Árvore de páginas

Manutenção Parâmetros do Estoque - CE0101

Visão Geral do Programa

Recomenda-se a máxima atenção ao informar esses parâmetros, em razão de que muitos deles não podem mais ser alterados no futuro. Isso se reporta principalmente a tipos de moedas, pois o sistema armazena os dados históricos referentes a valores de Estoque nas moedas informadas, sendo impossível converte-los, no futuro, para outras moedas.

A função Manutenção Parâmetros Estoque, permite ainda parametrizar o fechamento do estoque por Estabelecimentos, possibilitando que cada estabelecimento efetue o seu fechamento mensal sem interferir nos demais estabelecimentos. Assim quando o fechamento for por estabelecimento, as unidades (estabelecimentos) de uma empresa poderão movimentar seus estoques normalmente apesar dos seus períodos estarem sendo encerrados de maneira não sincronizada. Caso a opção seja por um fechamento “Único”, o sistema encerrará as movimentações do estoque para todos os estabelecimentos simultaneamente

Vale ressaltar ainda que o Módulo de Recebimento irá consistir as contas parametrizadas nesta função para as movimentações de estoque, sendo na atualização de notas fiscais, ou simplesmente movimentações de materiais.

Importante:

Caso seja parametrizado, na função Atualização Parâmetros Globais (CD0101), o campo Conta Contábil como Empresa Estabelecimento, pode derivar em problemas quando da parametrização da função Parâmetros do Estoque (CE0101). Isto pode acontecer por não ter definido um estabelecimento padrão nessa função. Nesse caso, é importante realizar a parametrização do módulo de Estoque com o campo Conta Contábil como Empresa Principal. Portanto, após a inclusão de dados na função Parâmetros de Estoque deve ser realizada a parametrização para multiempresa.

Manutenção Parâmetros do Estoque - Pasta Geral

Objetivo da tela:

Possibilita a parametrização do módulo que é de suma importância, informa ao módulo as principais informações utilizadas pelo sistema, para o seu bom funcionamento e relacionamento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo

Descrição

Estabelecimento Padrão

Inserir o Estabelecimento mais utilizado pelo Estoque ou o Estabelecimento padrão.

Importante:

O parâmetro informado é assumido automaticamente pelo sistema, na digitação, no caso da Empresa possuir apenas um Estabelecimento, ou é mostrado no vídeo, como padrão, para ser confirmado ou alterado.

Depósito Padrão

Inserir o depósito padrão do estoque.

Integra WMS

Quando assinalado, identifica integra com o WMS.

Lote Alocação WMS

Inserir o lote que será usado para geração das alocações do estoque para atendimento das requisições de estoque.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado o campo Integra WMS, sendo obrigatória sua informação.

Estabel Único

Quando assinalado, identifica que o módulo trabalha com um estabelecimento Único, não solicitando o código de estabelecimento nas transações do estoque, assumindo o valor indicado no campo Estabelecimento Padrão.


Item com Múltiplas Referências

Quando assinalado, identifica que o módulo efetua o controle de estoque com múltiplas referências. Poderá ser informada mais de uma referência para o mesmo lote do item.

Aprovação Requisição

Quando assinalado, determina a utilização de aprovação eletrônica das requisições geradas na Função Requisição do Estoque (CD1406), a qual consiste em gerar pendências de aprovação para os documentos e posteriormente possibilitar a aprovação das mesmas dentro de critérios e parâmetros previamente definidos. Veja mais detalhes no Processo Aprovação Eletrônica.

Caso esse campo não seja assinalado, as requisições do estoque não são encaminhadas para aprovação eletrônica.

Valida Centro Custo

Quando assinalado, o sistema na execução da função requisição/solicitação de compras valida se o centro de custo está relacionado com o usuário, (via função Requisitantes Centro Custos CD0254), apresentando a seguinte mensagem:

Requisitante não pode requisitar materiais para o Centro de Custos informado. Deve haver um relacionamento entre requisitantes e Centro de Custos.

Atualiza Consumo Até a Data

Quando assinalado, indica que o consumo será atualizado até a data.


Utiliza Consumo Prev Estab

Quando assinalado, será utilizado o conceito de consumo previsto para o estabelecimento. Veja mais detalhes no conceito Consumo Previsto.

Gera Rastreabilidade Contábil

Quando assinalado, será gerada uma tabela interna, a qual permitirá que outras funções possam rastrear as apropriações contábeis, chegando-se à demonstração sumariada dos movimentos de Estoque do EMS 2.

 Dep Fechado

 Quando assinalado será permitido efetuar os movimentos para essa função,, sendo que essa valorização é por Estabelecimento que utiliza o sequenciamento de  Estabelecimento de origem e destino no CE0132.

Não será permitido marcar esse parâmetro quando o tipo de fechamento for Global ou o Fechamento seja Agrupado Por Empresa.

 Armazém Geral Quando assinalado será permitido efetuar os movimentos para essa função, podendo ser utilizado em todos os tipos de fechamento do estoque.
Consiste Saldo Data Consumo

Selecionar uma das opções que define que informação será considerada na requisição do item. As opções disponíveis são:

  • Não consiste: Quando estiver selecionada essa opção, o sistema permitirá requisitar um item de uma data passada, mesmo que não possua saldo na data do consumo (Situação atual);
  • Todos Períodos: Nessa opção o sistema não permitirá requisitar o item se na data da transação ou na data atual não houver saldo suficiente;
  • Somente Períodos Anteriores: Nessa opção o sistema fará a validação do saldo na data apenas para períodos anteriores. Veja o exemplo abaixo:

Exemplo:

Se o mês corrente for Maio de 2017, quando houver o consumo em qualquer dia de Maio, o sistema permitirá a baixa do estoque validando apenas contra o saldo atual. No entanto, se o consumo for para uma data no mês 04/2017, o sistema irá verificar se existe saldo suficiente naquela data e não permitirá que o saldo fique negativo, mesmo havendo saldo atual.

Num Pag Diário

Inserir o número de páginas que o Livro Diário do Estoque pode conter.

Quando o Diário atingir esse número parametrizado, automaticamente reinicia numerando a partir da página 01.

Ult Página Diário

Inserir o número da última página do diário.

Deve ser informado apenas no início da implantação, caso se deseje dar continuidade a algum livro já existente. Ou quando da reimpressão do livro Diário Auxiliar de Estoque.

Importante:

Esse campo é atualizado automaticamente pelo sistema.

Considera Inventário

Selecionar uma das opções que define que informação será considerada na comparação das contagens efetuadas no inventário. As opções disponíveis são:

  • Saldo: compara o resultado da contagem com o saldo do sistema.

  • Contagem: a comparação é feita entre as contagens.

Rateia Valor Unidade Negócio

Selecionar a opção que define a forma de rateio dos valores movimentados no estoque com unidades de negócio para itens fracionados e a forma de explosão dos movimentos de estoque do tipo Requisição de Débito Direto (RDD). As opções disponíveis são:

Automático (Cálculo Preço Médio): quando selecionada, determina que o rateio dos valores movimentados no estoque com unidades de negócio para itens fracionados e a explosão dos movimentos de Requisição de Débito Direto (RDD) serão efetuados imediatamente após o Cálculo do Preço Médio (CE0401).

Nota:

Se o cálculo do preço médio for On-Line, somente é possível efetuar a explosão dos movimentos de Requisição de Débito Direto (RDD) por intermédio do processo Batch.

Manual (Cálculo Rateio Unidade Negócio – Batch): quando selecionada, determina que o rateio dos valores movimentados no estoque com unidades de negócio para itens fracionados e a explosão dos movimentos de Requisição de Débito Direto (RDD) serão efetuados manualmente por intermédio da função Relatório Cálculo Rateio Unidade Negócio - Batch (CE0913).

Nota:

Este campo somente será habilitado se na pasta Fechamento, o Tipo de Fechamento selecionado for "Por Estabelecimento", quando nesta pasta a opção selecionado for "Único" este campo ficará desabilitado.

Geração Dados Contabilização

Selecionar uma das opções que define como os movimentos contábeis do estoque serão contabilizados. As opções disponíveis são:

  • Integra: identifica que são integrados na contabilidade EMS.

  • Exporta: identifica que são exportados para um arquivo que pode ser importado em outro sistema.

Unidade de Medida

Selecionar uma das opções que define como será o tratamento da unidade de medida no estoque. As opções disponíveis são:

  • Informa: quando optado por informar a unidade de medida, em todas as transações do item na logística o usuário irá informar a unidade de medida do item e esta será validada contra a unidade de medida cadastrada para o item no estoque.
  • Default do Item: quando selecionada essa opção, em todas as transações do item na logística, o sistema assumirá a unidade de medida default do item, validando contra essa informação.

Manutenção Parâmetros Estoque – Pasta Fechamento

Objetivo da tela:

Permite definir os critérios de fechamento para o módulo de Estoque.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo

Descrição

Tipo de Fechamento

Selecionar a opção que define o tipo de fechamento do estoque. As opções disponíveis são:

  • Único: determina que o processo de fechamento do estoque será único para todos os estabelecimentos e realizado ao mesmo tempo. Depois de iniciado o processo de fechamento, os estabelecimentos não poderão realizar movimentações no período a ser fechado.

  • Por Estabelecimento: determina que o fechamento do estoque será realizado por estabelecimento. Nesse caso, o estabelecimento poderá movimentar o seu estoque ainda que o fechamento mensal dos demais estabelecimentos da empresa esteja em andamento. Nesse caso, as informações referentes ao fechamento serão apresentadas no programa Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611).

    Importante:

    Quando o Tipo de Fechamento for por Estabelecimento, não poderá ser efetuado Cálculo do Médio Global. Veja mais detalhes na pasta Médio.

Agrupa por Empresa

Quando selecionado, determina que processo de fechamento deve agrupar todos os estabelecimentos por empresa, executando os processos de fechamento de estoque para todos os estabelecimentos vinculados a empresa selecionada. Nesse caso, são agrupados todos os estabelecimentos de uma empresa para calcular o custo médio, fazer integração com a contabilidade e executar demais rotinas do fechamento físico e contábil do estoque.

Quando não for selecionado, determina que o fechamento seque o processo atual, não sendo agrupado por empresa.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando o tipo de fechamento for por estabelecimento e quando todos os estabelecimentos da empresa estiverem com a mesma situação de fechamento. As situações de fechamentos dos estabelecimentos da empresa podem ser consultadas por intermédio da função Consulta Empresa Estoque (CD0617).

Importante:

Para aderir ao fechamento por empresa, é necessário que todos os estabelecimentos da empresa possuam a mesma parametrização para o médio e datas de fechamento iguais (Médio, Sumário, Contabilização e Período Fechado). Entre empresas pode haver parametrizações diferentes para os estabelecimento, entretanto dentro da empresa, as parametrizações do estabelecimento devem ser iguais.

Contabilização

Selecionar a opção que define o tipo de contabilização dos movimentos de estoque. As opções disponíveis são:

  • Por Documento: determina que os movimentos de estoque serão contabilizados por documento.

  • Por Data: determina que os movimentos de estoque serão contabilizados por data.

Estorna Referência

Quando selecionado, será gerado um lançamento contábil no módulo de Contabilidade, com o valor inverso ao efetuado na contabilização. O estorno gera somente uma referência para o mês, mesmo quando optado pela contabilização aberta, a qual gera varias referências de acordo com os parâmetros de estoque.

Quando não for selecionado, os lançamentos contabilizados passarão para a situação de não contabilizados, sendo necessário efetuar manualmente a eliminação da referência gerada na contabilidade. Veja detalhes para eliminação da referência na função Manutenção Movimentação Contábil.


Ultimo Dia Fechado

Identifica o último dia do período mensal fechado.

Importante:

Trabalhando com fechamento mensal do período, sempre apresenta o último dia do mês fechado. Se for período diário, então apresenta o último dia fechado. As informações de datas de fechamento somente serão válidas se a opção de fechamento (acima) for Único, caso contrário, pode ser visualizada por intermédio da função Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611), pasta períodos.

Último Período Fechado

Identifica o último período fechado. Na implantação do módulo deve ser informado o último período fechado e o sistema atualiza mensalmente a cada fechamento no módulo de estoque.

Data Médio Batch

Identifica a data até a qual o preço médio foi calculado.

Na implantação do módulo, caso a empresa optar por trabalhar com o preço médio mensal, deve ser informada a data final de mês correspondente ao calculado; tratando-se de preço médio diário, deve ser indicada a data do dia do cálculo.

Sumariado Até

É apresentada a data até a qual foram sumariados os movimentos do estoque por intermédio da função Sumário Contábil (CE0407).

Contabilizado Até

Identifica a data até a qual foi contabilizado o estoque por intermédio da função Listagem Contabilização Mensal (CE0412).

Início Período

Identifica o inicio do período em aberto.

Fim Período

Identifica o fim do período em aberto.

Ordens no Período

Informar o número representativo da quantidade real de Ordens de Compras que o Departamento tem capacidade de emitir e de gerenciar por mês.

Essa informação é muito importante para dimensionar a quantidade de lotes econômicos de Itens a serem comprados no período: no caso de a quantidade de Ordens seja muito elevada, o número de Lotes deve ser reduzido; se a quantidade de Ordens for pequena, o número de Lotes deve ser aumentado.

Manutenção Parâmetros Estoque – Pasta Moedas

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível indicar qual moeda alternativa será a de referência para a contabilização no cenário IFRS. Quando parametrizada a função IFRS, o módulo Estoque contabilizará por cenário contábil.

Os saldos em estoque e a movimentação dos itens podem ser controlados além da moeda padrão, por mais duas moedas. Podem ser emitidos relatórios e efetuar consultas nas três moedas, ou seja, a moeda padrão mais as duas alternativas.

As manutenções a serem efetuadas nessa pasta somente serão habilitadas quando da implantação do Módulo de Estoque, portanto pede um estudo das necessidades relativas às movimentações do estoque da empresa.

Ao parametrizar a moeda como IFRS e informar o código do cenário contábil, ele será relacionado aos estabelecimentos (Manutenção Estabelecimento Estoque - CD0611). Esse relacionamento é necessário para controlar a data de contabilização do cenário e, consequentemente, a data de contabilização do estabelecimento, ou seja, a data de contabilização do estabelecimento somente será atualizada quando todos os cenários forem contabilizados.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo

Descrição

Tem Moeda Alternativa 1

Identifica se é utilizada a moeda alternativa 1.


Moeda Alternativa 1

Identifica a moeda alternativa 1 para o estoque, devidamente cadastrada no programa Cotação de Moedas (CD0103).

IFRS Moeda Alternativa 1

Quando assinalado, determina que a moeda alternativa IFRS MA 1 é a moeda referência para a contabilização no cenário IFRS.

Nota:

Esse campo somente é habilitado se o campo "Tem Moeda Alternativa 1" estiver assinalado e a integração com a Contabilidade do EMS 5 estiver ativa.

Código Cenário IFRS MA 1

Inserir o código do cenário IFRS MA 1 a ser considerado.

Nota:

Esse campo somente é habilitado se o campo "Tem Moeda Alternativa 1" estiver assinalado e a integração com a Contabilidade do EMS 5 estiver ativa.

Tipo Cotação Moeda 1

Identifica o tipo de cotação da moeda alternativa 1:

  • Diária.

  • Mensal.

  • Média.

Tem Moeda Alternativa 2

Identifica se é utilizada a moeda alternativa 2.

Moeda Alternativa 2

Identifica a moeda alternativa 2 para o estoque, devidamente cadastrada no programa Cotação de Moedas (CD0103)

IFRS Moeda Alternativa 2

Quando assinalado, determina que a moeda alternativa IFRS MA 1 é a moeda referência para a contabilização no cenário IFRS.

Nota:

Esse campo somente é habilitado se o campo "Tem Moeda Alternativa 2" estiver assinalado e a integração com a Contabilidade do EMS 5 estiver ativa.

Código Cenário IFRS MA 2

Inserir o código do cenário IFRS MA 1 a ser considerado.

Nota:

Esse campo somente é habilitado se o campo "Tem Moeda Alternativa 2" estiver assinalado e a integração com a Contabilidade do EMS 5 estiver ativa.

Tipo Cotação Moeda 2

Identifica o tipo de cotação da moeda alternativa 2:

  • Diária.

  • Mensal.

  • Média.

Tem Moeda Funcional

Quando assinalado, serão calculados os valores na moeda Real Societário. Irá habilitar/desabilitar os campos dentro do campo"moeda funcional".

Quando a opção Tem Moeda Funcional estiver desmarcada, todos os demais campos dentro do retângulo devem ser "zerados" e desabilitados.

OrigemQuando assinalado, determinará a moeda que servirá de base de cálculo para a conversão para a moda funcional.
Cenário

Quando assinalado, determinará o cenário IFRS para contabilizar a moeda Real Societário.

Moeda FuncionalQuando assinalado, determinará o código da moeda funcional. 
Moeda Real SocietárioQuando assinalado, determinará o código da moeda que representa o Real Societário.

Manutenção Parâmetros Estoque – Pasta Médio

Objetivo da tela:

Definir os parâmetros para o cálculo do preço médio dos itens do estoque.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo

Descrição

Usa Cálculo Preço Médio Batch

Determina se a empresa utiliza a forma de cálculo batch para Custo Médio, este podendo ser Diário ou Mensal. Este tipo de custeio corresponde à média ponderada calculada por intermédio de processamento batch, entre faixa de datas, e só pode ser calculado após todas as movimentações do estoque estarem completas.

Tipo Preço Médio

A forma de cálculo Batch do Custo Médio divide-se em:

  • Diário: obtém um custo médio para cada dia da faixa de datas informadas, utiliza valores previstos para GGF porém informados no campo Total Centro Custo do programa Custos Horários por Centro Custo(ver detalhes Manual Referência Custos – Processo Preparação das Informações – Função Custos Horários por Centro de Custo), permite reprocessamento e contabilização diária. Este tipo de Preço Médio não pode ser em fases.

  • Mensal: obtém um só custo médio para o mês, pode utilizar valores reais de GGF´s informados no campo Total Centro Custo do programa Custos Horários por Centro de Custo (ver detalhes Manual de Referência de Custos – Processo Preparação das Informações – Função Custos Horários por Centro de Custo), pois este somente pode ser processado após todas as movimentações de estoque e produção estarem completas. Pode ser reprocessado e sua contabilização pode ser diária ou mensal. O Preço Médio em Fases é aplicado somente para este tipo de Preço Médio.

Veja também:
Capítulo Processo Cálculo Preço Médio Batch – Função Listagem de Horas Apropriadas por Centro de Custo) e Capítulo Processo Fechamento do Estoque.

Fase Cálculo Médio

Nesse campo é apresentada até que fase o Preço Médio foi calculado, é atualizado automaticamente pelo programa do Cálculo do Preço Médio se optado pelo cálculo do médio em fases. O cálculo do preço médio é efetuado com intervalos, sendo cada fase executada seqUencialmente por intermédio do programa Cálculo do Médio (CE0401).

O cálculo procederá da seguinte forma:

  • Não calculado: não foi executada nenhuma fase do cálculo médio.

  • Itens Comprados: na primeira fase, é calculado o preço médio de todos os itens que não possuírem ordens de produção e ordens de manutenção no mês, na qual são valorizadas todas as transações de materiais que estão apropriadas nas ordens de serviço/produção.

    Importante:

    Após a obtenção dos custos dos itens calculados na 1ª Fase, deve ser apurado o valor dos GGF´s, estes por sua vez são absorvidos no custeio das ordens de produção na 4a Fase do cálculo.


  • Ord Manutenção: na segunda fase, são custeadas as ordens de manutenção industrial.

  • Ord Invest: na terceira fase, são valorizadas as ordens de Investimentos.

  • Ord Produção: na quarta fase, é calculado o preço médio dos produtos intermediários e acabados. Antes de determinar o preço médio, o programa calcula o custo de fabricação de cada transação de reporte em função da ordem de serviço/produção relacionada. Este custo compreende o valor das matérias-primas, o valor da mão-de-obra direta e GGF´s (horas x custo horário do centro de custos), cujos valores foram apurados na primeira fase do cálculo do preço médio.

    Importante:

    Depois de efetuado o cálculo do preço médio do item, todas as transações sem valor são valorizadas ao preço médio calculado, inclusive as transações que foram apropriadas nas ordens de serviço/produção de outros produtos acabados.

Médio batch Gera Acertos Cálculo Médio

Se este parâmetro for assinalado o cálculo do médio é efetivado independente dos acertos gerados no cálculo do preço médio, caso contrário, o calculo é efetuado até o fim, porém se forem gerados acertos o médio é descalculado automaticamente.

Médio batch Preço Médio Iniciado

Indica ao sistema que o cálculo do preço médio foi iniciado, não permitindo qualquer movimentação com data igual ou inferior ao período que está sendo calculado.

Acerto automático médio on-line

Determina qu serão executados as transações de acerto de estoque “ACT”, automaticamente com a atualização do cálculo do preço médio de estoque.

Tipo Cálculo Médio

Selecionar o tipo de cálculo a ser considerado para o médio. Os parâmetros disponíveis são:

  • Estab: é calculado o preço médio para cada estabelecimento da empresa. Uma vantagem em calcular o preço médio para cada estabelecimento é a facilidade em se medir a eficiência do estabelecimento. E o fechamento de estoque pode ocorrer de maneira não simultânea.

  • Global: o sistema irá calcular os preços médios para todos os estabelecimentos simultaneamente, sendo que o valor do preço médio será utilizado para todos os estabelecimentos.

Exemplo:
Cálculo do preço médio por estabelecimento.
Estab. SP- item xx – preço médio R$ 1,50.
Estab. PE- item xx – preço médio R$ 1,00 (devido à incentivo fiscal, mão-de-obra mais barata).
Cálculo do preço médio global.
Preço médio R$ 1,25 (Estab SP R$ 1,50 e Estab PE R$ 1,00).

Importante:

Caso seja necessário alterar o tipo de cálculo de médio global para médio por estabelecimento, o período deve ser fechado.
Ocorrendo algum erro no cálculo do médio global dos estabelecimentos, deverá ser descalculado o médio para todos os estabelecimentos. Quando o médio for por estabelecimento, deverá ser descalculado o médio do estabelecimento que gerou erro.
Quando o tipo de cálculo do médio for Global, não poderá ser efetuado o fechamento por Estabelecimento, o qual deverá ser parametrizado como Único. Veja mais detalhes na pasta Fechamento.

Valoriza Transferência

Determina se as saídas e entradas de materiais por transferência entre estabelecimentos são valorizadas ao preço médio ou ao valor informado na nota fiscal de transferência. Se optado por valorizar as transferências pelo médio, será utilizado o método de cálculo por sistemas de equações lineares para a valorização das transferências. Mais detalhes estão descritos no conceito Valorização de Transferência entre Estabelecimentos no Cálculo Batch.

Esse campo será habilitado para modificação somente quando não houver nenhuma nota de transferência já atualizada para os períodos que ainda estão em aberto no estoque.

Importante:

Esse campo deve ser utilizado para os tipos de fechamento Único ou por Estabelecimento e Agrupa por Empresa, para fechamento por Estabelecimento o parâmetro de valorização da Nota fiscal de Transferência deve ser feito no CD0611, aba Médio, campo Valoriza Entrada Transferência. 

Decimais para Cálculo

Informar o número de casas decimais para o preço médio interno durante o cálculo.

O número de casas decimais para o cálculo do médio somente é utilizado nos cálculos internos do programa, visando atingir uma acuracidade maior nos preços dos itens, principalmente em se tratando de itens de valor unitário reduzido.

Importante:

O número mínimo de casas decimais utilizados é quatro; sendo este número utilizado para a gravação final do preço médio do item.

Manutenção Parâmetros Estoque – Pasta Curva ABC

Objetivo da tela:

Definir parâmetros para os cálculos da Curva ABC, que podem ser consultados por meio de relatórios.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo

Descrição

Dias Mínimo Classe A

Dias Mínimo Classe B

Dias Mínimo Classe C

Informar o prazo mínimo, em dias corridos, necessário para a compra de um Lote Econômico de Itens classe "A", "B" e "C".

Importante:

Ao considerar o prazo para a compra de um Lote Econômico, o sistema assume o parâmetro informado, como limite, no caso de o cálculo resultar em número de dias 
inferior ao valor indicado.

Dias Máximo Classe A

Dias Máximo Classe B

Dias Máximo Classe C

Informar o prazo máximo, em dias corridos, necessário para a compra de um Lote Econômico de Itens classe "A", "B" e "C".

Importante:

Ao considerar o prazo para a compra de um Lote Econômico, o sistema assume o parâmetro informado, como limite, no caso de o cálculo resultar em número de dias 
superior ao valor indicado.

% Máx Classe A

% Máx Classe B

% Máx Classe C

Informar o percentual de consumo de Itens pertencentes a classe "A", "B" e "C".

Sendo considerado 70% a 90% como nível máximo, pertencentes a classe "B" e 90% a 100% como nível máximo, pertencentes a classe "C"


Manutenção Parâmetros Estoque – Pasta Contas

Objetivo da tela:

Definir as contas e centros de custos padrões a serem sugeridas nas movimentações do módulo de Estoque.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo

Descrição

Conta Transit Transfer

Informar o código da conta transitória de transferência de Itens, entre Estabelecimentos e/ou Depósitos cadastrados.

Nota:

O saldo final das Contas Transitórias de Transferência, no mês, devem ser zero, ou seja, sem qualquer diferença entre os débitos e créditos lançados.

Centro Custo Transit Transfer

Inserir o código do centro de custo da conta transitória de transferência.

Conta Acerto

Informar o código da conta a ser utilizada para lançamentos de transações de acerto de saldos do Item, no final de cada mês.

Centro Custo Acerto

Inserir o código do centro de custo da conta acerto.

Conta Entradas Invent

Informar o código da conta de acerto do saldo físico, a ser utilizada para debito por Entradas no Estoque.

A conta de Estoque deve ser do Tipo (Não Consumo). Trata-se da necessidade de corrigir o inventário e de conciliar a situação contábil com o saldo físico do Estoque; 
pelas transações de Entrada, e debitada a Conta de Saldo em Estoque e creditada a Conta de Variação de Inventário.

Importante:

Pode ser informada a mesma Conta para Entradas e Saídas, nas transações de Variação de Inventário, no caso de interesse pela variação total.

Centro Custo Entradas Invent

Inserir o código do centro de custo da conta de acerto do saldo físico.

Conta Saídas Invent

Informar o código da Conta de acerto do saldo físico, a ser utilizada para débito por Saídas do Estoque.

Centro Custo Saídas Invent

Inserir o código do centro de custo da conta de acerto do saldo físico.

Conta Transitória MOB

Informar o código da conta transitória de mão de obra a ser utilizada, para lançamentos de valores apurados de Ordens de Serviço e de Produção, em andamento.

Na apuração de valores de mão de obra alocada a cada Ordem de Produção e de Serviço, existe a necessidade de serem debitadas as Contas de Ordens em andamento e de 
serem creditadas as várias Contas de mão de obra dos Centros de Custos. Como existem vários débitos de um lado e vários créditos de outro, dificultando a relação entre 
esses lançamentos, optou-se pela solução de uma Conta Transitória. Assim, haverá vários débitos nas Contas de Ordens de Serviço em andamento e apenas um credito na 
Conta Transitória de mão de obra; por outro lado, haverá vários créditos nas Contas de mão de obra dos Centros de Custos e somente um débito na Conta Transitória de 
mão de obra.

Centro Custo Transitória MOB

Inserir o código do centro de custo da conta transitória de mão de obra.

Manutenção Parâmetros Estoque – Pasta Integração

Objetivo da tela:

Definir critérios para Integração.

Importante:

 A pasta Integração somente será habilitada se existir a função do Solum e se o módulo de Investimentos do EMS não estiver implantado.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo

Descrição

Atendimento de Requisição

Selecionar o atendimento de requisição. Os parâmetros disponíveis são:

  • Última Entrada

  • Médio

  • Base

  • Reposição

Atendimento de Solicitação

Selecionar o atendimento de solicitação. Os parâmetros disponíveis são:

  • Valor da Nota

  • Última Entrada

  • Médio

  • Base

  • Reposição

Importante:

Para o atendimento de solicitação, quando o tipo selecionado for “Valor da Nota”, será enviado o preço correspondente ao valor pago pelo item menos descontos.
Quando o preço selecionado for Última Entrada, Médio, Base ou Reposição, será enviado o preço armazenado ao item vezes a quantidade que está sendo movimentada.


Conteúdos Relacionados:

Manutenção de Depósitos (CD0601)

Manutenção_Estabelecimento_Estoque_CD0611

Valorização de notas Fiscais de Transferências para o tipo Fechamento de Estoque por Estabelecimento

Manutenção de Cotações de Moedas (CD0103)

Inventário

Transações de Acerto do Preço Médio

Fechamento de Estoque por Estabelecimentos

Processo Formas de Custeio para Valorização dos Estoques

Processo Fechamento Mensal do Estoque

Processo Inventário

Função Variação do Inventário

Transferências entre Depósitos