Árvore de páginas

Manutenção País de Origem x Alíquotas - CD2578

Visão Geral do Programa

Para conseguir a utilização de alíquotas diferenciadas para o mesmo item, os programas de manutenção das cotações do material estão preparados para utilizar primeiramente as alíquotas de IPI e II, informadas para o país de origem do fabricante.

No momento do cadastramento de cotações, cotações sem pedidos ou da manutenção de pedidos e ordens de compra, são solicitadas as informações a seguir:

  • Fabricante da mercadoria, o qual deve estar previamente cadastrado no programa Cadastro de Emitentes (CD0401);

  • Regime de Importação, o qual deve estar previamente cadastrado no programa Manutenção País de Origem x Alíquotas (CD2578);

  • Classificação Fiscal, a qual é solicitada quando o pedido de compra ou de cotação for de item de Débito Direto;

De posse dessas informações, o sistema efetua a busca do das alíquotas de IPI e do Imposto de Importação no cadastro Pais de Origem x Alíquota (CD2578).

Importante:

Quando da atualização da alíquota do IPI, são alteradas as informações referentes aos preços dos materiais.

Manutenção País de Origem x Alíquotas

Objetivo da tela:

Permitir a utilização de alíquotas diferenciadas de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e II (Imposto de Importação) para a mesma mercadoria.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

País de origem

Selecionar o código do país de origem do fabricante.

Regime de Importação

Inserir o número e a descrição do regime de importação. Não é obrigatório, somente quando o campo fabricante é informado no programa Manutenção Cotações, pasta Importação.

Classificação Fiscal

Selecionar a classificação a ser considerada para manutenção de suas alíquotas.

Regime Padrão

Quando assinalado, determina que para o pais de origem e classificação fiscal o regime informado deve ser considerado como padrão para a digitação de pedidos e geração automática de cotações.

Especial (II)

Quando assinalado, determina que o imposto de importação possui algum incentivo fiscal e para definição desse incentivo, são habilitados os campos % Redução e Alíquota.

% Redução

Inserir o percentual de redução do imposto de importação.

Alíquota (II)

Inseir a alíquota de imposto de importação.

Especial (IPI)

Quando assinalado, determina que o imposto sobre produtos industrializados (IPI) possui algum incentivo fiscal e para definição desse incentivo, são habilitados os campos Nat Operação e Alíquota.

Nat Operação

Selecionar a natureza de operação a ser considerada para o cálculo orçamentário do IPI. Esse campo não é obrigatório e caso não seja informado, serão consideradas as definições da natureza de operação informada no programa Parâmetros de Importação (IM0000).

Exemplo:
Caso necessário, poderá ser informada uma natureza de operação com redução na base de cálculo do IPI

Alíquota (IPI)

Informar a alíquota de IPI.