Árvore de páginas

Integração de Arquivo Texto - CSV 


Este documento descreve tecnicamente o layout para integrações via arquivo texto ao produto Easy Siscoserv.

O arquivo texto separado por ponto e vírgula (CSV) é utilizado para a entrada de dados nos principais controles a serem alimentados no sistema para gerar a base de dados para integração com o Siscoserv.

Essa integração permite que dados extraídos de outros sistemas ou planilhas possam ser utilizados na carga da base de dados do Easy Siscoserv.

No caso das integrações para registrar no Siscoserv as vendas de serviço ao exterior, é necessário integrar o processo de venda de serviços e também as invoices (faturas). No caso de aquisição de serviços, é necessário integrar o processo de aquisição, as invoices (faturas) emitidas pelo exportador e também os pagamentos (baixas).

É importante que o trabalho de extração de dados considere os pré-requisitos do Siscoserv, como classificação dos produtos por NBS, datas de inicio e conclusão dos serviços, etc. Para mais informações quanto ao Siscoserv, acesse o site do MDIC http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=2234.


Pré-requisitos

A integração via arquivo texto irá simular os mesmos passos que um usuário faria para digitar as informações no sistema. Por esse motivo, para utilizar a integração, é necessário que o módulo Easy Siscoserv esteja implantado e configurado adequadamente.


Orientações gerais

Para integração do processo de aquisição, é necessário gerar um arquivo texto com codificação ANSI (Windows) com separação por ponto e vírgula. O arquivo deve possuir extensão “.CSV”

Cabeçalho

O arquivo deve possuir um cabeçalho nas duas primeiras linhas onde:

  • A primeira linha do arquivo texto deverá possuir apenas o nome da integração, identificando ao que se refere esse arquivo.
  • A segunda linha do arquivo texto deverá possuir os campos que estão sendo enviados através desse arquivo de integração. Os campos podem ser enviados na ordem desejada, desde que todos os campos obrigatórios sejam enviados.


Exemplo de cabeçalho:

Linha

Conteúdo do arquivo texto

1

PROCESSO_AQUISICAO_SERVICO

2

EJW_FILIAL;EJW_PROCES;EJW_ORIGEM;EJW_DTPROC;EJW_IMPORT;EJW_LOJIMP;...


A partir da linha 3, deve possuir o conteúdo dos campos indicados no cabeçalho separados por ponto e virgula, exatamente na mesma ordem que consta no cabeçalho.


Separação dos campos integrados

Para campos texto, caso exista o caractere de ponto e virgula (;) no texto, é necessário que o valor do campo fique entre aspas duplas (“). Por exemplo, ao enviar no campo de informações complementares o conteúdo:

CONTRATO: 001; SOLICITANTE: JOSE

É importante que seja enviado com o conteúdo todo entre aspas:

“CONTRATO: 001; SOLICITANTE: JOSE”

Dessa forma o sistema entenderá que todo esse texto se refere a apenas um campo, não se confundindo pela presença do caractere de ponto e virgula (“;”) no texto.

Caractere de aspas duplas

Cada caractere de aspas duplas a ser gerado no arquivo de integração deve ser duplicado para que o sistema não confunda com a delimitação do conteúdo de um campo. Por exemplo, ao enviar no campo de informações complementares o conteúdo:

CONTRATO: "001"; SOLICITANTE: "JOSE DA SILVA"

É importante que todo o texto esteja entre aspas duplas e as aspas duplas do texto sejam duplicadas:

"CONTRATO: ""001""; SOLICITANTE: ""JOSE DA SILVA"""

Tamanho máximo dos campos

Cada campo possui seu tamanho conforme configurado no dicionário de dados do Protheus, através do módulo configurador. Nos layouts deste documento, estão indicados os tamanhos e decimais padrão do sistema para cada campo. Caso seja necessário modificar, basta alterar o tamanho do campo via modulo configurador.

Campos numéricos

Campos com valores numéricos devem conter apenas números e caractere ponto (.) como separador dos decimais. É importante que o valor enviado seja compatível com o tamanho do campo, ou seja, no caso em que o campo numérico tem tamanho 11 com 2 decimais, serão aceitos 8 dígitos inteiros e 2 dígitos decimais. Assim não serão integrados valores como “0.123” ou “123123123.00”.

Campos data

Para campos de data, utilizar o formato DD/MM/AAAA.


Campos memorando

Para campos do tipo memorando, este layout indica a quantidade de caracteres que podem ocorrer para cada linha do texto. É importante que todo o texto esteja entre aspas duplas, para que seja possível incluir varias linhas de texto. Por exemplo, para alterar um único registro num caso em que o campo memorando “EJW_COMPL” receberá várias linhas de descrição, deve ser gerado um arquivo como o abaixo:

Linha

Conteúdo do arquivo texto

1

PROCESSO_AQUISICAO_SERVICO

2

OPERACAO;EJW_FILIAL;EJW_PROCESSO;EJW_COMPL;EJW_DTPROC

3

4;01;PROCESSO ABC;”TEXTO COMPLEMENTAR NA LINHA 1

4

TEXTO COMPLEMENTAR COM PONTO E VIRGULA ; NA LINHA 2

5

“” TEXTO COMPLEMENTAR ENTRE ASPAS DUPLAS NA LINHA 3 “”

6

TEXTO COMPLEMENTAR NA LINHA 4”;01/01/2013

 

Operações

Para cada registro é possível realizar uma das operações sendo:

Inclusão: Deve ser enviado o valor numérico “3” no campo OPERACAO.

Alteração: Deve ser enviado o valor numérico “4” no campo OPERACAO.

Exclusão: Deve ser enviado o valor numérico “5” no campo OPERACAO.

Dados de capa e detalhes

Para as integrações que possuem dados de capa e detalhes, como o layout do arquivo prevê que as informações de capa e item sejam indicadas na mesma linha, as informações da capa da primeira linha serão consideradas para a integração. Os campos referente a tabela de capa das linhas referentes aos outros detalhes serão desconsiderados.

É importante que todos os itens de um mesmo processo estejam em linhas consecutivas no arquivo. Também precisam estar ordenados, de forma que o primeiro item esteja na primeira linha do processo, o segundo item na segunda linha e assim sucessivamente, pois essa será a ordem em que serão integrados.


Campos Obrigatórios

Os campos indicados como obrigatórios são necessários para a integração ocorra. Caso um dos campos não seja informado, o sistema irá rejeitar a integração do registro.

Validações e Gatilhos

No momento da integração, o sistema utiliza todas as validações que seriam apresentadas para um usuário que estivesse digitando manualmente o processo no sistema, assim como executará os gatilhos associados aos campos integrados.

Operações de Atualização (Inclusão/Alteração)

As operações de alterações devem enviar todos os dados do processo alterado, incluindo todos os itens do processo. Itens não enviados na integração são interpretados como itens excluídos e são automaticamente apagados.

Nas operações de inclusão, caso o processo já exista nos módulos Easy, a integração será realizada em modo alteração. Em caso de operação de alteração, caso o processo não exista nos módulos Easy, a integração será realizada em modo inclusão.

Operação de exclusão

Na operação de exclusão, não é necessário enviar todos os itens. O sistema irá excluir o processo com todos os itens registrados.

Retorno de mensagens de validação

Em caso de falha devido a alguma validação predefinida ou customizada, o sistema não irá proceder com a gravação das informações no Easy Siscoserv, e irá exibir uma tela com o LOG de todos os processos que não foram registrados e o motivo de rejeição.

Cadastros Associados

Algumas das integrações preveem que códigos já cadastrados no Easy Siscoserv sejam utilizados na integração. Por exemplo, para identificar um cliente num processo de venda, é necessário enviar o código do cliente no arquivo de integração.

Caso o cadastro não esteja carregado e não se deseje validar os códigos, é possível enviar detalhes adicionar pertinentes a entidade para que o cadastro automático seja realizado, sendo esses detalhes obrigatórios nesse cenário.


 

Processo de venda de serviço internacional

Na manutenção do processo de venda de serviço internacional, serão registrados os dados básicos da venda do serviço.

A partir do processo de venda, caso sejam informados todos os dados necessários para inclusão de um Registro de Venda de Serviço (RVS) e o parâmetro MV_ESS0003 apresentar conteúdo “.T.”, o sistema automaticamente criará o RVS que estará pronto para transmissão ao Siscoserv. Caso não sejam informados todos os dados necessários, o sistema irá incluir o processo de venda de serviço que ficará aguardando o complemento das informações para geração do RVS.

O processo de venda pode estar associado a processos de exportação de mercadorias, sendo neste caso necessário vincular os R.E.s (Registro de Exportação) ao processo.

Após a inclusão do processo de venda de serviço internacional, é possível incluir as invoices referentes ao faturamento dos serviços relacionadas ao processo ou incluir parcelas de cambiais para contratação do câmbio para recebimento dos valores faturados.


Layout para integração do processo de venda

Conforme as orientações gerais, o arquivo de integração do processo de venda deverá conter na primeira linha o nome da integração, neste caso o conteúdo é: “PROCESSO_VENDA_SERVICO”.

Através desse layout é registrado o processo e os itens que o compõe.

Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

EJW_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)


Processo

EJW_PROCES

C

15

0

Sim

É o identificador do processo no sistema. A chave única é Filial e Processo.

Sistema de Origem

EJW_ORIGEM

C

10

0

Sim

Origem do arquivo. É importante para que futuramente o registro possa ser identificado.

Data do Processo

EJW_DTPROC

D

8

0

Não

Inicializado com a database caso não seja informado.


Importador

EJW_IMPORT

C

6

0

Sim

Código válido do cadastro de clientes (SA1) ou Código do sistema de origem para cadastro automático.


Loja Importador

EJW_LOJIMP

C

2

0

Sim

Código válido do cadastro de clientes (SA1) ou código no sistema de origem para cadastro automático. Caso o sistema de origem não possua o conceito, enviar apenas ponto (“.”).

Cod. Emp.EJW_CODEMPC60NãoCódigo válido do cadastro de fornecedores (SA2) ou código no sistema de origem para cadastro automático. Caso seja informado o tipo de vinculação (ELM_TIPVIN) é necessário o preenchimento desse campo ou o sistema irá buscar no cadastro de fornecedores algum cadastro que possua o mesmo CNPJ da filial utilizada no sistema. Caso a vinculação seja informada e o campo EJW_CODEMP não seja informado e não possua nenhum cadastro de fornecedor com o CNPJ utilizado na filial logada, o sistema irá validar e não efetuará a integração do processo.
Loj. Emp.EJW_LOJEMPC20NãoCódigo válido do cadastro de fornecedores (SA2) ou código no sistema de origem para cadastro automático. Caso seja informado o tipo de vinculação (ELM_TIPVIN) é necessário o preenchimento desse campo ou o sistema irá buscar no cadastro de fornecedores algum cadastro que possua o mesmo CNPJ da filial utilizada no sistema. Caso a vinculação seja informada e o campo EJW_LOJEMP não seja informado e não possua nenhum cadastro de fornecedor com o CNPJ utilizado na filial logada, o sistema irá validar e não efetuará a integração do processo.

Nome Importador

A1_NOME

C

100

0

Não

Nome do importador. Deve ser informado caso deseje utilizar o cadastro automático do importador.

Endereço Importador

A1_END

C

40

0

Não

Endereço do Importador. Deve ser informado caso deseje utilizar o cadastro automático do importador.

Estado Importador

A1_EST

C

2

0

Não

Estado do Importador. Deve ser informado caso deseje utilizar o cadastro automático do importador. Caso o Importador seja de outro país, este campo deve estar preenchido como “EX” de Exterior.

País Importador

A1_PAIS

C

3

0

Não

País do Importador. Deve ser informado caso deseje utilizar o cadastro automático do importador.

NIF

A1_NIF

C

30

0

Não

Número de identificação fiscal do Importador (se disponível). Se informado será utilizado para o cadastro automático do importador. Obs.: Apenas para versão do manual do siscoserv menor que 10. (MV_ESS0027 = 9)

NIFEXJ_NIFC300NãoNúmero de identificação fiscal do Importador (se disponível). Se informado será utilizado para o cadastro automático do importador. Obs.: Apenas para versão do manual do siscoserv maior que 10. (MV_ESS0027 = 10)

Motivo do NIF

EXJ_MOTNIFC10NãoMotivo do não preenchimento do NIF (1 = Dispensado do NIF ou 2 = País não exige NIF). Será obrigatório quando o NIF estiver vazio. Obs.: Apenas para versão do manual do siscoserv maior que 10. (MV_ESS0027 = 10)
Tipo de vinculação ELM_TIPVINC10NãoTipo de vinculação do adquirente com o vendedor. Ao enviar conteúdo vazio, não irá possuir vínculo. Para vínculo enviar: 1 = Filial, 2 = Sucursal, 3 = Controlada, 4 = Outras. Obs.: Apenas para versão do manual do siscoserv maior que 10.

Moeda

EJW_MOEDA

C

3

0

Sim

Código válido do cadastro de moedas (SYF) ou código de moeda Protheus (1,2,3,4,5,etc) ou Código da moeda no sistema de origem. Caso utilizado o código do sistema, o código deve estar associado no cadastro de moedas do Easy Siscoserv.

Condição de Pagamento

EJW_CONDPG

C

3

0

Não

Código válido do cadastro de condição de pagamento (SE4). Não é necessário caso as invoices (faturas) sejam integradas.

Dados complementares

EJW_COMPL

M

60

0

Não

Texto livre para informações complementares e referencias para consulta ao processo.

Não é usado para transmissão ao site do Siscoserv.

Observações

EJW_OBS

M

60

0

Não

Observações a serem enviadas ao site do Siscoserv no registro do RVS.

Sequencia Processo

EJX_SEQPRC

C

4

0

Sim

Numero do item no processo. Podem ser inclusos até 9999 itens no processo sem aumentar o tamanho deste campo.

Código do produto

EJX_ITEM

C

15

0

Sim

Código válido do cadastro de produtos (SB1) ou Código do Produto no sistema de origem. Necessário para associação ao NBS.

Descrição do serviço

B1_DESC

C

60

0

Não

Descrição do serviço (produto). Deve ser informado caso deseje realizar o cadastro automático do produto.

Código NBS

EJX_NBS

C

9

0

Sim

Código da Nomenclatura Brasileira de Serviço do produto.

Código do Pais da prestação do serviço

EJX_PAIS

C

3

0

Não

Código SISCOMEX do País onde ocorreu a prestação do serviço. Obrigatório para geração automática do RVS.

Modo de Prestação

EJX_MODO

C

1

0

Não

1=Transfronteiriço; 2=Consumo no Exterior; 3=Presença Comercial no Exterior; 4=Movimento Temporário de Pessoas Físicas. Obrigatório para geração automática do RVS.

Data de Previsão de Inicio

EJX_DTPRIN

D

8

0

Não

Caso o processo seja incluso com serviços que ainda não iniciaram, indicar uma previsão de inicio.

Antes do inicio real do serviço, o mesmo não irá para o RVS.

Data de Previsão de Conclusão

EJX_DTPRFI

D

8

0

Não

Enquanto o serviço não for concluído, enviar apenas uma previsão para envio ao Siscoserv. Caso nenhuma previsão seja indicada, será enviado ao Siscoserv o último dia do ano corrente.

Data de Efetiva de Inicio

EJX_DTINI

D

8

0

Não

Não será registrado no Siscoserv enquanto o serviço não possuir inicio efetivo. Obrigatório para geração automática do RVS.

Data de Efetiva de Conclusão

EJX_DTFIM

D

8

0

Não

Data em que a prestação do serviço foi concluída.

Unidade de Medida

EJX_UM

C

2

0

Não

Unidade de medida para a quantidade.

Quantidade

EJX_QTDE

N

9

2

Sim

Quantidade da prestação do serviço. Caso não seja mensurada, enviar 1 e o valor total no preço unitário.

Preço Unitário

EJX_PRCUN

N

11

2

Não

Preço por unidade. Caso não seja mensurado, enviar o valor total e 1 na quantidade.

Taxa Moeda

EJX_TX_MOE

N

15

8

Não

Cotação da moeda para conversão do valor para reais. É utilizada para referencia nas consultas do sistema.

Dados complementares

EJX_COMPL

M

60

0

Não

Texto livre para informações complementares e referencias para consulta para este item do processo.


Layout para Integração de R.E. Associado ao Processo de Venda

Conforme as orientações gerais, o arquivo de integração dos R.E.s do processo de venda deverá conter na primeira linha o nome da integração, neste caso o conteúdo é: “PROCESSO_VENDA_RES”.

Através desse layout são registrados os R.E. de um processo de venda já existente no sistema.


Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

EJW_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)


Processo

EJW_PROCES

C

15

0

Sim

É o identificador do processo no sistema. A chave única é Filial e Processo.

Sistema de Origem

EJW_ORIGEM

C

10

0

Sim

Origem do arquivo. É importante para que futuramente o registro possa ser identificado.

Sequencia do Documento

EL2_SEQDOC

C

2

0

Sim

Sequencia dos documentos (RES) associados ao processo (01, 02, ...)

Numero do RE

EL2_RE

C

12

0

Sim

Numero do RE. Inserir apenas números. Não colocar espaço, barra ou o traço.

Numero da DIEL2_DIC120SimNumero da DI. Inserir apenas números. Não colocar espaço, barra ou traço. Somente utilizar este campo quando o parametro MV_ESS0027 = 10.
Sequencia do ProdutoEL2_SEQPRCC40SimNumero do item no processo. Podem ser inclusos até 9999 itens no processo sem aumentar o tamanho deste campo. Somente utilizar este campo quando o parametro MV_ESS0027 = 10.


Layout para Integração de Informações de Registro do RVS

Conforme as orientações gerais, o arquivo de integração de informações do registro do RVS deverá conter na primeira linha o nome da integração, neste caso o conteúdo é: “PROCESSO_VENDA_REG”.

Através desse layout são adicionadas ao sistema as informações pertinentes a processos já registrados no site do Siscoserv por via manual, e que deseje manter o histórico no Easy Siscoserv, permitindo que as futuras manutenções efetuadas pelo sistema possam ser integradas ao Siscoserv nas operações de retificações, aditivos ou faturamentos do RVS.

As informações existentes no processo no momento da integração das informações de registro do RVS serão consideradas como as informações exatamente como estão no site do Siscoserv.

Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

EJY_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)


Processo

EJY_REGIST

C

15

0

Sim

É o identificador do processo de RVS no sistema. A chave única é Filial e Processo.

Quando utilizada a geração automática de RVS, o numero é o mesmo que o numero do processo de venda.

CNPJ

A2_CGC

C

14

0

Não

CNPJ da empresa/filial utilizada no registro no Siscoserv (exportadora do serviço).

Caso não informado, sistema irá considerar o CNPJ da empresa/filial em uso.

Data do Registro

EJY_DTREG

D

8

0

Sim

Data em que o RVS foi registrado no Siscoserv.

Numero do RVS

EJY_NROREG

C

10

0

Sim

Numero do RVS. Inserir apenas números. Não colocar espaços ou a barra.

Processo

EJY_PROCES

C

15

0

Sim

É o identificador do processo de RVS no sistema. A chave única é Filial e Processo.

Quando utilizada a geração automática de RVS, o numero é o mesmo que o numero do processo de venda.

Sequencia Processo

EJZ_SEQREG

C

4

0

Sim

Numero do item no processo que está registrado no RVS.

Sequencia Aditivo

EJZ_SEQAD

C

3

0

Sim

Identifica em qual aditivo o item foi registrado. Em caso de registro na própria inclusão do RVS, colocar “000”.

Numero do Aditivo

EJZ_NROREG

C

10

0

Sim

Numero do RVS, caso registrado na sequencia de aditivo “000”, ou o numero do aditivo registro no site do Siscoserv em caso de registro do item via aditivo. Inserir apenas números. Não colocar espaços ou a barra.

Data de Registro do Aditivo

EJZ_DTREG

D

8

0

Sim

Data de Registro do Aditivo no site do Siscoserv. Caso o item tenha sido registrado no RVS, colocar a data do RVS.

Data de Retificação do Aditivo

EJZ_DTRET

D

8

0

Não

Data da ultima retificação do aditivo ou RVS onde o item foi registrado, caso haja retificação.

 

Invoice (Fatura) de Venda de Serviço Internacional

Na manutenção de Invoice (fatura) de venda de serviço internacional, serão registrados os dados da invoice a receber referente à venda do serviço. Para incluir uma invoice, é necessário que haja um processo de venda já cadastrado. Essa etapa é necessária para integração com Siscoserv.

Após a inclusão da invoice para o processo de venda de serviço internacional, é possível controlar a contratação do câmbio pelo Easy Siscoserv, com a inclusão dos vencimentos a receber e controle das baixas.


Layout para Integração de Invoice de Venda via Arquivo Texto

Conforme as orientações gerais, para o arquivo de integração da Invoice (Fatura) de venda deverá conter na primeira linha o conteúdo: INVOICE_VENDA_SERVICO.

Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

ELA_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)

Importador

ELA_IMPORT

C

10

0

Sim

Código válido do cadastro de clientes (SA1) ou Código no ERP de Origem

Loja

ELA_LOJIMP

C

2

0

Sim

Código válido do cadastro de clientes (SA1) ou Código no ERP de Origem

Nro. Invoice

ELA_NRINVO

C

20

0

Sim

Numero da Invoice (fatura) emitida.

Origem

ELA_ORIGEM

C

10

0

Sim

Origem do arquivo. É importante para que futuramente o registro possa ser identificado.

Data Emissão

ELA_DTEMIS

D

8

0

Sim

Data de emissão da invoice.

Cond. Pag.

ELA_CONDPG

C

3

0

Não

Condição de Pagamento. Necessário apenas para uso do controle de câmbio. Caso seja informada, irá gerar as parcelas de câmbio de forma automática.

Moeda

ELA_MOEDA

C

3

0

Sim

Código válido do cadastro de moedas (SYF) ou código de moeda Protheus (1,2,3,4,5,etc) ou código da moeda no sistema de origem.

Taxa Emissão

ELA_TX_MOE

N

15

8

Sim

Cotação da moeda da fatura na data da emissão da invoice.

Taxa Emissão Moeda Processo

ELA_TX_PED

N

15

8

Não

Cotação da moeda do processo na data da emissão da invoice. Essa informação é importante quando a moeda da invoice é diferente da moeda do processo. Caso não seja informada, será considerada cotação cadastrada no Easy para a data de emissão da invoice.

Observações

ELA_COMPL

M

60

0

Não

Texto livre para informações complementares e referencias para consulta desta invoice.

Processo

ELA_PROCES

C

15

0

Sim

Processo de serviço da fatura.

Nota Fiscal

ELA_DOC

C

9

0

Não

Numero da Nota Fiscal, caso tenha sido emitida.

Serie

ELA_SERIE

C

3

0

Não

Série da Nota Fiscal, caso tenha sido emitida.

Modelo NF

ELA_MODELO

C

10

0

Não

Modelo da Nota Fiscal, caso tenha sido emitida.

Seq. Processo

ELB_SEQPRC

C

4

0

Sim

Item do processo.

Valor Cambio

ELB_VLCAMB

N

16

2

-----

Valor para contratação de câmbio para este item nesta invoice.

Valor Exterior

ELB_VLEXT

N

16

2

-----

Valor a manter no exterior para este item nesta invoice.

Observação: Ou o campo Valor Cambio(ELB_VLCAMB) ou o campo Valor Exterior(ELB_VLEXT) é obrigatório em ao menos um item da invoice.


Layout para Integração de Informações de Registro de Faturamento (RF)

Conforme as orientações gerais, o arquivo de integração de informações do registro do RVS deverá conter na primeira linha o nome da integração, neste caso o conteúdo é: “INVOICE_VENDA_REG”.

Através desse layout são adicionadas ao sistema as informações pertinentes a invoices já registradas no site do Siscoserv por via manual, e se deseje manter o histórico no Easy Siscoserv, permitindo que as futuras manutenções efetuadas pelo sistema possam ser integradas ao Siscoserv nas operações de retificação e cancelamento de RP.

As informações existentes na invoice no momento da integração das informações de registro de faturamento serão consideradas como as informações exatamente como estão no site do Siscoserv.

Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

EL9_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)

Registro

EL9_REGIST

C

15

0

Sim

Registro de serviço da fatura.

Nro. Invoice

EL9_NRINVO

C

20

0

Sim

Numero da Invoice (fatura) emitida.

Seq. Pagamento

EL9_SEQPAG

C

2

0

Sim

Sequencia do Pagamento da fatura.

Origem

EL9_ORIGEM

C

10

0

Sim

Origem do arquivo. É importante para que futuramente o registro possa ser identificado.

Data do Registro

EL9_DTREG

D

8

0

Sim

Data em que o RF foi registrado no site do Siscoserv.

Numero do Registro

EL9_NROREG

C

12

0

Sim

Numero do RF, caso registrado na sequencia de aditivo “000”, ou o numero do aditivo registro no site do Siscoserv em caso de registro do item via aditivo. Inserir apenas números. Não colocar espaços ou a barra.


Processo de Aquisição de Serviço Internacional

Na manutenção do processo de aquisição de serviço internacional, serão registrados os dados básicos da aquisição do serviço.

A partir do processo de aquisição, caso sejam informados todos os dados necessários para inclusão de um Registro de Aquisição de Serviço (RAS) e o parâmetro MV_ESS0003 apresentar conteúdo “.T.”, o sistema automaticamente criará o RAS que estará pronto para transmissão ao Siscoserv. Caso não sejam informados todos os dados necessários, o sistema irá incluir o processo de aquisição de serviço que ficará aguardando o complemento das informações para inclusão do RAS.

O processo de aquisição pode estar associado a processos de importação de mercadorias, sendo neste caso necessário vincular os D.I.s (Declaração de Importação) ao processo.

Após a inclusão do processo de aquisição de serviço internacional, é possível incluir as invoices relacionadas ao processo ou parcelas de cambiais para contratação do câmbio para pagamento dos serviços.


Layout para Integração do Processo de Aquisição via Arquivo Texto

Conforme as orientações gerais, para o arquivo de integração do processo de aquisição deverá conter na primeira linha o conteúdo: PROCESSO_AQUISICAO_SERVICO.

Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

EJW_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)


Processo

EJW_PROCES

C

15

0

Sim

É o identificador do processo no sistema. A chave única é Filial e Processo.

Sistema de Origem

EJW_ORIGEM

C

10

0

Sim

Origem do arquivo. É importante para que futuramente o registro possa ser identificado.

Data do Processo

EJW_DTPROC

D

8

0

Não

Inicializado com a database caso não seja informado.


Exportador

EJW_EXPORT

C

6

0

Sim

Código válido do cadastro de fornecedores (SA2) ou Código no ERP de Origem.


Loja Exportador

EJW_LOJEXP

C

2

0

Sim

Código válido do cadastro de fornecedores (SA2) ou Código no ERP de Origem.

Nome Exportador

A2_NOME

C

100

0

Sim

Nome do exportador. Deve ser informado caso deseje utilizar o cadastro automático do exportador.

Endereço Exportador

A2_END

C

40

0

Não

Endereço do Exportador. Deve ser informado caso deseje utilizar o cadastro automático do exportador.

Estado Importador

A2_EST

C

2

0

Não

Estado do Importador. Deve ser informado caso deseje utilizar o cadastro automático do importador. Caso o Importador seja de outro país, este campo deve estar preenchido como “EX” de Exterior.

País Exportador

A2_PAIS

C

3

0

Não

País do Exportador. Deve ser informado caso deseje utilizar o cadastro automático do exportador.

NIF

A2_NIFEX

C

30

0

Não

Número de identificação fiscal do exportador (se disponível). Se informado será utilizado para o cadastro automático do exportador.

Motivo do NIF

A2_MOTNIFC10NãoMotivo do não preenchimento do NIF (1 = Dispensado do NIF ou 2 = País não exige NIF). Será obrigatório quando o NIF estiver vazio. Obs.: Apenas para versão do manual do siscoserv maior que 10. (MV_ESS0027 = 10)

Tipo de vinculação

ELM_TIPVINC10NãoTipo de vinculação do adquirente com o vendedor. Ao enviar conteúdo vazio, não irá possuir vínculo. Para vínculo enviar: 1 = Filial, 2 = Sucursal, 3 = Controlada, 4 = Outras. Obs.: Apenas para versão do manual do siscoserv maior que 10.


Moeda

EJW_MOEDA

C

3

0

Sim

Código válido do cadastro de moedas (SYF) ou código de moeda Protheus (1,2,3,4,5,etc) ou código da moeda no ERP de origem

Condição de Pagamento

EJW_CONDPG

C

3

0

Não

Código válido do cadastro de condição de pagamento(SE4).

Não é necessário caso as invoices (faturas) sejam integradas.

Cod. Emp.EJW_CODEMPC60NãoCódigo válido do cadastro de clientes (SA1) ou código no sistema de origem para cadastro automático. Caso seja informado o tipo de vinculação (ELM_TIPVIN) é necessário o preenchimento desse campo ou o sistema irá buscar no cadastro de clientes algum cadastro que possua o mesmo CNPJ da filial utilizada no sistema. Caso a vinculação seja informada e o campo EJW_CODEMP não seja informado e não possua nenhum cadastro de fornecedor com o CNPJ utilizado na filial logada, o sistema irá validar e não efetuará a integração do processo.
Loj. Emp.EJW_LOJEMPC20NãoCódigo válido do cadastro de clientes (SA1) ou código no sistema de origem para cadastro automático. Caso seja informado o tipo de vinculação (ELM_TIPVIN) é necessário o preenchimento desse campo ou o sistema irá buscar no cadastro de clientes algum cadastro que possua o mesmo CNPJ da filial utilizada no sistema. Caso a vinculação seja informada e o campo EJW_LOJEMP não seja informado e não possua nenhum cadastro de cliente com o CNPJ utilizado na filial logada, o sistema irá validar e não efetuará a integração do processo.

Dados complementares

EJW_COMPL

M

60

0

Não

Texto livre para informações complementares e referencias para consulta ao processo.

Observações

EJW_OBS

M

60

0

Não

Observações a serem enviadas ao site do Siscoserv no registro do RAS.

Sequencia Processo

EJX_SEQPRC

C

4

0

Sim

Numero do item no processo. Podem ser inclusos até 9999 itens no processo sem aumentar o tamanho deste campo.

Código do produto

EJX_ITEM

C

15

0

Sim

Código válido do cadastro de produtos (SB1) ou Código do Produto no ERP de origem. Necessário para associação ao NBS.

Descrição do serviço

B1_DESC

C

60

0

Não

Descrição do serviço (produto). Deve ser informado caso deseje realizar o cadastro automático do produto.

Código NBS

EJX_NBS

C

9

0

Sim

Código da Nomenclatura Brasileira de Serviço do produto.

Código do Pais da prestação do serviço

EJX_PAIS

C

3

0

Não

Código SISCOMEX do País onde ocorreu a prestação do serviço. País onde ocorreu a prestação do serviço. Obrigatório para geração automática do RAS.

Modo de Prestação

EJX_MODO

C

1

0

Não

1=Transfronteiriço; 2=Consumo no Brasil; 4=Movimento Temporário de Pessoas Físicas. Obrigatório para geração automática do RAS.

Data de Previsão de Inicio

EJX_DTPRIN

D

8

0

Não

Caso o processo seja incluso com serviços que ainda não iniciaram, indicar uma previsão de inicio.

Antes do inicio real do serviço, o mesmo não irá para o RAS.

Data de Previsão de Conclusão

EJX_DTPRFI

D

8

0

Não

Enquanto o serviço não for concluído, enviar apenas uma previsão para envio ao Siscoserv. Caso nenhuma previsão seja indicada, será enviado ao Siscoserv o ultimo dia do ano corrente.

Data de Efetiva de Inicio

EJX_DTINI

D

8

0

Não

Não será registrado no Siscoserv enquanto o serviço não possuir inicio efetivo. Obrigatório para geração automática do RAS.

Data de Efetiva de Conclusão

EJX_DTFIM

D

8

0

Não

Data em que a prestação do serviço foi concluída.

Unidade de Medida

EJX_UM

C

2

0

Não

Unidade de medida para a quantidade.

Quantidade

EJX_QTDE

N

9

2

Sim

Quantidade da prestação do serviço. Caso não seja mensurada, enviar 1 e o valor total no preço unitário.

Preço Unitário

EJX_PRCUN

N

11

2

Não

Preço por unidade. Caso não seja mensurado, enviar o valor total e 1 na quantidade.

Taxa Moeda

EJX_TX_MOE

N

15

8

Não

Cotação da moeda para conversão do valor para reais. É utilizada para referencia nas consultas do sistema.

Dados complementares

EJX_COMPL

M

60

0

Não

Texto livre para informações complementares e referencias para consulta para este item do processo.

Enquadr. 1 

EJX_ENQ01

C

10

0

Não

Código do enquadramento caso a operação esteja vinculada a mecanismos de apoio/ fomento.

Enquadr. 2 

EJX_ENQ02

C

10

0

Não

Código do enquadramento caso a operação esteja vinculada a mecanismos de apoio/ fomento.

Enquadr. 3

EJX_ENQ03

C

10

0

Não

Código do enquadramento caso a operação esteja vinculada a mecanismos de apoio/ fomento.


Layout para integração de D.I. associada ao processo de aquisição

Conforme as orientações gerais, o arquivo de integração dos D.I.s do processo de aquisição deverá conter na primeira linha o nome da integração, neste caso o conteúdo é: “PROCESSO_AQUISICAO_DIS”.

Através desse layout são registrados as D.I.s de um processo de aquisição já existente no sistema.


Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

EJW_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)


Processo

EJW_PROCES

C

15

0

Sim

É o identificador do processo no sistema. A chave única é Filial e Processo.

Sistema de Origem

EJW_ORIGEM

C

10

0

Sim

Origem do arquivo. É importante para que futuramente o registro possa ser identificado.

Sequencia do Documento

EL2_SEQDOC

C

2

0

Sim

Sequencia dos documentos (DIS) associadas ao processo (01, 02, ...)

Numero do DI

EL2_DI

C

12

0

Sim

Numero da DI. Inserir apenas números. Não colocar espaço, barra ou o traço.

Numero do RE

EL2_REC120SimNumero do RE. Inserir apenas números. Não colocar espaço, barra ou o traço. Somente utilizar este campo quando o parametro MV_ESS0027 = 10.
Sequencia do ProdutoEL2_SEQPRCC40SimNumero do item no processo. Podem ser inclusos até 9999 itens no processo sem aumentar o tamanho deste campo. Somente utilizar este campo quando o parametro MV_ESS0027 = 10. Somente utilizar este campo quando o parametro MV_ESS0027 = 10.


Layout para integração de informações de registro do RAS

Conforme as orientações gerais, o arquivo de integração de informações do registro do RAS deverá conter na primeira linha o nome da integração, neste caso o conteúdo é: “PROCESSO_AQUISICAO_REG”.

Através desse layout são adicionadas ao sistema as informações pertinentes a processos já registrados no site do Siscoserv por via manual, e que deseje manter o histórico no Easy Siscoserv, permitindo que as futuras manutenções efetuadas pelo sistema possam ser integradas ao Siscoserv nas operações de retificações, aditivos ou pagamentos do RAS.

As informações existentes no processo no momento da integração das informações de registro do RAS serão consideradas como as informações exatamente como estão no site do Siscoserv.

Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

EJY_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)


Processo

EJY_REGIST

C

15

0

Sim

É o identificador do processo de RAS no sistema. A chave única é Filial e Processo.

Quando utilizada a geração automática de RAS, o numero é o mesmo que o numero do processo de aquisição.

CNPJ

A1_CGC

C

14

0

Não

CNPJ da empresa/filial utilizada no registro no Siscoserv (importadora do serviço).

Caso não informado, sistema irá considerar o CNPJ da empresa/filial em uso.

Data do Registro

EJY_DTREG

D

8

0

Sim

Data em que o RAS foi registrado no Siscoserv.

Numero do RAS

EJY_NROREG

C

10

0

Sim

Numero do RAS. Inserir apenas números. Não colocar espaços ou a barra.


Processo

EJY_PROCES

C

15

0

Sim

É o identificador do processo de RVS no sistema. A chave única é Filial e Processo.

Quando utilizada a geração automática de RVS, o numero é o mesmo que o numero do processo de venda.

Sequencia Processo

EJZ_SEQPRC

C

4

0

Sim

Numero do item no processo que está registrado no RAS.

Sequencia Aditivo

EJZ_SEQAD

C

3

0

Sim

Identifica em qual aditivo o item foi registrado. Em caso de registro na própria inclusão do RAS, colocar “000”.

Numero do Aditivo

EJZ_NROREG

C

10

0

Sim

Numero do RAS, caso registrado na sequencia de aditivo “000”, ou o numero do aditivo registro no site do Siscoserv em caso de registro do item via aditivo. Inserir apenas números. Não colocar espaços ou a barra.

Data de Registro do Aditivo

EJZ_DTREG

D

8

0

Sim

Data de Registro do Aditivo no site do Siscoserv. Caso o item tenha sido registrado no RAS, colocar a data do RAS.

Data de Retificação do Aditivo

EJZ_DTRET

D

8

0

Não

Data da ultima retificação do aditivo ou RAS onde o item foi registrado, caso haja retificação.


Invoice (Fatura) de Aquisição de Serviço Internacional

Na manutenção de Invoice (fatura) de aquisição de serviço internacional, serão registrados os dados da invoice a pagar referente à aquisição do serviço. Essa etapa é necessária apenas para utilizar o controle financeiro do módulo Easy Siscoserv, que controla toda a operação de contratação de câmbio para pagamento da invoice. Caso a intenção seja apenas de fornecer os dados necessários para integração com Siscoserv, basta enviar a integração de baixas para os pagamentos. Para incluir uma invoice, é necessário que haja um processo de aquisição já cadastrado.

Após a inclusão da invoice para o processo de aquisição de serviço internacional, é possível incluir os vencimentos a pagar para contratação do câmbio ou as baixas com os pagamentos relacionados ao processo.


Layout para Integração da Invoice de Aquisição via Arquivo Texto

Conforme as orientações gerais, para o arquivo de integração da Invoice (Fatura) de aquisição deverá conter na primeira linha o conteúdo: INVOICE_AQUISICAO_SERVICO.

Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

ELA_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial).

Exportador

ELA_EXPORT

C

10

0

Sim

Código válido do cadastro de fornecedores (SA2) ou Código no ERP de Origem.

Loja

ELA_LOJEXP

C

2

0

Sim

Código válido do cadastro de fornecedores (SA2) ou Código no ERP de Origem.

Nro. Invoice

ELA_NRINVO

C

20

0

Sim

Numero da Invoice (fatura) emitida pelo exportador (fornecedor).

Origem

ELA_ORIGEM

C

10

0

Sim

Origem do arquivo. É importante para que futuramente o registro possa ser identificado.

Data Emissão

ELA_DTEMIS

D

8

0

Sim

Data de emissão da invoice.

Cond. Pag.

ELA_CONDPG

C

3

0

Não

Condição de Pagamento. Necessário apenas para uso do controle de câmbio. Caso seja informada, irá gerar as parcelas de câmbio de forma automática.

Moeda

ELA_MOEDA

C

3

0

Sim

Moeda da invoice. Código válido do cadastro de moedas (SYF) ou código de moeda Protheus (1,2,3,4,5,etc) ou Código no ERP de Origem

Taxa Emissão

ELA_TX_MOE

N

15

8

Sim

Cotação da moeda na data da emissão da invoice

Taxa Emissão Moeda Processo

ELA_TX_PED

N

15

8

Não

Cotação da moeda do processo na data da emissão da invoice. Essa informação é importante quando a moeda da invoice é diferente da moeda do processo. Caso não seja informada, será considerada cotação cadastrada no Easy para a data de emissão da invoice.

Observações

ELA_COMPL

M

60

0

Não

Texto livre para informações complementares e referencias para consulta desta invoice.

Processo

ELA_PROCES

C

15

0

Sim

Processo de serviço da fatura.

Nota Fiscal

ELA_DOC

C

9

0

Não

Numero da Nota Fiscal, caso tenha sido emitida.

Serie

ELA_SERIE

C

3

0

Não

Série da Nota Fiscal, caso tenha sido emitida.

Modelo NF

ELA_MODELO

C

10

0

Não

Modelo da Nota Fiscal, caso tenha sido emitida.

Seq. Processo

ELB_SEQPRC

C

4

0

Sim

Item do processo.

Valor Cambio

ELB_VLCAMB

N

16

2

Sim *

Valor para contratação de câmbio para este item nesta invoice.

Valor Exterior

ELB_VLEXT

N

16

2

Sim *

Valor a ser pago no exterior para este item nesta invoice.



Valores da Invoice:

Ao menos um dos valores da parcela da Invoice deve ser enviada: o campo ELB_VLCAMB passa a ser obrigatório quando o campo ELB_VLEXT não é enviado; da mesma forma o campo ELB_VLEXT passa a ser obrigatório quando o campo ELB_VLCAMB não é enviado.



Parcelas cambiais de aquisição de serviço internacional

Na manutenção de Parcelas cambiais de aquisição de serviço internacional, serão registrados os dados dos vencimentos das faturas a pagar referente à contratação de serviço. As parcelas podem ser calculadas automaticamente pelo sistema caso seja enviada a condição de pagamento na fatura. Caso contrário, pode ser utilizada esta integração para envio das parcelas para contratação do câmbio ou para o registro das baixas referente a invoice.

Para incluir as parcelas, é necessário que haja um processo de aquisição já cadastrado. Também é necessária a integração da invoice que será paga através da baixa das parcelas integradas.


Layout para integração de parcelas cambiais de aquisição de serviço via arquivo texto

Conforme as orientações gerais, para o arquivo de integração das parcelas cambiais de aquisição deverá conter na primeira linha o conteúdo: CAMBIO_AQUISICAO_SERVICO.

Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

EEQ_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)

Exportador

EEQ_FORN

C

10

0

Sim

Código válido do cadastro de fornecedores (SA2) ou Código no ERP de Origem

Loja

EEQ_FOLOJA

C

2

0

Sim

Código válido do cadastro de fornecedores (SA2) ou Código no ERP de Origem


Invoice

EEQ_NRINVO

C

20

0

Sim

Informar o numero da invoice (fatura) a pagar.

Processo

EEQ_PROCES

C

15

0

Sim

Processo de aquisição de serviço.


Nro. Parcela

EEQ_PARC

C

2

0

Sim

Número da Parcela para pagamentos parcelados. Limite de 99 parcelas.

Sistema de Origem

EEQ_SOURCE

C

10

0

Sim

Origem do arquivo. É importante para que futuramente o registro possa ser identificado.

Moeda

EEQ_MOEDA

C

3

0

Sim

Deve ser a mesma moeda da invoice.

Vl.da Parc.

EEQ_VL

N

15

2

Sim

Informar valor da parcela na moeda da invoice.

Vl. Siscoserv

EEQ_VLSISC

N

15

2

Não

Informar valor da parcela correspondente aos serviços que compõem o processo de aquisição.

Data de emissão

EEQ_EMISSA

D

8

0

Não

Data de emissão da parcela de cambio. Se não informada, será considerada a data da emissão da invoice.

Data de Vencimento

EEQ_VCT

D

8

0

Sim

Data de vencimento.

Evento

EEQ_EVENT

C

3

0

Não

Informar código do cadastro de eventos para tipo “SISCSV”.

Padrão “001” para parcela de invoice.

Modalidade de pagamento

EEQ_MODAL

C

1

0

Não

Informar “1” para baixa por contrato de câmbio ou “2” para baixa por movimentação bancária no exterior.

Data do desembolso

EEQ_DTCE

D

8

0

Não

Data do desembolso. Obrigatória para a baixa da parcela.

Banco no exterior

EEQ_BCOEXT

C

3

0

Não

Banco para pagamento por movimentação bancária no exterior.

Código cadastro no cadastro de banco (SA6) ou enviar código do sistema de origem para cadastro automático.

Nome do Banco

A6_NOME

C

100

0

Não

Nome do Banco no Exterior. Obrigatório para utilizar o cadastro automático do banco.

Agencia no exterior

EEQ_AGCEXT

C

5

0

Não

Agência para pagamento por movimentação bancária no exterior.

Conta no exterior

EEQ_CNTEXT

C

10

0

Não

Conta para pagamento por movimentação bancária no exterior.

Banco

EEQ_BANC

C

3

0

Não

Banco da contratação do câmbio. Obrigatório para baixa por contratação de câmbio.

Código cadastro no cadastro de banco (SA6) ou enviar código do sistema de origem para cadastro automático.

Nome do Banco

A6_NOME2

C

100

0

Não

Nome do Banco. Obrigatório para utilizar o cadastro automático do banco.

Agencia

EEQ_AGEN

C

5

0

Não

Agência da contratação de câmbio. Obrigatório para baixa por contratação de câmbio.

Conta

EEQ_NCON

C

10

0

Não

Conta da contratação de câmbio. Obrigatório para baixa por contratação de câmbio.

Solicitação de câmbio

EEQ_SOL

D

8

0

Não

Obrigatório para baixa por contratação de câmbio.

Contrato de câmbio

EEQ_NROP

C

20

0

Não

Obrigatório para baixa por contratação de câmbio.

Data Liquidação Contrato câmbio

EEQ_PGT

D

8

0

Não

Obrigatório para baixa por contratação de câmbio.

Taxa contratação do câmbio

EEQ_TX

N

15

6

Não

Obrigatório para baixa por contratação de câmbio.

Valor em R$

EEQ_EQVL

N

16

2

Não

Obrigatório para baixa por contratação de câmbio.


Layout para Integração de Informações de Registro de Pagamento (RP)

Conforme as orientações gerais, o arquivo de integração de informações do registro do RVS deverá conter na primeira linha o nome da integração, neste caso o conteúdo é: “CAMBIO_AQUISICAO_REG”.

Através desse layout são adicionadas ao sistema as informações pertinentes a pagamentos já registradas no site do Siscoserv por via manual, e se deseje manter o histórico no Easy Siscoserv, permitindo que as futuras manutenções efetuadas pelo sistema possam ser integradas ao Siscoserv nas operações de retificação e cancelamento de RP.

As informações existentes no câmbio no momento da integração das informações de registro de faturamento serão consideradas como as informações exatamente como estão no site do Siscoserv.

Título

Campo

Tipo

Tam.

Dec.

Obrigatório

Observação


Filial

EL9_FILIAL

C

2

0

Sim

Filial do Sistema (xFilial)

Registro

EL9_REGIST

C

15

0

Sim

Registro de serviço da fatura.

Nro. Invoice

EL9_NRINVO

C

20

0

Sim

Numero da Invoice (fatura) emitida.

Seq. Pagamento

EL9_SEQPAG

C

2

0

Sim

Sequencia do Pagamento da fatura.


Nro. Parcela

EL9_PARC

C

2

0

Sim

Número da Parcela

Origem

EL9_ORIGEM

C

10

0

Sim

Origem do arquivo. É importante para que futuramente o registro possa ser identificado.

Data do Registro

EL9_DTREG

D

8

0

Sim

Data em que o RP foi registrado no site do Siscoserv.

Numero do Registro

EL9_NROREG

C

12

0

Sim

Numero do RP conforme registro no site do Siscoserv. Inserir apenas números. Não colocar espaços ou a barra.