

Portador

Manutenção de Moedas (CD0109)

Manutenção de Bancos (CD1101)

Manutenção de Agências Bancárias (CD1102)

Manutenção de Contas Correntes (CD1103)